Volume
II
Configurar
e trabalhar com projetos.
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A janela de projeto
A janela de projeto é a janela
principal do Cubase. Ela nos dá uma visão geral do projeto, nos permitindo
navegar e realizar uma edição em grande escala. Cada projeto possui uma janela
de projeto.
A janela de projeto está dividida
verticalmente em trilhas, com uma timeline que transcorre horizontalmente da
esquerda para direita. Os seguintes tipos de trilha estão disponíveis:
Audio
- Para gravar e reproduzir eventos e partes de áudio. Cada trilha de áudio
possui seu correspondente canal no MixConsole. Uma trilha de áudio pode
ter uma quantidade indeterminada de trilhas de automação para automatizar
parâmetros dos canais, ajustes de efeitos inseridos e de envio, etc.
Folder (Pasta)
- As trilhas de pasta funcionam como containers para outras trilhas,
facilitando a organização e gestão da estrutura de trilhas. Também permitem
editar várias trilhas de uma só vez, veja “Organizar trilhas em trilhas de
pasta”.
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=>
Certifique-se de clicar-direito sobre uma aba do Inspector e não sobre uma
área vazia abaixo do mesmo, já que isso irá abrir o menu de contexto.
O Inspector contém os controles que
podem ser encontrados na lista de trilhas, e alguns botões e parâmetros
adicionais. A seguir, estes ajustes e diferentes seções são detalhados.
Auto Fade (Botão de Ajustes de Fades)
- Abre um diálogo onde podemos realizar ajustes individuais de fades
automáticos para a trilha de áudio, veja “Ajustar Fades Automáticos em trilhas
individuais”.
Edit Channel Settings (Editar
Configurações de Canal) - Abre a janela de Configurações de
Canal da trilha, permitindo ver e ajustar efeitos, EQ, etc. (veja “Usar
Configurações de Canal”).
Volume
– Usamos para ajustar o nível da trilha. Quando alteramos este ajuste o fader
dessa trilha se moverá na janela MixConsole, e vice versa. Veja
“Ajustar o volume no MixConsole” para aprender mais sobre
o ajuste de níveis.
Pan
– Usamos para ajusta o panorama da trilha. Como com o ajuste de volume, este
também se corresponde com o ajuste de pan do MixConsole.
Delay
- Realiza ajustes sobre a posição temporal de reprodução da trilha de áudio. Os
valores positivos atrasam a reprodução enquanto que os negativos os adiantarão.
Os valores são ajustados em milissegundos.
Input Routing (Roteamento de Entrada)
- Permite especificar o bus de entrada ou entrada MIDI da trilha. Veja
“Configurar buses” para informação sobre os buses de entrada.
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Podemos adicionar qualquer quantidade
de trilhas de régua no projeto, e posicioná-las conforme a necessidade,
arrastando-as para cima ou para baixo na lista de trilhas. Cada uma das réguas
pode mostrar um formato de visualização diferente.
•
Para selecionar um formato de
visualização numa trilha de régua, clique sobre seu nome na lista de trilhas e
selecione uma opção no menu que é apresentado.
Observe que as trilhas de régua são
totalmente independentes da régua de visualização de eventos principal, assim
como as réguas e visores de posição nas outras janelas. Isto implica em:
•
Cada trilha de régua do projeto possui
seu próprio formato de visualização.
•
As trilhas de régua não são afetadas
pelo ajuste de formato de visualização no diálogo Project Setup (veja “O
diálogo Project Setup (Configuração de Projeto)”).
•
As trilhas de régua não são afetadas
se alterarmos o formato de visualização global do visor de tempo principal na
barra de transporte.
=> As trilhas de régua são afetadas pela
opção “Show Timecode Subframe” no
diálogo Preferences (página Transport).
A
função Snap (Ajustar)
A função Snap ajuda a encontrar as
posições exatas quando editamos na janela de projeto. Isso é feito através da
restrição dos movimentos horizontais e forçando certas posições. As operações
afetadas pela função Snap incluem: deslocar, copiar,
desenhar, redimensionar, dividir, selecionar trechos, etc.
•
Podemos ativar ou desativar a função Snap
clicando no botão Snap na barra de ferramentas.
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Este diálogo contém as seguintes
opções:
Project Name
(Nome de Projeto) – Aqui digitamos um nome para o projeto se quisermos alterar
o padrão (o nome do projeto atual).
Keep Current Project Active
(Manter o Projeto Atual Ativo) - Quando esta opção está ativada, o projeto
atual será o projeto ativo depois de clicarmos em OK. Se, ao invés disso,
desejarmos alterar para a nova cópia de segurança do projeto, desativamos esta
opção.
Minimize Audio Files
(Minimizar arquivos de áudio) – Caso esteja ativada, somente serão incluídas as
porções de arquivos de áudio usadas no projeto. Isto pode reduzir
significativamente o tamanho da pasta de projeto (caso estejamos usando apenas
pequenos trechos de arquivos grandes), mas também significa que não poderemos
usar outros trechos que não esses se continuarmos trabalhando com o projeto em
sua nova pasta.
Freeze Edits
(Congelar Modificações) - Realiza operações de congelamento de modificações, fazendo
com que todo o processamento e efeitos que acontecem em tempo real sejam
gravados de forma permanente em cada clip do Pool., veja “Congelar
Modificações”.
Remove Unused Files
(Suprimir Arquivos não utilizados) – Quando ativada, somente os arquivos do Pool
que estejam atualmente em uso no projeto, serão salvos na nova pasta.
Do Not Back up Video
(Não Fazer Cópia de Segurança do Vídeo) - Quando está ativada, nenhum dos clips
de vídeo da trilha de vídeo ou do Pool do projeto atual serão
incluídos na cópia de segurança.
3. Faça os ajustes desejados.
4. Clique em OK.
Um cópia do projeto será salva na nova
pasta. O projeto original não é afetado.
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Isto é útil
para visualizar passagens de áudio que tenham pouco volume.
Aviso
Para
obter uma leitura aproximada do nível dos eventos de áudio visualizando suas
formas de onda, devemos nos certificar que este deslizador esteja
completamente abaixado. De outro modo, as formas de onda ampliadas poderão
ser confundidas com áudio distorcido.
|
•
Caso ativemos a opção “Quick
Zoom (Zoom rápido)” no diálogo Preferences (página Editing),
o conteúdo de partes e eventos não será redesenhado constantemente quando
realizarmos o zoom manualmente.
Ao invés
disso, os conteúdos serão redesenhados no momento em que deixarmos de alterar o
zoom – ativamos esta esta opção caso os refrescos de tela sejam lentos.
O menu à esquerda do zoom horizontal
permite selecionar, criar e organizar presets de zoom. Estes presets são muito
úteis caso desejemos estabelecer diferentes ajustes de zoom (p. ex., um em que
o projeto inteiro seja mostrado na janela de projeto e outro com um fator de
zoom muito alto para uma edição detalhada). Com este menu, também podemos fazer
zoom sobre a área existente entre os marcadores de ciclo do projeto.
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Esses botões deslocam os eventos
selecionados para a esquerda ou para direita. A quantidade de deslocamento
depende do formato de visualização selecionado (veja “O diálogo Project Setup
(Configuração de Projeto)”) e do valor configurado no menu Grid.
Aviso
Quando
usamos a ferramenta Range Selection
(Selecionar Faixa), os botões Nudge
deslocam a faixa selecionada (veja “Mover e duplicar”).
|
=>
Os botões Nudge não estão visíveis
por padrão na barra de ferramentas. Podemos decidir quais elementos queremos
que fiquem visíveis clicando-direito na barra de ferramentas e ativando a
correspondente opção no menu de contexto (veja “Os menus contextuais de
configuração”).
• Usando os atalhos de teclado Seta
Pra Cima/Seta pra Baixo, que encontramos na categoria Nudge
do diálogo Key Commands (Comandos de Teclado). Estes comandos permitem
deslocar um ou mais eventos (exceto as partes de pastas) para cima ou para
baixo, até a trilha mais próxima.
Deslocar para cima/para baixo não cria
novas trilhas: Caso não exista nenhuma trilha de destino do mesmo tipo que a
trilha do evento que está sendo deslocado, nada acontecerá.
Exceções
• Caso selecionemos eventos no modo Lane
Display,
estes eventos são deslocados para a pista superior ou inferior.
• Caso selecionemos eventos MIDI no Editor
In-Place,
os eventos MIDI serão deslocados para cima ou para baixo.
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