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MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

terça-feira, 3 de setembro de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL LOGIC PRO X - AUDIO TRACK EDITOR, PIANO ROLL EDITOR, DRUMMER E AFINAÇÃO E QUANTIZAÇÃO DE ÁUDIO


MANUAL LOGIC PRO X 


AUDIO TRACK EDITOR

PIANO ROLL EDITOR

DRUMMER


AFINAÇÃO E QUANTIZAÇÃO DE ÁUDIO




www.musicaudio.net
68 32247997


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Capítulo 8
Edição de regiões de áudio no Audio Track Editor


Audio Track Editor – Visão Geral

O Audio Track Editor apresenta em close um trecho da trilha de áudio que está na Tracks area, mostrando a forma de onda das regiões de uma trilha em uma grade de tempo.



No Audio Track Editor, podemos mover e aparar regiões de áudio, fatiar e unir, e editar as regiões de outras formas também. Podemos rolar e ampliar a visualização no Audio Track Editor, e ampliar a visualização da amplitude das formas de onda das regiões. As edições realizadas no Audio Track Editor não são destrutivas, de forma que sempre podemos retornar à situação original das gravações.

Também podemos quantizar e editar a afinação do material de áudio no Audio Track Editor usando Flex Pitch. Para mais informação, veja Editar a afinação do áudio no Audio Track Editor.

Quando a opção Show Advanced Tools está selecionada na seção Advanced de Preferences, podemos editar o timing do material de áudio no Audio Track Editor usando Flex Time. Para mais informação, veja Flex Time e Flex Pitch – Visão Geral e               Quantizar o timing das regiões de áudio no Audio Track Editor.

Abrir o Audio Track Editor

Realize uma das seguintes ações:
  • Selecione uma trilha de áudio na Tracks area, depois clique no botão Editors button   .

  • Selecione uma trilha de áudio na Tracks area, depois escolha View > Show Editors.
  • Clique-duplo em uma região de áudio para abri-la no Audio Track Editor.
O Audio Track Editor é aberto abaixo da Tracks area. Ao longo da parte superior do Audio Track Editor existe uma régua mostrando as divisões temporais, e uma barra de menus local, ferramentas e outros controles. A principal área do Audio Track Editor mostra a forma de onda das regiões que estão na trilha de áudio selecionada.

Redimensionar verticalmente o Audio Track Editor

  • Posicione o ponteiro do mouse na barra do topo do Audio Track Editor, e arraste para cima.
Arraste para baixo para diminuir o Audio Track Editor.

Ampliar visualização do Audio Track Editor horizontalmente

  • Arraste o controle deslizante de zoom na barra de menu do Audio Track Editor para esquerda ou direita.

Ampliar visualização das formas de onda

  • Clique e mantenha pressionado o botão do mouse no botão Waveform Zoom na barra de menu do Audio Track Editor, depois arraste o controle deslizante verticalmente para ampliar a visualização da amplitude.

Fechar o Audio Track Editor

  • Clique no botão Editors na control bar.

 Selecionar regiões de áudio no Audio Track Editor

Podemos selecionar uma ou mais regiões no Audio Track Editor, e selecionar de acordo com um determinado critério.

Selecionar uma região

  • Clique na região no Audio Track Editor.

Selecionar várias regiões

Realize uma das seguintes ações:
  • Mantenha pressionada a tecla Shift enquanto clica nas regiões.
  • Arraste pelas regiões.

Selecionar a anterior ou próxima região na trilha

Realize uma das seguintes ações:
  • Para selecionar a região anterior: Use o comando Edit > Select > Select Previous Region.
  • Para selecionar a próxima região: Use o comando Edit > Select > Select Next Region.

Selecionar todas as regiões seguintes na trilha

  • Use o comando Edit > Select > All Following of Same Track.

Selecionar todas as regiões na trilha

  • Clique no cabeçalho da trilha na Tracks area.


Cortar, copiar e colar regiões de áudio no Audio Track Editor

Podemos cortar ou copiar uma região ou um segmento de região no Audio Track Editor e colar a cópia em uma posição diferente.

Cortar uma região de áudio

  • Selecione a região, depois use o comando Edit > Cut (ou pressione a tecla Delete).

Copiar uma região de áudio

Realize uma das seguintes ações:
  • Enquanto mantém pressionada a tecla Option, arraste a região.
Quando arrastamos uma região de áudio com a tecla Option pressionada de forma que se sobreponha em uma outra região, a parte sobreposta da região é cortada.
  • Selecione a região, depois use o comando Edit > Copy.

Colar uma região de áudio

  • Posicione a playhead no ponto onde deseja que a região seja colada, depois use o comando Edit > Paste.

Mover regiões de áudio no Audio Track Editor

Podemos mover uma região de áudio ou um segmento de uma região no Audio Track Editor de forma que seja reproduzida em um local diferente.

Mover uma região de áudio

  • Arraste a região no sentido horizontal.
Quando movemos uma região de áudio de forma que ficuqe sobreposta em uma outra região, a parte sobreposta da região é cortada.

Aparar regiões de áudio no Audio Track Editor

Podemos aparar uma região de áudio no Audio Track Editor para retirar parte do início ou do final da região.

Aparar uma região de áudio

1 Posicione o ponteiro do mouse sobre a parte inferior da margem esquerda ou da margem direita da região.
O ponteiro tomará a forma Trim.

2 Arraste o ponteiro Trim para remover a parte que deseja aparar. Conforme arrasta, um texto explicativo aparece próximo ao ponteiro informando a duração da região e o quanto desta duração está sendo aparada.


Fatiar e unir regiões de áudio no Audio Track Editor

Podemos fatiar uma região de áudio em segmentos no Audio Track Editor, e mover os segmentos de forma que sejam reproduzidos em locais diferentes.

Também podemos unir regiões ou segmentos de regiões das gravações de áudio em uma formando uma única região. Regiões de Apple Loops, e regiões que tenham sido transportadas não podem ser unidas.

Para que possam ser unidas, as regiões devem ser adjacentes na mesma trilha. Se quisermos unir segmentos de arquivos comprimidos, os arquivos serão convertidos, para o formato PCM, que é o padrão (o tipo de arquivo é configurado em Audio > General de Preferences).

Fatiar uma região de áudio

  • Selecione a ferramenta Scissors (tesoura), depois clique no ponto onde deseja fatiar a região.


Podemos ouvir em modo scrub (arrastando) as regiões para encontrar o ponto onde queremos cortar com a ferramenta Scissors (tesoura). Também podemos fatiar regiões as selecionando na Tracks area, e depois usando o comando Edit > Split > Regions at Playhead.

Antes de mover ou deletar um segmento de uma região de áudio que foi fatiada, clique na região para selecioná-la.

Unir regiões ou segmentos de regiões

1 Selecione as regiões ou segmentos de regiões.

2 Realize uma das seguintes ações:
  • Use o comando Edit > Join > Regions.
  • Selecione a ferramenta Glue (tubo de cola), depois mantendo pressionada a tecla Shift, clique nas regiões selecionadas.


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Capítulo 9
Editar regiões MIDI no Piano Roll Editor

Piano Roll Editor – Visão Geral

O Piano Roll Editor mostra as notas de uma região MIDI como barras coloridas numa grade de tempo. As linhas horizontais identificam a posição temporal, enquanto que as linhas verticais indicam a afinação. Um teclado de piano aparece na margem esquerda do Piano Roll Editor, ele nos dá a referências para as afinações das notas. O display info da barra de menu do Piano Roll Editor mostra o nome e a posição temporal da nota que está sob o ponteiro do mouse.

O Piano Roll Editor podemo mostras as regiões MIDI de uma trilha, de uma pasta, ou de várias trilhas do projeto ao mesmo tempo. (Veja Ver várias regiões MIDI ao mesmo tempo no Piano Roll Editor).



Também podemos abrir o Piano Roll Editor com sendo uma seção da janela principal, ou em uma janela em separado e redimensionável.

Abrir o Piano Roll Editor

Realize uma das seguintes ações:
  • Selecione uma trilha de software instrument (ou de instrumento MIDI externo) ou uma região MIDI, depois clique no botão Editors  .
  • Selecione uma trilha de software instrument (ou de instrumento MIDI externo) ou uma região MIDI e depois use o comando View > Show Editors.
  • Clique-duplo numa região MIDI (caso Piano Roll esteja selecionada em Logic Pro > Preferences > General > Editing > Double-Clicking a MIDI Region Opens).
    O Piano Roll Editor é aberto abaixo da Tracks area. No lado esquerdo estão os controles de quantização de tempo e afinação das regiões MIDI. Com eles ajustamos a afinação e editamos o velocity das notas MIDI. Ao longo da parte superior do Piano Roll Editor encontramos a régua que apresenta as divisões de tempo, e uma barra de menu com menus locais, ferramentas e outros controles. O cabeçalho mostra o nome da região que está selecionada (ou a quantidade de regiões, no caso de estarem mais de uma região selecionada).

Abrir o Piano Roll Editor numa janela em separado

Realize uma das seguintes ações:
  • Use Window > Open Piano Roll, ou o atalho de teclado Open Piano Roll (Command-6).
  • Clique na barra de título do Piano Roll Editor e arraste para fora da janela principal.

Redimensionar verticalmente o Piano Roll Editor

  • Posicione o ponteiro do mouse na barra do topo do editor, depois arraste para cima para aumentar a área do editor.
Arraste para baixo para diminuir a área do editor.

Ocultar ou mostrar o Inspector local do Piano Roll Editor

  • Para ocultar o Inspector do Piano Roll Editor: escolha Hide Local Inspector no menu View do Piano Roll Editor.
  • Para mostrar o Inspector do Piano Roll Editor: escolha Show Local inspector no menu View do Piano Roll Editor.

Fechar o Piano Roll Editor

  • Clique no botão Editors   .


Adicionar e editar notas no Piano Roll Editor

Adicionar notas no Piano Roll Editor

Podemos adicionar notas com o ponteiro do mouse no Piano Roll Editor, para substituir uma nota deletada ou adicionar uma nota em um acorde ou região. Para mais informação, veja Técnicas de gravação por passos.

Dica: O display info na barra de menu do Piano Roll Editor mostra o nome e a posição da nota que se encontra sob o ponteiro do mouse. Observe o display info conforme vai adicionando as notas com o ponteiro para se certificar que está adicionando nos lugares corretos.

Adicionar uma nota

Realize uma das seguintes ações:
  • Control-clique no fundo do Piano Roll Editor, depois escolha Create Note no menu que é apresentado.
  • Selecione a ferramenta Pencil (lápis), depois clique na posição em que a nota deve iniciar.
A duração da nota, velocity, e canal recém criada coincide com os valores da última nota que foi adicionada, ou editada. Quando iniciamos um projeto novo, os valores padrão de duração 240 ticks de duração, velocity de 80, e canal MIDI 1.

Nota: Quando criamos uma nota usando a ferramenta Pencial (lápis), podemos editar a duração das notas em modo on the fly. Simplesmente mantendo pressionado o botão do mouse e arrastando para esquerda ou para direita.

Adicionar uma nota com duração específica

  • Selecione a ferramenta Pencil (lápis), clique na posição inicial da nota, depois arraste para direita ou esquerda.


Um texto explicativo mostra a duração em tempo real.

Ajustes finos podem ser feitos mantendo-se pressionada a tecla Option ou Control enquanto altera a duração da nota (veja Atrair itens à grade no Piano Roll Editor).

Duplicar uma nota existente em outra posição ou outra afinação

1 Realize uma das seguintes ações:
  • Control-clique na nota original, depois escolha Define as Default Note no menu que é apresentado.
  • Clique na nota orignal com a ferramenta Pencil (lápis).

Nota: Editar uma nota existente também define a define como nota padrão.

2 Clique na posição no fundo do Piano Roll Editor com a ferramenta Pencil (lápis).
A duração, velocity e canal da nova nota serão iguais à da nota padrão.

Selecionar notas no Piano Roll Editor

Para editar notas temos que primeiro selecioná-las. Podemos selecionar as notas clicando nelas, clicando nelas enquanto mantemos a tecla Shift pressionada, arrastando de forma a realizar uma seleção marquee, e usando o teclado de piano que está à esquerda no Piano Roll Editor.  

Selecionar uma nota

  • Clique na nota.

Selecionar uma faixa de notas

  • Mantendo a tecla Shift pressionada vá clicando nas notas, um a uma, ou arraste em volta delas.
O cabeçalho do Piano Roll Editor apresenta a quantidade de notas selecionadas, juntamente com nome da região.
Quando várias notas sobrepostas são selecionadas, o cabeçalho do Piano Roll Editor apresenta o nome do acorde. Quando nenhuma nota se encontra selecionada, o cabeçalho apresenta o nome da região MIDI que foi selecionada mais recentemente, ou a quantidade das regiões selecionadas.

Selecionar todas as notas de uma mesma afinação em uma região MIDI

  • Clique na nota no teclado de piando à esquerda no Piano Roll Editor.
Para selecionar todas as notas que se encontrem dentro de uma faixa de afinação, mantendo a tecla Shift pressionada, clique nas notas ou arraste sobre as teclas de notas no teclado de piano.


Esta operação é similar a selecionar todas as regiões de uma trilha clicando no cabeçalho da trilha.

Selecionar uma região

  • Clique numa região no Piano Roll Editor.

Selecionar várias regiões

Realize uma das seguintes ações:
  • Mantenha pressionada a tecla Shift enquanto vai clicando nas regiões.
  • Arraste em volta das regiões.

Selecionar ou próximo ou anterior evento na região

Realize uma das seguintes ações:
  • Para selecionar o evento anterior: Use Edit > Select > Previous Event.
  • Para selecionar o próximo evento: Use Edit > Select > Next Event.

Selecionar todos os eventos seguintes na trilha

  • Use Edit > Select > All Following.

Selecionar todas as regiões da trilha

  • Clique no cabeçalhos da trilha na Tracks area.

Atrair itens à grade do Piano Roll Editor

O Piano Roll Editor possui uma grade, similar à grade que existe na Tracks area. Quando a opção Show Advanced Tools está selecionada na seção de Advanced de Preferences, podemos ajustar o valor Snap para a grade do Piano Roll, independente do valor de Snap da grade da Tracks area.

As configurações do menu Snap se aplicam em operações de deslocamento, cópia, cortes, e redimensionamento de eventos; deslocar, adicionar e redimensionar marcadores; e configuração da área cycle. Podemos atrair as notas e outros itens usando posicionamento relativos ou absolutos, e podemos ignorar temporariamente a grade, o que nos permite realizar edições e ajustes com muita precisão. 
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Capítulo 10
Adicionar Drummer no projeto

 Drummer – Visão Geral

O Drummer permite adicionar um baterista virtual no projeto, usando-se uma trilha Drummer. Podemos escolher bateristas diferentes para diferentes gêneros — Alternative, Rock, Songwriter, e R&B. Cada baterista virtual traz consigo um kit de bateria e possui um estilo próprio de tocar. Podemos alterar o estilo do baterista no Drummer Editor.

Nota: Para editar regiões Drummer no Piano Roll Editor, Event List, ou Step Editor, primeiramente temos que converter essas regiões em regiões MIDI.

No Drummer Editor escolhemos entre diferentes presets, ajustar o pattern gerado usando várias configurações, ou fazer com que as regiões Drummer sigam o ritmo de outra trilha do projeto.

Podemos caracterizar o som da bateria escolhendo patches na Library, ou trocar as peças da bateria e realizar edições individuais em cada peça do kit de bateria no Drum Kit Designer.
Apenas podemos ter uma trilha Drummer no projeto.



Quando adicionamos uma trilha Drummer no projeto, um baterista com e um patch associado é carregado. O patch padrão é baseado numa mixagem full estéreo, ou seja, em um kit de bateria completo com todas as suas peças microfonadas. Esses patches são otimizados para performances ao vivo e são recomendados para serem usados na edição e e composição da performance do baterista. Uma vez estejamos satisfeitos com a performance alcançada pelo baterista virtual, podemos então substituir a mixagem full da bateria, por um patch original (Producer Kit), que nos dá acesso total às opções de mixagem.

Adicionar uma trilha Drummer

1 Realize uma das seguintes ações:
  • Escolha Track > New Drummer Track. (Caso use este método, pule os passos 2 e 3 ).
  • Escolha Track > New Tracks (ou pressione Option-Command-N).
  • Clique no botão Add Tracks acima dos cabeçalhos de trilha.

2 No diálogo New Tracks, selecione Drummer track.

3 Clique em Create.

  • Caso o projeto não possua marcadores de arranjo: Uma trilha Drummer contendo duas regiões de 8 compassos é criada. Dois presets diferentes são associados com o baterista virtual que é carregado nas duas regiões.
  • Caso o projeto possua marcadores de arranjo: Uma trilha Drummer contendo a mesma quantidade de regiões que a quantidade de marcadores de arranjo é criada. A duração e o nome das regiões Drummer serão correspondentes aos marcadores de arranjo. 

Criar uma região adicional em uma trilha Drummer

  • Control-clique em uma área vazia da trilha Drummer, depois escolha Create Drummer Region no menu que é apresentado.
Uma nova região de 8 compassos é criada com o tempo forte na posição que foi clicada. No entanto, caso exista um marcador de arranjo nesta posição, a região terá a duração e o nome do marcador.

Preencher toda a trilha Drummer com regiões

  • Control-clique numa área vazia da trilha Drummer, depois escolha Populate with Drummer Regions no menu que é apresentado.
A trilha Drummer é preenchida com regiões até o ponto final do projeto. Os espaços vazios são preenchidos com regiões de 8 compassos, quantas forem necessárias, sem sobrescrever as regiões existentes. Espaços com duração menor que 1 compasso não são preenchidos; a razão para isso é que pode ser que esses espaços sejam para pausas, por exemplo. Se houver uma trilha de arranjo, a quantidade de regiões criadas será a mesma quantidade que existir de marcadores de arranjo, com durações e nomes se correspondendo com os devidos marcadores.



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Capítulo 11
Editar o timing e afinação do áudio

Flex Time e Flex Pitch – Visão Geral

Flex Time — similar ao que é conhecido como elastic audio em outros programas — simplifica enormemente o processo de edição do timing de materiais de áudio. Podemos comprimir ou expandir o tempo entre pontos específicos numa região de áudio sem a necessidade de utilizar processos tradicionais como cortar, deslocar e aplicar crossfades.

Editamos o timing do material de áudio escolhendo um algoritmo Flex Time. Quando escolhemos um algoritmo, os conteúdos da trilha de áudio são analisados em busca de transientes, ou em busca de picos significantes, e qualquer transiente detectado é marcado nas regiões de áudio. Depois editamos o timing usando os marcadores flex. Quando deslocamos um marcador flex, o áudio existente entre este marcador e outro marcador é comprimido ou expandido. As margens iniciais dentro são determinadas pelos marcadores de transiente.

O Flex Pitch permite a quantização e edição da afinação do material de áudio. Editamos a afinação escolhendo um algoritmo Flex Pitch. Os conteúdos da trilha de áudio são analisados usando-se um processo de detecção de afinação, e os resultados são mapeados numa curva de afinação.

Podemos editar o timing do áudio na Tracks area e a afinação no Audio Track Editor.

Flex Time também está disponível no Audio Track Editor e Flex Pitch na Tracks area, quando a opção Show Advanced Tools está selecionada na seção Advanced de Preferences.

Ativando o modo flex na Tracks area

1 Realize uma das seguintes ações:
  • Escolha Edit > Show Flex Pitch/Time no menu da Tracks area (ou pressione Command-F).
  • Clique no botão Flex   no menu da Tracks area.
Um botão Flex e um menu Flex aparecem no cabeçalho de cada trilha de áudio.



2 Clique no botão Flex do cabeçalho da trilha de áudio que deseja editar.
O menu Flex fica disponível para uso.

3 Escolha Flex Pitch ou um dos algoritmos Flex Time no menu Flex.


Ativar flex no menu Audio Track Editor

1 Abra o Audio Track Editor realizando uma das seguintes ações:
  • Selecione uma trilha de áudio na Tracks area, depois escolha View > Show Editors.
  • Selecione uma trilha de áudio na Tracks area, depois clique no botão Editors  .
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