titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Cosmosƒ, uma aproximação avançada à síntese estocástica

Sinan Bökesoy acaba de lançar o Cosmosƒ, uma aplicação dedicada à síntese estocástica, e uma das poucas a realizar certas funções dedicadas a este tipo de processamento sonoro.
A síntese estocástica foi fundamentada por Iannis Xenakis a partir do que chamou música estocástica definida por ele como "música construída baseada no princípio da indeterminação". Apesar da síntese em questão ter sido explorada por diversos compositores e tecnólogos, ainda que as formas de acesso aos algoritmos baseados em seu conceito sejam poucas e principalmente se tenha podido acessar métodos através da implementação de modelos em aplicações como o SuperCollider, Pd, Max/MSP e até certas aproximações ao conceito no Reaktor. O primeiro programa dedicado a este método de síntese se chamou GENDY, criado por Xenakis:
Sinan Bökesoy da Sonic-Lab é um dos poucos a dispor tempo realizando ferramentas em software dedicadas exclusivamente à síntese estocástica e métodos relacionados como a síntese granular, refletido em aplicações anteriores do desenvolvedor como Cosmos ou Stochos, ambas gratuitas. Agora chega até nós o Cosmosƒ, uma interessante ferramenta dedicada ao método de Xenakis, e com uma interface e sistema de controle mais que atrativo.
Pois bem. O que é síntese estocástica? Ela é um tanto similar à síntese granular, dedicada a manipular diversas escalas temporais dos sons, permitindo manipular os eventos sonoros e distribuí-los a partir de um sistema de probabilidade. É definida como um método de síntese não padrão que busca encontrar novas dimensões sonoras. Como explica Sinan na descrição do Cosmosƒ:
"Eventos sonoros discretos de certa densidade, são distribuídos em um espaço de tempo com seus parâmetros de início e duração calculados através de funções estocásticas/deterministas. Cada evento macro define a duração do espaço meso e os sub eventos são distribuídos dentro deste."
Os termos macro, meso e micro são escalas de tempo plantadas por Curtis Roads no Microsound, uma "bíblia" recomendada para qualquer interessado na síntese granular ou nos processos algorítmicos de síntese em computador. No livro Roads propõe nove escalas de tempo para os sons: infinita, supra, macro, meso, objeto sonoro, micro, sample, sub-sample, infinitesimal. 
A finalidade principal das funções presentes no Cosmosƒ é conseguir um controle dedicado de três das nove escalas e seus respectivos eventos, permitindo ao usuário alterá-los ao seu gosto, com a possibilidade de intervir no sistema em tempo real ingressando uma fonte sonora determinada ou fazendo uso de métodos de síntese e modulação específicos incluídos no programa. Tais sons gerados permitem ser distribuídos e organizados nas três escalas de tempo mencionadas anteriormente são modulados a mais não poder.
Interessante são obviamente os resultados, já que o programa consegue sons que não se pode obter através de outros métodos de síntese, devido não somente à implementação de síntese estocástica dinâmica, mas também porque se fazer uso criativo da hierarquia nas escalas temporais no processo de distribuição dos eventos se implementa um algoritmo de controle especial do feedback gerado, e se combina tudo em um complexo sistema de modulação.
Cosmosƒ funciona unicamente em Mac.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.