PRO TOOLS 10 - SURROUND E SINCRONISMO
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Capítulo
47
Configuração
do Pro Tolls para modo surround
O
Pro Tools HD e o Pro Tools com o Complete Production Toolkit 2
permitem trabalhar com formatos surround até 7.1.
Mixagens surround no Pro Tools
O
Pro Tools admite mixagens nos seguintes formatos multicanal
(superiores a estéreo): LCR, Quad, LCRS, 5.0, 5.1, 6.0, 6.1, 7.0,
SDDS (Sony Dynamic Digital Sound) 7.0, 7.1 e SDDS 7.1.
No
Pro Tools LE com Complete Production Toolkit 2, e em função do
dispositivo Pro Tools utilizado, é possível que não se possa
monitorar todos os formatos surround disponíveis. Caso queira
mais informação, veja Complete Production Toolkit 2.
|
Conexões de áudio do Pro Tools para mixagens 5.1
Enquanto
que todos os formatos de mixagens 5.1 oferecem a mesma disposição
de alto-falantes, existem três standards habituais para a
distribuição de trilhas dos canais individuais que constituem a
mixagem multicanal do formato 5.1.
Na
tabela a seguir, supomos que os canais surround estão endereçados
às saídas 1–6 de uma interface de áudio Pro Tools. Usamos os
canais 7–8 para monitorar uma mixagem estéreo para uma versão
estéreo ou para mixagens de referência e monitoração.
Distribuição
de trilha para formato 5.1
Formatos
|
Distribuição
de trilhas
|
||||||
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
||
Vídeo
(valor pré- determinado no Pro Tools)
|
L
|
C
|
R
|
Ls
|
Rs
|
LFE
|
|
SMPTE/ITU
para Dolby
Digital
(AC3)
|
L
|
R
|
C
|
LFE
|
Ls
|
Rs
|
|
DTS
ou ProControl
|
L
|
R
|
Ls
|
Rs
|
C
|
LFE
|
|
C|24
|
L
|
C
|
R
|
Ls
|
Rs
|
Lf
|
|
Control|24
|
L
|
R
|
C
|
Lf
|
Ls
|
Rs
|
A
tabela a seguir apresenta o encaminhamento de trilhas mono X-MON para
uma mixagem SDDS 7.1. Uma mixagem 5.1 usaria o mesmo encaminhamento,
com exceção das saídas 2 e 4 (Lc e Rc).
Distribuição
padrão de trilhas para o formato SDDS 7.1
Para conectar as interfaces de áudio para a mixagem e monitoração de formato 5.1:
1
Determine o formato 5.1 e a distribuição de trilhas que deseja
usar.
2
Conecte os canais de saída da interface de áudio nos canais
correspondentes de entrada do sistema de monitoração de acordo com
os endereçamento mostrados nas tabelas anteriores.
Formatos 7.1 e 7.0
Os
sistemas HD-DVD e Blu-Ray utilizam a seguinte distribuição de
trilhas para os formatos surround 7.1 e 7.0:
- 3 canais frontais (esquerdo, central, direito)
- 2 canais laterais (lateral surround esquerdo, lateral surround direito)
- 2 canais traseiros (traseiro surround esquerdo, traseiro surround direito)
- 1 canal LFE (somente nos formatos x.1)
A
tabela a seguir apresenta o encaminhamento de trilhas mono padrão
para uma mixagem 7.1 no Pro Tools.
Distribuição
de trilhas padrão para formato 7.1
Formatos SDDS 7.1 e 7.0
Os
formatos surround SDDS (Sony Dynamic Digital Sound) 7.1 e 7.0
utilizam a seguintes distribuição de trilhas:
- 5 canais frontais (esquerdo, central esquerdo, central, central direito, direito)
- 2 canais traseiros (traseiro esquerdo, traseiro direito)
- 1 canal LFE (somente nos formatos x.1)
A
tabela a seguir apresenta o encaminhamento de trilhas mono padrão
para uma mixagem SDDS 7.1 no Pro Tools.
Distribuição
de trilhas padrão para o formato SDDS 7.1
Configuração do Pro Tools para sessões multicanal
A
configuração de sessões e do Pro Tools para mixagens multicanal
pode ser feita através de um destes procedimentos:
Sessões novas
Podemos
criar uma sessão nova e escolher um arquivo de configuração de E/S
de mixagem surround como padrão de I/O Setup. Veja “Sessões novas
e configuração de E/S”.
Remixagem de sessões em modo surround (importação multicanal em I/O Setup)
Através
da criação ou importação de um arquivo de configuração de E/S
de mixagem surround no diálogo I/O Setup, os caminhos multicanal
ficam disponíveis em qualquer sessão estéreo (ou outro formato).
Podemos, portanto, voltar a endereçar o encaminhamento de trilhas a
partir dos caminhos estéreo originais para os caminhos multicanal.
Os caminhos ativos e inativos simplificam a reatribuição. Veja
“Importação de configurações de E/S multicanal”.
Caminhos multicanal personalizados
Podemos
personalizar e redefinir caminhos existentes no diálogo I/O Setup.
Para
mais informação, veja “Caminhos multicanal personalizados”.
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Capítulo
48
Trilhas
multicanal e encaminhamento de sinais
As
sessões em modo surround somente possuem uma combinação de trilhas
de áudio mono, estéreo e multicanal, entradas auxiliares, master
faders, trilhas de instrumento, inserções e buses.
As
mixagens surround multicanal somente são compatíveis com Pro
Tools HD ou Pro Tools com Complete Production Toolkit 2.
|
Uma
vez importada ou configurada a opção pertinente de I/O Setup, as
trilhas de áudio, entrada auxiliar, master fader e instrumento podem
ser mixadas em multicanal em modo surround com as funções de
mixagens do Pro Tools.
A
E/S multicanal e o encaminhamento de sinais são determinados pelos
caminhos definidos no diálogo I/O Setup.
Trilhas de áudio multicanal
As
trilhas de áudio multicanal possuem um canal individual para cada
sinal da trilha (por exemplo, uma trilha 5.1 possui seis canais:
esquerdo, centro, direito, surround esquerdo, surround direito e
LFE).
Nas
trilhas de áudio multicanal podemos:
- Gravar diretamente no Pro Tools através de microfones multicanal ou vários microfones, encaminhados à caminhos de entrada multicanais do Pro Tools.
- Importar de outras sessões do Pro Tools.
- Editar, processar e mixar em combinação com trilhas mono e estéreo.
Trilha
de áudio multicanal de formato5.1
Os
arquivos e trilhas de áudio de formato 5.1 são ajustados à
distribuição de trilha de filme padrão. Não importando a
atribuição de caminhos no diálogo I/O Setup, todas as trilhas de
áudio de formato 5.1 e os medidores seguem a distribuição de
trilhas de filme padrão:
L
C R Ls Rs LFE
Não é necessário mixar as trilhas de áudio multicanal em formatos multicanal. Podemos mixar formatos de trilha mono, estéreo e todos os que são admitidos através de saídas e envios de trilha do Pro Tools (veja “Encaminhamento de sinais multicanal”).
Colocação de áudio em trilhas multicanal
Podemos
arrastar arquivos de áudio e regiões desde navegadores DigiBase,
para a lista de regiões, para do Explorer do Windows ou do Finder do
Mac, ou desde outras trilhas, para colocá-los em trilhas de áudio
multicanal.
Para
isso, a quantidade de canais arrastados deve coincidir com o formato
da trilha destino.
Por
exemplo, somente podemos arrastar um par estéreo ou duas regiões
mono para uma trilha de áudio estéreo.
Da
mesma forma, somente podemos colocar áudio em uma trilha LCR
quando contarmos com três regiões selecionadas. Nas trilhas 5.1
devemos selecionar seis regiões ou arquivos mono.
Quando
são arrastados para uma trilha multicanal, os arquivos de áudio
são colocados de cima para baixo na ordem exata em que aparecem
na lista de regiões ou na lista de reprodução de onde procedem
(devemos selecionar Top to Bottom no menu da lista de regiões >
Timeline Drop Order). Por este motivo, talvez seja conveniente
alterar o nome dos arquivos de áudio antes de arrastá-los para
sejam ordenados de um modo determinado. Damos um nome para que
apareçam na ordem desejada quando são ordenados por nome de
região na lista de regiões. (Por exemplo com uma trilha em
formato 5.1, podemos alterar o nome das trilha de áudio de modo
que a ordem corresponda a L, C, R, Ls, Rs e LFE).
|
Solo, silenciamento e ganho em trilhas e caminhos multicanal
As
trilhas estéreo e multicanal são constituídas de vários sinais de
áudio, vinculados entre si.
De
forma padrão, as trilhas multicanal são vinculadas e controladas
com um só comutador de solo e mute.
Para
controlar os sinais de modo diferenciado, as trilhas multicanal podem
ser convertidas em trilhas mono individuais. Para ajustar o nível e
a fase de forma diferenciada, podemos inserir e desvincular um
plug-in de recorte multimono.
A
seguir, serão explicadas essas técnicas.
Uma
vez convertidas para mono, as trilha multicanal não poderão
voltar a ser vinculadas em seu formato multicanal original. No
entanto, podemos reconstruir uma trilha multicanal caso arrastemos
a quantidade correspondente de arquivos mono da dita trilhas (com
sufixos de arquivo adequados), se bem que esta técnica pode
perder alguns dados de automação.
Também
podemos gravar em disco a submixagem das trilhas mono em uma
trilha multicanal, o que às vezes é mais rápido.
|
Para converter uma trilha multicanal em trilhas mono diferenciadas:
1
Selecione a trilha multicanal.
2
Use o comando Track > Split Into Mono.
Para ter um controle diferenciado de ganho de diferentes canais individuais de uma trilha multicanal:
1
Insira um plug-in de recorte multimono na trilha multicanal.
2
Desvincule o plug-in de recorte clicando no ícone de vínculo para
apagá-lo.
3 Use o seletor de canal para mostrar os controles correspondentes de um canal e ajuste o ganho.
Para
mais informação, veja “Vinculação de desvinculação de
controles em plug-ins multimono”.
|
Formatos de trilha e saída
Quando
criamos trilhas novas, especificamos o formato mono, estéreo ou
multicanal compatível para as trilhas novas.
Nas
janelas Mix e Edit, o formato de trilha da saída de uma trilha
sempre está visível através da quantidade de medidores de trilha
contidos na banda de fader (por exemplo, um só medidor para trilhas
mono, um para para trilhas estéreo e seis medidores para trilhas
5.1).
A atribuição da saída de trilha determina o formato dessa saída. Por exemplo, uma trilha mono sempre tem apenas um medidor de trilha, mesmo que esteja atribuída a um caminho de saída estéreo.
Caso
se atribua a mesma trilha mono para um caminho de saída 5.1, a saída
será dividida entre os seis canais de saída, de acordo com a
posição do controles de pan.
Alteração de formato
A
alteração de formato de saída de uma determinada trilha causa
vários efeitos:
- O pan aparece na trilha para refletir o formato de saída novo.
- Pode ser necessário criar ou eliminar uma ou várias listas de reprodução de automação relacionadas com o pan.
Devido
aos efeitos que são produzidos quando alteramos o formato de saída,
quando alterarmos o forma de saída de uma trilha para um formato com
menos canais, aparecerá um diálogo de advertência. Em particular,
isto irá ocorrer quando as listas de reprodução automação irão
ser eliminadas.
Atribuições e saída múltiplas e formato de trilha
Quando
uma trilha é atribuída para mais de um caminho diferente, a saída
principal para essa trilha coincidirá com o formato do caminho
atribuído que tenha a maior quantidade de canais.
Saídas múltiplas e listas de reprodução de automação
Quando
uma trilha possui várias atribuições de saída, o Pro Tools ordena
os dados da pan de maneira adequada para cada caminho atribuído.
Por
exemplo, caso enderecemos um trilha mono para um caminho estéreo e
para um caminho 5.1. ao mesmo tempo, essa trilha terá um controle de
pan 5.1 nas janela Mix ou Edit. Quando movemos o pan desta trilha, o
Pro Tool interpreta o deslocamento de pan 5.1 como deslocamento
estéreo. Isto proporciona um tipo de mixagem paralela. Podemos criar
várias mixagens de formatos diferentes ao mesmo tempo encaminhando
os elementos para por vários caminhos.
Pressione
Command+Control (Mac) ou Control+Start (Windows) enquanto clica em
qualquer controle dentro de uma janela Output para que seja
mostrada sua lista de reprodução de automação na janela Edit e
possamos ver a automação de pan.
|
Encaminhamento de sinais multicanal
Para
mixar em um formato multicanal, as trilhas são endereçadas à
caminhos multicanal. As trilhas podem ser mixadas em modo surround
utilizando os dois seguintes métodos:
- Através da configuração de uma saída principal de trilha em um caminho multicanal.
- Através da atribuição de um envio multicanal para encaminhar áudio em um caminho multicanal.
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Capítulo
49
Panorama
e mixagens em modo surround
Antes
de ajustar o panorama de áudio de uma trilha em modo surround,
devemos atribuí-la a um caminho de saída ou de bus multicanal
apropriado.
Consulte
“Configuração do Pro Tools para modo surround” para obter mais
informação sobre as configurações multicanal e as opções I/O
Setup.
Para
encaminhamento de sinais multicanal, veja “Trilhas multicanal e
encaminhamento de sinais”.
As
mixagens surround multicanal somente são compatíveis com Pro Tools
HD ou Pro Tools com Complete Production Toolkit 2.
O
diálogo I/O Setup define a arquitetura de bus e saída do mixer
surround multicanal do Pro Tools. No entanto, se não tivermos feito
antes de iniciar projetos multicanal Pro Tools é conveniente se
familiarizar com os caminhos principais, os sub-caminhos e o diálogo
I/O Setup.
Introdução à aplicação de panorama surround no Pro Tools
Podemos
aplicar quatro métodos de panorama de áudio:
- Na janela Edit, com a quadrícula de control e panorâmico de altura reduzida na vista de E/S
- Na janela Mix, com a quadrícula de controle panorâmico de altura reduzida
- Na janela Output, com a quadrícula de controle panorâmico completa
- Através da edição de automação do controle panorâmico
Algumas
superfícies de controle do Pro Tool oferecem opções de panorama
de áudio adicionais. Veja a documentação da sua superfície de
controle.
|
Quadrículas de controle panorâmico das janelas Mix e Edit
Nas
janelas Mix e Edit, as quadrículas de controle panorâmico
multicanal são mostradas em trilhas que têm atribuições de trilha
multicanal ou de saída de envio.
Para aplicar panorama desde as janelas Mix ou Edit:
1
Para aplicar panorâmico na janela Edit, na tela deve aparecer a
vista de E/S (View > Edit Window > I/O). As quadrículas de
controle panorâmico sempre são mostradas nas trilhas das janela Mix
que admitem panorama de áudio.
2 Inicie a reprodução.
3
Arraste a quadrícula de controle panorâmico da trilha multicanal
correspondente nas janelas Mix ou Edit.
O
cursor de posição de panorama de áudio segue os movimentos
enquanto mantemos pressionado o botão do mouse. Os movimentos estão
planejados para que, depois de termos clicado para “agarrar” o
cursor de posição de panorama de áudio, não tenhamos que limitar
os movimento para a área de quadrícula de trilha pequena.
Cor do cursor de posição de panorama ao automatizar
O
cursor de posição de panorama de áudio é verde quando a trilha se
encontra em modo de automação Read, vermelho nos modos Automation
Touch, Latch, Touch/Latch ou Write, e amarelo quando se encontra no
modo Automation Off (ou Automation Suspend).
No
modo Trim, os faders de volume e de LFE são amarelos.
As janelas Output oferecem funções e controles adicionais (e uma quadrícula maior). Para mais detalhes, veja “Janelas Output”.
Janelas Output
Esta
classe de janelas são constituídas de controles panorâmicos de
áudio (denominados panners) assim com de controles standard do Pro
Tools, para trilhas de todos os formatos de mixagem (desde
LCR
de três canais até 7.1 de 8 canais).
Para
mais informação sobre os controles standard da janela Output,
veja “Controles standard”. Para mais mais informação sobre
os controles panorâmicos de áudio da janela Output, veja
“Controles de panorâmico surround”.
|
A
janela Output possui, entre outras, as seguintes funções:
- Panorâmico de áudio X/Y (tipo joystick)
- Panorâmico de áudio com 3 controles giratórios
- Divergência completa e controle de porcentagem central
- AutoGlide
- Canal LFE
- Medidores multicanal
- Compatibilidade com janela Target do Pro Tools
Podemos
abrir simultaneamente vários controles panorâmicos ou mostrar em
uma única janela o que se utiliza.
Para abrir una janela Output:
- Clique no botão da janela Output (o fader pequeno que existe no canto direito do seletor de saída de uma trilha na janela Mix ou Edit, vista de E/S).
Para
instruções sobre como gerenciar várias janelas Output, veja
“Janela Output de trilhas e envios”.
|
Controles standard
Todas
as janelas Output oferecem controles Pro Tools standard para
encaminhamento, atribuição de caminhos e outras funções de
trilha. Tais controles se encontram na parte superior de todas as
janelas Output, Send, Insert e Plug-In (veja “Controles de seleção
standard nas janelas Output”).
Fader de trilha, solo, silenciamento e automação
Todas
as janelas Output possuem controles de volume e silenciamento de
trilha. Com ele podemos ajustar e automatizar o volume da trilha, ou
silenciá-la. O fader maior e o botão de silenciamento equivalem aos
da janela Mix do Pro Tools.
Controles de controle panorâmico surround
Quando
atribuímos à trilhas ou caminhos com quatro canais ou mais, a
janela Output oferece uma quadrícula X/Y para panorama surround. Os
alto-falantes associados com o formato multicanal de controle
panorâmico são mostrados e suas posições relativas fora da
quadrícula de controle panorâmico. Estes alto-falantes também são
utilizados como controles de ajuste de panorama de áudio em
alto-falantes.
Esta
secção identifica todos os controles e funções que se encontram
nos panners multicanal do Pro Tools.
Quadrícula X/Y e cursor de posição de panorama
Na
quadrícula X/Y é introduzida e mostrada a informação de panorama
de áudio multicanal.
Também
podemos introduzir informação de panorama de áudio como método
X/Y, com os três controles giratórios ou especificando valores
numéricos nos campos de dados de Position.
A
automação de panorama também pode ser modificada de forma gráfica
na janela Edit.
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Capítulo
50
Sincronismo
O sincronismo permite que um sistema
transmita código de tempo e que outro dispositivo siga o que se
conecte a esse código de tempo. O Pro Tools se sincroniza com outros
dispositivos utilizando um código de tempo SMPTE/EBU ou MIDI.
Para
ver uma introdução aos conceitos chave de sincronismo, mixagem
surround e monitoração, veja Conceitos de sincronismo e surround.
Opções de sincronismo do Pro Tools
Existem várias opções
para sincronizar o Pro Tools com uma fonte externa ou para usar o Pro
Tools como dispositivo principal. Nem todas as opções estão
disponíveis em todos os sistemas Pro Tools, como será explicado
mais à frente.
SMPTE Trigger Only
Esta solução é útil
para projetos pequenos caso a velocidade de ambos sistemas seja muito
similar; mas, mesmo os melhores sistemas não conseguem se manter
perfeitamente sincronizados durante mais de dois minutos.
SMPTE Trigger Resolved with a SYNC Peripheral (somente Pro Tools HD)
Podemos usar um
periférico opcional de sincronismo (como o SYNC I/O) para vincular a
velocidade de gravação e de reprodução do Pro Tools com qualquer
uma das seguintes fontes de clock quando conectarmos o Pro Tools como
dispositivo escravo (slave) de código de tempo (timecode):
- LTC
- Fonte de vídeo
- Sinal de referência de vídeo (SD ou HD)
- VITC
- Wordclock 1×
- Clock “nulo” AES/EBU
- Tono piloto
- Bi-Phase
Isto possibilita um
sincronismo durador e confiável quando todos os transportes dentro
do sistema se vinculam a esta fonte de sincronismo comum, ou através
de vinculação a qualquer variante de código de tempo entrante
quando configurarmos o sistema como dispositivo slave de timecode.
SMPTE Trigger em quanto se sincroniza com uma fonte não vinculada
A ativação de SMPTE
pode ser usada com um periférico opcional SYNC ou um dispositivo
equivalente para vincular a velocidade de gravação e reprodução
do Pro Tools quando o conectarmos como dispositivo slave de LTC. Isso
possibilita uma sincronismo precisa e duradora através da vinculação
a qualquer variação no código de tempo entrante. Os periféricos
SYNC também admitem referência de posição VITC e Bi-phase/Tach.
Opções de sincronismo dos periféricos SYNC
Caso adicionemos um
periférico de sincronismo no sistema Pro Tools|HD, poderemos usar o
Pro Tools como dispositivo principal da configuração de
sincronismo. Todos os demais dispositivos estarão configurados como
escravos do Pro Tools.
Podemos usar o Pro
Tools junto com um periférico de sincronismo para gerar mensagens
LTC, código de tempo MIDI ou comandos MMC. Quando o periférico SYNC
ler o código de tempo entrante SMPTE, volta a gerar o código de
tempo através do conector de saída LTC ou MTC. Este sinal pode ser
transmitido para outros dispositivos escravos.
MachineControl
Os periféricos de
sincronismo também são compatíveis com o software
MachineControlTM, que proporciona numerosas funções especializadas
para tarefas de sincronismo de postprodução em tre as quais cabe
citar a possibilidade de armar trilhas de forma remota, a emulação
VTR ou o código de tempo série, em tre outras.
Caso
seja necessário obter instruções para conectar um periférico
de sincronismo externo ao sistema Pro Tools, veja o Guia do
Usuário. Caso Utilize um periférico SYNC, consulte a
documentação relativa ao periférico.
|
Saída de clock externo
Podemos usar o Pro
Tools como dispositivo principal na configuração de sincronismo de
maneira que todos os demais dispositivos sigam a saída de wordclock
do Pro Tools.
Para configurar Ext. Clock Output:
1 No Pro Tools, use o
comando Setup > Hardware.
2 Clique no menu Ext.
Clock Output e selecione um sinal disponível.
3 Ao terminar, clique
em OK para fechar o diálogo Hardware Setup.
Janela Session Setup
A janela Session Setup
permite configurar diferentes opções do sistema relacionadas com o
código de tempo. Também possui áreas no editáveis para a taxa de
amostragem, formato de arquivos, resolução de bit e para as
frequências de pull-up e pull-down da sessão.
A janela Session Setup
esteja dividida em três seções. A informação e opções de
sessão aparecem na parte superior da janela. As seções SYNC Setup
& Session Offsets e Time Code Settings podem ser mostradas ou
ocultadas usando-se os triângulos correspondentes para expandir e
contrair seções.
Para abrir a
janela Session Setup:
- Com uma sessão aberta, use o comando Setup > Session.
Pressione Control+2 (Windows) ou Command+2
(Mac) para abrir a janela Session Setup.
|
Para expandir a seção SYNC Setup & Session Offset:
- Clique no triângulo de expansão ou contração de SYNC Setup & Time Code Offsets.
Os
controles desta seção permitem configurar as opções dos
periféricos de sincronismo.
Existem
parâmetros para clock e referência de posição, formato de
referência de vídeo, formato de entrada de vídeo e anulação de
velocidade variável.
Para mostrar a seção Time Code Settings:
- Clique no triângulo de expansão ou contração de Time Code Settings.
Os
controles desta seção permitem ajustar as opções e substituir o
código de tempo e são constituídos de seletores independentes de
pull-up e pull-down para frequências de áudio e vídeo.
Informação e configuração da sessão
Sample Rate
Indica a taxa de
amostragem da sessão atual.
Bit Depth
Indica a resolução de
bits da sessão atual.
Audio Format
Indica o formato de
arquivo dos arquivos gravados na sessão.
Clock Source
Usamos este menu para
configurar a fonte de clock do sistema. Podemos escolher em tre um
periférico SYNC, uma fonte de clock interna de um periférico ou uma
fonte de clock externo conectada em uma interface de áudio do Pro
Tools|HD.
As alterações realizadas na opção Clock
Source do diálogo Hardware Setup são refletidas na janela
Session Setup e vice versa.
|
Opções Clock Source
SYNC Quando
utilizamos um periférico SYNC, o Pro Tools receibe sua fonte de
clock do periférico SYNC. O periférico SYNC, por sua vez, pode
fazer referência a uma fonte de clock externa, selecionada na seção
SYNC Setup da janela Session Setup.
Internal No modo
Internal, o sistema é ajustado ao clock interno do periférico e se
reproduz com a taxa de amostragem da sessão.
Fontes de clock
externas Segundo a interface de áudio do Pro Tools|HD que
exista, as opções de fonte de clock externa podem ser AES/EBU,
S/PDIF, S/PDIF Optical, ADAT Optical, TDIF e Wordclock (existem
frequências de wordclock opcionais em taxas de amostragem de sessão
superiores). As fontes externas pode ser qualquer múltiplo da taxa
“base”. A taxa base é 44,1 kHz para fontes de 88,2 e 176,4 kHz.
A frequência base é 48 kHz para fontes de 96 e 192 kHz. Caso se
escolha uma fonte externa e não se detecte um clock de sincronismo
válido em External Clock In,a E/S volta para o modo Internal.
Caso a opção SYNC Peripheral esteja
ativada no diálogo Peripherals e esteja corretamente conectada à
cadeia Loop Sync, o periférico SYNC poderá ser o Loop Master e
as interfaces de áudio Pro Tools|HD serão ajustadas ao Loop
Sync.
|
System Delay
Quando
temos ativada a opção de compensação de atraso (Options >
Delay Compensation), esta tela indica a quantidade total de atraso
(em samples) que o sistema aplica para compensar os atrasos dos
plug-ins e do mixer.
Session Start
Usamos
este campo para especificar um local de extremo de frame de início
SMPTE para a sessão. Veja “Configuração do tempo de início de
sessão SMPTE (frame de início)”.
Incoming Time (Current Time)
Esta
tela indica o código de tempo entrante de uma fonte externa (como um
VTR).
Time Code Rate
A
opção Time Code Rate permite especificar a frequência de código
de tempo SMPTE da sessão ativa.
Feet+Frame Rate
A opção
Feet+Frame Rate permite configurar as frequências de Feet+Frames das
sessões. As frequências admitidas são 23,976, 24 e 25 fps.
Configuramos
esta frequência para que coincida com a do projetos ou com a
frequência do vídeo caso se considere a velocidade do projetor. Por
exemplo, para efetuar uma transferência de telecine de um projetos
de 24 fps para vídeo NTSC, a frequência do projetor deve ser de
23,976 fps, não importando se utilizamos ou não pull-down de áudio.
Time Code 2 Rate
A opção
Time Code 2 Rate permite definir uma velocidade de frames secundária
que se pode mostra na régua junto com a régua de código de tempo
principal. Permite fazer referência a velocidades de frames da linha
de tempo que diferem da frequência de código de tempo da sessão
(veja, “Réguas de base de tempo”).
SYNC Setup and Time Code Offsets
Seção Sync Setup
Os controles
da sessão SYNC Setup permitem configurar as opções do periférico
SYNC, inclusive a referência de clock, a referência de posição, o
formato de referência de vídeo, o formato de entrada de vídeo e a
anulação da velocidade variável (VSO).
Clock
Reference Este menu é
utilizado para definir a referência de clock do Pro Tools.
- Caso utilizemos um periférico de sincronismo, o seletor de referência de clock mostra todos os tipo de clock compatíveis com o periférico de sincronismo.
- Caso utilizemos sistemas Pro Tools|HD sem um periférico de sincronismo, as opções incluem qualquer formato ou fonte digital ativa disponível no Pro Tools|HD I/O (como AES, S/PDIF, ou Word 1× que chegue à porta de entrada de wordclock da interface do Pro Tools|HD).
Positional
Reference Define a
fonte do código de tempo do Pro Tools que se deve utilizar para a
referência de posição.
Video Ref
Format Define o
formato de referência de vídeo para um periférico de sincronismo.
Video In
Format Indica o
formato previsto no conector de entrada de vídeo em um periférico
de sincronismo. Em determinadas frequências HD, se oferece um menu
para selecionar um formato.
Variable
Speed Override (VSO)
Requer um periférico de sincronismo. Caso um periférico de
sincronismo esteja conectado em um sistema Pro Tools|HD, os controles
de VSO são em contrados na seção SYNC Setup da janela Session
Setup.
Indicadores Ref Present, Locked e Speed Cal
Os
indicadores Ref Present, Locked e Speed Cal da seção SYNC Setup da
janela Session Setup mostram o estado de sincronismo do periférico
SYNC. Os indicadores Locked e Speed Cal refletem o estado dos mesmos
LEDs no painel frontal.
Indicador Ref Present O indicador Ref Present se acende quando o conector de entrada de referência de vídeo recebe um sinal de vídeo correto.
Indicador
Locked O indicador
Locked (sincronizado) se acendo em verde quando o periférico SYNC
esteja sincronizado com a referência de clock selecionada. Este
indicador ficam em amarelo e pisca caso não seja detectada a
referência de clock selecionada ou quando esteja fora da faixa de
frequência em que pode se sincronizar.
Indicador
Speed Cal Este
indicador mostra o estado da referência de clock entrante, em função
do tipo de periférico SYNC utilizado:
- SYNC I/O
- Aceso: SYNC I/O esteja sincronizado e a referência de clock esteja dentro de 0,025% da frequência esperada
- Piscante rápido: SYNC I/O esteja sincronizado mas a referência de clock apresenta uma frequência 0,025% mais rápida que a frequência esperada
- Piscante lento: SYNC I/O esteja sincronizado mas a referência de clock apresenta uma frequência 0,025% mais lenta que a frequência esperada
- Apagado: a referência de clock não esteja dentro de 0,025% da frequência esperada
- SYNC HD
- Amarelo permanente: SYNC HD esteja sincronizado e a referência de clock etá dentro de 0,025% da frequência esperada
- Amarelo piscante rápido: SYNC HD esteja sincronizado mas a referência de clock esteja em tre 0,025% e 4% mais rápida que a frequência esperada
- Amarelo piscante lento: SYNC HD esteja sincronizado mas a referência de clock esteja em tre 0,025% e 4% mais lenta que a frequência esperada
- Vermelho piscante rápido: SYNC HD esteja sincronizado mas a referência de clock apresenta uma frequência 4% mais rápida que a frequência esperada
- Vermelho piscante lento: SYNC HD esteja sincronizado mas a referência de clock apresenta uma frequência 4% mais lenta que a frequência esperada
- Apagado: SYNC HD não esteja sincronizado à referência de clock escolhida_________________________________________________________
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