titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Com simples fotos, programa reconstrói instantaneamente ambientes em 3D


Pesquisadores do Tokyo Institute of Technology estão trabalhando em um software capaz de reconstruir ambientes 3D rapidamente com base em imagens comuns. O procedimento inova ao não exigir equipamentos especiais.
Com uma simples câmera digital munida de cartão wireless Eye-Fi (para transferir as fotos), é possível executar de forma praticamente instantânea a reconstrução do ambiente original, mesmo à distância.
software (Foto: software)Software que gera ambiente em 3D a partir de fotos está em desenvolvimento (Foto:Reprodução)
O resultado é possível por causa da técnica SfM (Structure from Motion) que estima a forma de objetos a partir de várias fotos da mesma cena. Para reproduzir os dados 3D de maneira eficiente, o método identifica os pontos com características similares entre duas imagens e faz a junção entre eles, recriando o cenário.
“O sistema que estamos apresentando ainda está em fase inicial, mas pretendemos desenvolvê-lo ainda mais, para que ele possa lidar com superfícies online e não apenas pontos”, concluiu Torii. 
O professor assistente Akihito Torii, do Tokyo Tech, sugere a realização de fotos aéreas como uma das possíveis aplicações para o software. Com o recurso, o piloto não precisaria pousar, verificar as imagens e então retornar para fazer novas fotos se necessário. Ele poderia enviá-las durante o próprio voo, conferir os resultados online e fazer as fotos complementares no mesmo instante.






Fonte original: PetaPixel



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.