titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sábado, 14 de abril de 2012

Mutable Instruments: 4-Pole Mission

Olivier Gillet (criador e mentor da Mutable Instruments) não para um segundo. Lançou o Shruthi-1, um sintetizador duofônico (analógico virtual + digital), com filtros totalmente analógicos (em 8 variáveis diferentes), criou também o Sidekick, o companheiro perfeito para converter o Shruthi-1 em um dispositivo capaz de criar sons bastante experimentais.
Recentemente desenvolveu também o MIDIpal, uma ferramenta de multiuso para tratar sinais MIDI. Esta ferramenta nos oferece diversas possibilidades: ferramentas compositivas, gerador de mensagens MIDI e diversos utilitários MIeceDI adicionais. É completamente configurável mediante “programas de usuário” que nós mesmos podemos desenvolver, criando regras de filtragem, transformação ou mapeamento com facilidade (a interface é muito simples). Atualmente é vendido como kit SMT para ser montado, para aqueles que gostam de eletrônica. Em breve estará à venda completamente montado e pronto para ser usado.
Há alguns foi publicada a versão 0.96 do firmware do Shruthi-1, que como sempre acrescenta novas funcionalidades de forma gratuita, de acordo com os pedidos que recebe no forum oficial do synth (este produto recebe atualizações bimensalmente). O firmware serve para todas as unidades que possuam a placa de filtros, e adiciona um bom punhado de novidades. Eis aqui 3 exemplos delas:


4-Pole Mission
Placas correspondentes ao Shruthi-1 4-Pole Mission
Pois muito bem, graças à Mutable Instruments e à dedicação de Olivier desde o início do ano, houve ainda tempo para poder criar uma nova placa de filtros que supera as 8 anteriores.
Para os iniciados no mundo do Shruthi-1, posso dizer que desde o início foi desenvolvido para que a placa de filtros pudesse ser trocada de forma fácil e barata, e dessa forma conseguir resultados totalmente diferentes partindo do mesmo sintetizador.
Esta nova placa de filtros, chamada 4-Pole Mission (4pm) é inspirada na técnica de filtragem do Oberheim Xpander. Possui 4 tipos diferentes de ressonância (liquid, MS-20, wobbly e chaotic). Recomendamos ouvir os exemplos de áudio.
Shruthi-1
A tela do Shruthi-1 mostrando o tipo de ressonância “liquid”
Possui 15 tipos diferentes de filtro (6/12/18/24 dB/oitava low-pass ; 6/12/18 dB/oitava high-pass ; 12/24 dB/oitava band-pass ; notch ; phase-shift ; notch + low-pass ; phase-shift + low-pass ;  e combinações de 12/18 dB/oitava high-pass e low-pass) e 4 tipos diferentes de ressonância. No total são 15x4= 60 combinações diferentes de mistura. E não devemos nos esquecer que a placa não somente pode filtrar o sinal do sintetizador, el filtra também fontes externas.

As curvas correspondentes aos 15 tipos diferentes de filtro
Veja os links a seguir:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.