titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL LOGIC PRO X - RECURSOS DE EDIÇÃO AVANÇADOS

MANUAL LOGIC PRO X 





RECURSOS DE EDIÇÃO AVANÇADOS




68 32247997

___________________________________

Capítulo 9
Recursos de Edição Avançados

Editores avançados

O Logic Pro X possui diversas janelas de edição avançadas que usamos para processar e manipular as informações de áudio e MIDI.


Os editores avançados do Logic Pro X ficam disponíveis quando a opção Show Advanced Tools está selecionada na seção Advanced de Preferences. Para acessar o Audio File Editor, primeiro devemos marcar a opção Show Advanced Tools e a opção Audio na seção Advanced de Preferences.

  • Event List: A Event List apresenta os eventos MIDI ou regiões numa lista alfanumérica. Todos os eventos disponíveis ou regiões podem ser editados. Veja Event List – Visão Geral.
  • Step Editor: O Step Editor apresenta os eventos MIDI em passos — posicionados em pista que espelham as trilhas que são mostradas na janela principal. Veja Step Editor – Visão Geral.
  • Audio File Editor: O Audio File Editor permite que ajustemos de forma precisa os arquivos e áudio, removendo estalos e ruídos do material de áudio, ajustar pontos em precisão de sample para propósitos de repetições (loops), correção de cancelamento de fase, e mais coisas. Veja Audio File Editor – Visão Geral.
  • Janela MIDI Transform: Esta janela é um processador MIDI que transforma os eventos MIDI em diferentes tipos de eventos, ou em ventos com valores diferentes. Veja Janela MIDI Transform - Visão Geral.
       

Event List

Event List – Visão Geral

A Event List é o editor MIDI mais poderoso e flexível do Logic Pro X. Todos os tipos de eventos MIDI são mostrados em uma lista alfanumérca. Todos os aspectos dos eventos — pontos iniciais e finais, duração, canal, e valores — podem ser alterados nesta área. Podemos ver todos os eventos de uma região, e podemos filtrar a lista para que somente apresente os tipos de eventos que queremos, como as notas, pitch bend, ou ambos, por exemplo. Essa prática de filtrar facilita e agiliza o processo de encontrar e editar os eventos.

Todas as funções e opções são mostradas no topo da Event List. Os eventos, por sua vez, são mostrados na lista que fica abaixo.

Abrir a Event List em uma aba da janela principal

  • Clique no botão List Editorsna control bar, depois clique na aba Event (ou use o atalho de teclado Toggle Event List, que por padrão é: E).

Abrir a Event List em uma janela em separado

  • Use o comando Window > Open Event List (ou utilize oo atalho de teclado Open Event List, que por padrão é: Command-0).

Opções de visualização da Event List

Visualizar eventos e regiões na Event List

Por padrão, a Event List apresenta todos os eventos da região MIDI que está selecionada.

A Event List também pode mostrar a lista de todas as regiões (e pastas) que estão na janela principal do Logic Pro X.

Visualizar os eventos dentro de uma região numa janela Event List

  • Clique no nome da região com a ferramenta Pointer (seta).
A Event List não pode mostrar os eventos de várias regiões selecionadas. A Event List tem o seguinte comportamento:
  • OS eventos da última região que foi selecionada são mostrados (isto também se aplicada quando várias regiões são selecionadas com Shift-clique).
  • OS eventos da primeira região selecionada são mostrados quando existe uma seleção marquee.

Visualizar a lista de regiões (e pastas)

  • Clique no botão Display Level no canto superior esquerdo da janela Event List.
Este botão somente fica disponível quando a Event List está mostrando o conteúdo de uma região (seus eventos MIDI, em outras palavras).

Filtrar eventos por tipo

Quando visualizamos os eventos de uma região MIDI selecionada, podemos usar os botões de tipo de evento para filtrar o que deve ser mostrado. Estes botões mostram ou ocultam específicos tipos de eventos na lista que é apresentada abaixo, isso facilita e agiliza o processo de encontrar e editar os eventos que queremos.


Como um exemplo prático de como esses botões podem ser usados, imagine uma bateria que tenha sido gravada. Observamos que todo evento de nota High Tom nota (D2) compartilha uma faixa de frequências de um outro instrumento de outra trilha, embolando um pouco sua sonoridade, o que dificulta muito uma mixagem. Então, filtramos a lista para que somente sejam mostrados esses eventos de nota, selecionamos um dos eventos High Tom, depois usamos o atalho de teclado Select Equal Regions/Events, que por padrão é: Shift-E. Todos os eventos com valor de nota igual a D2 são selecionados, o que permitirá que efetuemos alterações em todos eles de uma vez só, como por exemplo, alterar para Mid Tom (B1), por exemplo.


Importante: Todas as funções de seleção e edição realizadas na Event List somente afetam os eventos que estão sendo mostrados, protegendo assim os eventos que não estão sendo mostrados contra alterações acidentais.

Filtrar a apresentação dos eventos

1 Clique nos botões de tipo de evento que deseja ocultar ou mostrar (Notes, Pitch Bend, etc.).

Os eventos que coincidem somente com os botões ativados são mostrados na lista.


Mostrar informações adicionais

A Event List normalmente restringe um evento por uma linha. Entretanto, quando o botão Additional Info está ligado, todas as informações armazenadas com o evento também são mostradas.

Isso é muito importante para edição de mensagens SysEx. Ao examinar os eventos de nota na Event List, também veremos Rel Vel (mensagens de release velocity ou de note off).
  • Clique no botão Additional Info para mostrar as informações armazenadas com os eventos.

A informação Score layout (layout de partitura) também é incluída na lista quando as informações adicionais são mostradas. Podemos editar isso na Event List, porém esse tipo de informação é mais fácil de editar no Score Editor.

Visualizar eventos fora da área de apresentação

Muitas vezes acontece da quantidade de eventos da lista exceder a capacidade de apresentação da tela. A lista rola automaticamente quando clicamos no botão Play na control bar, e o evento que está sendo reproduzido no momento é indicado por uma linha branca.

Visualizar eventos fora da área de tela

Realize uma das seguintes ações:
  • Use os botões de tipo de evento para filtrar a lista, isso irá reduzir a quantidade de eventos que é apresentada.
  • Arraste a barra de rolagem que está à direita da área de lista.
  • Escolha Navigate > Scroll to Selection (ou o atalho de teclado correspondente).

Nota: Quando existe uma seleção marquee, quando usamos o atalho de teclado deslocamos a seção vista da janela de edição para espelhar a seleção marquee.

Selecionar e criar eventos na Event List

Selecionar eventos na Event List

Podemos usar qualquer uma das técnicas padrão de seleção na Event List: clicamos nos eventos para selecioná-los individualmente, arrastamos para selecionar vários eventos, e podemos usar também a tecla Shift para clicar nos eventos, um a um e irmos selecionando cada um deles.


Dica: Quando selecionamos eventos com a ferramenta Pointer (seta), devemos clicar no nome do evento na coluna Status, para evitar alterações acidentais.


Clique-direito na Event List para abrir um menu que contém os comandos de seleção, edição e outros. Usamos estes comandos para acelerar o nosso fluxo de trabalho.


Nota: O menu que é aberto com clique-direito somente pode ser acessado se a opção Right Mouse Button: Opens Shortcut Menu esteja marcada em Logic Pro > Preferences > General > Editing.


               __________________________

MUSICAUDIO.NET
Conheça nossos produtos - Clique Aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.