titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

quarta-feira, 17 de julho de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL CUBASE 7 - A TRILHA DE ARRANJOS, AS FUNÇÕES DE TRANSPORTE DE TONALIDADE, MARCADORES E MIXCONSOLE


VOLUME VII, VIII, IX E X

WWW.MUSICAUDIO.NET

068 32247997
_____________________________________________________

Capítulo VII
A Trilha de Arranjos

Introdução

A trilha de arranjos permite trabalhar com partes do projeto de maneira não-linear, para simplificar a produção de arranjos ao máximo. Ao invés de mover, copiar e colar eventos na janela de projeto para criar um projeto linear, podemos então definir como serão reproduzidas as diferentes/trechos, como uma lista de reprodução.


Para isso, podemos definir eventos de arranjos, ordená-los em uma lista e adicionar as repetições que forem necessárias. Isto possibilita uma forma de trabalhar diferente e mais orientada a padrões (patterns), que complementa os métodos de edição linear convencionais na janela de projeto.


Podemos criar várias cadeias de arranjos, fazendo com que seja possível salvar diferentes versões de um tema dentro do projeto sem sacrificar a versão original. Quando uma cadeia de arranjos tenha sido criada e estivermos satisfeitos com ela, temos a opção de “aplainar” a lista, o que irá criar um projeto linear normal baseado na cadeia de arranjos.


Também podemos usar a trilha de arranjos para performances ao vivo, em clubes ou festas.

Configurar a trilha de arranjos

Vamos supor que temos vários arquivos de áudio que formam a base de uma típica composição pop, com introdução, estrofe, refrão e bridge (passagem). Chegará o momento em que termos que estruturar esses arquivos.


O primeiro passo é criar uma trilha de arranjos. Na trilha de arranjos podemos definir seções específicas do projeto criando eventos de arranjos. Poderão ter qualquer duração, podem se sobrepor ou não e não estão ligadas ao início nem ao final de eventos ou partes existentes. Fazemos assim:
1. Abra o projeto onde deseja criar os eventos de arranjos.
2. Abra o menu Project e selecione Arranger no submenu Add Track (ou clique-direito na lista de trilhas e selecione a opção correspondente no menu de contexto (clique-direito)).


Será adicionada uma trilha de arranjos. Somente podemos ter uma trilha de arranjos em cada projeto. No entanto, podemos configurar mais uma cadeia de arranjos na trilha de arranjos, veja “Trabalhar com cadeias de arranjos”.


3. Na barra de ferramentas da janela de projeto, certifique-se que Snap esteja ativado, e que o Snap Type esteja ajustado em um modo que permita ajustar os eventos de arranjos nas posições apropriadas no projeto.

Snap to events está ativado; ou seja, quando criamos os novos eventos na janela de projeto estes eventos serão ajustados aos eventos que já existem.


4. Na trilha de arranjos, use a ferramenta Draw para criar um evento com a duração que desejar.


Será adicionado um evento de arranjos, denominado “A”. Todos os eventos seguintes serão nomeados em ordem alfabética.
  • Podemos renomear um evento de arranjos selecionando-o e alterando o seu nome na info line ou então mantendo pressionado [Alt]/[Option], clicando no nome na cadeia de arranjos e digitando um novo nome.
É interessante nomear os eventos de arranjos de acordo com a estrutura do projeto, p. ex., Estrofe, Refrão, etc.
5. Crie a quantidade de eventos que forem necessários para o projeto. Não há limite.

Depois de se ter criado os eventos de arranjos, a sequência da música será determinada por eles.



Os eventos podem ser deslocados, ter os tamanhos alterados e apagados usando as técnicas padrão. Considere:
  • Caso queira alterar a duração de um evento, selecione a ferramenta Object Selection, clique e arraste os cantos inferiores do evento para a direção desejada.
  • Caso opie um evento de arranjos (com [Alt]/[Option]-arrastar ou usando copiar/colar), será criado um novo evento com o mesmo nome que o original.
De qualquer forma, este novo evento será totalmente independente do evento original.
  • Ao clicar-duplo em um evento de arranjos este evento será adicionado na cadeia de arranjos atual.


Trabalhar com eventos de arranjos

Agora dispomos de vários eventos de arranjos que forma os blocos básicos para construir a estrutura do nosso tema musical. O passo seguinte é organizar esses eventos usando as funções do Arranger Editor.


Criar uma cadeia de arranjos

Podemos configurar uma cadeia de arranjos no Arranger Editor ou no Inspector para a trilha de arranjos. Abrimos o Arranger Editor clicando no botão “e” no Inspector ou na lista de trilhas.


Na parte direita do Arranger Editor são listados os eventos de arranjos disponíveis, na ordem em que aparecem na timeline. Na parte esquerda se encontra a cadeia de arranjos propriamente dita, que apresenta a ordem em que os eventos serão reproduzidos, de cima para baixo, e quantas vezes são repetidos.


De início a cadeia de arranjos está vazia – podemos defini-la adicionando eventos desde a lista para a cadeia. Existem várias forma de adicionar eventos na cadeia de arranjos:
  • Clicando-duplo no nome de um evento na seção da janela à direita (ou na janela de projeto).
Quando selecionamos um evento na cadeia de arranjos da esquerda, será adicionado o evento em cima do evento selecionado. Quando não existem eventos selecionados na cadeia de arranjos, o evento será adicionado no final da lista.
  • Selecionando um ou mais eventos na lista, clicando-direito e selecionando “Append Selected In Arranger Chain”.
Isto irá adicionar os eventos selecionados no final da lista.
  • Arrastando e soltando eventos de arranjos da lista da direita na cadeia de arranjos no lado esquerdo.
Uma linha de inserção azul mostra o lugar em que o evento que está sendo arrastado será posicionado.


Um evento sendo arrastado para a cadeia de arranjos.

  • Arrastando eventos de arranjos da janela de projeto para a cadeia de arranjos.
Caso este exemplo apresentado tenha sido seguido, agora deverá haver eventos de arranjos ordenados formando um padrão de canção pop bem básico. De qualquer forma, usamos arquivos de áudio de apenas alguns compassos de duração – para converter nosso padrão em uma canção (ou pelo menos em um esboço básico da estrutura da canção), esses arquivos deverão ser repetidos. É aqui que entra em jogo a função Repeats.

Caso queira que um evento seja repetido várias vezes, faça assim:
  • Clique no campo Repeats de um evento, digite a quantidade de repetições desejada e pressione [Return].
Quando a cadeia de arranjos for reproduzida, a coluna Counter indica a repetição do evento que está sendo reproduzido.


  • Clique no campo Mode de um evento e selecione o modo de repetição desejado.

    ________________________________________________________

    Capítulo VIII
    As funções de transporte de tonalidade

    Introdução

    O Cubase possui funções de transporte de tonalidade para áudio, MIDI e partes de MIDI e instrumento e instrumento e para eventos de áudio. Essas funções permitem criar variações da música ou alterar a harmonia de um projeto inteiro ou apenas trechos do mesmo.

    O transporte de tonalidade pode ser aplicado em três níveis:
    • No projeto inteiro
    Quanto alteramos a tonalidade fundamental do projeto na barra de ferramentas da janela de projeto, todo o projeto terá sua tonalidade alterada (veja “Transportar a tonalidade fundamental do projeto”).
    • Em trechos do projeto
    Criando eventos de transporte de tonalidade na trilha transporte, podemos ajustar valores de transporte de tonalidade em diferentes seções do projeto (veja “Transportar seções de um projeto usando eventos de transporte de tonalidade”).
    • Em eventos ou partes individuais
    Quando selecionamos eventos ou partes individuais e alteramos seus valores de transporte de tonalidade na info line, podemos transportar tonalidades dessas partes ou eventos (veja “Transportar tonalidade de partes ou eventos individuais usando a info line”).


    As funções de transporte de tonalidade não alteram as notas MIDI em si mesmas, somente afetam a reprodução, ou seja, o transporte é realizado em tempo real, os dados gravados não são alterados.


    Além das funções de transporte de tonalidade descritas aqui, também podemos transportar a tonalidade de: todas as notas MIDI na trilhas selecionada usando os parâmetros MIDI (veja “Transporte de tonalidade”), as notas selecionadas usando o diálogo Transpose (veja “Transporte de tonalidade”), e trilhas MIDI usando efeitos MIDI (veja o documento “Referência de Plug-ins” que acompanha a instalação do Cubase).

    Transportar a tonalidade da música

    Nas seções a seguir serão descritas as diferentes possibilidades de transportar a tonalidade de música. Considere também que essas funções ou técnicas podem ser combinadas entre si. De qualquer forma, recomendamos que primeiro seja ajustada a tonalidade fundamental do projeto, antes de gravar os valores de transporte de tonalidade na trilha transpose.


    Em regra geral, ajustamos sempre a tonalidade fundamental, primeiro quando trabalhamos com conteúdo que possuam tonalidades fundamentais definidas.

    Transportar a tonalidade fundamental de um projeto inteiro

    A tonalidade fundamental que for especificada para um projeto será a referência que os eventos de áudio ou MIDI seguirão no projeto. Podemos, no entanto, excluir do transporte de tonalidade partes e eventos como por exemplo, a bateria e percussão (veja “O Ajuste de Transporte de Tonalidade Global”).

    Dependendo de estarmos usando eventos que já contenham informação sobre a tonalidade fundamenta ou não, o processo pode diferi ligeiramente.

    Caso os eventos já possuam informação de tonalidade fundamental

    Vamos supor que desejamos criar um projeto baseado em loops. Fazemos assim:

    1. Abra o MediaBay e arraste alguns loops para um projeto vazio, veja “Insertar os arquivos no projeto”.

    Para este exemplo vamos importar loops de áudio com diferentes tonalidades.

    2. Abra o menu de tonalidade fundamental na barra de ferramentas da janela de projeto e ajuste a tonalidade fundamental.

    Caso o menu Root Key não esteja visível, clique-direito na barra de ferramentas e seleciona a opção “Project Root Key” no menu que é apresentado. Por padrão não se especifica a tonalidade fundamental do projeto (“-”).


    O projeto inteiro será reproduzido com esta tonalidade. Para isso, os loops separados são transportados para que coincidam com a tonalidade fundamental do projeto. Por exemplo, caso se tenha importado um loop de baixo em Do Maior (C) e a tonalidade do projeto esteja em Mi Maior (E), o loop de baixo será transportado 4 semitons para cima.


    3. Com a tonalidade fundamental ajustada, grave alguma coisa de áudio ou MIDI.

    Os eventos gravados obterão a tonalidade fundamental do projeto.

    4. Depois de ter feito isso, se pode alterar a tonalidade fundamental do projeto e seus eventos obedecerão este transporte.


    Caso esteja trabalhando com bateria ou percussão, exclua-os do processo de transporte de tonalidade alterando o ajuste “Global Transpose” na info line para “Independent” (veja “O ajuste Global Transpose”).

    Caso os eventos não possuam informação de tonalidade fundamental

    Digamos que tenhamos criado um projeto gravando áudio e importando alguns loops MIDI, e desejamos fazer coincidir a tonalidade fundamental de todo o projeto com o registro de um determinado cantor.

    Fazemos assim:
    1. Abra o menu Project e selecione “Transpose” no submenu Add Track (ou clique-direito na lista de trilhas e selecione a opção correspondente no menu que é apresentado).

    É criada uma trilha Transpose. Somente pode haver uma trilhas Transpose em cada projeto.

    2. Ajuste o projeto na tonalidade fundamental desejada selecionando a opção correspondente no menu Root Key na barra de ferramentas da janela do projeto.

    3. Clique-direito na trilha Transpose na lista de trilhas e selecione “Set root key for unassigned events” no menu que é apresentado.
    Isso irá estabelecer a tonalidade fundamental do projeto para todas as partes ou eventos que não possuam nenhuma informação sobre a tonalidade fundamental.

    Esta opção somente estará disponível caso se tenha estabelecido uma tonalidade fundamental do projeto.

    ___________________________________________________________

    Capítulo IX
    Marcadores

    Introdução

    Os marcadores são usados para localizar determinadas posições rapidamente. Se estivermos sempre precisando saltar a um determinado ponto do projeto, melhor é inserir um marcador nesta posição. Também podemos usar marcadores para realizar seleções de faixas/trechos (veja “Usando marcadores para realizar seleções de faixa na janela do projeto”) ou para realizar zoom (veja “Zoom em marcadores cycle”). Os marcadores se encontram na trilha de marcadores.


    Existem dois tipos de marcadores: marcadores de posição e marcadores de ciclos.

    Marcadores de posição

    Como o próprio nome indica, os marcadores de posição permite salvar uma posição específica. Os marcadores de posição na trilha de marcador são mostrados como eventos de marcador: linhas verticais com a descrição do marcador (caso esteja atribuída) e um número ao seu lado. Caso uma trilha de marcadores seja selecionada, serão mostrados todos os marcadores no Inspector.

    Marcadores cycle (de ciclo)

    Criando marcadores de ciclo podemos salvar qualquer quantidade de posições de localizadores esquerdo e direito como posições de início e fina e recarregá-las depois clicando-duplo no marcador correspondente. Os marcadores de ciclo são mostrados em trilhas de marcadores como dois marcadores unidos por uma linha horizontal. Os marcadores de ciclo são ideais para salvar seções de um projeto. Definindo marcadores de ciclo para as seções de uma cação, por exemplo: “Intro”, “Refrão”, e “Chorus”, podemos navegar rapidamente às seções da canção e repetir a seção ativando o botão Cycle na barra de transporte.

    Usando marcadores de ciclo

    Os marcadores de ciclo representam faixas/trechos do projeto. Portanto podemos usá-los para mover os localizadores esquerdo e direito:
    • Caso clique-duplo em um marcador de ciclo ou o selecione no menu Cycle na lista de trilhas, os localizadores esquerdo e direito são deslocadas de forma que compreendam o marcador de ciclo.

      Agora é possível mover a posição do cursor de projeto para o início ou final do marcador de ciclo movendo-o para o localizador correspondente (por exemplo, usando as teclas [1] e [2] do teclado numérico).

    Editar marcadores de ciclo usando ferramentas

    Os marcadores de ciclo podem ser editados sobre as trilhas de marcadores usando as seguintes ferramentas (a opção Snap é levada em consideração):


    Ferramenta
    Uso
    Object Selection
    Arraste o manipulador de início ou de final de um marcadores de ciclo com a ferramenta Object Selection para alterar suas posições de início ou final, ou arraste a borda superior para mover todo o marcador de ciclo. Clique-duplo em um marcador de ciclo para estabelecer os localizadores esquerdo e direito.
    Selection Region
    Clique-duplo em um marcador de ciclo – isto cria uma faixa de seleção que compreende todas as trilhas do projeto. Também podemos selecionar uma faixa de marcador de ciclo e pressionar [Ctrl]/[Command]-[X] para recortar ou dividir um marcador de ciclo.
    Pencil
    Pressione [Ctrl]/[Command] e use a ferramenta Draw para criar novos marcadores de ciclo.
    Eraser
    Clique com a ferramenta Eraser (Borracha) para eliminar um marcador de ciclo. Caso mantenha pressionado [Alt]/[Option] enquanto clica, também serão apagados todos os marcadores consecutivos.

    Na janela de Marcador podemos abrir o menu Functions e selecionar as opções “Set marker start to cursor” e “Set marker end to cursor” para estabelecer a posição do cursor no início ou final do marcador de ciclo selecionado na lista de marcadores.

    Zoom em marcadores de ciclo

    • Quando selecionamos um marcador de ciclo no menu Zoom, é feita a ampliação no visor de eventos para compreender somente a faixa selecionada (veja “Presets de zoom e marcadores de ciclo”).
    • Também podemos fazer zoom pressionando [Alt]/[Option] e clicando-duplo no marcador de ciclo no visor de eventos.

    A janela Marcador (Marker)


    Na janela de marcadores podemos ver e editar os marcadores. Os marcadores na trilha de marcadores são mostrados na lista de marcadores na ordem em que vão aparecendo no projeto.

    Para abrir a janela Marker, temos as seguintes possibilidades:
    • Abra o menu Project e selecione “Markers”.
    • Clique no botão Show na seção marker da barra de transporte.
    • Use um atalho de teclado (que por padrão é [Ctrl]/[Command]-[M]).

    O menu Type

    • Selecionando uma opção no menu Type especificamos quais marcadores (marcadores de posição, marcadores de ciclo, ou todos) devem ser mostrados na lista de marcadores.

    Adicionar, mover, e eliminar marcadores

    • Para selecionar um marcador, clique nele na janela Marker.
    • Para editar um marcador que esteja selecionado, clique nele.
    Selecione vários marcadores com [Shift]-clique ou [Ctrl]/[Command]-clique neles.
    • Para adicionar um marcador de posição, abra o menu Functions e selecione a opção “Insert Marker”.
    Será adicionado um marcador de posição na posição atual do cursor de projeto, na trilha de marcador.
    • Para adicionar um marcador de ciclo, abra o menu Functions e selecione a opção “Insert Cycle Marker”.
    Isto adiciona um marcador de ciclo entre os localizadores esquerdo e direito na trilha de marcadores.
    • Para mover um ou mais marcadores para uma posição específica, posicione o cursor de projeto nesta posição, selecione os marcadores, e selecione “Move Markers to Cursor” no menu Functions.
    Também podemos deslocar marcadores digitando a nova posição numericamente na coluna Position. Caso um marcador de ciclo esteja selecionado, a operação Move afeta a posição de início do marcador de ciclo.
    • Para eliminar um marcador de ciclo, selecione-o e selecione a opção “Remove Marker” no menu Functions. 

    ____________________________________________________________

    Capítulo X
    MixConsole

    Visão Geral



    O MixConsole oferece um ambiente comum para produzir mixagens em estéreo ou surround. Permite controlar o nível, o pan, o estado solo/mute, etc. Tanto em canais de áudio como em canais MIDI. Além disso, é o ambiente adequado para configurar o roteamento de entrada e saída de várias trilhas ou canais de uma vez só.

    O MixConsole permite adaptar o fluxo de trabalho de mixagem de forma a se adequar melhor à sua visão criativa e artística.

    Abrir MixConsole

    Para abrir o MixConsole temos as seguintes opções:
    • No menu Devices, selecione MixConsole.
    • Na barra de ferramentas da janela de projeto, clique no botão Opem MixConsole.


    => Caso este botão não esteja visível, ative a opção “Media & MixConsole Windows” no menu de contexto (clique-direito) da barra de ferramentas.

    • Pressione [F3].

    As seções do MixConsole

    A seção de faders é o coração do MixConsole. Sempre está visível e mostra todos os canais na ordem em que aparecem na lista de trilhas. Para mais informação sobre os diferentes tipos de trilhas, veja “Trilhas”.


    • Para mostra/ocultar as demais seções do MixConsole, clique no botão “Set up Window Layout” na barra de ferramentas e ative ou desative as opções correspondentes.



    Seção
    Descrição
    Channel Selector
    No Seletor de Canal, podemos configurar a visibilidade e posições dos canais da seção fader. Para mais informação, veja “Seletor de Canal”.
    Channel Overview
    Na Vista Geral de Canal são mostrados todos os canais como caixas. Podemos usar a Vista Geral de Canal para navegar para outros canais e para selecioná-los.
    Meter Bridge
    O Medidor Bridge permite monitorar os níveis dos canais, veja “Ajustar o volume no MixConsole”.
    Equalizer Curve
    A seção Curva de EQ permite desenhar uma curva de equalização. Clique no visor de curva para abrir uma vista maior onde se possa editar os pontos da curva.
    Channel Racks
    A seção Racks de Canais pode ser configurada para que apresente mais controles de canal, caso seja necessário. Para mais informação, veja “Mostrar Racks”.
    Notepad
    Na seção Bloco de Notas, podemos digitar notas e comentários sobre um canal. Cada canal possui seu próprio bloco de notas. Para mais informação veja “Adicionar notas”.
    Pictures
    Abre a seção Pictures onde podemos adicionar uma imagem no canal selecionado. As imagens podem ser úteis, já que nos ajudam a identificar rapidamente os canais no MixConsole. Para mais informação, veja “Adicionar imagens”.
    Control Room/Meter
    Abre a seção Control Room/Meter. Para mais informação, veja “Control Room” e “Medidores”.

    Configurar MixConsole

    O MixConsole possui potentes funções para configurar o ambiente de mixagem e adaptá-lo exatamente as necessidades e ao fluxo de trabalho pessoal de cada um. Podemos configurar o MixConsole para monitores de tamanho grande, assim como para dispositivos portáteis, centrando-se somente nas seções e canais que realmente sejam necessários.

    Além disso, podemos salvar e voltar a carregar diferentes configurações como presets.

    => Caso esteja trabalhando com mais de um monitor, você poderá ativar o modo de tela completa. Abra o menu que está abaixo da barra de ferramentas e ative uma das opções disponíveis. Para sair do modo de tela completa, desative a opção novamente.

    __________________________________________________________________



    Para conhecer nossa loja virtual e os nossos produtos - Clique Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.