Que tal aplicar aquele efeito de fita analógica tão característico dos álbuns do The Beatles gravados no Abbey Road
Germano Lins
Waves lança o Abbey Road Reel ADT, o efeito de fita analógica dos The Beatles
A descrição definitiva do processo exato utilizado no estúdio Abbey Road, até hoje, tem sido um segredo guardado à sete chaves. O ADT foi projetado para satisfazer as necessidades únicas de gravação dos The Beatles. O êxito da banda, e a frustração desta por ter que voltar a gravar as vozes uma e outra vez para criar vários layers (dobras) de efeitos vocais, fizeram com que o engenheiro do Abbey Road, Ken Townsend, criasse o Artificial Double Tracking (ADT).
Em poucas palavras, o ADT é uma técnica especial de conexão entre dois gravadores de fita analógica com a finalidade de conseguir tomadas separadas a partir de uma só. Isso foi um grande feito na história da gravação de áudio, e foi utilizado em muitas sessões de gravação no Abbey Road Studios.
Com este plugin podemos conseguir delays e variações de pitch bem autênticas. Também podemos agregar saturação de fita e emulação de efeitos wow e flutter.
Mirek Stiles, gerente de produtos de áudio do Abbey Road Studios, afirma que "Quando era engenheiro assistente, me lembro que a criação do ADT foi um processo longo, mas que valeu à pena. Através do uso do vari-speed no gravador de fita, era possível adicionar movimentos exuberantes, amplitude estéreo e uma profundidade dramática em quase qualquer canal. Pela primeira vez na história, a Waves capturou não somente a sonoridade verdadeira do ADT, mas também a sensação deste clássico efeito".
Especificações:
- Desenvolvido em associação com o Abbey Road Studios
- Plugin genuíno de sonoridade de fita analógica
- Pela primeira vez, uma automação exata do efeito ADT
- Diferentes sonoridades de fita analógica para a fonte de origem e os sinais ADT
- Componente exclusivo de duas vozes
- Controle de drive separado para cada rota
- Controle manual e automático
- Controle manual MIDI endereçável para maior experiência do usuário
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.