titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Pré-amplificador para microfone dbx 676

A dbx, empresa do grupo Harman anunciou o lançamento do pré-amplificador para microfone 676 Tubo Mic Pre Channel Strip. Com excelente qualidade de áudio pode ser usado tanto em gravações, quanto em apresentações ao vivo.



O dbx 676 pode ser ajustado para obter um som limpo e puro, ou sujo e cheio de harmônicos. O 676 traz consigo o Compressor/Limiter do dbx 162SL e um Equalizador Paramétrico de 3 bandas.



"Criamos o dbx 676 para ser nada mais, nada menos que o mic preamp definitivo", afirmou Jason Kunz, Gerente de Marketing de equipamentos para PA portáteis e de gravação, além de Broadcast da Harman. Caso seja necessário um preamp que forneça um som puro e com qualidade e se deseje adicionar algo de personalidade nos vocais e instrumentos, ou se esteja procurando procurando melhorar o som de uma gravação ou live rig, o dbx 676 é a ferramenta ideal para se conseguir isso.


Mais informações: http://goo.gl/ZsA8Rk

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

SHURE LANÇA O MICROFONE UNIDYNE MODELO 5575LE

Em comemoração ao 75º aniversário do microfone Unidyne, o primeiro microfone unidirecional dinâmico de elemento único do mundo, a empresa lança o modelo Unidyne 5575LE em edição limitada.

 (Divulgação)Como líder mundialmente reconhecida em microfones, a Shure desenvolveu e fabricou diversos produtos inovadores para o setor de áudio ao longo dos últimos 90 anos. Entretanto, nenhum causou maior impacto nem foi mais emblemático do que o microfone Unidyne®. Em janeiro de 2014, o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE) concedeu à Shure o Milestone Award pela tecnologia Unidyne.

A honra desse aclamado prêmio coloca a Shure na companhia de inventores famosos, entre eles, Guglielmo Marconi, Nikola Tesla, Michael Faraday e Benjamin Franklin. Essa honra também coloca a invenção da tecnologia Unidyne ao lado de eventos históricos, como a invenção do primeiro computador e o programa espacial Apollo. Para marcar essa conquista e comemorar o 75º aniversário do desenvolvimento e da disponibilidade do microfone Unidyne 55, a Shure tem o orgulho de anunciar o novo modelo Unidyne de edição limitada, o Microfone dinâmico cardioide 5575LE Unidyne edição limitada.

Uma versão especial de aniversário para o icônico microfone dinâmico cardioide Unidyne 55, o 5575LE reproduz o desenho original, com as devidas melhorias em durabilidade e qualidade de som. Um admirável passatempo para colecionadores, o 5575LE edição limitada de série apresenta o elemento cardioide Unidyne III atual, a clássica grelha externa grande, etiqueta de época e fundição em zinco, com acabamento prateado no suporte de mesa. O microfone vem em um estojo em alumínio com o logotipo do 75º aniversário e inclui duas fotos impressas do Unidyne e um certificado de autenticidade, apresentando um tributo da presidente do conselho da Shure, Rose L. Shure.

"O Unidyne é o microfone mais reconhecido do mundo, usado por incontáveis cantores, incluindo Elvis e Sinatra, bem como por numerosos artistas contemporâneos", disse Scott Sullivan, Diretor Sênior de Gestão Global de Produtos da Shure Incorporated. "O 5575 homenageia o amado e clássico Unidyne 55, apresentando estética clássica e características de desempenho para artistas e colecionadores".



Lançado em 1939, o Unidyne 55 foi rapidamente adotado como o microfone escolhido para locução, discurso público, gravação e rádios de duas vias. Conforme a popularidade do 55 crescia, ele ganhou espaço em vários ambientes musicais que consolidariam seu legado e status icônico como "o microfone que não precisa de nome". Para a indústria da música, o Unidyne 55 ofereceu controle de microfonia e redução de ruído ambiente. Nas mãos de cantores profissionais e de chefes de estado, o Unidyne 55 ficou conhecido como uma presença cultural familiar e um sinal de qualidade. Seu design veio a simbolizar o que muitos pensam quando ouvem a palavra "microfone".

O Microfone dinâmico cardioide Unidyne 5575LE em edição limitada estará disponível em fevereiro de 2015. Para obter mais informações, acesse shure.com.br.

Gobos do Brasil apresenta nova linha de amplificadores X Series da Powersoft

 (Divulgação)A Gobos do Brasil promoveu em sua sede, em São Bernardo do Campo, São Paulo, workshop onde apresentou ao mercado a nova Série X de amplificadores Powersoft, composta pelos modelos X4 e X8, que promete mais uma vez revolucionar o mercado ao unir em um só produto funcionalidades de um rack de som inteiro. 

Para mostrar as tecnologias e possibilidades do equipamento, o evento, realizado terça-feira (2/12/14), contou com a participação do italiano Mario Di Cola, engenheiro sênior de áudio da Powersoft, Fabiano Rezende, proprietário da Fly Audio Solution; do suporte técnico da fábrica Powersoft no Brasil; e de Gilberto Morejon, gerente Comercial da marca para América Latina e Caribe.

Esteban Risso, diretor Comercial da Gobos do Brasil, conduziu a abertura do evento, seguido pelo gerente de áudio da empresa, Valdinei Vieira "Jabá", que fez a introdução do trabalho da Powersoft. A marca é reconhecida por lançar produtos com tecnologia de ponta como o Digam-7000, lançado em 1995, os K10 e K20 já nos anos 2000, e a M Series de 2010.


O engenheiro Rezende apresentou as principais tecnologias de energia incluídas no modelo X8, como a Three Phase Load Balancing, a legendária Powersoft Green Audio Power, assim como o balanceamento de energia com PFC (correção do fator de potência). 

Mario Di Cola mostrou o que o X8 e a X Series podem fazer por meio do aplicativo Armonia. Com esse aplicativo o usuário pode ajustar todas as configurações de equalização, Limiter, Matrix e Crossover. Di Cola mostrou também como os tablets e smartphones são utilizados como display do aparelho, conectando-os por meio de uma rede wi-fi gerada pelo próprio equipamento, e também a facilidade de checar e controlar diferentes configurações.
A Gobos e o fabricante deixaram para o final da apresentação uma surpresa. A equipe demonstrou como o aparelho, que trabalha monofásico, bifásico e trifásico, consegue ir além da variação entre 85VAC e 440VAC. O sistema ligado em duas fases, recebeu 220V, teve a carga aumentada para 250V e, a partir daí, a tensão foi sendo reduzida até que, em 30V, o X8 finalmente desligou. 

Os convidados tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os produtos da nova série, como segurança, latência máxima, entre outros, como também, puderam visitar as instalações da Gobos do Brasil e conhecer melhor o trabalho feito pela empresa.

sábado, 29 de novembro de 2014

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL ABLETON 9 - VOLUME I

MANUAL ABLETON LIVE 9




VOLUME 1

www.musicaudio.net
68 32247997






===============================================================



SEJA BEM VINDO

1.1 A equipe da Ableton agradece!


O Live nasceu do desejo dos músicos de dispor de uma maneira eficaz de criar, produzir e interpretar música usando um computador. Foram efetuados muitos esforços para fazer o Live um programa fácil e divertido de usar, mas ao mesmo tempo capaz de lhe ajudar a criar música com o maior nível de precisão e sofisticação. Mas os esforços não acabam aqui. Enquanto você lê essas linhas… seguramente uma nova versão melhorada do Live pode estar disponível para download. Por favor, visite o nosso site agora mesmo ou use o comando "Buscar Atualizações¨ no menu Help.

Esperamos que desfrute usando o Live e que o programa lhe ajude a melhorar o seu processo criativo.

A equipe da Ableton.

1.2 Que novidades o Live 9 traz?

1.2.1 Suporte para dois monitores

  • Agora o Live pode ser visto em dois monitores ao mesmo tempo. Isso nos permite, por exemplo, trabalhar com as vistas Session/Arrangement e Clip/Device aos envelopes de modulação. A automação dos clips na Session converte em automação na timeline quando se gravar desde a Session ao Arragement, e viceversa quando se traz clips do Arrangement de volta para a Session.

1.2.3 Melhorias na edição de envelopes

  • Os pontos de corte (breakpoints) do envelope são criados simplesmente clicando no envelope. Quando passamos o ponteiro do mouse sobre o envelope, aparece um pseudo ponto de corte para mostrar onde se colocará o ponto de corte depois de se clicar. Passando o ponteiro do mouse próximo ao envelope ou mantendo-se pressionada a tecla [Shift] enquanto se clica em um segmento de um envelope (um trecho de envelope entre pontos de corte) agora seleciona todo o segmento.
  • Os envelopes de clip no modo Linked agora respondem às alterações realizadas nos marcadores warp do clip.

1.2.4 Curvas de envelope

Agora é possível criar curvas convexas e côncavas em todos os envelopes com pontos de corte tanto na timeline do Arrangement como nos clips. As curvas são criadas e ajustadas mantendo-se pressionada a tecla [ALT](PC) / [ALT](Mac) enquanto se arrasta um segmento do envelope. Clicando-duplo enquanto se mantém pressionado [ALT](PC) / [ALT](Mac) faz com que o segmento volte a ser uma linha reta.

1.2.5 Melhorias na edição MIDI

  • Um novo conjunto de ferramentas de transformação permite uma rápida manipulação do conteúdo dos clips MIDI. Aplicamos com um só clique transporte, reprodução inversa, inversão ou legato.
  • Agora é possível mover e redimensionar livremente notas MIDI sem um modificador, mesmo enquanto a grade de quantização estiver desativada. Também é possível ajustar durações de nota estando no Modo Draw.
  • Os marcadores de estiramento de nota MIDI agora estão disponíveis sempre que hajam notas selecionadas em um clip MIDI.

1.2.6 Fluxo de trabalho do teclado melhorado

  • [B] comuta ao modo de desenhar (Draw Mode). Pressionando [B] enquanto se edita com o mouse comuta-se ao modo de desenho temporariamente. Além disso, agora é possível redimensionar as notas MIDI enquanto se está no modo de desenho.
  • As trilhas, dispositivos, notas ou clips selecionados nesse momento podem ser ativados com a tecla [0].
  • A tecla [Enter] agora comuta entre seleção de tempo e nota nos clips MIDI. Caso a braçadeira de loop esteja selecionada, pressionando-se [Enter] alteraremos a seleção ao tempo dentro do loop entre as braçadeiras.
  • [Q] comuta o modo Hot-Swap.
  • [D] comuta a seleçcão Hot-Swap entre um Drum Rack e seu pad selecionado mais recentemente.

1.2.7 Navegador redesenhado

  • O novo navegador do Live oferece uma vista a dois painéis que mostra todos os dispositivos e Live Packs claramente distinguíveis.
  • Um campo de busca no navegador filtra os resultados enquanto se tecla. É possível navegar entre o campo de busca e as entradas filtradas usando-se as teclas de cursor do teclado do computador.
  • A aba Preview do navegador agora apresenta uma vista prévia dos presets de instrumento do Live, reproduzindo curtos exemplos quando os presets são selecionados.

1.2.8 Converter harmonia, melodia ou baterias em MIDI

Três novos comandos permitem extrair a informação musical de clips de áudio e colocá-la em clips MIDI em novas trilhas:
  • Converter harmonia em MIDI extrai as notas do áudio polifônico e foi projetado para reconverter samples ou loops.
  • Converter Melodia em MIDI extrai as notas de áudio monofônico.
  • Converter Baterias em MIDI extrai os ritmos de áudio percussivo, sem afinação. A nova trilha MIDI conterá um Drum Rack com as notas do bumbo, caixa e hi hat do áudio original tocando os instrumentos apropriados.

1.2.9 Consolidar Tempo em Nova Cena

O comando Consolidar tempo em nova cena consolida o material dentro da faixa de tempo selecionada na Vista Arrangement em um novo clip por trilha. Os novos clips são colocados em uma nova cena da Vista Session debaixo da cena previamente selecionada.

1.2.10 Presets padrão para trilhas MIDI e de Áudio

As trilha MIDI e de áudio recém criadas agora podem vir com dispositivos já carregados.

1.2.11 Melhorias nos dispositivos

  • Glue Compressor é um novo compressor de modelagem analógica baseado no clássico compressor por bus de uma famosa mesa de mixagens dos anos 80.
  • EQ Eight agora possui filtros melhorados, uma tela flutuante que mostra o espectro de frequências do sinal de saída e permite ajustar de uma vez só pontos de filtro, modos opcionais "Adaptive Q" e Auditiom e uma série de outras melhorias.
  • Compressor agora dispõe de um modo Auto Release, que ajusta de forma automática o tempo de relaxamento tomando como base o áudio entrante. Um controle Dry/Wet permite realizar de forma simples compressão em paralelo. É possível ajustar Ratio abaixo de 1:1, para uma expansão crescente. A forma do seguidor de envelope pode ser alterada entre linear e logarítmica. Por último, um novo visor mostra os níveis de entrada e saída, facilitando ainda mais os ajustes de parâmetros.
  • O efeito Gate do Live agora responde com mais precisão. Existe também um novo controle Return (chamado também "hysteresis") para ajudar a reduzir "chatter" quando o nível altera rápido próximo do umbral (threshold), assim como uma EQ de sidechain. Por último, um novo visor mostra os níveis de entrada e saída, tornando mais simples ajustar parâmetros.
  • O dispositivo Multiband Dynamics agora dispõe de um circuito sidechain que permite que se dispare tomando como base o nível de outro sinal.

1.2.12 Melhorias na renderização

Durante a exportação, a conversão da taxa de amostragem agora é feita usando a Biblioteca SoX Resampler de altíssima qualidade, obtendo-se exportações de maior qualidade quando se renderiza em uma taxa de amostragem menor.

Além disso, um diálogo de exportação melhorado agrupa os controles relacionados, tornando simples ver e configurar os ajustes de exportação.

1.2.13 Abletom Push

  • Suporte para Ableton Push, um instrumento para composição musical que oferece controle manual sobre a melodia e harmonia, ritmos, sons e estrutura da canção.


===============================================================


Primeiros passos

2.1 Familiarize-se com o Live

O Live dispõe de uma série de lições interativas que lhe guiarão passo a passo através das diferentes funções do programa. As lições estão organizadas em uma tabela de conteúdo, e podem ser abertas diretamente no programa através do menu Help. É recomendado que se siga essas lições. Muitos usuários nos relatam que as lições ajudaram no processo de familiarização do programa.

Também é recomendado que se leia o capítulo Conceitos do Live, que contém muitas informações sobre os aspectos fundamentais do Live, é uma leitura muito recomendada não importando que você seja um usuário inexperiente ou já experiente. Os capítulos restantes do manual constituem um guia de referência com mais profundidade, onde são desenvolvidos os conceitos apontados no capítulo Conceitos básicos do Live.

2.1.1 Uso da vista Info e do Índice

A Vista Info do Live nos indica o nome e a função do lugar onde se encontra o ponteiro do mouse.

Para certos itens, podemos criar nosso próprio texto que irá aparecer nesta janela.

A Vista E seu botão Mostrar/Ocultar.

Caso necessite de mais informação sobre um determinado tema ou elemento específico da interface, veja o manual de referência. O índice, no final do manual, contém os nomes de todos os elementos da interface de usuário e o conduz à seção relevante.

2.2 Configuração de Preferências

Na janela Preferências do Live encontramos várias configurações que determinam a aparência, o comportamento e a forma de se comunicar do Live com o mundo exterior. Acessamos esta janela com o comando Preferences, que no Windows está disponível no menu Options e no OS X está no menu Live. Também podemos acessar as Preferências com o atalho [CTRL][,] (PC)/[CMD][,](Mac).

As Preferências do Live são distribuídas em várias abas:
  • Na aba Look/Feel, podemos modificar várias configurações, incluindo o idioma que se utiliza para mostrar o texto e o esquema de cor, ou "skin," para a tela gráfica de usuário. Aqui é onde também podemos ajustar o tamanho dos objetos que são mostrados na tela: o controle Zoom Display permite realizar zoom sobre a tela do Live numa porcentagem qualquer entre 50% e 200% do tamanho padrão da tela do usuário.
  • As Preferências de Audio são utilizadas para configurar as conexões de áudio do Live com o mundo exterior por meio de uma interface de áudio. Deve-se levar o tempo que for necessário para seguir a lição "Configuração das E/S de Audio" incluída no programa, que mostram todos os passos necessário para ajustar e otimizar as configurações para qualquer sistema em particular. Para acessar a lição, escolha o comando Help View no menu Help.
  • As Preferências MIDI/Sync são utilizadas para três finalidades separadas e distintas:



segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A iZotope lança nova versão do software Iris

 (Divulgação)A iZotope, importante empresa de tecnologia de áudio, acabou de lançar a mais nova versão do seu software Iris. O Iris 2 combina o poder do sampler com a flexibilidade modular do synth. 

Os novos recursos incluem um sistema de modulação robusto, conjunto de sample que pode carregar ambos os samples e clássico oscilador de forma de ondas, uma interface completamente redesenhada com visualizações extensas e medição, melhores efeitos e filtros, original patches para inspirar a criatividade.

O Iris 2 foi construído para que novos sons pudessem ser descobertos, incluíndo sintetizadores clássicos e efeitos de percussão. Mais de 350 patches com controles intuitivos foram incluídos, de modo que os usuários pudessem facilmente produzir e executar a música personalizada por eles. 

"Depois de ouvir cuidadosamente o feedback de centenas de músicos, produtores, e sound designers, ficou claro que Iris é uma ferramente de grande ajuda no seu trabalho, disse o Manager de Produto da iZotope Bradford Swanson. Nós projetamos Iris 2 para ajudar os músicos com novas possibilidades e sons que são fáceis de acessar e ajustar"

Mais informações: www.izotope.com/iris


K-array lança Line Array para Som ao vivo com nova tecnologia

 (divulgação)Desde que os primeiros sistemas Line array surgiram no mercado em meados da década de 90, houve grandes avanços em termos de qualidade de áudio, nos níveis de pressão sonora (SPL) e na capacidade de direcionar o som para as áreas onde há necessidade de cobertura. 

Ao longo dos anos, artistas, técnicos e o público em geral acostumados a participar de grandes festivais, acabaram aceitando como normais os gigantescos sistemas de PA utilizados por artistas de renome em todo o mundo.

No entanto, o tamanho e a complexidade para montar esses equipamentos, aumentava também seu custo, por isso a K-array começou a pensar num sistema line array que fosse leve, prático, de fácil instalação, e o mais eficiente possível em qualidade e desempenho. 

Alex Tatini, presidente da K-array explica: "Quando começamos a projetar o FIRENZE queríamos criar um sistema que representasse o Estado da Arte em termos de qualidade e desempenho, mas que ao mesmo tempo, fosse o mais prático possível em portabilidade, instalação e gestão.". 


E continua: "Quando cruzamos todos os comentários dos profissionais do mundo com nossas próprias experiências, o foco passou a ser: devemos tornar a vida mais fácil para todos os usuários de áudio profissional no dia-a-dia, especialmente em turnês, combinando isso com a necessidade do rápido retorno do investimento do cliente, sem afetar nossa liberdade de sermos criativos".


O resultado é a caixa KH8 do sistema Firenze, que é o primeiro sistema line array a utilizar a tecnologia "Slim Array Technology (S.A.T.)". 

Características da KH8 e do subwofer KS8O KH8 é amplificada, leve, fina, compacta e seu design é futurista e resistente à intempérie, proporcionando 145 dB SPL. Uma solução criativa e um som da melhor qualidade. É totalmente controlada pelos DSPS integrados para ajuste preciso do alinhamento com a máxima flexibilidade operacional.


O subwofer ativo KS8, compacto e resistente à intempérie é seu aliado, e atinge 148 dB SPL. 


Um sistema com 24 unidades da KH8 pode ser montado em apenas 10. Isto é possível, porque não é necessário desmontar todo o conjunto: as caixas estão ancoradas em grupos de três dentro de módulos rígidos, que são interligados rapidamente para criar grandes sistemas com até 24 unidades. Em comparação com os sistemas tradicionais que exigem a fiação e uma conexão mecânica para cada caixa, o KH8 economiza tempo. Cada unidade pode ser inclinada de forma independente para o alinhamento mecânico, e em seguida fazer o alinhamento digital. 

A portabilidade e a facilidade de montagem são apenas algumas das vantagens desse sistema. Por exemplo, suponha que você deseja alterar o ângulo de inclinação de uma das caixas quando o cluster já estiver içado: com a KH8 não é necessário descer o cluster; uma pessoa é suficiente para alterar a inclinação de uma caixa em poucos minutos. Além disso, a tecnologia "line array reto" necessita de pouco espaço em profundidade, minimizando o volume do cluster, permitindo máxima liberdade no ponto de fixação. O resultado é a obtenção de uma frente de onda que tem a curvatura desejada a partir de um conjunto perfeitamente vertical.

Tecnologia Slim-Array 
Cada caixa é projetada para ser inclinada sobre seu próprio eixo horizontal, facilitando o alinhamento e proporcionando uma pressão sonora excepcional, exatamente onde você deseja.

Direcionamento acústico digital
Cada caixa incorpora 8 processadores DSP e tecnologia hiper precisa para direcionar o feixe sonoro, atendendo a qualquer exigência técnica e controle sonoro. 

Resistente à intempérie
KH8 & KS8 são sistemas amplificados com grau de proteção IP45. O módulo eletrônico integrado tem grau de proteção IP65, para resistir às chuvas pesadas.

Cobertura das caixas KH8 no Sistema Firenze.
A cobertura de um cluster de caixas KH8 pode ser controlada mecanicamente pelo ajuste dos ângulos entre as caixas e digitalmente, através do direcionamento digital, que é um grande diferencial do sistema. Com o KH8 você pode focar o som em áreas específicas, excluir de outras áreas, verificar a frequência do direcionamento e obter uma cobertura sonora extremamente uniforme. 

Direcionamento Acústico Digital 
Direcionamento acústico é uma técnica que permite dirigir o feixe de som das caixas através da interação de vários alto-falantes. O potencial desta técnica pode realmente ser maximizado apenas quando existe um sistema que permite controlar com precisão e de forma independente cada elemento do array. Um poderoso software de cálculo otimiza todos os parâmetros a fim de obter o resultado acústico desejado. O sistema KH8 tem essa capacidade. 


Cada caixa KH8 possui 8 canais de DSP incorporados, a fim de controlar os componentes internos de forma independente. Cada um dos 8 canais é projetado para otimizar filtros FIR e delay, alcançando o melhor dos resultados com um alinhamento de alta precisão. 


Cabos:Apenas dois cabos são necessários para montar o sistema. Um multi-cabo com conectores LK25 para enviar sinal analógico, digital e dados, e um multi-cabo com conectores Socapex para enviar energia. Alimentação e sinais são separados para evitar interferência de ruído e risco de danos graves em caso de corte acidental de cabos. 

Configuração automática:Significa que você pode projetar suas configurações fora do local e sincronizar com o sistema quando estiver montado. 


Um software dedicado permite que você faça o projeto de acordo com todos os requisitos do local. 


Simplesmente pressionando um botão, o software pode sugerir o ângulo mais preciso para cobertura ideal na área de audiência. Pressionando outro botão, o software vai calcular os melhores ajustes de filtros FIR para atender todas as necessidades de uma cobertura sonora exigente, inclusive excluindo o som de áreas específicas se for o caso. 


Quantas pessoas são necessárias para içar um PA com 12 caixas KH8 de cada lado? 
O estado da arte em sistemas de rigging permite que uma única pessoa monte 12 unidades em menos de 10 minutos! 


Isto é possível porque não é necessário montar e desmontar todo o conjunto: as caixas estão ancoradas em grupos de três dentro de gabinetes de pré-cabeados. Cada gabinete é colocado sobre uma robusta plataforma fornecida para garantir a praticidade do transporte.

Quantos KH8 cabem em uma plataforma de transporte?
Cada plataforma pode transportar dois gabinetes pré-cabeados com 3 caixas KH8 cada. (6 KH8 no total). 
As plataformas de transporte possuem capas semi rígidas de proteção.

O KS8 utiliza a tecnologia IPAL de amplificação, incluindo um poderoso módulo com um sensor de pressão diferencial, um DSP com "latência zero" e dois alto-falantes de 21 polegadas projetados especificamente para trabalhar com alta eficiência, proporcionando excepcionais 148 dB SPL. 

A tecnologia IPAL permite corrigir as incertezas intrínsecas do sistema acústico em tempo real, para o estado da arte em performance sonora. A linearidade do sistema é garantida por uma correção de feedback baseada em um método de controle de pressão diferencial. O DSP integrado garante surpreendentes 10 µs (microsegundos) de latência, permitindo uma abordagem "analógica" com um poderoso DSP.

Os subwoofers KS8 também estão integrados ao software de alinhamento, dando infinitas possibilidades de configuração, como por exemplo, cardioide ou arcos. 

Posso içar os subwoofers KS8? Com certeza. Você pode içar ou estaquear o KS8. Pode também conectá-lo a um gabinete com três KH8 e levantar um cluster com KS8 no topo e KH8 na parte inferior. 

O sistema Firenze tem alguma limitação em aplicações ao ar livre? 
Absolutamente não. KH8 e KS8 são sistemas IP45 com um gabinetes eletrônicos integrados IP65, para resistir até mesmo às chuvas mais pesadas.


Qual o software ideal para o Sistema Firenze? 

Um sistema inteligente como o Firenze, requer um software dedicado para realizar com facilidade o projeto, a configuração e o alinhamento; e, igualmente, oferecer ao usuário opções para trabalhar. Em parceria com AFMG®, os desenvolvedores do software de maior sucesso no mercado de áudio profissional, desenvolvemos e implementamos o primeiro FIRmaker real, onde os usuários tem o poder de criar seus próprios filter-sets FIR, otimizados para cada configuração onde utilizarem seu sistema. 



Yamaha anuncia o lançamento do console RIVAGE PM10 para mixagem ao vivo

 (Divulgação)Mais de 10 anos se passaram desde o lançamento da Yamaha PM1D e PM5D, as quais definiram a direção dos consoles de som digitais. Este novo console herdou o DNA de suas antecessoras, mas é mais moderno, com mais recursos, maior qualidade e versatilidade para som ao vivo, e atende às necessidades que hoje o meio ambiente requer. O sistema Rivage PM10 é constituído por um controle surface CS-R10, DSP-R10 DSP engine, Rpio622 I/O rack, três tipos de cartões RY, e dois tipos de cartões HY. Pode ser configurado com flexibilidade ideal para atender às exigências de qualquer aplicação.

"O mixer é o centro de qualquer sistema de som. Nosso novo sistema RIVAGE PM10 culmina com mais de 40 anos da história das séries PM, e inicia uma nova era de facilidade e confiabilidade, operação e extraordinário som" diz Chihaya Hirai, manager do departamento de PA da Yamaha. "Também não é exagero dizer que o sistema RIVAGE PM10 foi possível graças ao apoio dedicado e feedback dos nossos clientes em toda a nossa longa história, além de nossa paixão pela criação de produtos líderes da indústria." .



Algumas características
Pré-amplificadores de microfone híbridos foram recentemente desenvolvidos de acordo com a filosofia da Yamaha. A parte analógica é totalmente nova, tanto em termos de componentes, como em design, tudo isso para que o som saia puro e natural.  A parte digital inclui modelos impecáveis de transformadores de circuito da Rupert Neve Designs (RND) e o aclamado processamento SILK, criados com tecnologia original Yamaha VCM (Virtual Circuitry Modeling).

O Canal EQ e dinâmico foram atualizados de forma significativa. Os canais de entrada têm equalizador paramétrico de 4  bandas completo, enquanto que os canais de saída são equipados com equalizador paramétrico de 8 bandas completo, têm 3 algoritmos recentemente desenvolvidos mais o clássico algoritmo Yamaha "Legacy". 

Um total de 45 plug-ins está disponível para o processamento criativo, que aumentam substancialmente o poder do processamento. Em especial há novos plug-ins feitos em colaboração com Rupert Neve Designs, TC Electronic, e Eventide.

A conexão com um computador para gravação multitrack é tão boa quanto para as consoles das séries CL ou QL, e outro equipamento externo pode ser conectado via Dante network
A Console RIVAGE PM10 estará disponível em 2015

Mais informações:
http://www.yamahaproaudio.com/global/en/products/mixers/rivage_pm10/



Caixa de som ativa Lexsen LPX-2015A

 (Divulgação)Um forte reforço para completar a família de áudio da Lexsen é a caixa LPX-2015A. Trata-se de um produto inovador em sua categoria com configurações que o diferenciam. Com designer moderno e arrojado e acabamento de qualidade, as caixas Lexsen LPX-2015A possuem dois woofers de 15", com um drive de Titânio. Tem 500 watts de potência e é Bivolt (selecionável). Uma caixa equipada com MP3 Player e display em LCD . Possui bluetooth, controle remoto, entrada USB e SD card. São projetadas em plástico injetado, e vem com rodinhas traseiras para facilitar o transporte.
Uma caixa completa com preço extremante competitivo.

Algumas características da caixa:- 2 woofers de 15"e um driver de titânio
- 500 W RMS e é Bi Volt (selecionável)
- MP3 Player e Display em LCD
- Bluetooth
- Controle Remoto
- Entradas USB e SD card
- EQ de duas bandas (graves e agudos)
- Rodinhas na parte traseira, o que facilita o transporte.

sábado, 22 de novembro de 2014

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL ARDOUR 3 - AUDIO WORKSTATION

Ardour

Digital Audio Workstation


Manual em Português
www.musicaudio.net
68 3224-7997 / 68 99429960



-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma visão geral da interface

Esta seção apresenta uma visão geral da interface básica do Ardour, da janela Editor e da janela Mixer. Nos capítulos a seguir obteremos informações mais detalhadas sobre o que será mostrado nesta seção.

A janela Editor

Quando criamos uma nova seção, o Ardour abre uma nova janela vazia que é chamada de janela Editor. Esta é a janela mais importante do Ardour, é nela que iremos controlar o programa, bem como iremos ver e editar os materiais gravados e importados.


No topo da janela Editor temos várias áreas importantes: Transport Menu (menu Transport), Clocks (Relógios), menu Edit Modes/Cursor Modes

(modos de Edição e de Ponteiro do Mouse), menu Snap Mode (modo de Atração à Grade de Quantização) e os Auxiliary Controls (Controles Auxiliares). Mais abaixo temos a Main Canvas, que contém as Tracks (Trilhas) e Busses (Mandadas) usados na Sessão (Projeto). As Mixer Strips (colunas de canal do Mixer) das Trilhas aparecem à esquerda, e um conjunto de abas que nos permite obter uma visão geral das Regions (Regiões), Tracks/Busses (Trilhas/Busses), Cenas (Snapshots), Grupos de Edição (Edit Groups) e Chunks que aparecem à direita.

Iremos ver esses controles de uma forma rápida aqui e mais tarde iremos nos aprofundar em cada um deles.

Menu Transport


O menu Transport possui os seguintes botões:
  • Rewind
  • Fast forward
  • Jog/shuttle controls
  • Loop playback
  • Play range/selection
  • Play from playhead
  • Stop
  • Record-enable

Clocks


Os relógios estão localizados próximo aos controles de transporte. Os relógios podem mostrar os tempos em 4 diferentes formatos: Time Code, Bars:Beats, Minutes:Seconds, e Samples. Clicamos-direito em um relógio para selecionar um formato. Também podemos desativar o relógio.

Modos de Edição e de Ponteiro do Mouse


Os controles de Edit Modes e Cursor Modes definem o comportamento da área Main Canvas e as diferentes funções que o ponteiro do mouse pode ter. Existem 3 modos de edição no menu: Slide Edit, Slice Edit, e Lock Edit. Próximo ao menu temos 6 modos para o ponteiro do mouse: Select/Move Object, Select/Move Range, Select Zoom Range, Draw Gain Automation, Stretch/Shrink Regions, e Listen to Specific Regions. Esses modos ou comportamentos serão mostrados no capítulo Trabalhando com Regiões.

Snap Mode


O menu Snap Mode controla a Grade de Quantização (Grid), Os pontos de atração à quantização (Grid Points) e Edit Point. Leia o capítulo Configurando o Medidor, Usando Faixas e Trabalhando com Regiões para obter mais detalhes.

Auxiliary Controls


Existem 8 botoes à direita dos relógios, que em sua maioria tem a ver com funções de gravação:
  • Punch In
  • Punch Out
  • Auto Play
  • Auto Return
  • Auto Input
  • Click
  • Solo
  • Audition

Main Canvas

A área main canvas, que podemos traduzir como tela principal, fica logo abaixo das linhas dos controles que foram descritos anteriormente. Ela está constituída basicamente de Réguas, no espaço onde as Trilhas e Busses são mostrados, barras de rolamento vertical e horizontal e uma seção de opções de zoom (ampliação de visualização) Zoom Options. Abaixo de tudo isso também são mostradas informações muito úteis, como a taxa de amostragem, o tempo disponível para gravação, uso de DSP, e área de display de mensagens de erro.

Réguas

Clicamos-direito no espaço das réguas e abrimos um menu que permite escolher entre os diferentes tipos de régua e disposição. Também podemos desmarcar as réguas que não acharmos necessárias para criar mais espaço na tela. Mais informações sobre essas operações são encontradas nos capítulos Configurando a Timeline e Configurando o Medidor.


Trilhas e Busses
Logo abaixo das réguas temos o lugar onde as trilhas e os busses são mostrados. Na figura a seguir, vemos o bus chamado "master" e uma trilha chamada "Audio 1". A Trilha Audio 1 também possui uma região, que representa um arquivo de áudio com o desenho de sua forma de onda.


Zoom Options


Na parte inferior da tela principal podemos definir o comportamento das operações de zoom (ampliação de visualização). Temos os botões Zoom In (aproxima) e Zoom Out (afasta), mais um terceiro botão chamado Zoom to Session (muito útil para ver rapidamente toda a Sessão (visão geral).Atalhos úteis: + (o sinal + do teclado principal) para Zoom In, e - (menos) para Zoom Out.

O menu controla o Zoom Focus. Isso define o ponto de ampliação das operações. Tente aproximar ou afastar com as teclas + e - com um Zoom Focus diferente a cada vez. Por exemplo, escolhendo Playhead fará com que a ampliação se comporte relacionada com a posição da cabeça de reprodução do projeto. Mouse terá como referência a posição do ponteiro do mouse, e assim por diante.

Editor Mixer


O Editor Mixer está localizado à esquerda da janela Edit. Ele apresenta uma coluna de canal do Mixer para a trilha ou bus que estiver atualmente selecionado. Nas outras Daws ele é chamado de Inspector. Nele podemos controlar volume, Plugins e Roteamento da trilha ou bus. Podemos deixá-lo ou não à mostra clicando no menu View > Show Editor Mixer (atalho"Shift" + "E").

Regiões, Trilhas/Busses, Snapshots, Edit Groups, Chunks

O espaço à direita da janela Editor te 5 funções diferentes, dependendo do que estiver atualmente selecionado: Regions, Tracks/Busses, Snapshots, Edit Groups, e Chunks. Regions é a aba que fica selecionada por padrão. Esta parte da janela Editor é normalmente chamada de Regions List. Regions representam os arquivos de áudio que estão armazenados no disco rígido e que foram arrastados da Regions List diretamente para uma trilha na tela principal.

Controles da janela Mixer

A segunda janela, a Mixer, é aberta quando usamos o comando Window > Show Mixer.



A função principal da janela Mixer é mostrar todas as colunas de canal do Mixer. Cada coluna representa uma trilha. Esta janela é muito usada no processo de Mixagem, e também permite acesso aos recursos de plugins e roteamento.


Esta janela também contém uma lista das colunas do Mixer disponíveis no canto superior esquerdo. Marcamos as colunas que queremos ver no Mixer. E por fim, existe uma área para gerenciar grupos.


Alternando entre janelas

Podemos usar a combinação de teclas "Alt" + "M" ("Option"+ "M" em um Mac) de forma a alternar entre as janelas Editor ou Mixer.

Deixando ou não os menus em modo flutuante
A maioria dos menus da janela Editor podem ficar em modo flutuante, bastando para isso clicar na mão com o indicador levantado.



O menu flutuante aparecerá em uma janela em separado.


Começando uma Sessão

O Ardour organiza o seu trabalho em Sessões (Sessions). Uma Sessão é um grupo de trilhas (Tracks) que eventualmente são mixadas em um único arquivo de áudio Mono, Stereo ou multicanal. Podemos encarar as Sessões como sendo Projetos; e todos os dados do projeto são salvos em uma pasta de projeto, que nesse caso é uma pasta de sessão ou Pasta Session.

Quando você inicia o Ardour, lhe é perguntado se deseja iniciar uma nova Sessão ou se prefere abrir uma Sessão que já existe. Ao criar uma nova Sessão deverá ser dado um nome a ela. Também é necessário informar ao Ardour onde a pasta da sessão será armazenada. Feito tudo isso é só clicar em 'New'. O Ardour criará uma nova sessão e irá abri-la.



-------------------------------------------------------------------------------------


Para obter maiores informações acesse o link abaixo.

http://www.musicaudio.net/loja_nova.htm