titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sexta-feira, 13 de março de 2015

female:pressure e Visibility, a mulher na música eletrônica



O coletivo female:pressure se autodefine como uma "rede internacional de mulheres artistas da música eletrônica e das artes digitais", e é composto por compositoras, produtoras, DJ´s, artistas plásticos, trabalhadores de âmbito cultural e afins. 




A finalidade é dar mais visibilidade e crédito ao trabalho das mulheres nesses campos artísticos que são dominados pelos homens. Para o female:pressure o problema da mulher nesses âmbitos de criação artística não está na quantidade de mulheres que participam deles, e sim na falta de reconhecimento. 





O seu site serve como base de dados de talentos femininos, onde através de um simples buscador podemos localizar profissionais. Podemos realizar buscas por atividade, cidade, país, estilo... A base de dados online está no ar desde 1998, e fazer parte dela é totalmente grátis. 




O coletivo por enquanto está constituído por 1.350 mulheres de 64 países. Além do site, o female:pressure se encarrega de promover eventos musicais ao vivo como o Perspectives Festival em Berlin, que acontecer em 2013 e o Reflecting Perspectives, que aconteceu em 2014.




Um de seus últimos projetos chama-se Visibility, uma página simples no Tumblr, cuja criação se deve a declarações inspiradoras da cantora islandesa Björk durante uma entrevista, onde ela disse que queria reconhecimento ao seu trabalho de produtora, e que se fizesse fotos dela à mesa de mixagens, tal e como se faz com os homens. 




O pessoal da female:pressure levou isso a sério e criou uma página no Tumblr para compartilhar fotos de mulhers fazendo música eletrônica, gravando, mixando... de Maya Jane Coles E Tokimonsta, até uma emissora somente de mulheres em Mogadíscio, na Somália, passando pela compositora Gisela Fulla




Estas e muitas mulheres mais – as fotos desse artigo é apenas uma pequena mostra do conteúdo da página – se deixam ver rodeadas de suas máquinas de trabalho para lembrar que as mulheres existem na música eletrônica e levam a sério o que fazem. ... E não são poucas.

Germano Lins