MANUAL LOGIC PRO X
MEDIA PRÉ-GRAVADA
CRIAR UM ARRANJO MUSICAL
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68 3224-7997
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Capítulo
6
Media
pré-gravada
Media pré-gravada – Visão Geral
O Logic Pro X traz consigo uma vasta coleção de
loops pré-gravados, eles são excelentes pontos de partida para
qualquer projeto que desejemos produzir. Podemos começar a construir
arrastando Apple Loops do Loop Browser para a Tracks area. Também
podemos usar os navegadores para importar canções, filmes e uma
variedade enorme de media pré-gravada para o projeto. Combinar loops
e outras medias é uma forma rápida e eficiente de criar uma
fundação sólida para o projeto.
- Loop Browser: Usamos para adicionar Apple Loops no projeto.
- Media Browser: Usamos para importar canções e vídeos para o projeto. Por aqui também podemos importar projetos do GarageBand.
Os
navegadores a seguir somente estão disponíveis quando a opção
Show Advanced Tools está selecionada na seção Advanced de
Preferences:
- Project Audio Browser: Usamos para adicionar e remover arquivos de áudio.
- All Files Browser: Usamos para importar arquivos, buscar arquivos usando critérios avançados de pesquisa, e importar dados de outros projetos.
Importar
e buscar arquivos media
Importar arquivos media
O Media Browser e o All Files Browser são os
navegadores ideais para navegar e obter previews de arquivos media.
Usamos o Media Browser para buscar e importar canções na biblioteca
do iTunes e vídeos na pasta Movies. Também podemos usar o All Files
Browser para acessar todos os arquivos media que são suportados pelo
Logic Pro X e que estejam em um disco rígido, no diretório home, ou
na pasta do projeto atual.
O All Files Browser somente está disponível
quando a opção Show Advanced Tools está selecionada na seção
Advanced de Preferences.
Importar arquivos media pelo Media Browser
2 Clique em Audio ou Movies, dependendo do tipo de
media que deseja importar.
3 Selecione o local ou pasta que contém os
arquivos que deseja importar.
4 Clique no botão Play na parte inferior do Media
Browser para reproduzir canções do iTunes ou obter previews de
vídeos da pasta Movies antes de importá-los.
5 Arraste os arquivos que deseja importar para a
Tracks area.
Importar arquivos media com o All Files Browser
- List view: Mostra as pastas e os arquivos numa estrutura de lista, com detalhes como nome, data de criação, tamanho, e tipo. Clicamos-duplo numa pasta para revelar o seu conteúdo.
- Column view: Mostra as pastas e conteúdos em colunas. Selecionamos a pasta para revelar o seu conteúdo.
3 Localize os arquivos que deseja usar realizando
uma das seguintes ações:
- Para alterar a forma de visibilidade dos conteúdos: clique no botão
O botão Computer
mostra os conteúdos de um local no disco rígido, drive ótico, ou
qualquer outra unidade de armazenamento que esteja conectada no
sistema. O botão Home mostra o conteúdo que está no diretório
Home. O botão Project mostra o conteúdo da pasta do projeto
atualmente aberto.
4 Arraste os arquivos que deseja importar para a
Tracks area.
Também podemos efetuar buscas de arquivos pelos
seus nomes.
Busca de arquivos media
Realizamos buscas por arquivos de áudio ou vídeo
por seus nomes no Media Browser.
Também podemo usar o All Files Browser para
realizar buscas por arquivos media por nome, bem como visualizar ou
limpar os termos de pesquisa que foram empregados, ou adicionar
critérios para realizar uma busca mais refinada.
O All Files Browser somente está disponível
quando a opção Show Advanced Tools está selecionada na seção
Advanced de Preferences.
Busca de arquivos media por nome no Media Browser
2 Clique em Audio ou Movies, dependendo do tipo de
media que deseja procurar.
3 Digite um termo de pesquisa no campo search,
depois pressione Return.
4 Para organizar os resultados da busca, clique em
qualquer cabeçalho de coluna.
5 Clique no pequeno “x” que se encontra no
lado direito do campo de busca para limpar o campo.
Busca de arquivos media por nome no All Files Browser
2 Digite um termo no campo de busca, depois
pressione Return.
3 Diminua o tempo de resposta da busca
restringindo a busca em uma pasta ou volume em particular.
- Para alterar a forma de visibilidade dos conteúdos: clique no botão
O botão Computer mostra os conteúdos de um local
no disco rígido, drive ótico, ou qualquer outra unidade de
armazenamento que esteja conectada no sistema. O botão Home mostra o
conteúdo que está no diretório Home. O botão Project mostra o
conteúdo da pasta do projeto atualmente aberto.
- Para navegar pela hierarquia de pastas: Clique nas pastas em file path hierarchy, ou use o botão Back ou o botão Forward
4 Para organizar os resultados da busca, clique em
qualquer cabeçalho de coluna.
5 Clique no pequeno “x” que se encontra no
lado direito do campo de busca para limpar o campo.
Ver ou limpar os últimos termos que foram empregados na busca no All Files Browser
Realize uma das seguintes ações:
- Para ver um termo recentemente empregado na busca: clique no ícone de lupa que está no lado esquerdo do campo de busca, depois escolha um termo no menu que é apresentado como resultado.
- Para limpar o termo de pesquisa: clique no pequeno “x” que está à direita do campo de busca.
- Para limpar todos os termos de pesquisa: clique na lupa à esquerda do campo de busca, depois escolha Clear Search History no menu que é apresentado.
Adicionar ou remover condições de busca no All Files Browser
Realize uma das seguintes ações:
- Para adicionar uma condição: clique no botão Add (+) à direita do campo de busca. Podemos adicionar mais condições de busca (dez no total) clicando no botão Add (+) à direita da linha de condição.
- Para remover uma condição de busca: clique no botão Delete (–) à direita da linha de condição.
- Para ocultar condições de busca: clique no botão Delete (–) à direita da linha de condições.
Todas as linhas de condições são ocultadas.
Podemos restaurá-las clicando no botão Add (+) que está à direita
do campo de busca.
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CAPÍTULO 7
Criar um arranjo musical
Arranjo – Visão Geral
Depois da adição das
regiões de áudio, MIDI e Drummer no projeto (através de gravação,
adição de loops, adição de arquivos media ou usando o Drummer),
podemos construir o projeto organizando as regiões na Tracks area.
Trabalhando na Tracks area podemos ouvir o projeto a qualquer momento
para ir verificando as últimas alterações.
Na Tracks area, podemos
fazer qualquer uma dessas operações:
- Organizar as regiões numa infinidade de formas
- Criar e editar fades, e criar crossfades automáticos nas regiões de áudio
- Remover passagens de silêncio dos arquivos de áudio
- Usar pastas para gerenciar melhor grupos de trilhas, tratando-as como sendo apenas um única entidade
- Usar templates (modelos) de groove para aplicar sentimento rítmico de uma região em outras regiões de áudio ou MIDI
- Editar parâmetros de região no inspector Region para controlar a sonoridade tanto das regiões de áudio como das regiões MIDI
Também podemos
adicionar marcadores de arranjo no projeto, e usá-los para organizar
o projetos em seções. Para obter informações sobre marcadores de
arranjo, veja Adicionar marcadores de arranjo e Editar marcadores de
arranjo.
Tracks area
Tracks area – Visão Geral
Na Tracks area
organizamos as regiões para construir o projeto. A Tracks area está
localizada no centro da janela principal do Logic Pro X, mostrando
uma representação visual, o tempo vai da esquerda para a direita.
Construímos o projeto organizando as regiões em pistas, que
chamamos de trilhas, que vao desde o início até o final da Tracks
area.
No topo da Tracks area,
a régua apresenta unidades de tempo tanto no formato musical
(compassos e beats) quanto no formato de tempo mesmo (minutos e
segundos). Posicionamos as regiões e outros itens na Tracks area de
acordo com as unidades da régua; atrair regiões e outros itens para
as posições da grade de forma a alinhar precisamente os objetos nos
compassos, tempos de compasso ou outras divisões; além de termos
uma melhor noção de alinhamento com os outros itens que já estão
na Tracks area. Podemos controlar o resultado das sobreposições de
regiões e outras edições usando os modos de arrasto (drag).
A playhead é uma linha
vertical que vai do topo até a parte inferior da Tracks area, e se
movimenta quando o projeto é reproduzido, informando a posição
atual em que se encontra a reprodução do projeto. No topo da
playhead existe um triângulo que podemos arrastar para posicionar a
playhead em diferentes trechos do projeto, ou para aplicar scrub
(ouvir arratando) as regiões na Tracks area.
Também podemos nos
deslocar para ver outro trecho do projeto, e ampliar a visualização
(zoom) para que fique mais fácil realizar edições precisas, ou
afastar a ampliação de forma a permitir a visualização de todo o
projeto.
Quando abrimos o Logic
Pro X, a Tracks area aparece na janela principal do Logic Pro X.
Também podemos abrir a Tracks area numa janela em separado.
Posicionar itens usando a régua
A régua está disposta
horizontalmente no topo da Tracks area. Nos projetos que usam a grade
musical, a régua mostra o formato de tempo em compassos e tempos de
compassos (beats); nos projetos que não usam a grade musical, a
régua mostra o formato de tempo standard em minutos e segundos.
Conforme o projeto vai
sendo reproduzido, temos a noção exata do que está sendo
reproduzido no momento através do posicionamento da playhead que se
desloca através da Tracks area. Quando deslocamos a playhead, ou
deslocamos regiões ou outros itens na Tracks area, usamos a régua
para guiar o posicionamento correto no tempo. Guias de alinhamento
aparecem quando movemos regiões ou outros itens para nos ajudar a
alinhar corretamente os itens na Tracks area.
Quando a opção Smart
Snap está escolhida no menu Snap, as unidades mostradas na régua
refletem o valor configurado para a grade da Tracks area. Para mais
detalhes sobre atração de itens à grade, veja Atrair
posicionamento de itens à grade.
Para configurar o
projeto a usar a grade musical, use o comando Logic Pro > Project
Settings > General. Também podemos usar e colocar à mostra uma
segunda régua com uma divisão alternativa usando Secondary Ruler do
menu View da Tracks area. Para mais detalhes sobre configuração do
projeto para usar grade musical, veja Configurações Gerais.
Atrair posicionamento de itens à grade
A Tracks area possui
uma grade que nos auxiliar nas tarefas de posicionamento e
alinhamento de regiões, pontos de automação, e outros itens de
acordo com as divisões da régua. Quando realizamos qualquer uma das
ações relacionadas a seguir, os itens são deslocados de acordo co
o valor de Snap:
- Mover e redimensionar regiões
- Deslocar a playhead
- Ajustar a região cycle
- Arrastar e colar loops na Tracks area
- Deslocar pontos de controle nas curvas de automação
Quando a opção Show
Advanced Tools está selecionada na seção Advanced de Preferences,
o menu Snap fica disponível na Tracks area e nos editores que são
baseados em tempo, como o Piano Roll Editor e o Audio Track Editor.
No menu Snap podemos configurar o valor de Snap e realizar outras
funções.
Por padrão, a função
Snap é relativa. Quando deslocamos ou editamos um item, ele retém a
mesma distância relativa da grade da posição original. Por
exemplo, caso a região esteja na posição 1.2.1.16, e deslocarmos a
região dois beats pra frente (com o valor Snap configurado em Bar),a
região é atraída para a posição 2.2.1.16, e não 2.1.1.1 (ou
2.2.1.1). Podemos deslocar itens de forma que fiquem alinhados com o
valor de grade mais próximo escolhendo Snap to Absolute Value no
menu Snap.
Podemos colocar a grade
à mostra na Tracks area para nos auxiliar na visualização das
posições dos itens na Tracks area com relação ao valor Snap.
Ajustar o valor Snap para a Tracks area
- Escolha um valor no menu Snap da barra de menus da Tracks area:
- Smart: Atrai as operações de edição para o compasso, beat, sub-beat, e assim por diante, mais próximo, dependendo do atual valor de divisão da régua e do fator de ampliação (zoom level).
- Bar: Atrai as operações de edição ao compasso mais pŕoximo.
- Beat: Atrai as operações de edição para o beat mais próximo do compasso.
- Division: Atrai as operações de edição para o valor de divisão mais próximo. (Este é o valor de compasso/time signature mostrado no LCD e na régua).
- Ticks: Atrai as operações de edição para o tick de clock mas próximo (1/3840 de um beat).
- Frames: Atrai as operaç!oes de edição para o frame SMPTE mais próximo.
- QF (Quarter Frames): Atrai a operações de edição para o o quarto de frame SMPTE mais próximo.
- Samples: Atrai as operações de edição para o sample mais próximo.
Nota: Podemos realizar edições
baseadas em sample somente com um alto nível de ampliação
(zoom). Use o o controle deslizante Zoom para ampliar a
visualização, e desfrute das vantagens de usar atalhos de
teclado Save and Recall Zoom Setting para agilizar o seu trabalho.
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Mostrar a grade na Tracks area
- Escolha View > Grid no menu da Tracks area.
Atrair para uma posição absoluta
- Escolha Snap > Snap Regions to Absolute Value no menu da Tracks area.
Uma
marca de verificação aparece à esquerda desta opção quando ela
está selecionada. Este recurso trabalha em conjunto com a divisão
de grade escolhida. Por exemplo, caso o valor Snap esteja configurado
em Bar, e a opção Snap Regions to Absolute Value esteja ativada,
quando deslocamos uma região (da posição 1.2.1.16) por dois
compassos para a frente o resultado será que a região será atraída
para a posição 2.2.1.1 ao invés de sua posição relativa
(2.2.1.16).
Para
retorna a função Snap aos valores relativos, escolha Snap > Snap
Regions to Relative Value na barra de menus da Tracks area.
Ignorar a grade na Tracks area
Realize uma das
seguintes ações:
- Selecione a região (ou um outro item), depois mantenha pressionada a tecla Control enquanto arrasta o item na Tracks area:
- O valor de divisão escolhido na control bar (1/16, por exemplo) determina a escala da grade de edição em níveis mais baixos de ampliação (macroscópico ou vista cheia).
- Em níveis de ampliação mais elevados, (cicorscópico ou vista fechada), a escala da grade de edição se dá por um determinado fator.
- Selecione a região (ou um outro item), e depois mantenha pressionadas as teclas Control e Shift enquanto arrasta o item na Tracks area:
- A grade de edição é alterada para ticks caso o fator de zoom seja baixo (macroscópico ou vista cheia).
- Em níveis de zoom mais elevados (microscópico ou vista fechada/close-up), a grade de edição é alterada para samples.
Quando a Tracks area
está muito ampliada tornando os movimentos ou edições muito
largos, o menu Snap fica temporariamente indisponível, e ao invés
dele é usado o Smart snap.
Quando a Tracks area
está com ampliação muito pequena, com valor de Snap muito baixo
(como Division ou Frames), os movimentos do mouse compreendem muitos
itens. Para usar o valor escolhido de Snap, ou amplie o fator zoom ou
mantenha pressionada a tecla Control enquanto desloca os itens.
Quando usamos
Control-Shift quebramos o relacionamento 1:1 entre o ponteiro do
mouse e a região (ou a feramenta Edit) no movimentos. Isto significa
que talvez tenhamos que movimentar o ponteiro por uma distância
muito grande (horizontalmente) para deslocar a região (ou a
ferramenta Edit) por apenas um pixel. Abaixo do ponteiro do mouse
aparece um texto mostrando a posição exata de onde se encontra o
ponteiro.
Quantização de regiões
Quantizar significa
corrigir ritmicamente o posicionamento de acordo com uma grade
específica as regiões de áudio e MIDI. Qualquer nota não
executada no tempo é deslocada para a posição de grade mais
próxima.
Podemos quantizar
regiões na Tracks usando o parâmetro Quantize no inspector de
região. Diversos parâmetros avançados de quantização também
estão disponíveis no inspector de região para controlar todo o
recurso de quantização.
Antes de quantizarmos
regiões de áudio numa trilha de áudio, devemos atribuir um modo
flex a essa trilha de áudio, e selecionar o parâmetros Flex no
inspector de região para a região a ser quantizada. Mais detalhes
veja em Algoritmos e parâmetros Flex Time.
O parâmetro Quantize
do inspector de região é aplicado em todas as regiões da trilha.
Se quisermos que diferentes parte de uma região sejam quantizadas
com valores diferentes de quantização, devemos fatiar a regiao,
aplicar os diferentes ajustes de quantização nos diferentes
segmentos, e depois voltar a juntar os segmentos de forma a criar uma
só região usando o comando Join ou a ferramenta Glue (tubo de
cola).
Quantizar as regiões selecionadas
- Escolha um valor no menu Quantize no inspector de região.
Também podemos ir
passando pelos valores de quantização, um por vez, com os atalhos
de teclado Set Quantize Parameter to Next Value e Set Quantize
Parameter to Previous Value.
Quando quantizamos
regiões de áudio, aparecem linhas brancas (marcadores de
quantização flex) sobre as regiões de áudio selecionadas, para
indicar onde o áudio foi esticado ou comprimido durante o processo
de quantização.
A grade de quantização
de uma região MIDI sempre começa no início da região. Caso a
região MIDI não esteja alinhada com o início de um compasso, a
grade de quantização poderá dar resultados que não queremos.
Importante: Nas regiões MIDI, o
valor escolhido de Snap afeta como as notas são mostradas nos
editores MIDI. Podemos, por exemplo, ver o efeito que se dá
quando um determinado valor de Quantize é escolhido olhando as
posições das notas no Piano Roll Editor.
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Controlar posicionamento com modos de arrastar e soltar
Quando a opção Show
Advanced Tools está selecionada na seção Advanced de Preferences,
o menu Drag fica disponível na Tracks area e nos editores baseados
em tempo (como o Audio Track Editor e o Piano Roll Editor). Quando
usamos modos drag, podemos controlar os resultados dos movimentos, redimensionamentos
e deleções das regiões na Tracks area.
Configurar o modo drag (arrastar e soltar) para a Tracks area
- Escolha um dos seguintes modos no menu Drag na barra de menus da Tracks area:
- Overlap: Preserva as bordas da região quando arrastamos uma região sobre a outra.
- No Overlap: Quando duas regiões ficam sobrepostas, a área de sobreposição à esquerda é encurtada.
- X-Fade: Quando duas regiões ficam sobrepostas, é aplicado um crossfade na área de sobreposição.
- Shuffle R: Alinha as regiões quando movemos, redimensionamos ou as deletamos, nas seguintes formas:
- Move: Quando movemos uma região para a direita alinhamos o seu ponto final com o início da região que a segue, de forma que não fique nenhum espaço entre elas.
- Resize: Quando redimensionamos a margem esquerda de uma região, as regiões que a precedem são deslocadas pela mesma duração. Isto pode fazer com que as regiões precedentes iniciem antes do ponto de início do projeto, acontecendo isso, a região redimensionada então é sobreposta nas regiões precedentes pela quantidade correspondente.
- Delete: As regiões remanescentes na trilha são deslocadas pela duração da região que foi deletada.
- Shuffle L: Alinha as regiões quando movemos, redimensionamos ou as deletamos, nas seguintes formas:
- Move: Quando movemos uma região para a esquerda alinhamos o seu ponto inicial com o final da região que a precede, de forma que não exista nenhum espaço entre elas.
- Resize: Quando redimensionamos a margem direita de uma região, as regiões subsequentes são deslocadas pela mesma quantidade de espaço.
- Delete: As regiões remanescentes na trilha são deslocadas pela mesma duração da região deletada.
Nos modos Shuffle R e
Shuffle L, quando arrastamos uma região sobre uma outra, as regiões
são alternadas em suas posições.
Somente uma região de
áudio por vez pode ser reproduzida em cada trilha. Quando duas
regiões de áudio estão sobrepostas na mesma trilha, somente a
região da direita é ouvida.
Scrub (arrastar para ouvir)
Podemos arrastar e
ouvir para localizar um determinado som em um determinado ponto com
precisão. Quando arratamos para ouvir em um projeto, a reprodução
se dá na velocidade em que arrastamos a playhead pela Tracks area.
Ou seja, quanto mais rápido arrastamos mais rápida é a reprodução,
quanto mais lento arrastamos, mais lenta é a reprodução. Esse
recurso é chamado de Scrubbing e facilita encontrar um beat de
bateria ou um evento de áudio em particular antes que cortemos ou
editemos a região.
Também podemos usar
scrub nas regiões de áudio selecionadas. Quando a opção Scrubbing
with Audio in Tracks project está ativada, também podemos usar
scrub nas regiões MIDI (não importando se estejam ou não
selecionadas). As trilhas e regiões emudecidas (mute) não são
ouvidas, de forma que podemos controlar quais as trilhas e regiões
queremos ouvir, silenciando (mute) ou isolando (solo) as trilhas e/ou
regiões.
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