titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Cells 2.0, "agregando" ao Renoise os clips do Ableton Live

Cells 2.0

Enquanto muitas DAWs ficam na mesmice, existem outras que continuam evoluindo com o tempo, com ferramentas cada vez mais potentes para o usuário que deseja expandir-las. Um caso disso é o Renoise e seu motor de scripting, que permite criar extensões do software como o Cells, que é um script que practicamente emula o sistema de clips do Ableton Live, à sua maneira.

Desde o início do Live, a vista de clips e seu particular modo de controle e sequenciamento têm sido as funções mais atrativas da aplicação. Já tem algum tempo que imitações vem sendo criadas. Desde patches Max/MSP, até no conceito do Maschine, a vista de células que a Cakewalk implementou no SONAR, o sistema do FL Studio ou até o recem anunciado e controverso BitWig, cujas similitudes com o Live vão mais além dos clips.

Renoise, ainda que não possa ser considerado como uma DAW, cada vez mais se torna um competidor de clássicas alternativas como o Live, devido não só ao potencial do programa em si, mas também à possibilidade de expandi-lo, como o que ocorre com outras DAWs atualmente em diferentes opções. Vemos como o SONAR oferece opções de personalização, ou como o Reaper integra uma interface livre onde o usuário define suas preferências. Outros vão mais longe, como é o caso do Ableton com o Max4Live. Podemos inclusive afirmar que os desenvolvedores cada dia mais se dão conta que não se trata tão somente de brindar opções, mas também criar ferramentas para que o usuário possa transcender sobre as funões básicas dos programas e criar suas próprias opões. Simplificando: Adaptar o Sistema.


Um claro exemplo disso é o Cells, um script para Renoise que lhe adiciona funções de reprodução de clips ao estilo do Live, e ainda adiciona muitas opções interessantes, dentre as quais:

. Timestretching granular ou baseado em cortes
. Possibilidade de salvar riffs de patterns, incluindo configurações de instrumento, samples e mapas
. Modo "live jamming" que permite disparar sons específicos (one-shots) de uma forma especial
. Suporte para sistemas de controle bidireccional, incluiendo Ohm64 e Launchpad
. Editor de samples especial orientado à criação de clips para as células
. Possibilidade de executar samples em rede, com até quatro computadores simultâneos através de OSC em rede local (LAN)

O Cells 2.0 beta está disponível para download nos foruns do Renoise. Requer versão beta 7 do Renoise 2.8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.