titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Todas as novidades do Reason 6


Propellerhead Software coloca à venda o novo Reason 6. Com muitas novidades; além de se apresentarem versões reduzidas e o primeiro hardware da Propellerhead, uma interface de áudio chamada Balance.

Reason, Reason Essentials e Reason Limited
A nova versão do Reason vem maor do que nunca e isso é porque o Record inteirinho está dentro dela, seus instrumentos e efeitos, sua gravação de áudio, seu Main Mixer, seu motor de áudio com summing a 64 bits, etc. De fato, seria mais justo dizer que foi o Record que incorporou as funções do Reason que lhe faltavam, mas para ficar mais simples e se ter uma visão mais clara do produto, a partir de agora as três versões do software de criação musical da Propellerheads, serão o “Reason” e incluirão em maior ou menor medida, funções do Reason como do Record, dependendo do nível das demandas.

Reason Essentials: É uma versão reduzida do Reason, conserva praticamente todas as funções, porém são descartados alguns instrumentos e efeitos como o Kong, Thor, Nerptune e o arpegiador RPG-8 entre outros. O strip channel o Main Mixer se assemelha mais ao do clássico Mixer 14:2 do rack já que nos encontramos com somente 4 envios auxiliares, uma seção de EQ muito mais simples e a ausência total da seção de dinâmica. O Faktory Sound Bank se vê reduzido e o Orkester não está incluído. Também não contamos com algumas das opções mais avançadas como Blocks ou a função nova de transporte de áudio, mesmo assim o Reason Essentials é mais do que suficiente para que entremos e entendamos o conceito de estúdio virtual da Propellerheads. Para aqueles que não precisam de todas as funções do Reson, é uma grande economia. E sempre se pode atualizar para o Reason completo com algum desconto.
Reason Limited: É a versão mais capada do Reason, as características que podemos esperar desta versão são as que podemos ver na versão Essentials, mas com limitações maiores. O programa permite no máximo 8 trilhas de áudio e mais outras 8 para instrumentos e automação. Reason Limited vem para substituir o antigo Reason Adapted e igual à ele, será uma versão gratuita que acompanhará alguns equipamentos em hardware.
Propellerhead Balance
Balance, o hardware da Propellerhead
Quando a Propellerhead anunciou que iria colocar a venda uma interface de áudio foi uma grande surpresa, já que era a primeira vez que a empresa desenvolveria um equipamento em hardware. A interface é pequena, porém robusta, funciona com energia proveniente da porta USB 2.0 e conta com duas entradas de gravação e duas saídas de áudio simultâneas, e isto é porque, apesar de no painel posterior da Balance podermos contar com 2 Mic com alimentação Phantom, 2 entradas para guitarra e 4 entradas de linha, na realidade desde a sua superfície selecionamos quais delas chegam no programa e em que nível.
propellerhead Balance trasera
Fora esses controles, na superfície podemos ver um par de botões para operar algumas funções do programa relacionadas com a monitoração e a gravação e os dis botões grandes para controlar o volume da monitoração principal e o volume dos envios.
Esta interface de áudio que de momento somente se vende juntamente com o Reason Essentials, funciona a 24 bits e de 44.1 Khz até 96 Khz e além de servir como ignition key, uma das funções mais interessantes é chada de “clip safe” que consiste em que esta interface realiza duas tomadas quando gravamos, uma com nível inferior à outra, de modo que se ao gravar se produz uma saturação.
Reason 6
O Reason 6 conta com todas as características do Reason 5 + Record 1.5, mas também existem novidades. As mais chamativas como sempre, os novos módulos. Desta feita, a atualização nos traz 3 novos módulos de efeitos bem diferentes entre si, mas que possuem em comum o fato de estarem carregados de parâmetros para se conseguir uma sonoridade fantástica e que são capazes de transformar nossas trilhas desde o sutil até o irreconhecível. Vamos ver isso mais de perto.
Pulveriser
Pulveriser
Pulveriser
Este novo módulo promete pulverizar todo aquilo que passar através de seus circuitos fazendo um pouco de tudo. O Pulveriser possui um controle chamado “Squash” que afeta a a dinâmica acrescentando pegada ao som, “Dirt” adiciona uma saturação que fará com que pareça que estamos queimando o nosso equipamento. O filtro do Pulveriser conta com vários modos de funcionamento, um passa baixas 24 dB, um passa baixas de 12 dB+ notch, um passa banda, passa altas e o modo comb que se encontra no Thor ou no Malstrom, mas uma das coisas que tornam o filtro especial é que o controle de ressonância alcança um nível nunca antes visto nos filtros do Reason. Por último, o Pulveriser conta com duas fontes de modulação muito especiais, tremor é um LFO normal como os que o próprio Reason já tem se não fosse capaz de oscilar até 12 Khz e os controles “Spread” que abrem o LFO em um sinal estéreo e o controle “lag” que adiciona um atraso na alteração de nível da onda, algo assim como o efeito que ouve quando tocamos duas notas do teclado ao mesmo tempo com o portamento ativado. A outra fonte de modulação é o “Follower” e é um seguidor de envelope de amplitude do sinal de entrada, enquanto que o Tremor serve para modular a frequência do filtro e o volume, o Follower modula a frequência do filtro ou a velocidade do próprio Tremor, o que produz uma quantidade de efeitos muito curiosos no sinal, podendo fazer com que o som tenha um pouco mais de instabilidade. O Pulveriser ainda tem mais surpresas, a parte traseira possui um monte de entradas CV para modular seus parâmetros e saídas para poder utilizar os sinais do tremor e follower em outros módulos do Reason, entradas de áudio como moduladores, em concreto podemos usar um sinal de áudio para adicionar modulação FM na frequência do fltro e outra entrada para adicionar modulação AM.
Alligator
Alligator
Alligator
Alligator é módulo projetado para acabar com os sons estáticos, com seus três noise gates controlados por patterns e com um monte de controles para poder diferenciar o som de cada um, desde ritmos até pads, tudo adquire um novo dinamismo ao passar por este módulo. Quando o som entra no Alligator, este o divide em três fontes idênticas e envia cada cópia a um dos seus noise gates. Cada noise gate conta com um filtro próprio com LFO e EG e controles para adicionar distorção, phaser, delay, e definir o volume e o pan. O Alligator foi projetado para transformar qualquer fonte em um som cheio de ritmo e para isso conta com 64 patterns internos com a possibilidade de alterar o início do pattern com o controle “shift” e a possibilidade de ativar o shuffle para adicionar algum swing ao ritmo, mas se isto não for suficiente, existem outras forma de abrir os gates para que possamos criar nossos próprios ritmos, primeiro estão três botões frontais que além de poderem ser ativados com o mouse, podemos endereça-los à algum controlador MIDI, os gates também respondem às notas A#1 G#1 e F#1 de um teclado midi e no painel  posterior temos entradas CV para ativar os gates. Falando no painel posterior, ele possui também saídas CV dos gates, pelas quais podemos controlar outros módulos com os patterns do Alligator e além da saída de áudio, dispomos também das saídas de cada gate em separado se quisermos processar cada um com o restante dos efeitos do Reason.
The Echo
The Echo
The Echo
Por último, temos no Reason uma nova unidade especializada em delays. The Echo possui três modos de funcionamento, cada um deles alimenta a unidade de delay de uma forma diferente. No modo normal, o sinal é enviado à unidade de delay depois que entra, ou seja, o funcionamento clássico uma unidade de efeitos. No modo triggered somente se envia sinal quando ativamos o disparador e no modo Roll controlamos a entrada do sinal com fader da parte inferior, ainda que o modo Roll seja mais que isso, neste modo podemos produzir um efeito de fazendo com que o som se repita até o infinito. Além desses modo, o The Echo oferece mais controles nas seções restantes, para iniciar na seção de delay, além do inevitável controle de tempo, com um simples controle de offset se adiciona profundidade estéreo e também podemos ativar o modo ping-pong para que o eco rebata de um canal a outro. Na seção Feedback, vemos que também podemos controlar em separado a realimentação do canal esquerdo e do direito e temos também alguns controles de difusão do eco. Após temos a seção de cor com a qual podemos adicionar quatro tipos diferentes de distorção e filtrar o sinal com um filtro ressonante passa banda. Chegando à seção de modulação contamos com quatro controles para alterar a tonalidade do sinal processado e finalmente um controle Dry/Wet e um controle de Ducking para fazer com que o nível do sinal seco controle o nível do sinal processado. Novamente no painel posterior deparamos com uma magnífica idéia, através de algumas conexões de áudio, podemos romper a cadeia interna de realimentação para inserir um efeito externo, o que nos permite gerar uma grande quantidade de novos efeitos.

As outras novidades
Além destes três módulos, o Reason 6 traz mais novidades, melhorias no rendimento, melhorias no fluxo de trabalho e pequenas alterações que fazem co que tudo seja mais claro e mais fácil de usar. 
Algoritmos
- Transporte de áudio com o qual podemos alterar a altura tonal dos clips de áudio e das tomadas dentro de um clip em tempo real e de forma não destrutiva com alguns resultados fabulosos como o timestrech do Record que surpreendeu todos. Para estas duas funções existem agora três algoritmos  “Todoterreno”, “Melodias” e “Voces”.
⁃ Funcionamento a 64 bits, uma das coisas que os usuários já estavam querendo a algum tempo e graças a qual podemos utilizar mais de 4 gigas de memoria RAM, principalmente para carregar grandes coleções de samples nos samplers.
⁃ Recording Meter. Esta nova janela flutuante nos permite acessar facilmente qualquer canal que esteja pronto para gravação e inclui uma versão em grande escala do medidor de sinal e o afinador que se encontra em cada trilha do sequenciador.
 - Drag & Drop. Outra dessas pequenas coisas que alegram muitos usuários. Agora o Reason abre os arquivos que forem arrastados e soltos diretamente no programa, como patches ou arquivos de áudio.
- Faktory Sound Bank. Foram acrescentados milhares de novos patches e loops ao Refill que acompanha o Reason e existem centenas de patches para os novos módulos.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.