SONAR X 3
VOLUME
III
GRAVAÇÃO
68 32247997
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Volume III
Gravação
Podemos
adicionar sons ou música a um projeto do SONAR X3 de várias
formas diferentes. Podemos gravar nosso próprio material utilizando
um instrumento MIDI, utilizando um microfone ou qualquer outra
entrada para gravar áudio digital, além disso,
podemos
importar material de áudio de um arquivo digital existente.
Com
o recurso input monitoring podemos ouvir exatamente como os
instrumentos estão sendo gravados pelo SONAR X3 inclusive com os
plug-ins de efeitos que por ventura estejam sendo utilizados.
Conforme
a processo de gravação vai se desenvolvendo o SONAR X3 vai
apresentando as formas de onda em tempo real do que está sendo
gravado.
Podemos
também inserir novos materiais MIDI utilizando o mouse ou
o teclado do computador através da Piano Roll, Event List ou da Staff
view.
Criando um
novo projeto
Podemos
adicionar música e sons em um projeto já existente ou em um novo
projeto vazio. Como em toda aplicação Windows, abrimos um projeto
existente através do comando File-Open, e criamos um novo projeto
utilizando o comando File-New.
Quando
criamos um novo projeto, devemos ajustar alguns
parâmetros
adicionais para facilitar o nosso trabalho como SONAR X3:
- Meter and key signature (Compasso e Tom)
- Metronome and tempo settings (Metrônomo e configurações de andamento)
- Audio sampling rate (taxa de amostragem do arquivo de áudio digital)
- MIDI timing resolution (Resolução MIDI)
Pasta de áudio exclusiva para um projeto (Per-Project Audio)
Para
facilitar a tarefa de backup dos materiais de áudio digital, o SONAR
X3 permite a utilização de uma pasta exclusiva de áudio para cada
projeto. Por padrão este recurso está desligado.
Para ligar o recurso Per-Project Audio
1.
Use o comando Edit > Preferences > File - Audio Data.
2.
Marque a opção Use Per-Project Audio Folders e clique em OK.
apresentados
quando abrimos o SONAR X3, não devermos utilizar o recurso
per-project audio. Devemos sim, selecionar a opção Copy All Audio
with Project no diálogo Save As para criar uma pasta de áudio
exclusiva para este projeto.
Criando um projeto novo
Quando
criamos um novo projeto somos solicitados a escolher um dos
templates pré-configurados do SONAR X3. Caso o recurso per-project
audio folders esteja ligado, também nos é solicitado um nome
para a pasta exclusiva de áudio do projeto, ou seja, a
localização
onde desejamos salvar o arquivo de projeto, e a pasta onde
queremos salvar os arquivos de áudio. Podemos sobrescrever a pasta
de audio per-project desmarcando a opção Store Project Audio in its
Own Folder.
O
SONAR X3 nos oferece um conjunto de templates que podem ser
utilizados na criação de um projeto novo. Esses templates apresentam
os mais comuns tipos de conjunto de instrumentos, tais como quarteto
de rock, trios de jazz, orquestras sinfônicas.
Quando
criamos um projeto novo utilizando um desses templates, o SONAR X3
cria as trilhas necessárias, já configuradas, para acomodar os
instrumentos do template.
Existe
também um template com quatro trilhas, sendo duas de áudio e duas
de MIDI que é chamado de Normal. Caso estejamos criando um projeto
que só conterá material de áudio digital devemos utilizar então o
template Audio Only. Caso estejamos criando um projeto que só irá
conter dados MIDI devemos utilizar o template MIDI Only.
Podemos
ainda criar nossos próprios templates utilizando as informações
básicas de outros já existentes.
Podemos
criar nossos templates personalizados e usá-los como base para
outros projetos novos. Mais informações, veja ¨Templates¨.
Para criar um projeto novo
1.
Selecione File-New para que o diálogo New Project File seja
apresentado.
Figura
71. Diálogo New Project
File
2.
Caso a opção Store Project Audio in its own Folder esteja marcada,
digite o nome do arquivo, informe a pasta onde será salvo o arquivo,
e informe a pasta onde os arquivos de áudio deverão ser salvos.
3.
Escolha um dos templates na lista apresentada.
4.
Clique em OK.
O
SONAR X3 criará um novo projeto vazio e abrirá a Track view.
Configurando o compasso e o tom do projeto
Por
padrão, um novo projeto é configurado em compasso 4/4 e no tom
de Dó maior (C major). Estas configurações poderão ser alteradas
e afetarão todas as trilhas do projeto.
- Configurações de compasso e andamento não podem ser diferentes para cada trilha.
- O compasso pode ser alterado em qualquer posição do projeto. Para inserir uma mudança de compasso ou tom, utilize o comando View-Meter/Key para visualizar o diálogo Meter/Key, ou então utilizar o comando Insert-Meter/Key Change.
- Caso o projeto que está sendo criado somente contenha material de áudio digital, não há necessidade de configurar o compasso nem o tom do projeto.
Nota:
Os
clips de Groove não obedecem o tom do projeto. Os clips de Groove
seguem a afinação que está especificada em Project > Set
Default Groove Clip Pitch, além de qualquer marcador de afinação
que esteja presente na régua de tempo. Mais informação, veja em
“Clips de groove de áudio”.
O
recurso key signature (tom da música) controla como o SONAR X3
apresentará as notas musicais na Staff view e Event List view. O meter
informa ao SONAR X3 o número de tempos do compasso e a medida de
nota em cada tempo, eis alguns exemplos:
- 2/4 (dois tempos por compasso, onde cada semínima equivale a um tempo do compasso).
- 4/4 (quatro tempo por compasso, onde cada semínima equivale a um tempo do compasso).
- 3/4 (três tempos por compasso, onde cada semínima equivale a um tempo do compasso).
- 6/8 (seis tempos por compasso, onde cada colcheia equivale a um tempo do compasso).
O
numerador significa o número de tempos do compasso, podendo variar
de 1 a 99. O denominador equivale à nota que representará o tempo
do compasso.
O
meter determina:
- O tempo de acentuação do compasso a ser executado pelo metrônomo.
- Formato de apresentação do Now time.
- Formato de apresentação da Staff view.
- Formato de apresentação da grade de quantização na Piano Roll view
Como configurar Meter e Key Signature
1.
Clique no menu Views e escolha Meter/Key.
2.
Clique em para abrir o diálogo Meter/Key Signature dialog box.
O
diálogo Meter/Key Signature é apresentado.
Figura
72. Diálogo
Meter/Key Signature.
3.
Digite os valores em Beats per Measure e em Beat Value.
4.
Escolha um key signature na lista Key Signature.
5.
Clique em OK.
Também
podemos configurar meter e key signature no módulo Transport da
Control Bar, ou usar o comando Project > Insert Meter/Key Change.
Configurando o metrônomo e o andamento
Podemos
optar em ouvir o metrônomo durante a gravação, durante o playback
ou em ambos. Quando iniciamos a gravação, o metrônomo executa um
determinado número de compassos de contagem antes da gravação
realmente começar. A esta contagem damos o nome de count-in.
Quando
criamos um projeto novo devemos configurar o metrônomo para executar
o count-in e também ser executado durante uma gravação. Caso
estejamos adicionando materiais novos a um projeto já existente isto
obviamente não será necessário.
Você
pode configurar o som do metrônomo para utilizar áudio digital ou
qualquer nota MIDI de qualquer instrumento. Por padrão, o SONAR X3
utiliza o som de hi-hat de um kit de bateria General MIDI, no
entanto, esta configuração pode ser alterada para qualquer tipo de
som, bastando para isso alterar o MIDI output, o canal MIDI, e a
duração. Você também pode escolher a nota e o velocity, neste
caso podemos considerar como volume, para utilizar no primeiro tempo
de cada compasso, ou para os outros tempos do compasso, caso queira.
As configurações de metrônomo são armazenadas separadamente em
cada projeto, tanto que é possível utilizar configurações
diferentes, uma para cada projeto, de forma individual.
Configurando Taxa de Amostragem e Resolução de Áudio Digital
Cada
projeto possui um valor de sampling rate (taxa de amostragem) e um
valor de bit depth (resolução) que indica o nível de qualidade de
como os dados de áudio digital são sampleados e processados. Esses
parâmetros são utilizados para todos os dados de áudio digital
constantes do projeto. Quando criamos um projeto novo, caso não
desejemos utilizar as configurações padrão, deveremos então
determinar os valores de sampling rate antes de iniciar qualquer
gravação de áudio digital.
O
SONAR X3 permite escolher entre oito diferentes taxas de amostragem
(Sampling Rates): 11025 Hz, 22050 Hz, 44100 Hz, 48000 Hz, 88200 Hz,
96000 Hz, 176400 Hz, e 192000 Hz. O valor padrão é 44100 Hz, que é
o valor utilizado em CD ́s de áudio. Um valor superior a este
possuirá mais qualidade sonora, no entanto exigirá mais velocidade
do processador, assim como mais espaço em disco para gravar os
arquivos de áudio digital. Caso seu computador não dê margens a
isso será melhor trabalhar com a taxa normal, ou seja, 44100 Hz.
Nota:
Para a maioria das placas de
som, todo o áudio digital constante de uma mesma música ou arquivo
deve possuir a mesma taxa de amostragem. Alguns sistemas dedicados
permitem a mixagem em diferentes taxas na mesma música. O SONAR X3
pode trabalhar com taxas de amostragem diferentes no mesmo projeto
desde que o seu sistema de áudio permita isso.
Esta
característica é muito importante para quem trabalha com placas de
áudio que utilizam diferentes drivers Windows para seus inputs e
outputs; o SONAR X3 trata tais placas como sendo duas placas
diferentes. Uma taxa de amostragem maior resulta em melhor qualidade
de áudio. No entanto, será necessário utilizar mais memória RAM e
mais espaço em disco. Caso seu computador não seja tão potente
será melhor trabalhar com taxas de amostragens menores. Veja em
¨Melhorando a Performance para Trabalhar com Áudio Digital¨.
Por
padrão, a resolução dos dados de áudio digital é de 16 bits.
Caso sua placa de som permita utilizar 18, 20, 22, ou 24 bits, não
tenha receio de escolher um destes valores para dessa forma usufruir
da qualidade de uma resolução maior.
Caso
esteja criando um novo projeto que só conterá dados MIDI, não
haverá necessidade de configurar o sampling rate e o bit depth.
Caso
vá importar um arquivo Wave ou um arquivo com outro formato de áudio
que seja suportado pelo SONAR X3, os valores de sampling rate e bit
depth do arquivo importado serão convertidos automaticamente para os
valores que estão configurados no projeto.
Nota:
Caso esteja planejando
utilizar um DAT (Digital Audio Tape) ou algum outro dispositivo via
conexão digital, configure o SONAR X3 para trabalhar com as taxas de
amostragem e resolução iguais as do dispositivo que será
utilizado. Por exemplo, utilize 44100Hz/16-bit em um projeto que será
masterizado em CD de áudio, pois desta forma não haverá a
necessidade de conversão de taxas de amostragem, o que sempre
provoca perda de qualidade. Caso o seu projeto seja finalizado para
mídia DVD, então utilize 48000 Hz/24-bit.
Para configurar Sampling Rate (taxa de amostragem) e Bit Depth (resolução) em projetos novos
1.
Use o comando Edit > Preferences > Audio - Driver Settings.
2.
Selecione um valor no menu Sampling Rate, e um valor no menu Audio
Driver Bit Depth.
3.
Clique em OK.
A
taxa de amostragem e a resolução são salvos com o arquivo de
projeto.
Sony Wave-64
O
SONAR X3 suporta leitura e gravação em formato Sony Wave-64, que
tem um limite máximo de 8.388.608 terabytes!
O
SONAR X3 somente cria um arquivo Wave-64 que é necessário. O
formato Wave-64 que uma aplicação alterne dinamicamente do clássico
formato RIFF WAVE para o formato Wave-64 não importando se os dados
foram originalmente gravados em arquivo RIFF wave. O SONAR X3 detecta
quando um arquivo excede o limite de 2GB (limite máximo de um
arquivo wave) e alterna para o novo formato Wave-64.
A
tabela a seguir mostra a duração máxima de um arquivo Wave
estéreo, bem como o limite em formato Wave-64.
Taxa
de amostragem
|
Resolução
|
RIFF-Wave
|
Sony
Wave-64
|
44,100 Hz
|
16
|
3.38 horas
|
14.524.080.431 dias
|
44,100 Hz
|
32
|
1.69 horas
|
7.262.040.,215 dias
|
44,100 Hz
|
64
|
50.7 minutos
|
3.631.020.108 dias
|
192,000 Hz
|
16
|
46 minutos
|
3.335.999.724 dias
|
192,000 Hz
|
32
|
23.3 minutos
|
1.667.999.862 dias
|
192,000 Hz
|
64
|
11.65 minutos
|
833.999.931 dias
|
Tabela
32.
Quando os arquivos Wave-64 são criados
Os
arquivos Wave-64 são criados nas seguintes situações:
- Quando a quantidade de samples gravada excede o limite máximo de um arquivo 32-bit RIFF WAV (aproximadamente 2GB).
- Quando exportamos, realizamos bounce ou congelamos trilhas ou clips e os arquivos wave resultantes excedem o tamanho de 2GB.
- Quando aplicamos efeitos de áudio destrutivos em clips cuja a duração exceda o limite de 2GB de duração.
- Quando importamos áudio e escolhamos um arquivo wave que excede o limite máximo de 2GB de tamanho (isso é comum acontecer em arquivos Wave-64).
- Quando usamos um arquivo CWB e seu tamanho excede 2GB, todo o CWB é salvo no formato Wave-64.
Extensão de arquivos Wave-64
Os
arquivos Wave-64 têm a extensão .w64. Não importa como os arquivos
Wave-64 sejam criados, o SONAR X3 sempre os salva com a extensão
w64.
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