titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

terça-feira, 23 de julho de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL LOGIC PRO X

Manual do Usuário
Logic Pro X







____________________________________________________

Capítulo 1
Começando a usar o Logic Pro X

Uma visão geral

Bem-vindo ao Logic Pro X. Para os usuários novos de Logic Pro, este capítulo apresenta as principais áreas de trabalho do aplicativo, e apresenta algumas tarefas básicas para ajudar você a começar a trabalhar no Logic Pro. O Logic Pro X é uma DAW e musical cheia de recursos que você pode usar para em todos os aspectos da criação musical: gravação, arranjos, mixagem, e muito mais, tudo a partir do esboço de suas ideias iniciais até a mixagem final (ou várias mixagens). Você pode usar o Logic Pro em qualquer tipo de projeto musical, desde a simples gravações com voz e algum instrumento até composições multi-track, multi-seção complexas, com bandas e orquestras.

Vamos começar nosso passeio rápido pela interface do Logic Pro, lendo este capítulo com a principal janela do Logic Pro aberta, a seguir, escolha os tópicos da lista à esquerda que apresentam as características específicas e áreas de trabalho, com tarefas básicas para ajudar você a começar a operar o Logic Pro.

Abrir o Logic Pro

Realize uma das seguintes ações:

  • Clique no ícone do Logic Pro que está no Dock, depois clique no ícone do Logic Pro no Launchpad.
  • Clique-duplo no ícone do Logic Pro que está dentro da pasta Applications.

Na primeira vez que abrimos o Logic Pro, ele irá baixar conteúdos básicos, incluindo presets de software instrument e Apple Loops, que poderemos usar em nossos projeto. Com este download terminado, o Project Chooser e aberto de forma que possamos criar um novo projeto ou abrir um projeto já existente.

Para saber mais sobre criação e abertura de projetos, veja Começando com Projetos.

Dica: Caso esteja rodando o Logic Pro em um computador portátil ou com um computador de tela pequena, você pode ocultar o Dock para obter mais espaço na tela. Para ocultar o Dock, Control-clique na área do Dock entre o último ícone de programa e o ícone de Downloads, depois escolha Turn Hiding On no menu que é apresentado.

Para conhecer nossa loja virtual e os nossos produtos - Clique Aqui.

A janela Principal do Logic Pro

A janela principal do Logic Pro é onde trabalhamos nos nossos projetos. Nela acessamos todas as principais áreas de trabalho do Logic Pro.


A parte central da janela principal é a Tracks area (área de trilhas). Gravamos e organizamos o material musical do projeto em trilhas que ficam na Tracks area. Existem diversos tipos de trilhas: áudio, software instrument, e Drummer. Quando gravamos ou adicionamos um Apple Loop ou outro arquivo media, ele é mostrado como uma região retangular na trilha selecionada.

Ao longo da parte superior da janela principal temos a control bar, que possui os botões que nos dão acesso a diferentes partes do Logic Pro, controles de transporte para controlar a reprodução, um slider (botão deslizante) para ajustar o volume geral do projeto, e outros controles. No meio da control bar temos o LCD, onde visualizamos a posição atual em que nos encontramos no projeto (a posição da playhead), onde deslocamos a playhead (cursor de projeto), e configuramos o tempo (andamento), key (tom), e o tipo de compasso (time signature).

Para começar a trabalhar com trilhas de áudio, veja Começando a Trabalhar com Trilhas de Áudio. Para começar a trabalhar com trilhas de software instrument tracks, veja Começando a Trabalhar com Trilhas Software Instrument tracks. Para começar a trabalhar com gravações e outros materiais na Tracks area, veja Organizando Regiões na Tracks area.

Abrimos as áreas de trabalho clicando em seus botões na control
bar:


Library: Na Library podemos ouvir e carregar patches para uma trilha selecionada.

Um patch contém instrumento, efeitos, e ajustes de roteamento que controlam a sonoridade da trilha. Quando escolhemos um patch,seus ajustes são aplicados na trilha que está atualmente selecionada. A Library possui vários patches disponíveis. Podemos escolher a categoria no lado esquerdo e ver os patches disponíveis dessa categoria no lado direito.


Além dos patches, podemos ver e selecionar presets de plug-ins e outros ajustes na Library, quando um item correspondente está selecionado. Para mais informação sobre escolher patches e outros itens na Library, veja Patches – Uma Visão Geral.

Inspector: No Inspector vemos e editamos parâmetros de uma região, trilha ou outros itens selecionados. Os parâmetros e tipos de ajustes disponíveis no Inspector dependem do tipo da área que está em foco no momento, e de qual objeto está selecionado. As channel strips (colunas de canal) da trilha selecionada e sua saída aparecem na parte inferior do Inspector, de forma que podemos rapidamente editar os parâmetros da channel strip e dos plug-ins que estão aplicados na trilha.


A Quick Help (Ajuda Rápida) na parte de cima do Inspector apresenta uma breve descrição do que significa o objeto ou área por onde passamos o ponteiro do mouse. Algumas das informações apresentadas na Quick Help possuem links para informações mais detalhadas.

Para mais informações sobre edição de parâmetros de trilhas e regiões, veja Region Inspector e Edição de parâmetros de trilhas.

Smart Controls: Os Smart Controls permitem realizar ajustes rápidos na sonoridade de uma trilha selecionada usando um conjunto de controles que estão sempre disponíveis na tela. Quando abrimos a seção Smart Controls, vemos os controles para a trilha que está selecionada. Os Screen controls controlam os parâmetros tanto da channel strip, como dos plug-ins, incluindo software instruments e efeitos. Giramos os knobs (botões giratórios) e outros screen controls, e ouvimos em tempo real as modificações.


Para começar a trabalhar com Smart Controls, veja Smart Controls. Mais informações, veja em Smart Controls – Visão Geral.

Mixer: No Mixer é onde ajustamos volume, pan, e outros ajustes da channel strip, mute e solo, adicionamos e editamos plug-ins que estejam aplicados na channel strip, e controlamos o fluxo de sinal do projeto.


O Mixer apresenta as channel strips de todas as trilhas do projeto, uma ao lado da outra, incluindo channel strips auxiliares e de saída, além da master channel strip (saída principal). Essa disposição facilita ver e realizar ajustes de níveis e outros ajustes de trilha. Podemos ajustar o nível e o pan de cada channel strip, inserir plug-ins de instrumento e efeitos, aplicar mute e solo nas trilhas, e enviar a saída para um canal auxiliar ou para channel strips de saída.

Para começar a trabalhar com o Mixer, veja Mixagem. Para mais informações, veja Mixagem – Visão Geral.

Editors: O Logic Pro possui um conjunto de editores que são usados nas edições individuais da cada trilha e regiões, manipulando seus conteúdos de forma bastante precisa. Os editores que ficam disponíveis dependem do tipo de trilha ou região que esteja selecionada.


  • O Piano Roll Editor mostra notas de regiões MIDI ou regiões de software instrument selecionadas (ou de instrumentos MIDI externos). Cada nota é representada por uma barra que indica o seu ponto inicial no tempo (onde começa o som), o comprimento da barra representa a duração da nota, a afinação (a tonalidade) da nota é representada pela sua posição vertical.

Para começar a trabalhar com o Piano Roll Editor, veja Piano Roll Editor. Para obter mais informações, veja Piano Roll Editor – Visão Geral.

  • O Audio Track Editor mostra a forma de onda (representação gráfica) do áudio das regiões de uma trilha de áudio. No Audio Track Editor, copiamos, colamos, movemos, aparamos, dividimos, e juntamos regiões de áudio. Também podemos quantizar e editar o timing (temporização) e a afinação do material de áudio usando os recursos Flex Time e Flex Pitch.

Para começar a trabalhar com o Audio Track Editor, veja Audio Track Editor. Para mais informações, veja Audio Track Editor – Visão Geral e Flex Time e Pitch – Visão Geral.

  • O Score Editor apresenta as regiões MIDI do projeto em forma de notação musical (partitura), notas, pausas, e outros eventos MIDI, tais como, marcas de pedal sustain. Podemos adicionar outros símbolos da notação musical.

Para obter mais informações sobre o Score Editor, veja Score Editor – Visão Geral.

  • Loop Browser: O Logic Pro contém uma vasta coleção de Apple Loops pré-gravados que podemos adicionar em nossos projetos. Efetuamos buscas e navegamos pelos loops no Loop Browser, onde podemos obter previews (escutas prévias) desses loops de forma a facilitar nossa escolha.

Para começar a trabalhar com Apple Loops, veja Apple Loops. Para obter mais informações, veja O que são Apple Loops?

  • Media Browser: Um navegador utilizado para encontrar arquivos de áudio e vídeo que estejam em unidades conectadas no computador.

Para mais informações sobre como trabalhar com arquivos media, veja Media Pré-gravada – Visão Geral.

Quando Show Advanced Tools está selecionada em Advanced preferences, recursos adicionais, navegadores e editores ficam disponíveis.

Começando com projetos

Criamos nossa música em um projeto. Um projeto é um documento que contém todas as gravações, todas as medias que foram adicionadas, e todas as edições realizadas. Começamos a trabalhar no Logic Pro criando um projeto ou abrindo um que já exista. Usuários do GarageBand podem abrir sem dificuldade nenhuma seus projetos GarageBand dentro do Logic Pro e continuar a trabalhar, com mais recursos e funções.

O Logic Pro traz consigo um projeto demo que pode ser usado como um guia para as tarefas que serão apresentadas neste capítulo. No entanto, nada impede que comecemos com um projeto vazio ou com um outro já existente.

Abrindo o projeto demo


  • Use o comando Help > Logic Pro Demo Project.


Criando um projeto a partir de um template (modelo)

1 Use o comando File > New from Template para abrir o Project Chooser.

2 No Project Chooser, clique em New Project no lado esquerdo, depois clique-duplo em um template no lado direito.


O projeto é aberto. Se a escolha foi Empty Project, o diálogo New Tracks é apresentado de forma que possamos adicionar uma trilha.

Abrindo um projeto que já existe

1 Use o comando File > Open.

2 Navegue até o local onde se encontra o projeto que deseja abrir, selecione-o e depois clique em Open.

Salvando um projeto

  • Use o comando File > Save (Command-S).

Para obter mais informações sobre como trabalhar com projetos, veja Projetos – Visão Geral. Para obter informações sobre como criar projetos, veja Criando Projetos.

Começando a trabalhar com reprodução e navegação

Podemos reproduzir o projeto a qualquer momento para ouvir as últimas alterações realizadas. Controlamos a reprodução e a navegação usando a playhead (cursor de projeto), a régua, e os botoes de transporte, que ficam localizados na control bar.

A playhead estende-se de cima a baixo pela Tracks area, e se movimenta conforme uma reprodução está em curso, mostrando assim a posição atual do projeto. Na parte de cima da playhead existe um triângulo que podemos arrastar para deslocar a playhead para posições diferentes, ou para realizar scrub (arrastando e ouvindo) no projeto, através do deslocamento da playhead através da Tracks area possibilitando uma forma fácil e rápida de encontrar determinadas passagens ou trechos.

Na parte de cima da Tracks area, a régua mostra unidades de tempo em compassos, beats, e divisões de beat (dependendo do nível de ampliação de zoom).


A control bar contém um conjunto de botões chamados botões de transporte que usamos para controlas a reprodução, mover a playhead, e iniciar uma gravação. Os botões transport são os seguintes:


Usamos a cycle area para definir um trecho do projeto a ser reproduzido repetidamente (em loop). A cycle area pode ser usada para ajudar numa composição, ou em um exercício prático de preparação antes de uma gravação, gravar vários takes (tomadas), e para outros propósitos. Quando ativamos a cycle area, ela fica representada com uma faixa amarela na parte superior da régua.


Iniciar e parar uma reprodução

  • Para iniciar uma reprodução: Clique no botão Play (ou pressione a barra de espaços do teclado do computador).

Quando o projeto está sendo reproduzido, o botão Go to Beginning (Ir ao Início) se transforma no botão Stop.

  • Para interromper uma reprodução: Clique no botão Stop (ou pressione a barra de espaços novamente).
  • Para iniciar a reprodução a partir de um ponto qualquer do projeto: Clique-duplo na parte inferior da régua. Para interromper a reprodução, basta clicar-duplo novamente.

Mover a playhead

Realize uma das seguintes ações:

  • Arraste a playhead para uma nova posição.
  • Clique na parte inferior da régua para deslocar a playhead para a posição clicada. Caso uma reprodução esteja em curso, a reprodução continua a partir da posição clicada.
  • Enquanto o projeto está sendo reproduzido, clique no botão Rewind (retrocesso) ou no botão Forward (avanço).

A cada vez que se clica no botão Rewind, a playhead volta para o início do compasso anterior. A cada vez que se clica no botão Forward, a playhead salta para o próximo compasso. 


  • No LCD, clique e mantenha pressionado o botão do mouse em um dos números do display Position e arraste verticalmente.

Mover a playhead para o início do projeto


  • Clique no botão Go to Beginning na control bar (ou pressione a tecla Return).

Reproduzir um trecho repetidamente com a cycle area

1 Clique no botão Cyclena control bar (ou pressione C) para ativar a cycle area.

A cycle area aparece na régua.

2 Posicione o ponteiro do mouse em uma das margens da cycle area, clique e arrasta para redimensioná-la.

As margens esquerda e direita da cycle area são chamadas de localizadores.


3 Pressione a barra de espaços para iniciar a reprodução.

A playhead ficará em loop contínuo dentro da cycle area.

Mover toda a cycle area

  • Clique no meio da cycle area (o ponteiro se transforma numa mão) e arraste para esquerda ou para direita.

Para os usuários de iPad, um aplicativo em separado está disponível para ser usado na navegação de projetos do Logic Pro, além disso esse app possibilita mixar, editar, e usar outras funções no iPad. O aplicativo Logic Remote está disponível na App Store.

Mais informação sobre reprodução e navegação, veja Reproduzindo um projeto e Controlando a reprodução com os botões de transporte. Mais informação sobre uso da cycle area, veja Cycle area.

Começando a trabalhar com project tempo (andamento do projeto), key (tom), e time signature (tipo de compasso)

Todo projeto possui propriedades, tais como: andamento, tom, tipo de compasso (4/4, 2/4, 6/8, etc.). Para os projetos novos, o andamento padrão é de 120 beats por minuto (bpm), o tom padrão é C (Dó Maior), o time signature padrão é 4/4. Podemos alterar essas propriedades no momento em que estamos criando o projeto, ou mesmo depois, quando já estivermos trabalhando nele.

O project tempo, key, e time signature são mostrados na LCD bem no centro da control bar, juntamento com a posição atual da playhead.


Tempo
O project tempo define o andamento musical do projeto, e;e é expressado em número de beats per minute (bpm). Quando alteramos o project tempo afetamos a velocidade de reprodução das gravações de software instrument e áudio, regiões Drummer, e dos Apple Loops, no projeto.

Key
A key é a nota tônica, o tom, e determina se o projeto utiliza uma escala maior ou menor. Quando alteramos a key afetamos a reprodução dos Apple Loops, e a forma de apresentação das notas MIDI no Score Editor.

Time signature
A time signature define como o tempo musical é dividido em compassos e betas. A time contém dois valores separados por uma barra (/), como a expressão matemática de uma fração.

O primeiro valor (numerador da fração) é a quantidade de beats de cada compasso, e o segundo valor (denominador da fração) determina o valor de nota do beat. Quando alteramos a time signature não afetamos a reprodução, mas afetamos as unidades que são mostradas na régua e as medidas de compasso no Score Editor.

Mostrando as propriedades do projeto na LCD


  • Clique no ícone que está à esquerda da LCD, depois escolha Beats & Project no menu que é apresentado.

Ajustando o andamento do projeto na LCD

  • Clique e mantenha pressionado o botão do mouse no valor tempo (acima das letras “bpm”) e arraste para cima ou para baixo.

Ajustando o tom do projeto na LCD

  • Clique e mantenha pressionado o botão do mouse no valor de key, depois escolha um novo valor no menu que é apresentado.

Ajustando o tipo de compasso na LCD

  • Clique e mantenha pressionado o botão do mouse em qualquer um dos dois valores que estão acima da palavra “signature,” depois arraste para cima ou para baixo.

Para mais informações sobre as propriedades do projeto, veja Propriedades do Projeto – Visão Geral.

Tracks (trilhas)

Audio tracks (trilhas de áudio)

Quando gravamos som captado por um microfone ou gravamos um instrumento elétrico (como uma guitarra) que esteja conectado no computador, fazemos isso numa trilha de áudio na Tracks area. A gravação aparece como uma região de áudio na trilha de áudio selecionada, nessa região é mostrada a forma de onda do áudio. Podemos organizar e editar as regiões de áudio na Tracks area, e editá-las de uma forma mais precisa no Audio Track Editor.

Quando adicionamos uma trilha, podemos escolher um patch para a trilha na Library. Podemos ouvir rapidamente os patches para facilitar na escolha de qual patch usar, e alterar os efeitos da trilhas de áudio escolhendo um patch diferente. Cada patch de áudio possui um ou mais efeitos aplicados, e possuem também sends (envios) e outros ajustes de roteamento.

O Logic Pro possui um metrônomo, que gera um ritmo constante que nos ajuda a tocar no tempo certo quando estamos gravando. Podemos usar o metrônomo na gravação, na reprodução, e ainda usar uma pré-contagem antes de começarmos efetivamente a gravar.


Adicionando uma trilha de áudio

1 Clique no botão Add Tracks na barra de ferramentas.

2 Clique em um dos dois ícones Audio na parte superior do diálogo New Tracks.

  • Para criar uma trilha de áudio para gravar de um microfone, clique no ícone de microfone.
  • Para criar uma trilha de áudio para gravar uma guitarra ou baixo que esteja conectado no computador, clique no ícone de guitarra.   

3 Se for necessário, clique no triângulo Details para abrir o diálogo inferior.
4 Escolha um dispositivo de áudio e os canais de entrada (ou um par estéreo) no menu Input que está à esquerda.

5 Certifique-se que “Output 1-2” apareça no menu Output à direita.

6 Clique em Create.

Escolhendo um audio patch

1 Na Library, clique em uma categoria à esquerda.

2 Clique em um nome de patch à direita.

Para ouvir um áudio patch basta clicar nele, e tocar o instrumento que está conectado, ou cantar ao microfone, para encontrar o melhor patch a ser usado. Para mais informações sobre escolha de patches, veja Patches – Visão Geral.

Preparando a gravação de áudio

Antes de começar a gravar áudio, faça o seguinte:


  • Certifique-se que o microfone ou o instrumento, ou qualquer outro equipamento de áudio que esteja usando, esteja corretamente conectado na entrada de áudio do computador, e que esteja funcionando.
  • Verifique se há espaço livre suficiente no dispositivo de armazenamento (disco rígido).
  • Cante ou toque, e verifique o medidor de nível de entrada no cabeçalho da trilha para ter a certeza que a trilha está recebendo corretamente o sinal de áudio.
  • Para ouvir o som captado pelo microfone ou para ouvir o som do instrumento que está conectado no computador, clique no botão Input Monitoring no cabeçalho da trilha.

Gravando uma trilha de áudio

1 Clique no cabeçalho da trilha em que deseja gravar para selecioná-la.

2 Posicione a playhead no ponto do projeto onde deseja iniciar a gravação.
3 Clique no botão Record na control bar (ou pressione a tecla R) para iniciar a gravação.
  
4 Comece a cantar ou a tocar o instrumento.

Depois de um compasso de contagem, a gravação efetivamente começará. A gravação aparece como uma nova região de áudio na trilha que está sendo gravada.




5 Clique no botão Stopna control bar (ou pressione a barra de espaços) para interromper a gravação.




Podemos gravar vários takes (tomadas) simultaneamente, e rapidamente criar comps (um take gerado a partir dos melhores trechos dos outros takes). Para mais informação sobre gravação em trilhas de áudio, veja Gravando de um microfone ou instrumento elétrico.

Para obter informações a respeito de conexões de microfones e/ou outros dispositivos de áudio, veja Dispositivos de Áudio – Visão Geral.

Trilhas de software instrument

Caso possua um teclado USB ou MIDI (ou qualquer outro tipo de controlador MIDI) conectado no computador, você pode gravar software instruments. O Logic Pro possui uma excelente biblioteca de software instruments com qualidade profissional, composta de sintetizadores e outros teclados, guitarras, baterias, instrumentos étnicos e muito mais.

Um patch contém o instrumento, efeitos, e configurações de roteamento que controlam a sonoridade da trilha.

Podemos alterar a sonoridade da trilha de software instrument escolhendo diferentes patches na Library. Na Library, também podemos ouvir os patches para facilitar na escolha de qual patch utilizar.

Gravamos um software instrument numa trilha de software instrument na Tracks area. A gravação aparece como uma região MIDI na trilha de software instrument selecionada. Organizamos as regiões MIDI na Tracks area, e as editamos no Piano Roll Editor e em outros editores.


O Logic Pro possui um metrônomo, que gera um ritmo constante que nos ajuda a tocar no tempo certo quando estamos gravando. Podemos usar o metrônomo na gravação, na reprodução, e ainda usar uma pré-contagem antes de começarmos efetivamente a gravar.


Tocando um software instrument

  • Selecione uma trilha de software instrument clicando em seu cabeçalho, depois toque no teclado que está conectado no computador.
  • Caso o teclado possua controles de pitch bend e modulation, movimente esses controles enquanto toca, de forma a verificar como a sonoridade é alterada. Caso o teclado possua outros controles, como faders (botões deslizantes), knobs (botões giratórios), ou drum pads, use-os também.

Adicionando uma trilha de software instrument

1 Clique no botão Add Tracks na barra de ferramentas.

2 Clique no ícone Software Instrument & MIDI (o ícone de teclado) na parte superior do diálogo New Tracks.


3 Se for necessário, clique no triângulo Details para abrir o diálogo inferior.

4 Certifique-se que “A Software Instrument” apareça no menu da esquerda, e que “Output 1-2” apareça no menu Output à direita.

5 Certifique-se que a opção Open Library esteja marcada.

6 Clique em Create.

Uma nova trilha aparece na Tracks area, e a Library fica aberta à esquerda.

Escolhendo um software instrument patch

  • Na Library, clique numa categoria à esquerda, depois clique em um nome de patch à direita.
Podemos ouvir os patches de software instrument clicando neles na Library, e depois tocando no teclado, para encontrar o melhor patch a ser usado. Para mais informação sobre escolha de patches, veja Patches – Visão Geral.

Gravando um software instrument

1 Selecione a trilha de software instrument onde deseja gravar clicando em seu cabeçalho.

2 Posicione a playhead no ponto do projeto onde deseja que a gravação comece.

Clique no botão Record na control bar (ou pressione R) para iniciar a gravação.

4 Depois de um compasso de contagem, a gravação começa efetivamente. A gravação aparece como uma nova região de software instrument na trilha que está sendo gravada.

5 Clique no botão Stop na control bar (ou pressione a barra de espaços) para interromper a gravação.

Para mais informações sobre como gravar software instruments, veja Gravação – Visão Geral e Gravação de software instruments.

Para informações sobre conexão de instrumentos musicais no computador, veja Dispositivos MIDI - Visão Geral.

Controles da track header (cabeçalho de trilha)

Cada trilha possui um track header (cabeçalho de trilha) que mostra o nome da trilha, um ícone, recursos e um conjunto de controles: Mute (emudecer), Solo (isolar), e Record Enable (ativação de gravação). As trilhas de áudio também têm o botão Input Monitoring (monitoração de entrada). Os track headers ficam posicionados no lado esquerdo da Tracks area, de forma que podemos facilmente ver os controles mute, solo, e outros, de todas as trilha enquanto estamos trabalhando.

Alguns controles da track header, como volume, pan, mute, e solo, correspondem aos controles da channel strip (coluna de canal) do Mixer — quando ajustamos um (por exemplo, arrastando o fader Volume em um track header) o mesmo movimento é refletido na coluna de canal do Mixer, e vice versa.


Silenciar uma trilha

  • Clique em seu botão Mutena track header.

Isolar uma trilha

  • Clique em seu botão Solona track header.

O botão Solo fica amarelo, e os botões Mute de todas as outras trilhas ficam azuis. Quando clicamos uma segunda vez no botão Solo restauramos o estado anterior da trilha.

Ajustar o volume da trilha

  • Na track header, arraste o slider (botão deslizante) Volume para a esquerda para abaixar o volume, ou para a direita para aumentar o volume.

Mantendo pressionada a tecla Option e clicando no slider o devolvemos ao seu nível padrão (0 dB de ganho).

Ajustar o pan da trilha


  • Na track header, arraste o knob (botão giratório) Pan/Balance no sentido anti-horário para panear à esquerda, ou arraste no sentido horário para panear à direita. O ponto no botão indica a posição atual.

Mantendo pressionada a tecla Option e clicando no knob Pan/Balance o restauramos à sua posição central.


Nota: Talvez haja a necessidade de redimensionar a track header para que o knob Pan/Balance seja visto.


Ajustar os botões de várias trilhas ao mesmo tempo

  • Clique e mantenha pressionado o botão do mouse em um botão na track header, depois arraste o ponteiro do mouse para cima ou para baixo pelas outras trilhas.

Os botões correspondentes de todas as trilhas tocadas pelo ponteiro do mouse passam a ficar no mesmo estado.

Para mais informações sobre como trabalhar com trilhas, veja Trilhas – Visão Geral.

Para mais informação sobre como usar os controles de trilhas, veja Os controles da track header.

Organização de regiões na Tracks area

A Tracks area é o lugar onde organizamos as gravações, Apple Loops, e outros materiais musicais do projeto, organizamos tudo em seções como introdução, verso, e refrão, de forma a construir um arranjo.

A Tracks area mostra uma representação visual do tempo se movendo da esquerda para a direita.

Construímos um projeto organizando suas regiões em linhas, chamadas trilhas, dispostas horizontalmente ao longo da Tracks area.

As regiões podem ser consideradas como os tijolos numa construção, elas representam as gravações, Apple Loops, e outros arquivos media que tenha sido adicionados no projeto. As regiões aparecem como retângulos na Tracks area. Existem diversos tipos de regiões, dependendo do tipo de trilha. Os dois principais tipos de região são áudio, que mostram a forma de onda do áudio, e MIDI, que apresentam os eventos de nota MIDI como pequenos retângulos.




Existem várias formas de organização de regiões na Tracks area, podemos mover, repetir (loop), redimensionar, dividir, juntar, e deletar. Tentemos as tarefas a seguir, usando as regiões no projeto.


Mover regiões

Realize uma das seguintes ações:

  • Arraste uma região para esquerda ou para direita de forma a colocá-la em uma nova posição.
  • Arraste uma região de áudio para cima ou para baixo de forma a colocá-la em uma outra trilha.
  • Arraste uma região MIDI para cima ou para baixo de forma a colocá-la em uma outra trilha de software instrument.

Redimensionar uma região

1 Passe o ponteiro do mouse sobre a parte inferior da margem direita de uma região.

O ponteiro toma a forma Resize pointer (ponteiro redimensionador).

2 Arraste a margem da região para direita, de forma a aumentá-la, ou para esquerda, de forma a diminuir seu tamanho.


Colocar a região em loop

1 Posicione o ponteiro do mouse sobre a parte superior da margem direita de uma região.

O ponteiro toma a forma Loop pointer (ponteiro de repetição).


2 Arraste a margem direita da região para a direita de forma a ir criando repetições.

Quando arrastamos a margem da região para a direita, perceba que as regiões vão se repetindo, e podemos identificar cada repetição da região pela sua borda arredondada.

Dividir a região usando a playhead

1 Selecione a região que deseja dividir.

2 Posicione a playhead no ponto onde a região deve ser dividida, e depois use o comando Edit > Split.


Somente a região selecionada é dividida, mesmo que uma outra região não selecionada em outra trilha também esteja sendo tocada pela playhead, ela não é dividida. Caso várias regiões estejam selecionadas e estejam sob a playhead, aí sim, todas serão divididas no mesmo ponto.

Dividir uma região usando a ferramenta Scissors (tesoura)

1 Selecione a região que deseja dividir.

2 Selecione a ferramenta Scissors, após o ponteiro do mouse tomar a forma de uma tesoura, clique na região, na posição onde deseja dividir.


É mostrado um help tag (texto abaixo do ponteiro do mouse) informando a posição da divisão.

3 Solte o botão do mouse.
Ao selecionar um ponto de corte com a ferramenta Scissors, você pode mover para trás e para a frente em passos de uma divisão.

A grade é baseada no valor de Snap. Para informações sobre como usar Snap, veja Itens Snap para grade de quantização.

Deletar uma região

  • Selecione a região, depois use o comando Edit > Delete (ou simplesmente pressione a tecla Delete).

Para mais informações sobre organização de projeto, veja Arranjo – Visão Geral. Para mais informação a respeito de como trabalhar na tracks area, veja Tracks area – Visão Geral.

Edição de regiões

Piano Roll Editor

O Piano Roll Editor apresenta as notas das regiões MIDI no formato de barras coloridas sobre uma grade de tempo. Na grade, a posição horizontal da nota indica onde ela começa a ser tocada, enquanto que a sua posição vertical indica a sua afinação. No lado esquerdo temos um teclado de piano que nos dá uma boa referência das afinações das notas.


À esquerda encontramos os controles para quantização de timing e afinação das notas MIDI, e seus velocities editáveis. Ao longo da parte superior do Piano Roll Editor, temos a régua apresentando a divisão de tempo de acordo com o formato de tempo escolhido na LCD. O cabeçalho apresenta o nome da região selecionada, e portanto mostrada no editor, ou a quantidade de regiões (caso mais que uma esteja selecionada), assim como a afinação e posição de onde se encontra o ponteiro do mouse na região.

Abrir o Piano Roll Editor

  • Selecione uma trilha de softwarestrument (ou external MIDI instrument), depois clique no botão Editors 

Adicionar uma nota

  • Selecione a ferramenta Pencil (lápis) no menu Tool (ferramenta), depois clique numa posição no fundo do Piano Roll Editor.



Nota: Podemos alterar a duração de uma nota no momento em que a adicionarmos. Para isso basta manter o botão do mouse pressionado e arrastar para esquerda ou para direita.

Selecionar um grupo de notas

  • Arraste o ponteiro do mouse sobre as teclas do piano que está no lado esquerdo de forma a selecionar as notas.

Mover notas

  • Selecione uma ou mais notas, e depois as arraste para esquerda ou para direita.

Copiar notas

  • Mantenha pressionada a tecla Option enquanto arrasta as notas para uma nova posição.

Redimensionar notas

  • Posicione o ponteiro do mouse na margem esquerda ou direita de uma nota, quando o ponteiro tomar a forma de redimensionador arraste para esquerda ou para direita.

Enquanto arrastamos, aparece uma help tag nos informando precisamente o ponto final e a duração da nota.

Dica: Pode ser difícil pegar o canto de notas muito curtas. Nesse casos é melhor usar a ferramenta Finger, que permite agarrar as notas em qualquer lugar e alterar suas durações, ou então ampliar o fator de zoom para melhor ver a nota.

Alterar a afinação das notas

  • Arraste as notas para cima ou para baixo, alterando assim as suas afinações.

Editar velocity de notas

Realize uma das seguintes ações:
  • Selecione uma ou mais notas, depois arraste o slider Velocity para esquerda ou para direita.
  • Com a ferramenta Velocity selecionada arrate verticalmente sobre uma nota.


Uma help tag indica o valor de Velocity da nota clicada, com o valor sendo alterado conforme vamos arrastando. A cor da nota se altera e uma linha horizontal dentro do evento de nota aumenta ou diminui.

Para mais informação sobre como trabalhar no Piano Roll Editor, veja Piano Roll Editor – Visão Geral.

Audio Track Editor

O Audio Track Editor nos possibilita dar um close-up de um trecho de uma trilha de áudio na Tracks area, mostrando as formas de onda das regiões que estão nas trilhas.

No Audio Track Editor, podemos mover e aparar, dividir, e juntar regiões de áudio, reproduzir uma região de áudio de forma isolada, e editar regiões de áudio de outras formas. As edições realizadas no Audio Track Editor não são destrutivas, de forma que podemos sempre retornar ao original quando realizamos uma edição mal feita ou acidental.

Também podemos quantizar e editar afinação de material de áudio no Audio Track Editor usando o recurso Flex Pitch. Quando escolhemos um algoritmo Flex Pitch, os conteúdos da trilha de áudio são analisados pela afinação, e os resultados são mostrados como curvas de afinação na forma de onda.


Abrir o Audio Track Editor

Realize uma das seguintes ações:

  • Selecione uma trilha de áudio, e clique no botão Editors
  • Clique-duplo numa região de áudio para abri-la diretamente no Audio Track Editor.


O Audio Track Editor é aberto abaixo da Tracks area. Ao longo da parte superior do Audio Track Editor temos uma régua de tempo com suas divisões, tempo baseado no formato de tempo escolhido na LCD, e uma barra de menus local. A principal área do Audio Track Editor mostra a forma de onda das regiões que estão selecionadas na trilha de áudio.

Aparar uma região de áudio

1 Posicione o ponteiro do mouse sobre a metade inferior da margem esquerda ou direita da região.

O ponteiro toma a forma de trim pointer (ponteiro de aparar).


2 Arraste o ponteiro para aparar o início ou o final da região.


Dividir uma região de áudio

Realize uma das seguintes ações:
  • Selecione a ferramenta Scissors, depois clique no ponto onde deseja dividir a região.

Podemos realizar scrub (arrastar ouvindo) nas regiões para encontrar o exato ponto onde queremos dividir as regiões com a ferramenta Scissors.
  • Selecione a região, posicione a playhead no ponto onde deseja dividir a região, use o comando Edit > Split.

Antes de mover ou deletar um segmento de uma região dividida, clique no segmento para selecioná-lo.

Juntar regiões

1 Selecione as regiões divididas.
2 Realize uma das seguintes ações:
  • Use o comando Edit > Join > Regions.
  • Selecione a ferramenta Glue (tubo de cola), clique nas regiões selecionadas.

Ativando o recurso flex no Audio Track Editor

1 Abra o Audio Track Editor realizando uma das seguintes ações:
  • Selecione uma trilha de áudio na Tracks area, e então use o comando View > Show Editors.
  • Selecione uma trilha de áudio na the Tracks area, e então clique no botão Editors na control bar.
  • Clique-duplo numa região de áudio.

2 Clique no botão Flex  na barra de menu do Audio Track Editor.

Nota: Clique na área de trabalho do Audio Track Editor antes de uma um atalho de teclado, isso assegura que o foco estará no Audio Track Editor.

O menu Flex aparece ao lado direito do botão Flex na barra de menu do Audio Track Editor.

3 Escolha Flex Pitch ou então uma dos algoritmos Flex Time do menu Flex.



Alterar a afinação de uma nota

1 Ative o Flex no Audio Track Editor, depois escolha Flex Pitch no menu Flex.

2 Arraste a nota verticalmente para uma nova afinação.

Para mais informação sobre como trabalhar com o Audio Track Editor, veja Audio Track Editor – Visão Geral.
Quando a opção Show Advanced Tools está selecionada em Advanced preferences, podemos editar o timing individual de notas, acordes, ou sons no Audio Track Editor usando o recurso Flex Time. Para mais informação sobre Flex Time e Flex Pitch, veja Flex Time e Pitch – Visão Geral. Também podemos abrir o Audio File Editor para realizar edições destrutivas, permanentes, no arquivo fonte original da região.

Smart Controls

Os Smart Controls permitem ajustes rápidos na sonoridade da trilha, sem a necessidade de ter que editar os ajustes da channel strip ou abrir janelas de plug-ins.

Cada Smart Control possui um conjunto de controles que usamos para controlar a sonoridade do patch. Os Smart Controls tipicamente são constituídos de EQ ou controles de tonalidade, reverb e outros efeitos, e controles específicos para cada tipo de trilha ou instrumento. Por exemplo, o Smart Control de um sintetizador possui controles para escolha de forma de onda e ajustes de ressonância e filtros cutoff, enquanto que para um pad de cordas ele irá possuir controles para alteração de articulações.


Quando abrimos a seção Smart Controls, vemos os controles específicos para a trilha selecionada. Cada controle é etiquetado de forma a facilitar e não complicar o entendimento.

Abrir a seção Smart Controls

  • Selecione uma trilha, clique no botão Smart Controls na control bar.

Operação dos controles

  • Giramos os knobs, clicamos nos switches, e movemos outros controles para ver como eles atuam na sonoridade do patch.

Cada controle possui uma etiqueta que indica o aspecto da sonoridade que ele controla.

Também podemos alterar o layout de um Smart Control, salvando armazenando nossos próprios Smart Controls, disposição dos controles na tela para controlar os parâmetros da channel e dos plug-ins, e atribuir controles aos dispositivos MIDI, e mais coisas. Para mais informação sobre Smart Controls, veja Smart Controls – Visão Geral.

Mixer

Mixar um projeto envolve equilibrar as diversas partes que o constituem e misturar tudo numa forma coerente e agradável de ouvir.  

No Mixer, cada trilha possui uma channel strip (coluna de canal, ou módulos como numa mesa de mixagem real) que corresponde ao tipo de trilha existente na Tracks area. Controlamos a sonoridade da trilha usando os controles da channel strip. Os controles são: botões Mute e Solo, fader de Volume e medidor de nível, um knob para Pan/Balance, e mais alguns controles. Também podemos adicionar plug-ins de efeitos, alterar seus ajustes, e controlar o fluxo de sinal usando envios para auxiliary (aux) channel strips (colunas de canais auxiliares).


A channel strip da trilha atualmente selecionada também aparece na parte mais à esquerda do Inspector, juntamente com a channel strip de sua saída. Podemos operar usando as channel strips tanto do Inspector como do Mixer.


Abrir o Mixer

  • Clique no botão Mixer na control bar (ou pressione X).
O Mixer é aberto abaixo da Tracks area.



Emudecer e desfazer emudecimento de uma channel strip

  • Clique no botão Mute da channel strip (o que tem a letra “M”) para emudecer.

Clique novamente no mesmo botão para desfazer o emudecimento da channel strip.

Isolar e desfazer isolamento de uma channel strip

  • Clique no botão Solo da channel strip (o que tem a letra “S”). Quando aplicamos solo numa channel strip, os botões Mute buttons de todas as trilhas que não estão em modo solo ficam piscando.
Clicamos no mesmo botão novamente para desfazer a condição solo da channel strip.

Ajustar volume da trilha pela sua channel strip correspondente

  • Arraste o fader Volume da channel strip para cima, de forma a aumentar, e para baixo, de forma a diminuir o volume da trilha.

Ajustar o pan ou balance da trilha pela sua channel strip correspondente

  • Arraste o controle Pan verticalmente.

Escolher uma configuração para channel strip

  • Clique e mantenha pressionado o mouse no botão Setting que está no topo da channel strip, e escolha uma configuração no menu que é apresentado.

Escolher um plug-in diferente

Realize uma das seguintes ações:
  • Clique na parte mais a direita do slot Effect (com as setas para cima e para baixo), e escolha um plug-in no menu que é apresentado.


  • Posicione o ponteiro do mouse acima ou abaixo de um slot existente, clique na linha azul que aparece, e escolha um plug-in no menu que é apresentado.

Abrir uma janela de plug-in

  • Clique bem no meio do slot de plug-in.

Para obter informações mais detalhadas sobre como mixar um projeto, veja Mixing – Visão Geral. Para mais informações sobre os controles de channel strip, veja Controles da channel strip.

Apple Loops

Os Apple Loops são patterns musicais pré-gravados que podemos usar para rapidamente criar beats de bateria, ritmos, e outras frase musicais no projeto. Os Apple Loops contém patterns musicais que podem ser repetidos indefinidamente. Depois de adicionar um loop na Tracks area, podemos estendê-los para que preencham uma determinada quantidade de tempo. Quando adicionamos um Apple Loop no projeto, ele automaticamente se adequa ao andamento e ao tom que estão configurados para o projeto. Os Apple Loops estão disponíveis com uma variada quantidade de instrumento, gêneros, e levadas no Loop Browser.


Existem dois tipos de Apple Loops:

  • Audio Apple Loops: Adicionamos estes loops nas trilhas de áudio, e os editamos da mesma forma como editamos regiões de áudio.
  • Software Instrument Apple Loops: Adicionamos estes loops em trilhas de software instrument, e os editamos da mesma forma como editamos as regiões MIDI.

Abrir o Loop Browser

  • Clique no botão Apple Loops na control bar (ou pressione O).

Navegar pelos loops


  • Clique no botão View, depois clique nos botões abaixo para ver os loops da categoria na lista que é apresentada. Os botões que ficam indisponíveis é que não coincidem.

Preview de loops

  • Clique em um loop na lista para ouvi-lo.

Podemos ajustar o volume do preview, e escolher um tom diferente para o loop.

Para interromper o preview, basta clicar no loop novamente.

Adicionar um loop na Tracks area


Realize uma das seguintes ações:


  • Arraste o loop para a trilha de mesmo tipo do loop para dessa forma adicionar o loop na trilha.
  • Arraste o loop para uma área vazia na Tracks area de forma a criar um nova trilha para receber o loop.

Depois de adicionar o loop na Tracks area, podemos arrastar para esquerda ou para direita para ajustar o ponto do projeto onde o loop deve começar a ser reproduzido.

Também podemos realizar buscas de loops por nome, tom, e tipo de compasso. Para mais informações sobre o uso de Apple Loops, veja O que são Apple Loops?

Drummer

Com o Drummer, podemos adicionar um baterista virtual no projeto. Podemos fazer com que ele toque diversos gêneros, inclusive podemos usar bateristas diferentes para cada gênero. Cada baterista tem seu próprio kit de bateria e toca com seu estilo próprio. Podemos escolher um preset de baterista, editar as configurações da bateria para que se adeque melhor ao estilo do baterista, exportar kits de bateria, e ainda escolher sons e peças individuais para montar um kit próprio.

Para trabalhar com o Drummer temos que adicionar um trilha Drummer no projeto. Uma trilha Drummer é semelhante a uma trilha de software instrument, mas ela contém somente regiões Drummer, ao invés de regiões MIDI. Os parâmetros tanto da região como da trilha são editados no Drummer Editor.


Adicionar uma trilha Drummer

1 Clique no botão Add Tracks na barra de ferramentas.

2 Clique no ícone Drummer (o kit de bateria) que está no topo do diálogo New Tracks.


3 Clique em Create.

Uma Drummer Track Stack é adicionada, com regiões ao longo de 8 compassos na trilha principal. A Library é aberta, é um patch padrão é carregado na trilha.

Escolhendo um gênero e um baterista

1 Clique no nome do gênero no lado esquerdo do Drummer Editor para ver todos os gêneros disponíveis.


2 Clique em um gênero.

Os bateristas que estão disponíveis para o gênero escolhido aparecem abaixo do nome do gênero.

3 Selecione um baterista.

Aparece um cartão de visitas do baterista, nele vemos o nome do baterista, uma descrição do estilo do baterista, e o kit de bateria que ele utiliza.


Escolhendo um preset de baterista diferente

Cada baterista possui uma variedade de presets, que aparecem no lado direito do cartão de visitas do baterista.

  • Clique em um preset.

Um preset se constitui de uma determinada quantidade de ajustes de região, que ficam à mostra ao lado direito da área de presets.

Tocando a região do Drummer selecionada usando o preset atual

  • Clique no botão Play na régua que está na parte superior do Drummer Editor.


Ajustar a complexidade e a presença de um preset

  • Reposicione a esfera no pad XY.

Quanto mais à direita a esfera for posicionada mais complexa a sonoridade será; quanto mais alta a esfera for posicionada mais alto será o volume.

Escolher uma variação de pattern para uma bateria ou instrumento de percussão


Realize uma das seguintes ações:

  • Para Tambourine (meia-lua), Shaker (chocalho), e Handclap (palmas): Clique no instrumento, e arraste o slider Percussion ou escolha um incremento.

  • Para Cymbals (pratos), Toms, e Hi-Hat: Clique na peça, depois arraste o slider da peça ou escolha um incremento.

  • Para Kick (pedal de bumbo) e Snare (caixa): Arraste o slider Kick & Snare ou escolha um incremento.

Alterar uma bateria

1 Clique na bateria.

O painel Exchange é aberto à esquerda caso as peças estejam disponíveis para troca.

2 Clique no botão Info de uma peça selecionada para ver a sua descrição.

3 Clique na peça que deseja trocar no painel Exchange. Talvez seja necessário rolar a tela para poder encontrar a peça que se está procurando.

A peça é trocada e o respectivo som é carregado.

Nota: Os toms e pratos crash somente podem ser trocados em grupo.

4 Clique em qualquer lugar no fundo da janela do plug-in para fechar os painéis.

Editar outros parâmetros de performance

Realize uma das seguintes ações:

  • Arraste o knob Fills para baixo para reduzir, ou arraste para cima para aumentar, a quantidade e duração dos fills.

Podemos usar o botão lock para evitar alterações nos fills quando alternarmos de presets ou bateristas.
  • Arraste o knob Swing verticalmente para ajustar o shuffle feel do pattern que atualmente está sendo tocado.

Também podemos clicar no botão lock para evitar qualquer alteração no ajuste de swing quando alternarmos presets ou bateristas.

  • Clique no botão Details para que os seguintes knobs sejam mostrados:

  • Arrate o knob Feel para a direita para fazer com que o baterista toque um pouco à frente (Push), ou arraste para esquerda para que o baterista toque um pouco atrás do beat (Pull).
  • Arraste o knob Ghost Notes para ajustar o nível das notas fantasmas (ghost notes)— hits de bumbo e caixa sincopados—no beat.

Nota: A presença de ghost notes depende da complexidade dos ajustes e do baterista escolhido.

Qualquer alteração ou seleção realizada no Drummer Editor somente afeta a região que está selecionada, e não a trilha como um todo. Para mais informações sobre a utilização do Drummer em projetos, seja Drummer – Visão Geral.

Track Stacks

As Track Stacks são uma forma bem conveniente e prática de organizar e controlar várias trilhas, para gerenciar projetos que possuem uma grande quantidade de trilhas, e para criar subgrupos de áudio. Existem dois tipos de Track Stacks:

  • As Folder stacks permitem combinar várias trilhas e controlá-las como uma única entidade, sem a necessidade de ter que alterar os roteamentos individuais de cada trilha.
  • As Summing stacks permite combinar várias trilhas e rotear suas saídas para um subgrupo de áudio.

Os dois tipos possuem uma trilha principal (main track) e uma ou mais subtrilhas. O track header da main track possui um triângulo expansor que permite mostrar/ocultar as subtrilhas. Quando fechamos uma stack, somente a main track é mostrada na Tracks area.

No projeto demo, as trilhas Backing Vocals, Synthesizers, e Song FX são folder stacks, e a trilha Outro Vocal Stack é uma summing stack.


Criar uma Track Stack

1 Selecione as trilhas que deseja incluir numa Track Stack. As trilhas selecionadas podem ser adjacentes ou não.

2 Use o comando Track > Create Track Stack.

3 No diálogo Track Stack, realize uma das seguintes ações:

  • Para criar uma folder stack: Selecione Folder Stack, depois clique em OK.
  • Para criar uma summing stack: Selecione Summing Stack, depois clique em OK.

Mostrar subtrilhas de uma Track Stack

  • Clique no triângulo expansor à esquerda do ícone da main track.

Para ocultar as subtrilhas, clique no triângulo expansor novamente.



Adicionar trilha na Track Stack

  • Arraste o cabeçalho da trilha que deseja adicionar entre duas subtrilhas na Track Stack.

Nota: Quando adicionamos uma trilha numa summing stack, seu roteamento é alterado para aux atribuído à main track.

Reordenar subtrilhas

  • Arraste a subtrilha pelo seu cabeçalho para cima ou para baixo dentro da Track Stack.

Remover uma subtrilha de uma Track Stack

  • Arraste a subtrilha para fora da Track Stack (para abaixo da última subtrilha, ou para acima da main track).

Ao remover uma subtrilha de uma summing stack, o seu roteamento de saída altera-se do aux usado pela main track para as saídas principais (main outputs).

Para mais informações sobre como usar Track Stacks no projeto, veja Track Stacks – Visão Geral.

Compartilhamento

Podemos compartilhar um projeto na biblioteca iTunes, ou no Media Browser para que seja usado por outros programas da Apple, tais como o Final Cut Pro ou o iMovie. Caso possua uma conta SoundCloud, o projeto pode ser compartilhado no SoundCloud, a qualidade é nível de visibilidade, assim como os ajustes de permissões do projeto a ser compartilhado é feito dentro do Logic Pro.


Compartilhar o projeto na biblioteca iTunes

1 Use o comando File > Share > To iTunes.

2 Para renomear o arquivo compartilhado, selecione o nome no campo Title, depois digite um novo nome.

3 Digite as informações artist, composer, e album do arquivo a ser compartilhado em seus respectivos campos.

4 Escolha um nível de qualidade para o arquivo compartilhado no menu Quality.

5 Clique em Share.

Quando compartilhamos um projeto no iTunes, todo o projeto, do início ao final da última região, é exportado. Qualquer trecho de silêncio existente no início ou no final do projeto é cortado. Caso o modo Cycle esteja ativado quando formos compartilhar o projeto, o trecho do projeto existente entre o início e o final da região cycle é exportado.

O projeto compartilhado aparece na biblioteca iTunes, onde então poderemos adicioná-lo em playlists, convertê-lo, ou gerar um CD. O formato do projeto compartilhado é determinado pelas configurações de importação do iTunes.

Compartilhar projeto no Media Browser

1 Use o comando File > Share > To Media Browser.

2 Para renomear o arquivo compartilhado, selecione o nome no campo File, depois digite um novo nome.

3 Escolha a qualidade para o arquivo compartilhado no menu Quality.

4 Clique em Share.

O projeto inteiro, do início até o final da última região é exportado. Qualquer silêncio existente no início ou no final do projeto é cortado. Caso o modo Cycle esteja ativado quando formos compartilhar o projeto, o trecho existente entre o início e o final da região cycle é exportada.

Compartilhar projeto no SoundCloud

1 Use o comando File > Share > To SoundCloud.

2 Caso não esteja logado na sua conta SoundCloud, entre com seu e-mail e senha, depois clique em Connect.

De forma alternativa, você pode logar através de sua conta Facebook.

3 No diálogo Share to SoundCloud, faça o seguinte:


  • Para logar numa conta SoundCloud diferente, clique em Change, depois digite as informações de login.
  • Para compartilhar o projeto atual, em Source selecione Bounce.
  • Para compartilhar um arquivo de áudio, em Source selecione File, clique em Browse, e navegue até onde o arquivo se encontra.
  • Digite as informações title, artist, composer, e álbum nos respectivos campos.

Os projetos devem ter um nome no campo Title. As outras informações são opcionais.

  • Escolha o nível de qualidade para o projeto no menu Quality.
  • Escolha o nível de visibilidade para o projeto no menu Visibility.

  • Configure as permissões de download e streaming para o projeto na seção Permissions.

4 Clique em Share.

Para retornar ao Logic Pro sem compartilhar o projeto, clique em Close.

Também podemos gerar um CD ou um DVD e compartilhar o projeto de outras formas. Para mais detalhes sobre como compartilhar projetos, veja Compartilhamento – Visão Geral.

             _______________________________________________________





Para conhecer nossa loja virtual e os nossos produtos - Clique Aqui.