titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sexta-feira, 23 de março de 2012

Yamaha apresenta o Vocaloid Keyboard, sintetizador de "voz humana" controlado em tempo real

Na Musikmesse de 2000 chegou o Vocaloid. Até agora este sintetizador desenvolvido pela Yamaha era capaz de "cantar", bastando para isso alguns ajustes de parâmetros no computador. Agora chega o Vocaloid Keyboard, que faz o mesmo processo, só que em tempo real.
No lado esquerdo do dispositivo encontram-se várias teclas que indicam consoantes e vogais para formar palavras em japonês. O teclado de piano se encarrega das notas. Além disso existem três potenciômetros que dão forma às características da voz a ser gerada. Como está comentado no vídeo, o novo instrumento não foi pensado para substituir o conceito do Vocaloid para computador, mas sim para ser uma expansão deste, oferecendo a dois usuários a possibilidade de realizar processos em tempo real, e com um instrumento imediato, onde são gerados os sons de uma forma mais direta, neste caso através de teclas.
Um conceito muito interessante que ainda se tem como protótipo e ainda não se fala em comercialização.
Ainda que para muitas pessoas a tecnologia Vocaloid seja algo estranho, além de ser um projeto interessante para a Yamaha, é uma tecnologia muito popular entre músicos e produtores em todo o mundo, principalmente no Japão, onde existem milhares de canções criadas com vozes sintetizadas com essa tecnologia. Como exemplo podemos citar Crypton Future Media, com o a cantora virtual CV01, de nome Hatsune Miku, algo muito importante na popularização do Vocaloid no Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.