titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

terça-feira, 26 de novembro de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL SONAR X3 - VOLUME III - GRAVAÇÃO

SONAR X 3

VOLUME III
GRAVAÇÃO



68 32247997


__________________________________


Volume III
Gravação

Podemos adicionar sons ou música a um projeto do SONAR X3 de várias formas diferentes. Podemos gravar nosso próprio material utilizando um instrumento MIDI, utilizando um microfone ou qualquer outra entrada para gravar áudio digital, além disso,
podemos importar material de áudio de um arquivo digital existente.

Com o recurso input monitoring podemos ouvir exatamente como os instrumentos estão sendo gravados pelo SONAR X3 inclusive com os plug-ins de efeitos que por ventura estejam sendo utilizados.

Conforme a processo de gravação vai se desenvolvendo o SONAR X3 vai apresentando as formas de onda em tempo real do que está sendo gravado.

Podemos também inserir novos materiais MIDI utilizando o mouse ou o teclado do computador através da Piano Roll, Event List ou da Staff view.

Criando um novo projeto
Podemos adicionar música e sons em um projeto já existente ou em um novo projeto vazio. Como em toda aplicação Windows, abrimos um projeto existente através do comando File-Open, e criamos um novo projeto utilizando o comando File-New.

Quando criamos um novo projeto, devemos ajustar alguns
parâmetros adicionais para facilitar o nosso trabalho como SONAR X3:
  • Meter and key signature (Compasso e Tom)
  • Metronome and tempo settings (Metrônomo e configurações de andamento)
  • Audio sampling rate (taxa de amostragem do arquivo de áudio digital)
  • MIDI timing resolution (Resolução MIDI)

Pasta de áudio exclusiva para um projeto (Per-Project Audio)

Para facilitar a tarefa de backup dos materiais de áudio digital, o SONAR X3 permite a utilização de uma pasta exclusiva de áudio para cada projeto. Por padrão este recurso está desligado.

Para ligar o recurso Per-Project Audio

1. Use o comando Edit > Preferences > File - Audio Data.

2. Marque a opção Use Per-Project Audio Folders e clique em OK.

Nota: Caso utilizemos alguns dos presets de projetos que são
apresentados quando abrimos o SONAR X3, não devermos utilizar o recurso per-project audio. Devemos sim, selecionar a opção Copy All Audio with Project no diálogo Save As para criar uma pasta de áudio exclusiva para este projeto.

Criando um projeto novo

Quando criamos um novo projeto somos solicitados a escolher um dos templates pré-configurados do SONAR X3. Caso o recurso per-project audio folders esteja ligado, também nos é solicitado um nome para a pasta exclusiva de áudio do projeto, ou seja, a
localização onde desejamos salvar o arquivo de projeto, e a pasta onde queremos salvar os arquivos de áudio. Podemos sobrescrever a pasta de audio per-project desmarcando a opção Store Project Audio in its Own Folder.

O SONAR X3 nos oferece um conjunto de templates que podem ser utilizados na criação de um projeto novo. Esses templates apresentam os mais comuns tipos de conjunto de instrumentos, tais como quarteto de rock, trios de jazz, orquestras sinfônicas.

Quando criamos um projeto novo utilizando um desses templates, o SONAR X3 cria as trilhas necessárias, já configuradas, para acomodar os instrumentos do template.

Existe também um template com quatro trilhas, sendo duas de áudio e duas de MIDI que é chamado de Normal. Caso estejamos criando um projeto que só conterá material de áudio digital devemos utilizar então o template Audio Only. Caso estejamos criando um projeto que só irá conter dados MIDI devemos utilizar o template MIDI Only.

Podemos ainda criar nossos próprios templates utilizando as informações básicas de outros já existentes.

Podemos criar nossos templates personalizados e usá-los como base para outros projetos novos. Mais informações, veja ¨Templates¨.

Para criar um projeto novo

1. Selecione File-New para que o diálogo New Project File seja
apresentado.

Figura 71. Diálogo New Project File



2. Caso a opção Store Project Audio in its own Folder esteja marcada, digite o nome do arquivo, informe a pasta onde será salvo o arquivo, e informe a pasta onde os arquivos de áudio deverão ser salvos.

3. Escolha um dos templates na lista apresentada.

4. Clique em OK.

O SONAR X3 criará um novo projeto vazio e abrirá a Track view.

Configurando o compasso e o tom do projeto

Por padrão, um novo projeto é configurado em compasso 4/4 e no tom de Dó maior (C major). Estas configurações poderão ser alteradas e afetarão todas as trilhas do projeto.
  • Configurações de compasso e andamento não podem ser diferentes para cada trilha.
  • O compasso pode ser alterado em qualquer posição do projeto. Para inserir uma mudança de compasso ou tom, utilize o comando View-Meter/Key para visualizar o diálogo Meter/Key, ou então utilizar o comando Insert-Meter/Key Change.
  • Caso o projeto que está sendo criado somente contenha material de áudio digital, não há necessidade de configurar o compasso nem o tom do projeto.
Nota: Os clips de Groove não obedecem o tom do projeto. Os clips de Groove seguem a afinação que está especificada em Project > Set Default Groove Clip Pitch, além de qualquer marcador de afinação que esteja presente na régua de tempo. Mais informação, veja em “Clips de groove de áudio”.

O recurso key signature (tom da música) controla como o SONAR X3 apresentará as notas musicais na Staff view e Event List view. O meter informa ao SONAR X3 o número de tempos do compasso e a medida de nota em cada tempo, eis alguns exemplos:
  • 2/4 (dois tempos por compasso, onde cada semínima equivale a um tempo do compasso).
  • 4/4 (quatro tempo por compasso, onde cada semínima equivale a um tempo do compasso).
  • 3/4 (três tempos por compasso, onde cada semínima equivale a um tempo do compasso).
  • 6/8 (seis tempos por compasso, onde cada colcheia equivale a um tempo do compasso).
O numerador significa o número de tempos do compasso, podendo variar de 1 a 99. O denominador equivale à nota que representará o tempo do compasso.

O meter determina:
  • O tempo de acentuação do compasso a ser executado pelo metrônomo.
  • Formato de apresentação do Now time.
  • Formato de apresentação da Staff view.
  • Formato de apresentação da grade de quantização na Piano Roll view

Como configurar Meter e Key Signature

1. Clique no menu Views e escolha Meter/Key.
2. Clique em para abrir o diálogo Meter/Key Signature dialog box.
O diálogo Meter/Key Signature é apresentado.

Figura 72. Diálogo Meter/Key Signature.


3. Digite os valores em Beats per Measure e em Beat Value.

4. Escolha um key signature na lista Key Signature.

5. Clique em OK.

Também podemos configurar meter e key signature no módulo Transport da Control Bar, ou usar o comando Project > Insert Meter/Key Change.

Configurando o metrônomo e o andamento

Podemos optar em ouvir o metrônomo durante a gravação, durante o playback ou em ambos. Quando iniciamos a gravação, o metrônomo executa um determinado número de compassos de contagem antes da gravação realmente começar. A esta contagem damos o nome de count-in.

Quando criamos um projeto novo devemos configurar o metrônomo para executar o count-in e também ser executado durante uma gravação. Caso estejamos adicionando materiais novos a um projeto já existente isto obviamente não será necessário.

Você pode configurar o som do metrônomo para utilizar áudio digital ou qualquer nota MIDI de qualquer instrumento. Por padrão, o SONAR X3 utiliza o som de hi-hat de um kit de bateria General MIDI, no entanto, esta configuração pode ser alterada para qualquer tipo de som, bastando para isso alterar o MIDI output, o canal MIDI, e a duração. Você também pode escolher a nota e o velocity, neste caso podemos considerar como volume, para utilizar no primeiro tempo de cada compasso, ou para os outros tempos do compasso, caso queira. As configurações de metrônomo são armazenadas separadamente em cada projeto, tanto que é possível utilizar configurações diferentes, uma para cada projeto, de forma individual.

Configurando Taxa de Amostragem e Resolução de Áudio Digital

Cada projeto possui um valor de sampling rate (taxa de amostragem) e um valor de bit depth (resolução) que indica o nível de qualidade de como os dados de áudio digital são sampleados e processados. Esses parâmetros são utilizados para todos os dados de áudio digital constantes do projeto. Quando criamos um projeto novo, caso não desejemos utilizar as configurações padrão, deveremos então determinar os valores de sampling rate antes de iniciar qualquer gravação de áudio digital.

O SONAR X3 permite escolher entre oito diferentes taxas de amostragem (Sampling Rates): 11025 Hz, 22050 Hz, 44100 Hz, 48000 Hz, 88200 Hz, 96000 Hz, 176400 Hz, e 192000 Hz. O valor padrão é 44100 Hz, que é o valor utilizado em CD ́s de áudio. Um valor superior a este possuirá mais qualidade sonora, no entanto exigirá mais velocidade do processador, assim como mais espaço em disco para gravar os arquivos de áudio digital. Caso seu computador não dê margens a isso será melhor trabalhar com a taxa normal, ou seja, 44100 Hz.

Nota: Para a maioria das placas de som, todo o áudio digital constante de uma mesma música ou arquivo deve possuir a mesma taxa de amostragem. Alguns sistemas dedicados permitem a mixagem em diferentes taxas na mesma música. O SONAR X3 pode trabalhar com taxas de amostragem diferentes no mesmo projeto desde que o seu sistema de áudio permita isso.

Esta característica é muito importante para quem trabalha com placas de áudio que utilizam diferentes drivers Windows para seus inputs e outputs; o SONAR X3 trata tais placas como sendo duas placas diferentes. Uma taxa de amostragem maior resulta em melhor qualidade de áudio. No entanto, será necessário utilizar mais memória RAM e mais espaço em disco. Caso seu computador não seja tão potente será melhor trabalhar com taxas de amostragens menores. Veja em ¨Melhorando a Performance para Trabalhar com Áudio Digital¨.

Por padrão, a resolução dos dados de áudio digital é de 16 bits. Caso sua placa de som permita utilizar 18, 20, 22, ou 24 bits, não tenha receio de escolher um destes valores para dessa forma usufruir da qualidade de uma resolução maior.

Caso esteja criando um novo projeto que só conterá dados MIDI, não haverá necessidade de configurar o sampling rate e o bit depth.

Caso vá importar um arquivo Wave ou um arquivo com outro formato de áudio que seja suportado pelo SONAR X3, os valores de sampling rate e bit depth do arquivo importado serão convertidos automaticamente para os valores que estão configurados no projeto.

Nota: Caso esteja planejando utilizar um DAT (Digital Audio Tape) ou algum outro dispositivo via conexão digital, configure o SONAR X3 para trabalhar com as taxas de amostragem e resolução iguais as do dispositivo que será utilizado. Por exemplo, utilize 44100Hz/16-bit em um projeto que será masterizado em CD de áudio, pois desta forma não haverá a necessidade de conversão de taxas de amostragem, o que sempre provoca perda de qualidade. Caso o seu projeto seja finalizado para mídia DVD, então utilize 48000 Hz/24-bit.

Para configurar Sampling Rate (taxa de amostragem) e Bit Depth (resolução) em projetos novos


1. Use o comando Edit > Preferences > Audio - Driver Settings.

2. Selecione um valor no menu Sampling Rate, e um valor no menu Audio Driver Bit Depth.

3. Clique em OK.
A taxa de amostragem e a resolução são salvos com o arquivo de projeto.

Sony Wave-64

O SONAR X3 suporta leitura e gravação em formato Sony Wave-64, que tem um limite máximo de 8.388.608 terabytes!

O SONAR X3 somente cria um arquivo Wave-64 que é necessário. O formato Wave-64 que uma aplicação alterne dinamicamente do clássico formato RIFF WAVE para o formato Wave-64 não importando se os dados foram originalmente gravados em arquivo RIFF wave. O SONAR X3 detecta quando um arquivo excede o limite de 2GB (limite máximo de um arquivo wave) e alterna para o novo formato Wave-64.

A tabela a seguir mostra a duração máxima de um arquivo Wave estéreo, bem como o limite em formato Wave-64.

Taxa de amostragem
Resolução
RIFF-Wave
Sony Wave-64
44,100 Hz
16
3.38 horas
14.524.080.431 dias
44,100 Hz
32
1.69 horas
7.262.040.,215 dias
44,100 Hz
64
50.7 minutos
3.631.020.108 dias
192,000 Hz
16
46 minutos
3.335.999.724 dias
192,000 Hz
32
23.3 minutos
1.667.999.862 dias
192,000 Hz
64
11.65 minutos
833.999.931 dias
Tabela 32.

Quando os arquivos Wave-64 são criados

Os arquivos Wave-64 são criados nas seguintes situações:
  • Quando a quantidade de samples gravada excede o limite máximo de um arquivo 32-bit RIFF WAV (aproximadamente 2GB).
  • Quando exportamos, realizamos bounce ou congelamos trilhas ou clips e os arquivos wave resultantes excedem o tamanho de 2GB.
  • Quando aplicamos efeitos de áudio destrutivos em clips cuja a duração exceda o limite de 2GB de duração.
  • Quando importamos áudio e escolhamos um arquivo wave que excede o limite máximo de 2GB de tamanho (isso é comum acontecer em arquivos Wave-64).
  • Quando usamos um arquivo CWB e seu tamanho excede 2GB, todo o CWB é salvo no formato Wave-64.
Nota: Arquivos 64-bit CWB não são compatíveis com versões anteriores à X3.

Extensão de arquivos Wave-64

Os arquivos Wave-64 têm a extensão .w64. Não importa como os arquivos Wave-64 sejam criados, o SONAR X3 sempre os salva com a extensão w64.

                          ________________________________


MUSICAUDIO.NET
Conheça nossos produtos - Clique Aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.