titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sexta-feira, 28 de junho de 2013

LAÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL CUBASE 7 - TRABALHAR COM TRILHAS E LANES (SUBTRILHAS) - GRAVAÇÃO

Volume III - Volume IV
Trabalhar com trilhas e lanes (subtrilhas) - Gravação
www.musicaudio.net


________________________________________

Adicionar trilhas
Para adicionar uma trilha no projeto, faça assim:

1. Abra o submenu “Add Track” do menu Project ou do menu de contexto da lista de trilhas.


2. Selecione um tipo de trilha.

Caso selecione a opção Audio, MIDI, Group ou Instrument no submenu Add Track, é aberto um diálogo, que permite inserir várias trilhas de uma só vez. Simplesmente entre com a quantidade de trilhas no campo Número.

      ·       Nas trilhas de áudio, MIDI, e Grupo, também podemos especificar um nome de trilha.

·       Nas trilhas de áudio e canal de grupo, a configuração de canais – mono, estéreo ou surround – podem ser ajustadas no menu de Configuração. 

        ________________________________________




·       Para alterar a altura de todas as trilhas simultaneamente, mantemos pressionado [Ctrl]/[Command] e redimensionamos uma das trilhas.

Caso “Snap Track Heights (Ajustar Alturas de Trilha)” esteja ativado no menu de Track Scale (Escalonamento de Trilhas (veja mais à frente), a altura da trilha alterará em incrementos fixos quando for redimensionada.

Aviso
Este comportamento se altera quando “Enlarge Selected Track (Expandir Trilha Selecionada)” está ativado no menu Edit (veja “Expandir Trilha Selecionada”).

·       Para ajustar a quantidade de trilha a serem vistas na janela de projeto, usamos o menu Track Scale(clicando na seta sobre o controle de zoom vertical).

A altura de trilha será ajustada para mostrar somente a quantidade de trilhas especificada no menu. Quando selecionamos “Zoom N Tracks (Zoom em N Trilhas)” no menu podemos ajustar manualmente a quantidade de trilha que encaixarão na janela de projeto.


________________________________________

O modo “Show Lanes (Mostras Lanes)” oferece um ambiente de trabalho muito agradável e nos dá uma boa visão geral de todas as tomadas. Caso ativemos o botão “Show Lanes (Mostrar Lanes)”, as tomadas gravadas são mostradas em subtrilhas (lanes) separadas.


As lanes (subtrilhas) são gerenciadas diferente, dependendo se estamos trabalhando com áudio ou com MIDI:

·       Áudio
Em cada trilha somente podemos reproduzir um único evento de áudio por vez, somente ouvir a tomada (take) que está ativada para reprodução, por exemplo, o último passo de gravação .

·       MIDI
Por sua vez, as tomadas (partes) MIDI sobrepostas podem ser reproduzidas. Caso tenha sido gravadas em modo “Mix-Stacked (Mixagem-Empilhado)”, ouviremos todas as tomadas de todas os passos do ciclo.
Organizar trilhas em trilhas de pasta

  ________________________________________

Criar trilhas de pasta

Colocar as trilhas em pastas é uma forma de estruturar e organizar as trilha na janela de projeto. Agrupando trilhas em trilhas de pasta, podemos colocá-las em solo e emudecê-las rapidamente e facilmente, e realizar edições em várias trilhas como se fosse uma só. As trilhas de pasta podem conter qualquer tipo de trilha, incluindo outras trilhas de pasta.


Trabalhar com trilhas de pasta

·       Criar uma trilha de pasta
No menu Project, abra o submenu “Add Track” e selecione “Folder”, ou então clique-direito na lista de trilha e selecione a opção“Add Folder Track” no menu de contexto.

·       Mover trilhas para uma pasta
Abra o menu Project e use o comando “Move Selected Tracks To New Folder (Mover Trilhas Selecionadas para uma Nova Pasta” do submenu Track folding, clique-direito na trilha na lista de trilhas e selecione o comando no menu de contexto o configure o  correspondente atalho de teclado (que se encontra na categoria Project  do diálogo Key Commands (Atalhos de Teclado).

  ________________________________________

Deter a gravação

Mais uma vez, esta ação pode ser feita de modo automático ou manual:

·       Se clicarmos no botão Stop na barra de transporte (ou usarmos o atalho de teclado correspondente, que por padrão é [0] do teclado numérico), a gravação é interrompida.

·       Se clicarmos no botão Record (ou usarmos o atalho de teclado correspondente, que por padrão é [*]), a gravação é interrompida, mas a reprodução continua em curso.

Isto é conhecido como “punch-out manual”.

·       Caso o botão Punch-out esteja ativado na barra de transporte, a gravação será desativada quando o cursor de projeto alcançar o localizador direito.

Isto se conhece como “punch-out automático”. Quando o combinamos com o punch-in automático, podemos especificar um trecho para gravar – o que é muito útil se queremos substituir um determinado trecho, gravando por cima (veja também “Parar depois de Punch-out Automático”).

           ________________________________________


Selecionar um bus de entrada para uma trilha

Aqui assumimos que os buses de entrada necessários foram adicionados e configurados (veja “Configurar buses”). Antes de gravar é necessário especificar de qual bus de entrada será gravada a trilha. Fazemos isso no Inspector ou no MixConsole.

·       No Inspector, selecionamos um bus de entrada no menu Input Routing (Roteamento de Entrada), na seção superior.

Tal e como está descrito em “Inspector”, o Inspector apresenta os ajustes da trilha que está selecionada.


·       No MixConsole, selecionamos um bus de entrada na seção Channel Racks.

Caso a seção Channels Rack não esteja sendo mostrada clique no botão “Show Channel Racks” na barra de ferramentas da MixConsole. Veja “Configurar MixConsole” para obter mais informações sobre o MixConsole.

           ________________________________________


Para adquirir o Manual Cubase 7 - Trabalhar com trilhas e lanes (subtrilhas) - Gravação em português no formato PDF - Clique Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.