Volume I
Configuração do sistema e programa.
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Esta é provavelmente a
configuração mais simples - quando tiver endereçado buses internos de entrada e
saída você poderá conectar sua fonte sonora (por exemplo, um microfone) na
interface de áudio e já poderá começar a gravar.
Entrada
e saída multicanal
O mais provável, de qualquer
forma, é que existam outros equipamentos que serão integrados ao Cubase, usando
vários canais de entrada e saída. Dependendo do equipamento que você tenha
disponível, existem dois procedimentos a seguir: usar uma mesa de mixagem
externa, ou usar o MixConsole do Cubase.
· Mixagem externa significa que
será necessário um hardware de mixagens com um grupo ou sistema de bus com o
qual alimentar as entradas da placa de áudio.
No
exemplo a seguir são utilizados quatro buses para alimentar os sinais das
entradas do hardware de áudio. As quatro saídas estão conectadas por sua vez no
mixer para monitorar e reproduzir. As outras entradas do mixer podem ser usadas
para conectar fontes sonoras, tais como: microfones,
instrumentos, etc.
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3. No menu Controlador ASIO, selecione seu driver de placa de áudio. Podem
existir várias opções que façam referência ao mesmo hardware. Depois de um
driver ter sido selecionado, ele será adicionado na lista de dispositivos.
Aviso
No
ambiente Windows, recomendamos que acesse o seu hardware com um driver ASIO
que tenha sido desenvolvido especificamente para o hardware. Caso não exista
instalado nenhum driver ASIO, é recomendado que seja feita uma verificação se
o fabricante do hardware de áudio não possua algum driver ASIO que possa ser
baixado pela internet. Em último caso use algum driver ASIO genérico que esteja
disponível.
|
4. Selecione o driver na lista
de dispositivos para abrir os ajustes do driver da placa de áudio.
5. Localize o painel de
controle da sua placa de áudio e realize os ajustes de acordo com as
recomendações do fabricante da placa.
· No Windows, abrimos o painel de
controle clicando no botão Control Panel.
· O painel de controle que é
aberto é o que é fornecido pelo fabricante da placa de áudio - no Cubase (a não
ser que esteja sendo utilizado um driver DirectX, veja mais à frente). Tudo
depende da marca, modelo e fabricante da placa de áudio.
· Os painéis de controle dos
drivers ASIO DirectX e ASIO Genérico de baixa latência (somente Windows) são
exceções, estes são fornecidos pela Steinberg e são descritos no próprio Help
do diálogo, que é aberto quando se clica no botão Help do diálogo. Veja também
as considerações sobre DirectX, mais à frente.
· No Mac OS X, o painel de
controle da placa de áudio é aberto quando se clica no botão “Open
Config App” da página de ajustes da placa de áudio, no diálogo Device
Setup.
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· Caso esteja sendo utilizado um
teclado MIDI master – daqueles que não produzem nenhum tipo de som – o MIDI
Thru do Cubase deve estar ativado da mesma forma, mas não devemos ter a
preocupação de ajustar Local On/Off nos instrumentos.
· O único caso em que o MIDI Thru
deve estar desativado é caso utilizemos o Cubase com apenas um teclado e este
não possa ser configurado em modo Local Off.
· O MIDI Thru estará ativo
somente para as trilhas MIDI que estejam preparadas para gravar e/ou não tenham
o botão de monitoração ativado. Veja “Gravação” para obter mais
informação.
Configurar as Portas MIDI no
Cubase
O diálogo Device Setup permite
configurar o sistema MIDI da seguinte forma:
=>
Quando alteramos os ajustes de portas MIDI no diálogo Device Setup,
as portas serão aplicadas automaticamente.
Mostrar
ou ocultar Portas MIDI
As portas MIDI ficam listadas
no diálogo Device Setup na página de MIDI Port Setup.
Quando clicamos na coluna “Visible” de uma entrada ou saída MIDI,
podemos especificar se será listada ou não nos menus MIDI do programa.
Se quisermos ocultar uma porta
MIDI que já esteja sendo utilizada por alguma trilha ou dispositivo MIDI, aparecerá
uma mensagem, que nos permite escolher entre ocultar – e desconectar – a porta
ou cancelar a operação ou manter a porta visível.
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VST Connections
Aqui iremos nos concentrar nos
ajustes que podemos realizar na janela VST Connections. Nela
podemos configurar os buses de entrada e saída, canais de grupo e efeitos,
efeitos externos, e instrumentos externos. Além disso, podemos usar esta janela
para configurar a Sala de Controle e acessar a Sala de Controle e acessar Sala
de Controle por si só.
Já que os buses de entrada e
saída são vitais para trabalhar no Cubase, boa parte desta seção se concentra
nos buses e esta também é a razão porque esta seção se encontra logo no início
deste manual. A forma de usar os buses é descrita com detalhes na seção
“Configurar o Roteamento”.
A janela VST Connections
A janela VST Connections é
acessada pelo menu Devices. Contém as seguintes abas:
- As abas de Inputs/Outputs
permitem ajustar e configurar os buses de entrada e saída, veja “Configurar
buses”.
- A aba Group/FX permite criar
canais/trilhas de grupo e FX (efeitos), assim como realizar ajustes para as
mesmas, veja “Configurar canais de grupo e FX”.
- A aba External FX permite
criar buses de efeitos de envio/retorno para conectar efeitos externos, e que
podem depois serem selecionados dentro do programa nos menus de efeitos. Para
mais informação, veja “Instrumentos/efeitos externos” e “Usar efeitos
externos”.
- A aba de External Instruments
permite criar buses de entrada/saída para conectar instrumentos externos. Para
mais informação, veja “Instrumentos/efeitos externos” e “VST Instruments e
trilhas de instrumento”.
- A aba Studio é onde podemos
ativar e configurar a Sala de Controle, veja “Configurar os canais da Control
Room”.
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2. Selecione uma configuração de canais no
submenu “Add Child Bus”.
Como podemos observar, podemos criar
sub-buses estéreo (dirigidos à vários pares de canais de alto-falantes no bus
surround) ou também buses em outros formatos de bus surround (com menos canais
que o bus superior).
O sub-bus criado fica disponível para
roteamento no MixConsole. É uma parte do bus surround ¨pai¨, o que significa
que não existe um canal independente para o mesmo.
Mesmo que os sub-buses sejam provavelmente
mais úteis como buses de saída, também podemos criar sub-buses dentro de um bus
de entrada surround - por exemplo, se quisermos gravar um par de canais estéreo
(como esquerda e direita frontais) do bus surround em uma trilha estéreo
separada.
Presets
Nas abas Inputs e Outputs
encontramos um menu Presets. Nele temos três tipos diferentes de
presets:
· Uma quantidade de de configurações padrão de buses.
· Presets criados automaticamente conforme a configuração
específica de hardware.
A cada vez que for iniciado, o Cubase
analisa as saídas e entradas físicas da placa de áudio, e cria uma quantidade
de presets dependentes do hardware com as seguintes configurações possíveis:
· Um bus estéreo.
· Várias combinações de buses mono e estéreo.
· Uma quantidade determinada de buses mono.
· Um bus 5.1 (caso possua 6 ou mais entradas).
· Várias combinações de buses 5.1 e estéreo (caso possua 6 ou mais
entradas).
· Várias combinações de buses 5.1 e mono caso possua 6 ou mais
entradas).
· Seus próprios presets de usuário que podem ser salvos clicando
no botão Store (símbolo “+”) para que possam ser utilizados
posteriormente.
Para suprimir um preset salvo, selecione-o
e clique no botão Delete (símbolo “-”).
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