titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Produtor musical dá dicas para desenvolver audição objetiva

Stephen Webber (Divulgação)Não é incomum que, depois de escutar tantas vezes a mesma faixa, o "ouvido" se acostume com ela. Para músicos e produtores musicais, este pode ser um problema. Stephen Webber é instrutor do curso Berklee de produção musical online e, nesta entrevista, fala sobre os perigos causados por essa capacidade de adaptação do ser humano.

Webber explica que a melhor forma de driblar este tipo de adaptação é treinar para que se tenha uma audição objetiva daquilo que se está produzindo ou compondo (e, logo, ouvindo muitas vezes).

O instrutor conta que, quando deixou de ser um produtor musical para se tornar um profissional que falava sobre isso, ele conversou com profissionais bem sucedidos na área. "Uma coisa que eu percebi foi essa importância que essas caras davam ao 'ouvir' e o desenvolvimento de uma maneira de ouvir objetivamente".

Webber aproveita para dar dicas de se alcançar a audição objetiva. Primeiro, ele afirma a distância é algo positivo: "Fique o máximo de tempo que puder sem ouvir o material. Se você está no meio do álbum, esse intervalo pode durar algumas horas, alguns dias, ou uma ou duas semanas. Eu sempre tento dar um intervalo entre a gravação e a mixagem". 

A segunda dica parece mais simples: desligar o telefone. Para ele, as formas de distração oferecidas pela tecnologia são tantas que o ideal é elevar o ato de ouvir, concentrando-se apenas na música. "Você relaxa a mente, desliga essas distrações, respira fundo e ouve aquela faixa do início ao fim".







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.