titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sábado, 22 de novembro de 2014

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL ARDOUR 3 - AUDIO WORKSTATION

Ardour

Digital Audio Workstation


Manual em Português
www.musicaudio.net
68 3224-7997 / 68 99429960



-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma visão geral da interface

Esta seção apresenta uma visão geral da interface básica do Ardour, da janela Editor e da janela Mixer. Nos capítulos a seguir obteremos informações mais detalhadas sobre o que será mostrado nesta seção.

A janela Editor

Quando criamos uma nova seção, o Ardour abre uma nova janela vazia que é chamada de janela Editor. Esta é a janela mais importante do Ardour, é nela que iremos controlar o programa, bem como iremos ver e editar os materiais gravados e importados.


No topo da janela Editor temos várias áreas importantes: Transport Menu (menu Transport), Clocks (Relógios), menu Edit Modes/Cursor Modes

(modos de Edição e de Ponteiro do Mouse), menu Snap Mode (modo de Atração à Grade de Quantização) e os Auxiliary Controls (Controles Auxiliares). Mais abaixo temos a Main Canvas, que contém as Tracks (Trilhas) e Busses (Mandadas) usados na Sessão (Projeto). As Mixer Strips (colunas de canal do Mixer) das Trilhas aparecem à esquerda, e um conjunto de abas que nos permite obter uma visão geral das Regions (Regiões), Tracks/Busses (Trilhas/Busses), Cenas (Snapshots), Grupos de Edição (Edit Groups) e Chunks que aparecem à direita.

Iremos ver esses controles de uma forma rápida aqui e mais tarde iremos nos aprofundar em cada um deles.

Menu Transport


O menu Transport possui os seguintes botões:
  • Rewind
  • Fast forward
  • Jog/shuttle controls
  • Loop playback
  • Play range/selection
  • Play from playhead
  • Stop
  • Record-enable

Clocks


Os relógios estão localizados próximo aos controles de transporte. Os relógios podem mostrar os tempos em 4 diferentes formatos: Time Code, Bars:Beats, Minutes:Seconds, e Samples. Clicamos-direito em um relógio para selecionar um formato. Também podemos desativar o relógio.

Modos de Edição e de Ponteiro do Mouse


Os controles de Edit Modes e Cursor Modes definem o comportamento da área Main Canvas e as diferentes funções que o ponteiro do mouse pode ter. Existem 3 modos de edição no menu: Slide Edit, Slice Edit, e Lock Edit. Próximo ao menu temos 6 modos para o ponteiro do mouse: Select/Move Object, Select/Move Range, Select Zoom Range, Draw Gain Automation, Stretch/Shrink Regions, e Listen to Specific Regions. Esses modos ou comportamentos serão mostrados no capítulo Trabalhando com Regiões.

Snap Mode


O menu Snap Mode controla a Grade de Quantização (Grid), Os pontos de atração à quantização (Grid Points) e Edit Point. Leia o capítulo Configurando o Medidor, Usando Faixas e Trabalhando com Regiões para obter mais detalhes.

Auxiliary Controls


Existem 8 botoes à direita dos relógios, que em sua maioria tem a ver com funções de gravação:
  • Punch In
  • Punch Out
  • Auto Play
  • Auto Return
  • Auto Input
  • Click
  • Solo
  • Audition

Main Canvas

A área main canvas, que podemos traduzir como tela principal, fica logo abaixo das linhas dos controles que foram descritos anteriormente. Ela está constituída basicamente de Réguas, no espaço onde as Trilhas e Busses são mostrados, barras de rolamento vertical e horizontal e uma seção de opções de zoom (ampliação de visualização) Zoom Options. Abaixo de tudo isso também são mostradas informações muito úteis, como a taxa de amostragem, o tempo disponível para gravação, uso de DSP, e área de display de mensagens de erro.

Réguas

Clicamos-direito no espaço das réguas e abrimos um menu que permite escolher entre os diferentes tipos de régua e disposição. Também podemos desmarcar as réguas que não acharmos necessárias para criar mais espaço na tela. Mais informações sobre essas operações são encontradas nos capítulos Configurando a Timeline e Configurando o Medidor.


Trilhas e Busses
Logo abaixo das réguas temos o lugar onde as trilhas e os busses são mostrados. Na figura a seguir, vemos o bus chamado "master" e uma trilha chamada "Audio 1". A Trilha Audio 1 também possui uma região, que representa um arquivo de áudio com o desenho de sua forma de onda.


Zoom Options


Na parte inferior da tela principal podemos definir o comportamento das operações de zoom (ampliação de visualização). Temos os botões Zoom In (aproxima) e Zoom Out (afasta), mais um terceiro botão chamado Zoom to Session (muito útil para ver rapidamente toda a Sessão (visão geral).Atalhos úteis: + (o sinal + do teclado principal) para Zoom In, e - (menos) para Zoom Out.

O menu controla o Zoom Focus. Isso define o ponto de ampliação das operações. Tente aproximar ou afastar com as teclas + e - com um Zoom Focus diferente a cada vez. Por exemplo, escolhendo Playhead fará com que a ampliação se comporte relacionada com a posição da cabeça de reprodução do projeto. Mouse terá como referência a posição do ponteiro do mouse, e assim por diante.

Editor Mixer


O Editor Mixer está localizado à esquerda da janela Edit. Ele apresenta uma coluna de canal do Mixer para a trilha ou bus que estiver atualmente selecionado. Nas outras Daws ele é chamado de Inspector. Nele podemos controlar volume, Plugins e Roteamento da trilha ou bus. Podemos deixá-lo ou não à mostra clicando no menu View > Show Editor Mixer (atalho"Shift" + "E").

Regiões, Trilhas/Busses, Snapshots, Edit Groups, Chunks

O espaço à direita da janela Editor te 5 funções diferentes, dependendo do que estiver atualmente selecionado: Regions, Tracks/Busses, Snapshots, Edit Groups, e Chunks. Regions é a aba que fica selecionada por padrão. Esta parte da janela Editor é normalmente chamada de Regions List. Regions representam os arquivos de áudio que estão armazenados no disco rígido e que foram arrastados da Regions List diretamente para uma trilha na tela principal.

Controles da janela Mixer

A segunda janela, a Mixer, é aberta quando usamos o comando Window > Show Mixer.



A função principal da janela Mixer é mostrar todas as colunas de canal do Mixer. Cada coluna representa uma trilha. Esta janela é muito usada no processo de Mixagem, e também permite acesso aos recursos de plugins e roteamento.


Esta janela também contém uma lista das colunas do Mixer disponíveis no canto superior esquerdo. Marcamos as colunas que queremos ver no Mixer. E por fim, existe uma área para gerenciar grupos.


Alternando entre janelas

Podemos usar a combinação de teclas "Alt" + "M" ("Option"+ "M" em um Mac) de forma a alternar entre as janelas Editor ou Mixer.

Deixando ou não os menus em modo flutuante
A maioria dos menus da janela Editor podem ficar em modo flutuante, bastando para isso clicar na mão com o indicador levantado.



O menu flutuante aparecerá em uma janela em separado.


Começando uma Sessão

O Ardour organiza o seu trabalho em Sessões (Sessions). Uma Sessão é um grupo de trilhas (Tracks) que eventualmente são mixadas em um único arquivo de áudio Mono, Stereo ou multicanal. Podemos encarar as Sessões como sendo Projetos; e todos os dados do projeto são salvos em uma pasta de projeto, que nesse caso é uma pasta de sessão ou Pasta Session.

Quando você inicia o Ardour, lhe é perguntado se deseja iniciar uma nova Sessão ou se prefere abrir uma Sessão que já existe. Ao criar uma nova Sessão deverá ser dado um nome a ela. Também é necessário informar ao Ardour onde a pasta da sessão será armazenada. Feito tudo isso é só clicar em 'New'. O Ardour criará uma nova sessão e irá abri-la.



-------------------------------------------------------------------------------------


Para obter maiores informações acesse o link abaixo.

http://www.musicaudio.net/loja_nova.htm

2 comentários:

  1. Aloha, saudaçoes,

    Edito podcasts e atualmente uso o Audacity.
    Queria experimentar o Ardour, mas tenho umas duvidas:
    Ardour ou Ardour3?
    É intuitivo o suficiente para um iniciante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Ardour 3 por ser a mais nova versão.
      2. Sim. Sua filosofia de trabalho é muito parecida com a do Pro Tools.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.