titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Nova linha de caixas acústicas amplificadas


Yamaha DXR
Nova linha de caixas acústicas amplificadas

 (Divulgação)
Desenvolvidas com a colaboração da NEXO, a proposta da nova linha de caixas amplificadas Yamaha DXR é oferecer ótima qualidade sonora com níveis altos de SPL em caixas compactas e funcionais.

A série DXR é composta de quatro modelos amplificados do tipo full-range (8", 10", 12" e 15"), indicados para sonorização de pequenos espetáculos, monitoração ou aplicações simples de amplificação. As caixas foram projetadas para operar perfeitamente integradas aos subwoofers DXS, ampliando assim o desempenho nas frequências mais graves.


Todos os modelos utilizam a tecnologia de sintonia FIR-X, com filtros FIR de fase linear na rede de crossover, que otimiza simultaneamente as respostas de frequência e de fase e permite o alinhamento no tempo dos transdutores de frequências baixas e altas. De acordo com a Yamaha, isto permite criar uma resposta plana na região de crossover, resultando em melhor clareza e imagem sonora em relação aos crossovers comuns. Os sinais são processados em 48 bits por um processador de alto desempenho e todos os modelos empregam conversores AD e DA de 24 bits com alta relação sinal/ruído e ampla faixa dinâmica.

O painel posterior das caixas DXR contém um mixer de três entradas, uma para microfone ou linha e duas para sinais de linha, cada uma com seu próprio controle de volume. A entrada de microfone possui conector XLR e dispõe de um filtro automático de corte de graves, enquanto as entradas de linha permitem receber sinais em mono ou estéreo (são mixados para mono) em pares de conectores de 1/4" e RCA. O mixer dispõe também de uma saída THRU, que sai com o sinal da entrada 1, e uma saída LINK, que sai com uma mixagem das três entradas e que permite passar a mixagem para outra caixa, ideal em sistemas LR compactos. Para esta finalidade existe a função LINK MODE, que possibilita selecionar a operação do sistema para mono ou estéreo. Para a operação com subwoofers, existe um filtro de HPF que permite selecionar o corte dos graves nas caixas em 100 Hz ou 120 Hz.



As caixas DXR dispõem de um sistema de compressão multibandas chamado de D-CONTOUR, que permite obter um som potente e consistente em todos os níveis. Esse sistema monitora constantemente a saída em várias bandas de frequências e calcula os ajustes adequados de EQ para cada uma. O D-CONTOUR possibilita a otimização através de duas opções de ajuste: no modo FOH/MAIN, as frequências mais baixas são reforçadas para compensar a perda nos graves que geralmente ocorre quando se usam caixas suspensas ou montadas em pedestais; no modo MONITOR, a operação da caixa é otimizada para o posicionamento no chão, reduzindo os graves que sobressaem por causa das reflexões no piso. Segundo a Yamaha, esses processamentos foram estabelecidos depois de inúmeros testes de audição efetuados com técnicos de som, até chegar-se a uma configuração de compressor multibandas que pudesse atuar dinamicamente e proporcionar uma sonoridade consistente e sem distorções em qualquer nível sonoro.

Todos os modelos são equipados com amplificadores classe D otimizados especificamente para os falantes e drivers usados nas caixas, proporcionando uma potência total de 1100 W e produzindo até 133 dB de SPL. De acordo com o fabricante, a resposta extremamente rápida dos amplificadores a transientes e a fonte de alimentação cheveável (100V a 240V) de alta eficiência contribuem para o alto desempenho das caixas.

Os alto-falantes de graves e médios utilizam bobinas de 2.5" nos modelos DXR12 e DXR15 e de 2" nos modelos DXR8 e DXR10. Para as frequências altas são usados drivers de compressão de 1.4" montados em cornetas, com ângulo de cobertura de 90° x 60° e diretividade constante, visando obter uma cobertura sem irregularidades até 20 kHz.

As caixas são construídas em gabinetes rígidos de ABS, com tela de aço e alças de alumínio. O design simétrico dos gabinetes dos modelos DXR12 e DXR15 permite que eles sejam colocados deitados no piso, tanto de um lado quanto de outro, de forma a permitir um arranjo simétrico de duas caixas e assim produzir um campo sonoro mais coerente para a monitoração do músico no palco. Ainda no que se refere ao design, o orifício na parte inferior das caixas possui duas posições (0° e 7°), o que permite ajustar a caixa no pedestal com a inclinação apropriada para melhor cobertura. Além disso, as caixas dispõem de pontos de içamento para uso com argola rosqueada.


Mais informações: Yamaha
Distribuidor no Brasil: Yamaha Musical do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.