titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sexta-feira, 28 de junho de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL PRO TOOLS 10 - PROCESSAMENTO




PROCESSAMENTO

WWW.MUSICAUDIO.NET

____________________

Capítulo 40


Plug-ins AudioSuite

Vamos ver como funcionam os plug-ins AudioSuite no Pro Tools. Eles são utilizados para processar e modificar os arquivos de áudio no disco rígido. O processamento AudioSuite pode ser aplicado em tempo real ou em renderizado em regiões de áudio selecionadas na sessão. De acordo com a configuração de um plug-in, podemos alterar um arquivo de áudio original ou criar outro completamente novo a partir do original.

Caso necessite de mais informação sobre plug-ins AudioSuite que fazem parte do pacote Pro Tools, veja o Guia de plug-ins de áudio.

Os plug-ins TDM e RTAS processam o áudio através da reprodução ou através de uma trilha. Esses plug-ins funcionam em modo não destrutivo e em tempo real. Para obter mais informação sobre o uso de plug-ins em tempo real e inserções de hardware em trilhas, veja “Módulos adicionais e inserções de hardware”.

Menu AudioSuite

Os plug-ins AudioSuite são acessado pelo menu AudioSuite. Podem ser organizados através das opções Flat List (ordenamento alfabético), Category, Manufacturer ou Category and Manufacturer.

Para mais informação, veja “Organização do menu de plug-ins”.

Para abrir uma janela de plug-in AudioSite:

1 Selecione a região ou regiões de áudio que deseja processar.
2 No menu AudioSuite, selecione o plug-in desejado.

Seleção e plug-in  AudioSuite

Janela AudioSuite

Quando selecionamos um plug-in no menu AudioSuite, é aberta a janela AudioSuite. Nessa janela flutuante podemos editar os controles do plug-in AudioSuite selecionado.

Janela AudioSuite do EQ III 1-Band

Cabeçalho da janela AudioSuite

O cabeçalho da janela AudioSuite possui controles para alterar os plug-ins AudioSuite, para definir presets e nos indica como está sendo aplicado o processamento AudioSite.



Seletor de plug-in AudioSuite

Neste menu selecionamos qualquer plug-in AudioSuite instalado na pasta Plug-Ins. Os plug-ins são enumerados no menu do seletor de plug-ins em função da opção Organize Plug-Ins Menu By da página Display de Preferences.


Referência de seleção
Este menu aplica o processamento escolhido nas regiões selecionadas em um lista de reprodução ou em uma trilha de áudio, ou em regiões selecionadas na lista de regiões.

Quando selecionamos uma região na tela (em uma lista de reprodução, ou em uma lista de regiões), o Pro Tools normalmente selecionar a região em ambos os casos. No entanto, como é possível que desejemos processar somente em um deles, este menu permite limitar o processamento AudioSuite em regiões selecionadas em uma das áreas.

   Menu de referência de seleção (nele vemos o plug-in Invert)

Playlist Aplica o processamento AudioSuite nas regiões da timeline (listas de reprodução em trilhas de áudio). As regiões processadas também aparecem na lista de regiões.

Region List Aplica o processamento AudioSuite unicamente nas regiões selecionadas na lista de regiões. O processamento não é aplicado em regiões da timeline (listas de reprodução nas trilhas de áudio).

Caso a opção Use In Playlist esteja habilitada além de Region List no menu Selection Reference, o processamento é aplicado na região selecionada tanto na lista de reprodução como na lista de regiões.

Use In Playlist

Este botão determina se o processamento AudioSuite todos os casos em que apreçam as regiões selecionadas em todas as posições da sessão, ou somente quando se trata dos casos das regiões selecionadas atualmente.

Use in Playlist desativado Quando Use in Playlist está desabilitado, na lista de regiões é adicionada uma nova versão processada da região selecionada. Em nenhuma parte de sessão não se substitui, nem se escreve nenhuma região original.

Use in Playlist ativado, Reference = Region List Quando se habilita Use in Playlist e o menu de referência de seleção esteja configurado em Region List, todas as cópias da região selecionada são substituídas em todos as posicões da sessão.

Use In Playlist activado, Reference = Playlist Quando se habilita Use in Playlist e o menu de referência de seleção esteja configurado em Playlist, somente são substituídas as regiões selecionadas nas trilhas presentes na janela Edit. Caso a sessão inclua outras cópias da região usadas em outras listas de reprodução, essas cópias da região original sem processar não são substituídas.

Caso o menu de referência esteja configurado em Region List, o botão Playlist é desativado de forma automática para eveitar substituir de forma inadvertida todos os casos em que aparece uma região em uma sessão.



    ____________________

Capítulo 41 

ELASTIC AUDIO


O recurso Elastic Audio oferece funções de compressão e expansão de tempo (TCE) por trilhas em tempo real e renderizado, e modificação de afinação (transporte) por região. O Elastic Audio utiliza algoritmos de altíssima qualidade para detectar transientes, análise de pulso e tempo, assim como algoritmos de processamento TCE em tempo real e de alterações de tonalidade. Permite transportar de forma rápida e fácil a afinação das regiões de áudio e ajustar o andamento (ajuste de pulsos) do arquivo de áudio à atribuição de andamento da sessão. Também permite controlar a detecção de transientes e o processamento TCE evento a evento.

Com o Elastic Audio, o Pro Tools analisa arquivos de áudio completos em busca de eventos transientes. Um evento pode ser um golpe de bateria, uma nota cantada ou um acorde de uma guitarra, por exemplo.

Estes eventos detectados podem ser usados como pontos de controle para deformar o áudio. O Pro Tools pode deformar eventos de áudio (TCE) automaticamente, como o ajuste automático do áudio da sessão ou quantizar eventos de áudio.

O usuário pode deformá-lo manualmente com as ferramentas de edição da vista de deformação.

Trabalhar com loops

Se trabalhamos com loops, o Elastic Audio permite obter uma prévia dos loops nos navegadores DigiBase no andamento original (BPM) ou no andamento (tempo) da sessão (BPM). Inclusive podemos obter um preview do loop enquanto reproduzimos a sessão. Quando encontrarmos o loop que desejamos, basta arrastá-lo do navegador e soltá-lo na sessão.

O loop é ajustado automaticamente à atribuição de tempo da sessão e à grade Bar|Beat.

Posteriormente, podemos manipular e ajustar e transportar também a região de forma a ajustar a afinação de outros loops da sessão.  
____________________

Desabilitação de trilhas Elastic Audio

Para desabilitar Elastic Audio numa trilha:

1 No seletor de plug-ins Elastic Audio, selecione None – Disable Elastic Audio.
2 Caso a trilha tenha algum processamento baseado em Elastic Audio, o sistema solicita que selecionemos Cancel, Revert ou Commit.
Cancel Deixa habilitado o Elastic Audio na trilha.
Revert Elimina o processamento Elastic Audio, devolve as regiões da trilha à sua duração original e desabilita o Elastic Audio da trilha.
Commit Renderiza e atribui os processamentos Elastic Audio da trilha, grva novos arquivos no disco e desabilita o Elastic Audio da trilha.

Regiões atribuídas

As regiões que foram atribuídas, seja através da desabilitação do Elastic Audio em uma trilha ou movendo uma região para uma trilha sem ter habilitado o Elastic Audio, são gravadas no disco como arquivos de áudio novos. Estes novos arquivos de áudio incluem o áudio na região, fades, e 5 segundos adicionais de áudio antes e depois da região.

Desabilitação Elastic Audio e listas de reprodução alternativas

Caso desabilitemos o Elastic Audio em uma trilha, esta desabilitação afeta todas as listas de reprodução da trilha. Todas as listas de reprodução da trilha são atribuídas ou voltam ao estado original em função da opção que for escolhida.

Controles de trilhas Elastic Audio

As trilhas de áudio oferecem controles para habilitar Elastic Audio, selecionar o plug-in Elastic Audio e selecionar o processamento em tempo real ou renderizado Elastic Audio.
Controles de trilhas Elastic Audio


Seletor de plug-ins Elastic Audio Seleciona o plug-in Elastic Audio para o processamento Elastic Audio (veja “Plug-ins Elastic Audio”). Também podemos utilizar o seletor de plug-ins Elastic Audio para desabilitar o processamento Elastic Audio e para selecionar o processamento em tempo real ou renderizado (veja “Processamento Elastic Audio em tempo real e renderizado”).

Botão de plug-in Elastic Audio Mostra o nome do plug-in Elastic Audio selecionado. Clicamos neste botão para abrir a janela Elastic Audio Plug-In (veja “Plug-ins Elastic Audio”).

Indicador de processamento em tempo real ou renderizado Se ilumina quando o processamento Elastic Audio é efetuado em tempo real e fica apagado quando é renderizado (veja “Processamento Elastic Audio em tempo real e renderizado”).

Vistas de trilha Elastic Audio

Existem duas vistas de trilha especiais para as trilhas habilitadas com Elastic Audio: deformação e análise.
      ____________________

Indicador de recorte de picos de região

(Somente em processamento renderizado)
Visto que o processamento Elastic Audio renderizado não é feito em temo real, este processamento não informa a existência de recorte de picos devido ao processamento Elastic Audio na janela Elastic Audio Plug-in.

Em contrapartida, quando o recorte de picos acontece devido a um processamento Elastic Audio renderizado, a região mostra um indicador de recorte de picos de processamento Elastic Audio no lado esquerdo do indicador de deformação.

Para evitar recorte de picos durante a reprodução, abaixe o valor de Input Gain da região na janela Elastic Properties (veja “Janela Elastic Properties”).


Plug-ins Elastic Audio

O Pro Tools tem vários algoritmos para processamento Elastic Audio baseado em trilhas em tempo real e renderizado. O plug-in Elastic Audio selecionado determina como se processa o áudio. Cada plug-in utiliza diferentes algoritmos para o processamento. Alguns algoritmos se adaptam melhor aos diferentes tipos de arquivo de áudio. Selecionamos o plug-in cujo algoritmo seja o mais apropriado para o material da trilha que desejamos processar.

Os plug-ins Elastic Audio dispõem de seu próprio seletor, que somente fica disponível na janela Edit. Não podemos inserir plug-ins Elastic Audio nos inserts de trilha.

Os plug-ins Elastic Audio quase não possuem parâmetros para serem ajustados. Os controles ajustáveis, se houver, ficam disponíveis na janela Elastic Audio Plug-in. Os parâmetros dos plug-ins Elastic Audio não podem ser automatizados.

Para abrir uma janela Elastic Audio Plug-in:

  •         Clique no botão de plug-in Elastic Audio.
Botão de plug-in Elastic Audio
                                                                  
    ____________________

Marcadores Elastic Audio na vista de deformação

Na vista de deformação podemos ver três tipos de marcadores: marcadores de evento, marcadores de deformação e marcadores de deformação gerados por eventos de tempo. Utilizamos os marcadores de evento e os marcadores de deformação como pontos de controle para aplicar o processamento Elastic Audio.


Marcadores Elastic Audio na vista de deformação

Marcadores de evento

Os marcadores de evento indicam os eventos de áudio detectados ou criados manualmente. Somente são mostrados na vista de deformação e na vista de análise. Na vista de deformação, os marcadores de evento aparecem como linhas verticais cinza que não chegam nem na parte inferior, nem na superior da trilha. Com a ferramenta mão da vista de deformação podemos arrastar marcadores de evento para aplicar vários tipos de deformação, caso os marcadores de deformação também estejam presentes na região. Na vista de deformação não podemos adicionar, alterar de lugar nem eliminar marcadores de evento. Utilizamos a vista de análise para editar marcadores de evento (veja“Edição na vista de análise”.


A visualização dos marcadores de evento depende do zoom horizontal. Caso o zoom esteja muito afastado, os marcadores de evento não são vistos. Portanto, para ver os marcadores de evento devemos aproximar o zoom.
     ____________________

Visualização do indicador de deformação

O indicador de deformação das regiões Elastic Audio pode ser mostrada e ocultado.

Para alternar a visualização do indicador de deformação nas regiões Elastic Audio:

  • Selecione ou anule a seleção de View > Region > Processing State. 

Processamento fora de faixa

O Pro Tools permite aplicar quantidades extrema de processamento Elastic Audio. Com estes extremos, no entanto, é muito possível sair da faixa de processamento do plug-in Elastic Audio selecionado. Quando isso ocorre, é possível que não sejam processados todos os samples corretamente e que podem haver interrupções momentâneas do áudio.

A faixa válida para processamento TCE Elastic Audio é de 1/4× a 4× para todos os plug-ins Elastic Audio com exceção de X-Form, que admite de 1/8× a 8×. Um TCE menor ou maior que estas faixas é considerado como “fora da faixa”.

Quando temos um processamento fora de faixa, a seção da região de áudio que está fora da faixa fica em vermelho. No entanto, podemos aplicar o processamento Elastic Audio, mas o sistema nos avisa através da alteração de cor, que o fator TCE fica fora da faixa normal de processamento Elastic Audio.
Fator TCE fora da faixa (em vermelho)

A opção TCE Factor da janela Elastic Properties admite faixas extremas de 1–9999%. No entanto, qualquer valor fora da faixa 25–400% será considerado como “fora da faixa” e fica em vermelho.
                   ____________________

Pitch Shift (somente Polyphonic, Rhythmic e X-Form)

A propriedade Pitch Shift da janela Elastic Properties permite alterar a altura (afinação) de regiões inteiras nas trilhas habilitadas para Elastic Audio com os plug-ins Polyphonic, Rhythmic e X-Form. Podemos aplicar a alteração de altura em tempo real ou em modo renderizado em semitons e centésimos por +/– 2 oitavas.

Alteração de altura baseada em região Elastic Audio

(somente Polyphonic, Rhythmic e X-Form)
Além das funções de compressão e expansão de tempo Elastic Audio, também podemos alterar a afinação de regiões de áudio completas em semitons e centésimos na faixa de +/– 2 oitavas.

O transporte de altura Elastic Audio não é compatível com o algoritmo Monophonic. No entanto, se alterarmos para o plug-in Monophonic depois de alterar a afinação com outro plug-in, os metadados de afinação são preservados.

O transporte de tonalidaElastic Audio não pode ser aplicado em regiões em loop ou em grupos de regiões.

Para alterar a altura de uma região:

1 Certifique-se que a região ou regiões que deseja transportar se encontrem em trilhas habilitadas Elastic Audio (com o algoritmo Polyphonic, Rhythmic ou X-Form).
2 Com a ferramenta mão ou seleção, selecione a região de audio cuja altura (afinação) deseja alterar. Somente são afetadas as regiões que estejam totalmente selecionadas.
3 Abra a janela Elastic Properties para a região.
4 Ajuste a opção Pitch Shift aumentando (“+”) ou diminuindo (“-”) a quantidade de semitons e centésimos.

Janela Elastic Properties
                   ____________________

Capítulo 42

Operações com Eventos

O recurso Event Operations permite transformar vários eventos como grupos de notas MIDI, tempos de início ou pontos de sincronização de regiões de áudio e regiões completas.

Janela Event Operations
A janela Event Operations possui comandos para transformar a altura (afinação) o timing e o fraseado de  grupos de notas MIDI. As opções Quantize y Restore Performance também podem ser aplicadas nos tempos iniciais (ou pontos de sincronismo) e nos eventos Elastic Audio. A opção Transpose também pode ser aplicada em regiões inteiras nas trilhas em que Elastic Audio esteja habilitado.

A janela Event Operations possui nove páginas, uma para cada comando Event Operations.

  •        Quantize
  •        Restore Performance
  •        Flattem Performance
  •        Change Velocity
  •        Change Duration
  •        Transpose
  •        Select/Split Notes
  •        Input Quantize
  •        Step Input


A janela Event Operations pode ser deixada aberta. Ela nos dá rápido acesso para aplicar um comando ou para testar diferentes opções para um comando em particular.

Também podemos aplicar quantização, duração, delay e transporte MIDI de forma não destrutiva, através das propriedades MIDI em tempo real. Veja “Propriedades MIDI em tempo real”.
  

Para abrir uma página da janela Event Operations:

  •        Use o comando Event > Event Operations, seguido de uma das opções Event Operations (como Quantize, por exemplo).


Janela Event Operations (página Quantize)


Para abrir a última página ativa da janela Event Operations:

  •        Use o comando Event > Event Operations > Event Operations.


Para abrir a janela Event Operations, pressione Option+3 (Mac) ou Alt+3 (Windows).

Caso a janela Event Operations já esteja aberta, no menu da parte superior da janela podemos selecionar uma das páginas.
  

Para aplicar um comando Event Operations, realize um destes procedimentos:

  •        Clique em Apply ou pressione Enter no teclado numérico. Isto aplicará o comando e deixará a janela aberta em primeiro plano.


- ou então -

  •        Pressione a tecla Enter no teclado alfanumérico (Windows) ou Retunr (Mac) para aplicar o comando e fechar a janela.


Quando usamos as janela Event Operations e MIDI Real-Time Properties simultaneamente, os comandos Event Operations são aplicados nos dados MIDI reais. Os dados da janela MIDI Real- Time Properties continuam sendo aplicados sobre os dados MIDI reais.

Para desfazer um comando na janela Event Operations:

  •        Use o comando Edit > Undo.


Uso da janela Event Operations

Utilizamos os seguintes métodos para configurar as opções na janela Event Operations:
  • Para deslocar para frente ou para trás pelos campos, pressione as teclas Tab ou Shift+Tab.
  • Aumentamos ou diminuímos os incrementos dos campos selecionados com as teclas de seta Para cima/Para baixo. Para deslocar com rapidez, mantenha pressionada essas teclas.
  • Utilizamos a função de arrasto para cima ou para baixo em um campo selecionado para alterar o seu valor.
  • Pressionamos a tecla Control (Windows) ou Command (Mac) enquanto ajustamos os controles deslizantes para obter uma melhor resolução.
  •   Nos campos de altura e velocity selecionados, reproduzimos uma nota no teclado controlador MIDI para introduzi-la de forma automática.
  •  A alteração de um valor de um controle concreto (por exemplo, a porcentagem de Swing na janela Quantize) habilita o controle automaticamente.

Comando Quantize

O comando Quantize da janela Event Operations pode ser aplicado nas notas MIDI, regiões de áudio e eventos Elastic Audio. Para MIDI, a quantização ajusta as posições e durações das notas MIDI para melhorar o compassamento ou para conseguir um ¨sentimento¨ com certo ritmo em particular. Para as regiões de áudio, a quantização ajusta os tempos de início (ou pontos de sincronismo) das regiões de áudio. Com Elastic Audio, a quantização é ajustada na posição dos eventos transientes detectados e aplicar o processamento Elastic Audio caso corresponda.

A janela Quantize de Event Operations permite aplicar a grade de quantização em função de valores rítmicos (como uma semicolcheia) ou quantização de groove em função dos templates (modelos) de Groove. A quantização de grade e a quantização de groove apresentam algumas opções um pouco diferentes.

Os comandos Quantize Event Operation e Quantize to Grid podem ser usados para quantizar regiões. Cada comando, no entanto, apresenta também uma utilização adicional específica.

Utilizamos o comando Quantize to Grid (Region > Quantize to Grid) para ajustar os pontos de início (ou pontos de sincronismo) das regiões selecionadas. O comando Quantize to Grid pode ser aplicado tanto em regiões MIDI como em regiões de áudio (veja “Quantização de regiões na grade de quantização”).

A opção Quantize de Event Operations, por outro lado, pode ser aplicada em notas MIDI e em eventos Elastic Audio em separado além dos pontos de início da região de áudio (oupontos de sincronismo). Algumas notas ou eventos podem ser movidos para trás no tempo, e outras podem ser avançadas. No caso das notas MIDI, algumas podem ser cortadas, outras aumentadas, e existem notas que podem ser mais afetadas que outras.


Também podemos quantizar as entradas MIDI, veja “Comando Input Quantize”.

A configuração da janela Quantize é salva com cada sessão. Para armazenar a configuração favorita como preset e usá-la em sessões posteriores, salve-a como parte de um template de uma sessão (veja “Modelos (tamplates) de sessão”).

Para abrir a janela Quantize:

  •        Selecione Event > Event Operations > Quantize.


Para abrir a janela Quantize, pressione as teclas Option+0 (Mac) ou Alt+0 (Windows).



 Para selecionar a quantização de grade:
  •        Selecione um valor de nota no menu Quantize Grid.

 Para selecionar quantização de Groove:
  •        No menu Quantize Grid, selecione um template de Groove. 

Grade de quantização

A janela Quantize permite aplicar uma grade quantização quando selecionamos um valor rítmico concreto no menu Quantize Grid. Podemos aplicar uma quantização de groove quando selecionamos um template de Groove no menu Quantize. Para mais informação sobre o modo de quantização de groove, veja “Quantização de groove”.

                   ____________________



Para conhecer nossa loja virtual e os nossos produtos - Clique Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.