titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

terça-feira, 3 de março de 2015

Mackie DL32R: Mixer digital com controle por iPad

Boa parte dos mixers de som ao vivo que oferecem controle wireless também possui superfícies de controle físicas. No entanto, com seu novo DL32R, a Mackie adotou uma abordagem totalmente wireless, baseada no conceito de seu DL 1608 controlado pelo iPad original. Tendo usado o DL 1608 desde seu lançamento, podemos dizer que ele é bastante amigável, tem excelente equalização e dinâmica e o formato economiza tempo de setup e cabeamento. Eu preciso admitir que fiquei um pouco apreensivo nas primeiras vezes que usei o DL1608, já que não sabia quão confiável a conexão wireless se manteria, mas, depois de usá-lo já há alguns anos, eu posso confirmar que nunca tive nenhuma perda de sinal. Se você sai do alcance do Wi-Fi, o mixer continua fazendo o que ele estiver configurado para fazer até você voltar ao alcance – não existe nenhuma interrupção no áudio.



O novo DL32R é um mixer de som ao vivo de 32 canais e pode ser considerado como uma evolução direta do paradigma do DL1608, mas com um formato de montagem em rack, um maior total de I/O, diversos recursos novos incluindo compatibilidade Dante (que ainda vai ser adicionada na versão sob avaliação), a opção de salvar e compartilhar configurações via Dropbox, a capacidade de lidar com gravação e reprodução multitrack e controle wireless completo sobre todos os parâmetros – incluindo ganho de pré-amplificador. Quando o protocolo Dante estiver operacional, ele poderá oferecer direcionamento 32×32 total e será independente de qualquer direcionamento USB. Atualmente, o direcionamento 32×32 total é possível via USB.
Até o fechamento desta edição, ainda faltavam várias semanas para o lançamento do DL32R, mas tivemos a sorte de receber uma das primeiríssimas unidades do hardware junto com uma versão beta recente do software Master Fader que o roda. Quando avaliei o DL1608, eu achei que algumas otimizações gráficas talvez pudessem ser feitas no aplicativo para melhorar a navegação, e parece que agora algumas delas foram adicionadas. Depois que a versão de lançamento 3 do aplicativo Master Fader for disponibilizada no final de 2014, usuários existentes do DL1608 também se beneficiarão de muitas destas otimizações.
fonte: Sound On Sound