titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

segunda-feira, 30 de março de 2015

Stems, o novo formato de áudio de quatro canais da Native Instruments

A Native Instruments escolheu a Winter Music Conference de Miami para apresentar um novo formato de áudio multicanal que permite mixar temas com quatro canais mixar em separado (por exemplo: ritmo, linha de baixo, harmonia e lead). Seu nome é Stems, e cada um desse quatro elementos é chamado da mesma forma "stem".




Os stems podem ser modificados de forma independente, e as aplicações práticas para os DJs são óbvias: se pode atribuir efeitos somente em partes específicas — por exemplo, processar o ritmo deixando os demais sem alteração — , mutar canais, realizar crossfades parciais... Os produtores também podem, obviamente, exportar o trabalho em forma de Stems — e vendê-lo por um preço maior que o de um arquivo de áudio convencional — .

Stems utiliza o container MP4 para armazenar os quatro stems de cada trilha em um único arquivo — com a extensão .stem.mp4 — . Este arquivo pode ser utilizado como se fosse um MP3 comum em qualquer reprodutor compatível MP4 — como o iTunes— , mas se quisermos manejar os stems individualmente, será necessário um software compatível. E o primeiro software que suportará Stems será o Traktor, como seria de se esperar.


A Stem Creator Tool será a única ferramenta que nos permitirá criar e gerenciar Stems em um primeiro momento, apesar que os metadados podem ser editados com qualquer software compatível iD3, como o iTunes, por exemplo — mas somente a Stem Creator Tool poderá renomear cada stem em separado — . É de se esperar que o suporte de software aumente a curto prazo. Por outro lado, podemos gerar Stems a partir de qualquer DAW simplesmente agrupando os canais que queremos em cada stem, exportando-os e depois os carregando na Stem Creator Tool, que irá gerar um arquivo único a partir desses quatro elementos.

De izquierda a derecha: David Morgan (Juno), Luciano, Brian Tappert (Traxsource), DJ Craze, Jason Bentley KCRW), Mate Galic (Native Instruments)
BlogRebellen

Um ponto forte do Stems é o seu enfoque aberto: não requer pagamento de licenças para a sua criação, uso ou distribuição, e suas especificações completas, assim como o código fonte e diversos tutoriais e downloads estarão disponíveis em uma página web específica que será liberada em Junho próximo.

A Native Instruments vai apostar fortemente no Stems; nos próximos meses iremos ver vários artistas e selos apoiando esse formato. Lojas de musica digital como Beatport, Juno e Traxsource começarão a oferece temas em formato Stem a partir de Junho de 2015.

Já existem alguns demos disponíveis em DJ Tech Tools




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.