titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sábado, 15 de junho de 2013

LAÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL CUBASE 7 - CONFIGURAR E TRABALHAR COM PROJETOS

PREVIEW - MANUAL CUBASE 7 - CONFIGURAR E TRABALHAR COM PROJETOS



Volume II
Configurar e trabalhar com projetos.
www.musicaudio.net

__________________________________

A janela de projeto

Uma visão geral da janela de projeto
A janela de projeto é a janela principal do Cubase. Ela nos dá uma visão geral do projeto, nos permitindo navegar e realizar uma edição em grande escala. Cada projeto possui uma janela de projeto. 


A janela de projeto está dividida verticalmente em trilhas, com uma timeline que transcorre horizontalmente da esquerda para direita. Os seguintes tipos de trilha estão disponíveis:

Audio - Para gravar e reproduzir eventos e partes de áudio. Cada trilha de áudio possui seu correspondente canal no MixConsole. Uma trilha de áudio pode ter uma quantidade indeterminada de trilhas de automação para automatizar parâmetros dos canais, ajustes de efeitos inseridos e de envio, etc.

Folder (Pasta) - As trilhas de pasta funcionam como containers para outras trilhas, facilitando a organização e gestão da estrutura de trilhas. Também permitem editar várias trilhas de uma só vez, veja “Organizar trilhas em trilhas de pasta”.
__________________________________


=> Certifique-se de clicar-direito sobre uma aba do Inspector e não sobre uma área vazia abaixo do mesmo, já que isso irá abrir o menu de contexto.

Seções do Inspector
O Inspector contém os controles que podem ser encontrados na lista de trilhas, e alguns botões e parâmetros adicionais. A seguir, estes ajustes e diferentes seções são detalhados.

Auto Fade (Botão de Ajustes de Fades) - Abre um diálogo onde podemos realizar ajustes individuais de fades automáticos para a trilha de áudio, veja “Ajustar Fades Automáticos em trilhas individuais”.

Edit Channel Settings (Editar Configurações de Canal) - Abre a janela de Configurações de Canal da trilha, permitindo ver e ajustar efeitos, EQ, etc. (veja “Usar Configurações de Canal”).

Volume – Usamos para ajustar o nível da trilha. Quando alteramos este ajuste o fader dessa trilha se moverá na janela MixConsole, e vice versa. Veja “Ajustar o volume no MixConsole” para aprender mais sobre o ajuste de níveis.

Pan – Usamos para ajusta o panorama da trilha. Como com o ajuste de volume, este também se corresponde com o ajuste de pan do MixConsole.

Delay - Realiza ajustes sobre a posição temporal de reprodução da trilha de áudio. Os valores positivos atrasam a reprodução enquanto que os negativos os adiantarão. Os valores são ajustados em milissegundos.

Input Routing (Roteamento de Entrada) - Permite especificar o bus de entrada ou entrada MIDI da trilha. Veja “Configurar buses” para informação sobre os buses de entrada. 
__________________________________

Podemos adicionar qualquer quantidade de trilhas de régua no projeto, e posicioná-las conforme a necessidade, arrastando-as para cima ou para baixo na lista de trilhas. Cada uma das réguas pode mostrar um formato de visualização diferente.
  
•       Para selecionar um formato de visualização numa trilha de régua, clique sobre seu nome na lista de trilhas e selecione uma opção no menu que é apresentado. 



Observe que as trilhas de régua são totalmente independentes da régua de visualização de eventos principal, assim como as réguas e visores de posição nas outras janelas. Isto implica em:

•       Cada trilha de régua do projeto possui seu próprio formato de visualização.
•       As trilhas de régua não são afetadas pelo ajuste de formato de visualização no diálogo Project Setup (veja “O diálogo Project Setup (Configuração de Projeto)”).
•       As trilhas de régua não são afetadas se alterarmos o formato de visualização global do visor de tempo principal na barra de transporte.

=> As trilhas de régua são afetadas pela opção “Show Timecode Subframe” no diálogo Preferences (página Transport).

A função Snap (Ajustar)
A função Snap ajuda a encontrar as posições exatas quando editamos na janela de projeto. Isso é feito através da restrição dos movimentos horizontais e forçando certas posições. As operações afetadas pela função Snap incluem: deslocar, copiar, desenhar, redimensionar, dividir, selecionar trechos, etc.
•       Podemos ativar ou desativar a função Snap clicando no botão Snap na barra de ferramentas. 
 __________________________________


Este diálogo contém as seguintes opções:

Project Name (Nome de Projeto) – Aqui digitamos um nome para o projeto se quisermos alterar o padrão (o nome do projeto atual).

Keep Current Project Active (Manter o Projeto Atual Ativo) - Quando esta opção está ativada, o projeto atual será o projeto ativo depois de clicarmos em OK. Se, ao invés disso, desejarmos alterar para a nova cópia de segurança do projeto, desativamos esta opção.

Minimize Audio Files (Minimizar arquivos de áudio) – Caso esteja ativada, somente serão incluídas as porções de arquivos de áudio usadas no projeto. Isto pode reduzir significativamente o tamanho da pasta de projeto (caso estejamos usando apenas pequenos trechos de arquivos grandes), mas também significa que não poderemos usar outros trechos que não esses se continuarmos trabalhando com o projeto em sua nova pasta.

Freeze Edits (Congelar Modificações) - Realiza operações de congelamento de modificações, fazendo com que todo o processamento e efeitos que acontecem em tempo real sejam gravados de forma permanente em cada clip do Pool., veja “Congelar Modificações”.

Remove Unused Files (Suprimir Arquivos não utilizados) – Quando ativada, somente os arquivos do Pool que estejam atualmente em uso no projeto, serão salvos na nova pasta.

Do Not Back up Video (Não Fazer Cópia de Segurança do Vídeo) - Quando está ativada, nenhum dos clips de vídeo da trilha de vídeo ou do Pool do projeto atual serão incluídos na cópia de segurança.

3. Faça os ajustes desejados.

4. Clique em OK.

Um cópia do projeto será salva na nova pasta. O projeto original não é afetado.
 __________________________________

Isto é útil para visualizar passagens de áudio que tenham pouco volume. 



Aviso
Para obter uma leitura aproximada do nível dos eventos de áudio visualizando suas formas de onda, devemos nos certificar que este deslizador esteja completamente abaixado. De outro modo, as formas de onda ampliadas poderão ser confundidas com áudio distorcido.

•       Caso ativemos a opção “Quick Zoom (Zoom rápido)” no diálogo Preferences (página Editing), o conteúdo de partes e eventos não será redesenhado constantemente quando realizarmos o zoom manualmente.

Ao invés disso, os conteúdos serão redesenhados no momento em que deixarmos de alterar o zoom – ativamos esta esta opção caso os refrescos de tela sejam lentos.

Presets de zoom e marcadores de ciclo
O menu à esquerda do zoom horizontal permite selecionar, criar e organizar presets de zoom. Estes presets são muito úteis caso desejemos estabelecer diferentes ajustes de zoom (p. ex., um em que o projeto inteiro seja mostrado na janela de projeto e outro com um fator de zoom muito alto para uma edição detalhada). Com este menu, também podemos fazer zoom sobre a área existente entre os marcadores de ciclo do projeto. 
 __________________________________

Esses botões deslocam os eventos selecionados para a esquerda ou para direita. A quantidade de deslocamento depende do formato de visualização selecionado (veja “O diálogo Project Setup (Configuração de Projeto)”) e do valor configurado no menu Grid




Aviso
Quando usamos a ferramenta Range Selection (Selecionar Faixa), os botões Nudge deslocam a faixa selecionada (veja “Mover e duplicar”).

=> Os botões Nudge não estão visíveis por padrão na barra de ferramentas. Podemos decidir quais elementos queremos que fiquem visíveis clicando-direito na barra de ferramentas e ativando a correspondente opção no menu de contexto (veja “Os menus contextuais de configuração”).

•     Usando os atalhos de teclado Seta Pra Cima/Seta pra Baixo, que encontramos na categoria Nudge do diálogo Key Commands (Comandos de Teclado). Estes comandos permitem deslocar um ou mais eventos (exceto as partes de pastas) para cima ou para baixo, até a trilha mais próxima.

Deslocar para cima/para baixo não cria novas trilhas: Caso não exista nenhuma trilha de destino do mesmo tipo que a trilha do evento que está sendo deslocado, nada acontecerá.

Exceções

•    Caso selecionemos eventos no modo Lane Display, estes eventos são deslocados para a pista superior ou inferior.
•    Caso selecionemos eventos MIDI no Editor In-Place, os eventos MIDI serão deslocados para cima ou para baixo. 

 __________________________________

Para adquirir o Manual Cubase 7 - Configurar e trabalhar com projetos em português no formato PDF - Clique Aqui.