PROCESSAMENTO
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Capítulo 40
Plug-ins AudioSuite
Vamos ver como
funcionam os plug-ins AudioSuite no Pro Tools. Eles são utilizados para
processar e modificar os arquivos de áudio no disco rígido. O processamento
AudioSuite pode ser aplicado em tempo real ou em renderizado em regiões de
áudio selecionadas na sessão. De acordo com a configuração de um plug-in,
podemos alterar um arquivo de áudio original ou criar outro completamente novo
a partir do original.
Caso necessite de mais informação sobre
plug-ins AudioSuite que fazem parte do pacote Pro Tools, veja o Guia de
plug-ins de áudio.
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Os plug-ins TDM e
RTAS processam o áudio através da reprodução ou através de uma trilha. Esses
plug-ins funcionam em modo não destrutivo e em tempo real. Para obter mais
informação sobre o uso de plug-ins em tempo real e inserções de hardware em
trilhas, veja “Módulos adicionais e inserções de hardware”.
Menu AudioSuite
Os plug-ins
AudioSuite são acessado pelo menu AudioSuite. Podem ser organizados através das
opções Flat List (ordenamento alfabético), Category, Manufacturer ou Category
and Manufacturer.
Para mais
informação, veja “Organização do menu de plug-ins”.
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Para abrir uma janela de plug-in
AudioSite:
1 Selecione a
região ou regiões de áudio que deseja processar.
2 No menu
AudioSuite, selecione o plug-in desejado.
Seleção e plug-in AudioSuite
Janela AudioSuite
Quando selecionamos
um plug-in no menu AudioSuite, é aberta a janela AudioSuite. Nessa janela
flutuante podemos editar os controles do plug-in AudioSuite selecionado.
Janela AudioSuite do EQ III 1-Band
Cabeçalho da janela AudioSuite
O cabeçalho da
janela AudioSuite possui controles para alterar os plug-ins AudioSuite, para
definir presets e nos indica como está sendo aplicado o processamento
AudioSite.
Seletor de plug-in AudioSuite
Neste menu
selecionamos qualquer plug-in AudioSuite instalado na pasta Plug-Ins. Os
plug-ins são enumerados no menu do seletor de plug-ins em função da opção
Organize Plug-Ins Menu By da página Display de Preferences.
Referência de seleção
Este menu aplica o
processamento escolhido nas regiões selecionadas em um lista de reprodução ou
em uma trilha de áudio, ou em regiões selecionadas na lista de regiões.
Quando selecionamos
uma região na tela (em uma lista de reprodução, ou em uma lista de regiões), o
Pro Tools normalmente selecionar a região em ambos os casos. No entanto, como é
possível que desejemos processar somente em um deles, este menu permite limitar
o processamento AudioSuite em regiões selecionadas em uma das áreas.
Menu de referência de seleção
(nele vemos o plug-in Invert)
Playlist Aplica o processamento AudioSuite nas regiões da timeline (listas de
reprodução em trilhas de áudio). As regiões processadas também aparecem na
lista de regiões.
Region List Aplica o processamento AudioSuite unicamente nas regiões selecionadas
na lista de regiões. O processamento não é aplicado em regiões da timeline
(listas de reprodução nas trilhas de áudio).
Caso a opção Use In Playlist esteja
habilitada além de Region List no menu Selection Reference, o processamento é
aplicado na região selecionada tanto na lista de reprodução como na lista de
regiões.
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Use In Playlist
Este botão
determina se o processamento AudioSuite todos os casos em que apreçam as
regiões selecionadas em todas as posições da sessão, ou somente quando se trata
dos casos das regiões selecionadas atualmente.
Use in Playlist desativado Quando Use in Playlist está desabilitado, na
lista de regiões é adicionada uma nova versão processada da região selecionada.
Em nenhuma parte de sessão não se substitui, nem se escreve nenhuma região
original.
Use in Playlist ativado, Reference
= Region List Quando se habilita Use in Playlist e o menu de referência de
seleção esteja configurado em Region List, todas as cópias da região
selecionada são substituídas em todos as posicões da sessão.
Use In Playlist activado, Reference = Playlist Quando se habilita Use in Playlist e o menu de
referência de seleção esteja configurado em Playlist, somente são substituídas
as regiões selecionadas nas trilhas presentes na janela Edit. Caso a sessão
inclua outras cópias da região usadas em outras listas de reprodução, essas
cópias da região original sem processar não são substituídas.
Caso o menu de referência esteja configurado
em Region List, o botão Playlist é desativado de forma automática para
eveitar substituir de forma inadvertida todos os casos em que aparece uma
região em uma sessão.
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O recurso Elastic Audio oferece funções de compressão e expansão de tempo (TCE) por trilhas em tempo real e renderizado, e modificação de afinação (transporte) por região. O Elastic Audio utiliza algoritmos de altíssima qualidade para detectar transientes, análise de pulso e tempo, assim como algoritmos de processamento TCE em tempo real e de alterações de tonalidade. Permite transportar de forma rápida e fácil a afinação das regiões de áudio e ajustar o andamento (ajuste de pulsos) do arquivo de áudio à atribuição de andamento da sessão. Também permite controlar a detecção de transientes e o processamento TCE evento a evento.
Capítulo 41
ELASTIC AUDIO
O recurso Elastic Audio oferece funções de compressão e expansão de tempo (TCE) por trilhas em tempo real e renderizado, e modificação de afinação (transporte) por região. O Elastic Audio utiliza algoritmos de altíssima qualidade para detectar transientes, análise de pulso e tempo, assim como algoritmos de processamento TCE em tempo real e de alterações de tonalidade. Permite transportar de forma rápida e fácil a afinação das regiões de áudio e ajustar o andamento (ajuste de pulsos) do arquivo de áudio à atribuição de andamento da sessão. Também permite controlar a detecção de transientes e o processamento TCE evento a evento.
Com o Elastic
Audio, o Pro Tools analisa arquivos de áudio completos em busca de eventos
transientes. Um evento pode ser um golpe de bateria, uma nota cantada ou um
acorde de uma guitarra, por exemplo.
Estes eventos
detectados podem ser usados como pontos de controle para deformar o áudio. O
Pro Tools pode deformar eventos de áudio (TCE) automaticamente, como o ajuste
automático do áudio da sessão ou quantizar eventos de áudio.
O usuário pode
deformá-lo manualmente com as ferramentas de edição da vista de deformação.
Trabalhar com loops
Se trabalhamos com
loops, o Elastic Audio permite obter uma prévia dos loops nos navegadores
DigiBase no andamento original (BPM) ou no andamento (tempo) da sessão (BPM).
Inclusive podemos obter um preview do loop enquanto reproduzimos a sessão. Quando
encontrarmos o loop que desejamos, basta arrastá-lo do navegador e soltá-lo na
sessão.
O loop é ajustado
automaticamente à atribuição de tempo da sessão e à grade Bar|Beat.
Posteriormente,
podemos manipular e ajustar e transportar também a região de forma a ajustar a
afinação de outros loops da sessão.
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Desabilitação de trilhas Elastic
Audio
Para desabilitar Elastic Audio numa
trilha:
1 No seletor de
plug-ins Elastic Audio, selecione None – Disable Elastic Audio.
2 Caso a trilha
tenha algum processamento baseado em Elastic Audio, o sistema solicita que
selecionemos Cancel, Revert ou Commit.
Cancel Deixa habilitado o Elastic Audio na trilha.
Revert Elimina o processamento Elastic Audio, devolve as regiões da trilha à
sua duração original e desabilita o Elastic Audio da trilha.
Commit Renderiza e atribui os processamentos Elastic Audio da trilha, grva
novos arquivos no disco e desabilita o Elastic Audio da trilha.
Regiões atribuídas
As regiões que
foram atribuídas, seja através da desabilitação do Elastic Audio em uma trilha
ou movendo uma região para uma trilha sem ter habilitado o Elastic Audio, são
gravadas no disco como arquivos de áudio novos. Estes novos arquivos de áudio
incluem o áudio na região, fades, e 5 segundos adicionais de áudio antes e
depois da região.
Desabilitação Elastic Audio e listas
de reprodução alternativas
Caso desabilitemos
o Elastic Audio em uma trilha, esta desabilitação afeta todas as listas de
reprodução da trilha. Todas as listas de reprodução da trilha são atribuídas ou
voltam ao estado original em função da opção que for escolhida.
Controles de trilhas Elastic Audio
As trilhas de áudio
oferecem controles para habilitar Elastic Audio, selecionar o plug-in Elastic
Audio e selecionar o processamento em tempo real ou renderizado Elastic Audio.
Controles de trilhas Elastic
Audio
Seletor de plug-ins Elastic Audio Seleciona o plug-in Elastic Audio para o
processamento Elastic Audio (veja “Plug-ins Elastic Audio”). Também podemos
utilizar o seletor de plug-ins Elastic Audio para desabilitar o processamento
Elastic Audio e para selecionar o processamento em tempo real ou renderizado
(veja “Processamento Elastic Audio em tempo real e renderizado”).
Botão de plug-in Elastic Audio Mostra o nome do plug-in Elastic Audio
selecionado. Clicamos neste botão para abrir a janela Elastic Audio Plug-In
(veja “Plug-ins Elastic Audio”).
Indicador de processamento em tempo real ou
renderizado Se ilumina quando
o processamento Elastic Audio é efetuado em tempo real e fica apagado quando é
renderizado (veja “Processamento Elastic Audio em tempo real e renderizado”).
Vistas de trilha Elastic Audio
Existem duas vistas de trilha especiais
para as trilhas habilitadas com Elastic Audio: deformação
e análise.
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Indicador de recorte de picos de
região
(Somente em processamento renderizado)
Visto que o
processamento Elastic Audio renderizado não é feito em temo real, este
processamento não informa a existência de recorte de picos devido ao
processamento Elastic Audio na janela Elastic Audio Plug-in.
Em contrapartida,
quando o recorte de picos acontece devido a um processamento Elastic Audio
renderizado, a região mostra um indicador de recorte de picos de processamento
Elastic Audio no lado esquerdo do indicador de deformação.
Para evitar recorte
de picos durante a reprodução, abaixe o valor de Input Gain da região na janela
Elastic Properties (veja “Janela Elastic Properties”).
Plug-ins Elastic Audio
O Pro Tools tem
vários algoritmos para processamento Elastic Audio baseado em trilhas em tempo
real e renderizado. O plug-in Elastic Audio selecionado determina como se
processa o áudio. Cada plug-in utiliza diferentes algoritmos para o
processamento. Alguns algoritmos se adaptam melhor aos diferentes tipos de
arquivo de áudio. Selecionamos o plug-in cujo algoritmo seja o mais apropriado
para o material da trilha que desejamos processar.
Os plug-ins Elastic
Audio dispõem de seu próprio seletor, que somente fica disponível na janela
Edit. Não podemos inserir plug-ins Elastic Audio nos inserts de trilha.
Os plug-ins Elastic
Audio quase não possuem parâmetros para serem ajustados. Os controles
ajustáveis, se houver, ficam disponíveis na janela Elastic Audio Plug-in. Os
parâmetros dos plug-ins Elastic Audio não podem ser automatizados.
Para abrir uma janela Elastic Audio
Plug-in:
- Clique no botão de plug-in Elastic Audio.
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Marcadores Elastic Audio na vista de
deformação
Na vista de
deformação podemos ver três tipos de marcadores: marcadores de evento,
marcadores de deformação e marcadores de deformação gerados por eventos de
tempo. Utilizamos os marcadores de evento e os marcadores de deformação como
pontos de controle para aplicar o processamento Elastic Audio.
Marcadores Elastic Audio na
vista de deformação
Marcadores de evento
Os marcadores de
evento indicam os eventos de áudio detectados ou criados manualmente. Somente
são mostrados na vista de deformação e na vista de análise. Na vista de
deformação, os marcadores de evento aparecem como linhas verticais cinza que
não chegam nem na parte inferior, nem na superior da trilha. Com a ferramenta
mão da vista de deformação podemos arrastar marcadores de evento para aplicar
vários tipos de deformação, caso os marcadores de deformação também estejam
presentes na região. Na vista de deformação não podemos adicionar, alterar de
lugar nem eliminar marcadores de evento. Utilizamos a vista de análise para
editar marcadores de evento (veja“Edição na vista de análise”.
A visualização
dos marcadores de evento depende do zoom horizontal. Caso o zoom esteja muito
afastado, os marcadores de evento não são vistos. Portanto, para ver os
marcadores de evento devemos aproximar o zoom.
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Visualização do indicador de
deformação
O indicador de
deformação das regiões Elastic Audio pode ser mostrada e ocultado.
Para alternar a visualização do
indicador de deformação nas regiões Elastic Audio:
- Selecione ou anule a seleção de View > Region > Processing State.
Processamento fora de faixa
O Pro Tools permite
aplicar quantidades extrema de processamento Elastic Audio. Com estes extremos,
no entanto, é muito possível sair da faixa de processamento do plug-in Elastic
Audio selecionado. Quando isso ocorre, é possível que não sejam processados
todos os samples corretamente e que podem haver interrupções momentâneas do
áudio.
A faixa válida para
processamento TCE Elastic Audio é de 1/4× a 4× para todos os plug-ins Elastic
Audio com exceção de X-Form, que admite de 1/8× a 8×. Um TCE menor ou maior que
estas faixas é considerado como “fora da faixa”.
Quando temos um
processamento fora de faixa, a seção da região de áudio que está fora da faixa fica
em vermelho. No entanto, podemos aplicar o processamento Elastic Audio, mas o
sistema nos avisa através da alteração de cor, que o fator TCE fica fora da
faixa normal de processamento Elastic Audio.
Fator TCE fora da faixa (em
vermelho)
A opção TCE Factor da
janela Elastic Properties admite faixas extremas de 1–9999%. No entanto,
qualquer valor fora da faixa 25–400% será considerado como “fora da faixa” e
fica em vermelho.
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Pitch Shift (somente Polyphonic, Rhythmic e X-Form)
A propriedade Pitch
Shift da janela Elastic Properties permite alterar a altura (afinação) de
regiões inteiras nas trilhas habilitadas para Elastic Audio com os plug-ins
Polyphonic, Rhythmic e X-Form. Podemos aplicar a
alteração de altura em tempo real ou em modo renderizado em semitons e
centésimos por +/– 2 oitavas.
Alteração de altura baseada em região
Elastic Audio
(somente
Polyphonic, Rhythmic e X-Form)
Além das funções de
compressão e expansão de tempo Elastic Audio, também podemos alterar a afinação
de regiões de áudio completas em semitons e centésimos na faixa de +/– 2
oitavas.
O transporte de altura Elastic Audio não é
compatível com o algoritmo Monophonic. No entanto, se alterarmos para o plug-in
Monophonic depois de alterar a afinação com outro plug-in, os metadados de
afinação são preservados.
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O transporte de tonalidaElastic Audio não
pode ser aplicado em regiões em loop ou em grupos de regiões.
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Para alterar a altura de uma região:
1 Certifique-se que
a região ou regiões que deseja transportar se encontrem em trilhas habilitadas
Elastic Audio (com o algoritmo Polyphonic, Rhythmic ou X-Form).
2 Com a ferramenta
mão ou seleção, selecione a região de audio cuja altura (afinação) deseja
alterar. Somente são afetadas as regiões que estejam totalmente selecionadas.
3 Abra a janela
Elastic Properties para a região.
4 Ajuste a opção
Pitch Shift aumentando (“+”) ou diminuindo (“-”) a quantidade de semitons e
centésimos.
Janela Elastic Properties
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Capítulo 42
Para abrir uma página da janela Event
Operations:
Para abrir a última página ativa da
janela Event Operations:
Para aplicar um comando Event Operations,
realize um destes procedimentos:
Para desfazer um comando na janela
Event Operations:
Uso da janela Event Operations
Para abrir a janela Quantize:
Capítulo 42
Operações com Eventos
O recurso Event
Operations permite transformar vários eventos como grupos de notas MIDI, tempos
de início ou pontos de sincronização de regiões de áudio e regiões completas.
Janela Event Operations
A janela Event
Operations possui comandos para transformar a altura (afinação) o timing e o
fraseado de grupos de notas MIDI. As
opções Quantize y Restore Performance também podem ser aplicadas nos tempos
iniciais (ou pontos de sincronismo) e nos eventos Elastic Audio. A opção
Transpose também pode ser aplicada em regiões inteiras nas trilhas em que
Elastic Audio esteja habilitado.
A janela Event
Operations possui nove páginas, uma para cada comando Event Operations.
- Quantize
- Restore Performance
- Flattem Performance
- Change Velocity
- Change Duration
- Transpose
- Select/Split Notes
- Input Quantize
- Step Input
A janela Event Operations pode ser deixada
aberta. Ela nos dá rápido acesso para aplicar um comando ou para testar
diferentes opções para um comando em particular.
Também podemos aplicar quantização, duração, delay e transporte MIDI
de forma não destrutiva, através das propriedades MIDI em tempo real. Veja “Propriedades MIDI em tempo real”.
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Para abrir uma página da janela Event
Operations:
- Use o comando Event > Event Operations, seguido de uma das opções Event Operations (como Quantize, por exemplo).
Janela Event Operations
(página Quantize)
Para abrir a última página ativa da
janela Event Operations:
- Use o comando Event > Event Operations > Event Operations.
Para
abrir a janela Event Operations, pressione Option+3 (Mac) ou Alt+3 (Windows).
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Caso a janela Event Operations já esteja
aberta, no menu da parte superior da janela podemos selecionar uma das
páginas.
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Para aplicar um comando Event Operations,
realize um destes procedimentos:
- Clique em Apply ou pressione Enter no teclado numérico. Isto aplicará o comando e deixará a janela aberta em primeiro plano.
- ou então -
- Pressione a tecla Enter no teclado alfanumérico (Windows) ou Retunr (Mac) para aplicar o comando e fechar a janela.
Quando usamos as janela Event Operations e
MIDI Real-Time Properties simultaneamente, os comandos Event Operations são
aplicados nos dados MIDI reais. Os dados da janela MIDI Real- Time Properties
continuam sendo aplicados sobre os dados MIDI reais.
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Para desfazer um comando na janela
Event Operations:
- Use o comando Edit > Undo.
Uso da janela Event Operations
Utilizamos os
seguintes métodos para configurar as opções na janela Event Operations:
- Para deslocar para frente ou para trás pelos campos, pressione as teclas Tab ou Shift+Tab.
- Aumentamos ou diminuímos os incrementos dos campos selecionados com as teclas de seta Para cima/Para baixo. Para deslocar com rapidez, mantenha pressionada essas teclas.
- Utilizamos a função de arrasto para cima ou para baixo em um campo selecionado para alterar o seu valor.
- Pressionamos a tecla Control (Windows) ou Command (Mac) enquanto ajustamos os controles deslizantes para obter uma melhor resolução.
- Nos campos de altura e velocity selecionados, reproduzimos uma nota no teclado controlador MIDI para introduzi-la de forma automática.
- A alteração de um valor de um controle concreto (por exemplo, a porcentagem de Swing na janela Quantize) habilita o controle automaticamente.
Comando Quantize
O comando Quantize
da janela Event Operations pode ser aplicado nas notas MIDI, regiões de áudio e
eventos Elastic Audio. Para MIDI, a quantização ajusta as posições e durações
das notas MIDI para melhorar o compassamento ou para conseguir um ¨sentimento¨
com certo ritmo em particular. Para as regiões de áudio, a quantização ajusta
os tempos de início (ou pontos de sincronismo) das regiões de áudio. Com
Elastic Audio, a quantização é ajustada na posição dos eventos transientes
detectados e aplicar o processamento Elastic Audio caso corresponda.
A janela Quantize
de Event Operations permite aplicar a grade de quantização em função de valores
rítmicos (como uma semicolcheia) ou quantização de groove em função dos
templates (modelos) de Groove. A quantização de grade e a quantização de groove
apresentam algumas opções um pouco diferentes.
Os comandos
Quantize Event Operation e Quantize to Grid podem ser usados para quantizar
regiões. Cada comando, no entanto, apresenta também uma utilização adicional
específica.
Utilizamos o
comando Quantize to Grid (Region > Quantize to Grid) para ajustar os pontos
de início (ou pontos de sincronismo) das regiões selecionadas. O comando Quantize
to Grid pode ser aplicado tanto em regiões MIDI como em regiões de áudio (veja
“Quantização de regiões na grade de quantização”).
A opção Quantize de
Event Operations, por outro lado, pode ser aplicada em notas MIDI e em eventos
Elastic Audio em separado além dos pontos de início da região de áudio
(oupontos de sincronismo). Algumas notas ou eventos podem ser movidos para trás
no tempo, e outras podem ser avançadas. No caso das notas MIDI, algumas podem
ser cortadas, outras aumentadas, e existem notas que podem ser mais afetadas
que outras.
Também podemos quantizar as entradas MIDI,
veja “Comando Input Quantize”.
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A configuração da janela Quantize é salva com
cada sessão. Para armazenar a configuração favorita como preset e usá-la em
sessões posteriores, salve-a como parte de um template de uma sessão (veja
“Modelos (tamplates) de sessão”).
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Para abrir a janela Quantize:
- Selecione Event > Event Operations > Quantize.
Para abrir a janela Quantize, pressione as
teclas Option+0 (Mac) ou Alt+0 (Windows).
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Para selecionar a quantização de
grade:
- Selecione um valor de nota no menu Quantize Grid.
- No menu Quantize Grid, selecione um template de Groove.
Grade de quantização
A janela Quantize
permite aplicar uma grade quantização quando selecionamos um valor rítmico
concreto no menu Quantize Grid. Podemos aplicar uma quantização de groove
quando selecionamos um template de Groove no menu Quantize. Para mais
informação sobre o modo de quantização de groove, veja “Quantização de groove”.
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