titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Cakewalk expande SONAR X1


SONAR X1 Expanded
No final do ano passado, a Cakewalk anunciava o SONAR X1, uma nova geração da sua DAW para Windows, implementando uma grande quantidade de novidades, que agora foram aumentadas com a chegada do SONAR X1 Expanded, uma versão mais avançada da versão Producer.
Esta versão Expanded apresenta como principal novidade a possibilidade de personalizar os módulos ProChannel (channel strip), agora com novas opções como um potenciômetro de saturação desenvolvido pela Softube, ou como os novos módulos de compressor e gate da própria Cakewalk.
As cadeias de efeitos também foram melhoradas, agora com a possibilidade de serem personalizadas pelo usuário, que pode definir a cadeia de efeitos, os elementos de controle que desejar, ou até a cor e estilo dos botões, potenciômetros e medidores.

SONAR X1 Expanded Chains
Outras novidades importantes nessa nova versão são a integração com Soundcloud, Facebook e Twitter, possibilidade de exportar arquivos MIDI compatíveis com programas de notação musical de outros fabricantes, e a implementação de um sistema de "arrastar e soltar" no navegador de arquivos, funcional tanto para trilhas como para plugins.
Até aí tudo bem. O que questionamos é que tais melhorias poderiam ser facilmente uma atualização gratuita, ao menos para os usuários do SONAR X1 Producer). Porém, se trata de uma nova versão pela qual devemos desembolsar 39 euros como atualização da versão Producer. Usuários de outras versões devem atualizar primeiro para a versão Producer e depois adquirir a atualização para Expanded. E não é a primeira vez que a Cakewalk age dessa forma. Lamentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.