titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

terça-feira, 31 de julho de 2012

Ableton Live lança versão 8.4 beta e traz suporte nativo a 64 bits

A Ableton já disponibilizou a versão 8.4 do Live, que traz como destaque o suporte nativo ao processamento em 64 bits. Isto possibilita ao software aproveitar uma quantidade muito maior de memória do sistema, e usar plugins de terceiros que operam 64 bits. A versão beta está disponível para download para todos os usuários registrados do Live 8, do Suite 8, e do Live Intro e do Live Lite 8.

A versão 64 bits do software roda em PCs com Windows Vista/7/8 (64 bits) e em Macs com processador Intel com OS X 10.5 ou superior. Esta versão não tem suporte para Max for Live, vídeo ou The Bridge, mas a Ableton está trabalhando com seus parceiros para dar suporte a esses recursos.

Os termos 32 bits e 64 bits se referem basicamente a como a memória (RAM) do computador pode ser usada pelos softwares. Na versão de 32 bits, o Live (assim como qualquer software de 32 bits) pode usar até 4 GB de RAM, o que significa que pode não ser capaz de usar coletâneas de samples muito grandes ou plugins que ocupem muita memória.



Todos os plugins de 64 bits podem ser usados na versão de 64 bits do Live. Já os plugins de 32 bits não podem ser usados diretamente na nova versão de 64 bits, mas existem algumas ferramentas de outras empresas (ex: jBridge) que permitem usar plugins VST de 32 bits dentro de softwares de the 64 bits. Também na versão de 64 bits do Live não é possível usar o Serato Scratch Live para controle em tempo real do Ableton Live Set. Os sets não podem ser carregados e syncados com um deck no Scratch Live, e os clips e tracks do Live não aparecem no Scratch Live. No entanto, as mixes do Serato salvas em formato .als (Ableton Live Set) podem ser abertas na versão de 64 bits e funcionam normalmente.

Os arquivos feitos nas versões de 32 bits do Live funcionam normalmente na versão de 64 bits, e vice-versa. Entretanto, se os Live Sets usam recursos que não estão disponíveis na versão de 64 bits, esses recursos ficarão limitados ou desabilitados, da seguinte forma:

  • Max for Live - o arquivo do Live é carregado e toca, mas os dispositivos Max ficarão desativados.
  • Vídeo - o arquivo do Live é carregado e toca, mas os clips contendo vídeo vão aparecer como se o vídeo estivesse faltando.
  • Plug-ins - os arquivos do Live criados em versões de 32 bits dos plugins funcionam normalmente, somente se estiverem instaladas as versões de 64 bits dos mesmos plugins.
Teoricamente, a versão de 64 bits do Live pode usar um total de 16 exabytes de RAM (muito mais memória do que os computadores possuem atualmente). Isto quer dizer que você pode trabalhar com Live Sets (nativos, com plugins de terceiros e configurações em ReWire) muito maiores e que usem muito mais memória do que na versão de 32 bits. 



Fonte Original: Ableton



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.