Ardour
Digital Audio Workstation
Manual em Português
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Uma visão geral da interface
Esta seção apresenta uma visão geral da interface
básica do Ardour, da janela Editor e
da janela Mixer. Nos
capítulos a seguir obteremos informações mais detalhadas sobre o
que será mostrado nesta seção.
A janela Editor
Quando criamos uma nova seção, o Ardour abre uma nova
janela vazia que é chamada de janela Editor. Esta é a janela mais
importante do Ardour, é nela que iremos controlar o programa, bem
como iremos ver e editar os materiais gravados e importados.
No
topo da janela Editor temos várias áreas importantes: Transport
Menu (menu Transport), Clocks
(Relógios), menu Edit
Modes/Cursor Modes
(modos de Edição e de Ponteiro do Mouse), menu Snap
Mode (modo de Atração à Grade de
Quantização) e os Auxiliary Controls
(Controles Auxiliares). Mais abaixo temos a
Main Canvas, que
contém as Tracks
(Trilhas) e Busses
(Mandadas) usados na Sessão (Projeto). As Mixer
Strips (colunas de canal do Mixer) das
Trilhas aparecem à esquerda, e um conjunto de abas que nos permite
obter uma visão geral das Regions (Regiões),
Tracks/Busses (Trilhas/Busses),
Cenas (Snapshots),
Grupos de Edição (Edit Groups)
e Chunks que aparecem
à direita.
Iremos ver esses controles de uma forma rápida aqui e
mais tarde iremos nos aprofundar em cada um deles.
Menu Transport
O menu Transport possui os seguintes botões:
- Rewind
- Fast forward
- Jog/shuttle controls
- Loop playback
- Play range/selection
- Play from playhead
- Stop
- Record-enable
Clocks
Os relógios estão localizados próximo aos controles
de transporte. Os relógios podem mostrar os tempos em 4 diferentes
formatos: Time Code, Bars:Beats, Minutes:Seconds, e Samples.
Clicamos-direito em um relógio para selecionar um formato. Também
podemos desativar o relógio.
Modos de Edição e de Ponteiro do Mouse
Os controles de Edit Modes
e Cursor Modes definem
o comportamento da área Main Canvas
e as diferentes funções que o ponteiro do mouse pode ter. Existem 3
modos de edição no menu: Slide Edit,
Slice Edit, e Lock
Edit. Próximo ao menu temos 6 modos para o
ponteiro do mouse: Select/Move Object,
Select/Move Range,
Select Zoom Range,
Draw Gain Automation,
Stretch/Shrink Regions,
e Listen to Specific Regions.
Esses modos ou comportamentos serão mostrados no capítulo
Trabalhando com Regiões.
Snap Mode
O menu Snap Mode
controla a Grade de Quantização (Grid),
Os pontos de atração à quantização (Grid
Points) e Edit Point.
Leia o capítulo Configurando o Medidor, Usando Faixas e Trabalhando com
Regiões para obter mais detalhes.
Auxiliary Controls
Existem 8 botoes à direita dos relógios, que em sua
maioria tem a ver com funções de gravação:
- Punch In
- Punch Out
- Auto Play
- Auto Return
- Auto Input
- Click
- Solo
- Audition
Main Canvas
A
área main canvas, que podemos traduzir como tela principal, fica
logo abaixo das linhas dos controles que foram descritos
anteriormente. Ela está constituída basicamente de Réguas,
no espaço onde as Trilhas
e Busses são
mostrados, barras de rolamento vertical e horizontal e uma seção de
opções de zoom (ampliação de visualização) Zoom
Options. Abaixo de tudo isso também são
mostradas informações muito úteis, como a taxa de amostragem, o
tempo disponível para gravação, uso de DSP, e área de display de
mensagens de erro.
Réguas
Clicamos-direito
no espaço das réguas e abrimos um menu que permite escolher entre
os diferentes tipos de régua e disposição. Também podemos
desmarcar as réguas que não acharmos necessárias para criar mais
espaço na tela. Mais informações sobre essas operações são
encontradas nos capítulos Configurando a
Timeline e Configurando
o Medidor.
Trilhas e Busses
Logo
abaixo das réguas temos o lugar onde as trilhas e os busses são
mostrados. Na figura a seguir, vemos o bus chamado "master"
e uma trilha chamada "Audio 1".
A Trilha Audio 1 também possui uma região, que representa um
arquivo de áudio com o desenho de sua forma de onda.
Zoom Options
Na parte inferior da tela principal podemos definir o
comportamento das operações de zoom (ampliação de visualização).
Temos os botões Zoom In
(aproxima) e Zoom Out
(afasta), mais um terceiro botão chamado Zoom
to Session (muito útil para ver rapidamente
toda a Sessão (visão geral).Atalhos úteis: +
(o sinal + do teclado principal) para Zoom In, e -
(menos) para Zoom Out.
O
menu controla o Zoom Focus.
Isso define o ponto de ampliação das operações. Tente aproximar
ou afastar com as teclas +
e - com um Zoom Focus
diferente a cada vez. Por exemplo, escolhendo Playhead fará com que
a ampliação se comporte relacionada com a posição da cabeça de
reprodução do projeto. Mouse terá como referência a posição do
ponteiro do mouse, e assim por diante.
Editor Mixer
O Editor Mixer está localizado à esquerda da janela
Edit. Ele apresenta uma coluna de canal do Mixer para a trilha ou bus
que estiver atualmente selecionado. Nas outras Daws ele é chamado de
Inspector. Nele podemos controlar volume, Plugins e Roteamento da
trilha ou bus. Podemos deixá-lo ou não à mostra clicando no menu
View > Show Editor Mixer (atalho"Shift" + "E").
Regiões, Trilhas/Busses, Snapshots, Edit Groups, Chunks
O
espaço à direita da janela Editor te 5 funções diferentes,
dependendo do que estiver atualmente selecionado: Regions,
Tracks/Busses,
Snapshots, Edit
Groups, e Chunks.
Regions é a aba que fica selecionada por padrão. Esta parte da
janela Editor é normalmente chamada de Regions
List. Regions representam os arquivos de
áudio que estão armazenados no disco rígido e que foram arrastados
da Regions List diretamente para uma trilha na tela principal.
Controles da janela Mixer
A segunda janela, a Mixer, é aberta quando usamos o
comando Window > Show Mixer.
A
função principal da janela Mixer é mostrar todas as colunas de
canal do Mixer. Cada coluna representa uma trilha. Esta janela é
muito usada no processo de Mixagem, e também permite acesso aos
recursos de plugins e roteamento.
Esta janela também contém uma lista das colunas do
Mixer disponíveis no canto superior esquerdo. Marcamos as colunas
que queremos ver no Mixer. E por fim, existe uma área para gerenciar
grupos.
Alternando entre janelas
Podemos usar a combinação de teclas "Alt"
+ "M"
("Option"+
"M" em um
Mac) de forma a alternar entre as janelas Editor ou Mixer.
Deixando ou não os menus em modo flutuante
A maioria dos menus da janela Editor podem ficar em modo
flutuante, bastando para isso clicar na mão com o indicador
levantado.
O menu flutuante aparecerá em uma janela em separado.
Começando uma Sessão
O Ardour organiza o seu trabalho em Sessões (Sessions).
Uma Sessão é um grupo de trilhas (Tracks)
que eventualmente são mixadas em um único arquivo de áudio Mono,
Stereo ou multicanal. Podemos encarar as Sessões como sendo
Projetos; e todos os dados do projeto são salvos em uma pasta de
projeto, que nesse caso é uma pasta de sessão ou Pasta Session.
Quando
você inicia o Ardour, lhe é perguntado se deseja iniciar uma nova
Sessão ou se prefere abrir uma Sessão que já existe. Ao criar uma
nova Sessão deverá ser dado um nome a ela. Também é necessário
informar ao Ardour onde a pasta da sessão será armazenada. Feito
tudo isso é só clicar em 'New'.
O Ardour criará uma nova sessão e irá abri-la.
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Para obter maiores informações acesse o link abaixo.
http://www.musicaudio.net/loja_nova.htm
Aloha, saudaçoes,
ResponderExcluirEdito podcasts e atualmente uso o Audacity.
Queria experimentar o Ardour, mas tenho umas duvidas:
Ardour ou Ardour3?
É intuitivo o suficiente para um iniciante?
1. Ardour 3 por ser a mais nova versão.
Excluir2. Sim. Sua filosofia de trabalho é muito parecida com a do Pro Tools.