titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

quarta-feira, 20 de abril de 2011

VocaLive e iRig Mic: Portabilidade ao Extremo


Por Fabio García 
traduzido e adaptado por Germano Lins
Para algumas pessoas é difícil aceitar o nível alcançado no desenvolvimento de produtos dedicados à indústria do entretenimento. Se um PortaStudio nos deslumbrava a alguns anos atrás, e logo depois as estações DAW nos cativaram por sua flexibilidade, a atualidade nos golpeia com projetos que tem como objetivo a portabilidade.
A IK Multimedia é um dos principais competidores no campo de programas e soluções em hardware para conexão com os dispositivos móveis da Apple (iPhone, iPod e iPad). Alguns poucos dias atrás, essa empresa lançou no mercado através da loja virtual iTunes, seu programa VocaLive, uma suíte de processamento em tempo real e gravação para vozes ou instrumentos acústicos, e seu microfone de mão de condensador iRig Mic. 
Ambos produtos se convertem numa solução muito atrativa, já que com uma facilidade de operação que causa espanto, permitem capturar interpretações vocais ou de instrumentos acústicos de forma imediata e com excelente qualidade.
IK Multimedia iRig Mic

Microfone
O iRig Mic é um microfone a condensador de padrão polar cardióide (amplo). Durante os testes não aconteceu nenhum inconveniente para capturar voz e violão, simultaneamente, simplesmente o posicionando numa posição intermediárias entre as duas fontes sonoras.
É importante salientar que o microfone não somente funciona com VocaLive, mas também com qualquer aplicação de áudio que esteja instalada nos dispositivos móveis, como por exemplo o novo GarageBand para Ipad, ou então o FourTrack.
O microfone possui um seletor de três posições que se utiliza para adaptar o ganho de entrada de acordo com a intensidade da fonte sonora a ser gravada.
No caso de se utilizar a sensibilidade mais alta, por exemplo para gravar fontes de áudio muito fracas, é recomendado colocar o microfone em um suporte ou pedestal para evitar capturar ruídos ocasionados pela manipulação.
Como pudemos verificar nos teste, o microfone oferece uma boa resposta no que diz respeito à sibilância e “plosivos”. A cápsula possui um filtro que amortece o impacto destes fonemas na gravação.
Também possui uma boa resposta nos graves e agudos conseguindo uma imagem sem sobrecargas nos extremos do campo de áudio, obtendo assim uma saída equilibrada e com bom nível, ainda que se perceba um pouco de respiração que fica evidente em gravações de narrações.   
O microfone possui uma construção sólida, logo notada quando o pegamos, devido ao seu peso. Por essa razão, é um pouco difícil se acostumar ao ver o cabo de conexão terminando em um conector de 1/8”, que também possui uma entrada para fones de ouvido ou enviar o sinal de áudio para uma mesa ou outro sistema de áudio (amplificador de fones de ouvido, equipamentos HiFi, etc.)
O pacote inclui um estojo para guardar o microfone e  paquete incluye una funda para guardar el micrófono y el sujetador en el que se desliza el micrófono y que se coloca en el soporte del micrófono (incluye un adaptador de rosca de 5/8” a 3/8” para soportes de diferentes medidas).
VocaLive
O programa é organizado em quatro seções principais, que são acessíveis através dos botões superiores: Preset, FX, Rec e Song.
Na parte inferior da janela encontramos outros quatro botões que oferecem acesso às seções Tools, Set-Up, Shop e User.
Como é de hábito, a seção de Presets se constitui numa boa forma de testar o que o programa tem a oferecer. Posteriormente, podemos passar à sección FX para apreciar os efeitos utilizados e seus ajustes (acessíveis a partir de outra página).
A seção de gravação é de operação muito simples: basta pressionar o botão Recording para começar a gravar. O programa possui um gravador de apenas um canal, mas na seção Shop podemos adquirir a versão de 4 canais.
O layout gráfico desta parte do programa é muito agradável apresentando um velho cassette na parte superior dos canais que gira as suas rodas quando a gravação é iniciada.
Cada canal conta com: um botão para armar gravação, um botão Mute, um botão Solo, Fader e indicador de nível.
Para ouvir os efeitos durante a gravação temos que acessar a seção Insert FX do mixer. Para alcançar esta seção devemos deslizar com o dedo o seletor dos faders. A página seguinte apresentará o fader de pan, enquanto que a terceira página mostra a seção de inserção de efeitos. 
Nesta seção, um pequeno seletor ativa o processamento para esse canal em tempo real. Abaixo, o botão Apply é utilizado quando precisamos aplicar ou imprimir o processamento dos efeitos no canal ativo. Mais à frente, teremos mais informação à respeito disso.
O ajuste de nível de entrada é feito na seção Set-Up, mas também podem ser aplicados ajustes posteriores empregando o fader de canal. Com sua utilização podemos atenuar/incrementar o nível do sinal de entrada. Este nível estará vinculado diretamente com a posição do seletor de três posições do microfone.
É possível realizar punch-in, porém não encontramos uma função que permita eliminar um canal de maneira completa. 
Não podemos nos esquecer de que o VocaLive pode ser utilizado com o microfone interno do iPhone, por exemplo.
O sinal gravado pode ser enviado por email ou através do iTunes para um download mais rápido.

Vocalive
Gravação em 4 canais
A versão de 4 canais do gravador tem um custo adicional de US$4.99/EUR 3.99. A compra é realizada diretament na secão Shop do VocaLive.
A operação desta versão mais completa é similar a operação realizada na versão de um canal. A diferença mais óbvia é poder utilizar o botão que se encontra na parte inferior direita da janela, que se utiliza para criar prémixagens – bounce – de todos os canais para colocar o resultado no primeiro canal, liberando assim os canais 2, 3 e 4 para receber novo material. Uma técnica muito conhecida. Alguns álbuns dos The Beatles foram gravados assim. 
Durante a operação em gravações descobrimos que não é possível aramar ou preparar para gravação um canal depois de iniciar a reprodução. Portanto, se precisamos ativar a gravação para algum canal diferente do atual é necessário deter a reprodução para, aí sim, armar o canal para gravação.
Estranha um pouco a decisão de não incluir um afinador de violão/guitarra. Pensando que o programa é ideal para gravar violão acústico, fica incômodo não dispor de um afinador. Ainda que possamos reproduzir escalas para afinar de ouvido – uma prática muito utilizada entre os músicos – mas, com certeza, um afinador seria muito mais prático.
Como já dissemos ante, o VocaLive somente permite enviar para o computador – vía iTunes ou por email – o arquivo da mixagem. Se for necessário enviar somente um canal, o que é comum, temos que Mutar o restante dos canais com o objetivo de criar um arquivo final que somente contenha os canais de interesse.
Para evitar demoras na transferência de arquivos é conveniente enviar pelo iTunes utilizando um cabo USB que se conecta no computador.
Vocalive
Processamento em tempo real
Os efeitos são organizados em duas categorias: Vocal e Studio. A primeira é constituída por: Pitch Fix, Choir, Doubler, Morph e De-Esser. A categoria Studio compreende: Delay, Chorus, Comp, Parametric EQ, Reverb, Envelope Filter e Phazer.
O usuário pode utilizar até 3 efeitos de forma simultânea considerando que, devido aos requerimentos de processamento, os efeitos vocais somente podem ser posicionados no início da cadeia de efeitos. Também é possível colocar efeitos de estúdio no primeiro lugar da cadeia, mas temos que considerar que depois não poderemos colocar efeitos vocais nemt no segundo, nem no terceiro lugar da cadeia.
À propósito, tivemos a intenção de arrastar os efeitos para alterar a ordem de processamento, mas isso não foi possível.
Cada efeito possui uma página dedicada onde o usuário ajusta todos os parâmetros de cada processador.
Queremos destacar as possibilidades do processador Choir, que normalmente não encontramos em plugins similares. Podemos indicar até 3 vozes de apoio, cada um com seu respectivo intervalo melódico com relação à primeira voz, volume e pan.
Todos os efeitos têm bom desempenho. Nos agradou a sonoridade do processador de reverb, as  possibilidades de EQ paramétrico e o controle obtido no compressor. Não obstante, devemos prestar atenção aos níveis de entrada e saída dos efeitos para evitar somar ruído no sinal. Em alguns casos, e sem utilizar ajustes elevados, ficou evidente a presença de ruído de processamento.
Como mencionamos antes, os efeitos cumprem muito bem com a sua tarefa; permitem estimular ao intérprete durante a gravação, aplicar modulações interessantes com efeitos especiais, como o Morph, e processar outros sons, como por exemplo de violões, com atrativos toques de reverberação e delay, entre outras várias possibilidades.  
O processamento de cada cadeia de efeitos é realizado em tempo real, isto significa que não será aplicado no sinal mesmo que o utilizemos na gravação. Dessa forma temos liberdade para modificar à vontade os ajustes dos efeitos sem alterar a sonoridade original do canal. 
Um ponto contra é no caso de estarmos utilizando a versão de 4 canais do gravador a cadeia de processamento somente pode processar um só canal por vez. Caso seja necessário processar dois canais a única forma consiste em aplicar – Apply – os efeitos de forma definitiva. O que sinceramente não é bom. Por isso, antes de continuar esse processamento devemos estar seguros de que não poderemos desfazer. Após esta operação podemos criar uma nova cadeia de processamento para tratar outro(s) canal(is).
O VocaLive possui uma vasta coleção de Presets organizada nas categorias Lead, Harmony, Extreme, Morphing e FX. O usuário pode adicionar/eliminar categorias e, sendo assim, novos presets em cada uma.
Na parte inferior da tela de Presets encontramos 4 favoritos identificados pelas letras A, B, C e D que permitem armazenar de forma temporária edições de presets para conservá-las na memória e utilizá-las, sem a necessidade de reescrever o programa.
iKlip
iKlip
iKlip é uma excelente solução para posicionar o iPad sobre um suporte padrão de microfone. O dispositivo possui um design que permite sua rápida colocação (na posição horizontal e vertical) tanto no pé do suporte como no braço onde se coloca o suporte de microfone. 
O iKlip oferece uma posição firme do iPad, livre de qualquer risco de quedas e de danos ao dispositivo (logicamente se for utilizado de forma adequada).
Ele é montado totalmente em material plástico duro com antideslizante tátil. O único componente metálico é o parafuso que se utiliza para prender a base onde descansa o iPad com a peça que permite modificar a inclinação.
O posicionamento do iPad diretamente no pedestal do microfone brinda uma operação extremamente cômoda que liberta o usuário de contínuos giros de cabeça para visualizar a informação. Uma solução bem prática para ler partituras, letras, ou mesmo operar controles de um programa.


Resumo
Cremos que a seção de gravação necessita um pouco mais de flexibilidade no que diz respeito à criação de prémixagens. Até a presente data somente temos a possibilidade de realizar uma prémixagem prédeterminada de todos os canais para o canal 1. Este fato elimina a possibilidade de escolher quais canais desejamos incluir na prémixagem. 
Também não encontramos uma função que permita copiar e colar canais de áudio, operação que brindaria uma saída para o problema anterior.

2 comentários:

  1. é possível utilizar o vocalive com um microfone plugado no irig?

    ResponderExcluir
  2. Estou com um projeto muito bom de banda, e temos um single ótimo, e fiz a compra de ipads, e de um irig mic, gostaria de saber se o irig é bom para gravar o som de instrumentos ou só de voz? E maiss, uma pergunta, o vocalive eu irei usar para gravar voz, pois prefiro o garageband para gravar e fazer os sons dos instrumentos por isso gostaria de saber como faço para juntar a gravação do vocal do vocalize ao instrumental do garageband? Obrigada e ótimo post

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.