titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Bitwig, uma nova DAW

Bitwig
Bitwig é uma nova DAW que seguramente dará o que falar. Para muitos poderá ser um clone perfeito do Ableton Live. Para outros será uma cópia barata, mas também é certo que estamos diante de um programa que promete e que talvez poderá chegar a encontrar um lugar de respeito no mercado.
Pra começar esse DAW possui funções e tem uma aparência muito parecida com o Live. Uma vista de clips (não linear) e uma vista linear de arranjo onde se pode sequenciar e armar as músicas. Permite gravar, editar e mixar áudio e MIDI em um ambiente multitrack, com opções padrão como automação, funções de edição e suporte para plugins VST.
O Bitwig conta com seus próprios efeitos e instrumentos, os quais podem ser combinados em cadeias que permites ser salvas como presets, assim como acontece no Live. Inclusive os desenvolvedores indica que nas versões que virão a seguir será implementado um sistema modular que permitirá ao usuário criar seus próprios efeitos e instrumentos, da mesma forma como se faz com o M4L dentro do Live.
No entanto, até aqui estamos nos deparando com uma cópia do Live, mas... o que o Bitwig tem de diferente do software da Ableton? Várias coisas:
  • As trilhas são genéricas, combinando notas MIDI e áudio em um mesmo lugar. As sequências MIDI podem inclusive ser renderizadas para áudio, a partir de cada trilha
  • Conta com automação em cada nota, podendo realizar variações de pitch, velocity e timbre em cada uma das notas MIDI
  • A vista de clips possui duas opções: uma para visualizar os clips maiores (mais informação dentro do clip) e outra para utilizá-los mais compactos, voltado para DJs
  • Navegador baseado em metadados
  • Possibilidade de abrir vários documentos e intercambiar arquivos e material entre estes
  • É compatível com Linux, Windows e Mac
  • Suporta plugins de 32 e 64-Bit
Juntamente com a opção de criação modular, se anuncia duas funções que estariam chegando com atualizações do software, e que fariam do Bitwig uma opção mais que chamativa ante os demais, e é a possibilidade de que vários usuários trabalhem sobre um mesmo projeto pela Internet, tanto para compor como para fazer "jamming". Tudo estaria sempre sincronizado de forma automática por parte do Bitwig.
Concluir alguma coisa desde já seria injusto com um programa muito similar ao Live, ele pode oferecer um fluxo de trabalho e uma sonoridade diferente, sendo assim vamos esperar que a fase beta se inicie, à qual você pode subscrever no site oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.