titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sábado, 21 de janeiro de 2012

Teenage Engineering Oplab

Oplab
A Teenage Engineering volta a ser a sensação da NAMM, desta vez com a introdução do Oplab, um novo sistema de conexão que abre as portas a todo um mundo novo de possibilidades.
Oplab pode ser definida basicamente como uma placa experimental orientada a ser conectar entre si diversos tipos de dispositivos e instrumentos musicais. É uma espécie de porta central de onde se pode conectar qualquer coisa, por CV, USB, MIDI ou portas de 12-Bit. Qualquer dispositivo existente que trabalhe em algum desses formatos pode ser utilizado como escravo ou master. Em outras palavras, a placa permite conectar de MIDI a CV a USB e viceversa.
A ideia é algo experimental que permite ao usuário não somente conectar instrumentos e controladores orientados a tarefas musicais, como também qualquer tipo de aparato que possa gerar um sinal capaz de controlar ou realizar algo no sistema.
Por exemplo, podemos pegar um HD, desmontá-lo e conectá-lo como controle de "scratching", ou um mouse servir como controlador de pitch. As possibilidades se expande m de uma forma assombrosa, já que se pode conectar entre si qualquer tipo de aparato, sintetizadores, computadores, controladores, iPads, telefones, seja o que for. Inclusive se inclui um editor dedicado que permite reconfigurar a placa.
Além disso a empresa introduziu vários acessórios que, ao serem conectados na placa permitem diversos tipos de controles e movimentos. De início temos um Tap TS-2, um microfone piezoelétrico dedicado a perceber vibrações diretas e movimento; Flip TS-3, que agrega função de acelerômetro, com um sensor que detecta movimento esférico; e por último o Poke TS-4, que é sensível à pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.