titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

HALion 4.5


HALion

Breve história do HALion

Em 2001 a Steinberg apresentava o HALion, um potente sampler baseado em streaming a partir de disco rígido. Chegou como uma resposta à nova onda de samplers em softwares liderados pelo Nemesys GigaSampler e Emagic EXS24, e, em menor medida, pelo Native Instruments Kontakt. Nessa época chegaram também os últimos grandes samplers em hardware da Akai, EMU e Yamaha.
Dez anos mais tarde, o panorama do sampling estava em muito alterado: o software, liderado pelo Kontakt, estava dominando e as grandes máquinas eram coisa do passado.
Neste panorama de depois de vários anos de desenvolvimento, chega a versão 4 do Halion, cheio de funções e com uma biblioteca muito completa.
O Halion 3, apresentado em meados de 2004, era muito potente, mas em determinadas circunstâncias, apresentava alguns problemas de estabilidade durante grande parte de seu ciclo de vida. Curiosamente, a Steinberg atrasou o lançamento da versão 4 por seis anos, enquanto que o GigaStudio, a evolução do GigaSampler, chegava ao auge de sua popularidade e o Kontakt tomava conta do mercado, convetendo-se no padrão de mercado de fato.

Com a compra da Steinberg por parte da Yamaha, o interesse pelo sampling voltou e um novo motor foi desenvolvido, primeiramente com o HAlion One, um player de samples incluído em todos os sequenciadores e, mais tarde, com o HAlion Sonic, a versão ampliada do HALion One e que possui uma biblioteca de samples da própria Yamaha. O HALion 4 está baseado no mesmo núcleo, mas possui várias funcionalidades novas e uma nova biblioteca.
A janela do HALion se divide em várias seções e é amplamente configurável, mas sua arquitetura se resumiria aos programas cujas saídas chegam num mixer de onde então se roteia até as diferentes saídas ou efeitos.

O sampler definitivo?

Qualquer bom sampler deve ter uma arqitetura flexível e um bom suporte para formatos de outros samples. O HALion cumpre isso com perfeição. Importa 25 formatos diferentes, incluindo os mais clássicos (AKAI, EMU e GigaSampler) e o padrão de fato, Kontakt 4 (ainda que as bibliotecas comerciais sejam criptografadas). Por outro lado, a arquitetura do HALion é impressionante e totalmente modular.
HALion
Cada programa pode incluir, além dos samples e modificadores (LFOs, envelopes, etc), um sintetizador completo de até 8 osciladores com formas de ondas selecionáveis, um suboscilador, ruído, modulação em anel e filtragem multimodo, com seis tipos de roteamento diferentes e morphing, uma paleta bem completa com 44 efeitos disponíveis (incluindo convolução) e quantidade infinita de saídas.
A reprodução dos samples é controlada através de uma série de algoritmos de disparo chamados “MegaTrig”, a alternativa da Yamaha/Steinberg aos scripts baseados em programação, permitindo disparos condicionais de notas e articulações de forma bastante flexível. Isto serve, por exemplo, para fazer soar notas quando se solta uma tecla, ou disparar certos samples em determinadas condições.
Audiowarp
Além do clássico motor de sampling, o HALion possui um motor denominado Audio Warp (novo na versão 4.5) baseado em Time Stretching, que altera a afinação e o tempo dos samples de forma independente, com a opção de seleção de vários algoritmos, incluído um modo baseado em formantes.

Expressivo

Herdado do Yamaha Motif, o HALion incorpora o módulo FlexPhraser, que permite complexos patterns distribuiíveis ao longo do teclado, como arpeggios e pequenas sequências em sincronismo com o andamento, que dão vida à sons acústicos e eletrônicos.
Todos os parâmetros são controláveis através de controladores ou o pelo VST Expression 2.0, que permite controlar parâmetros em nível de nota, ainda que esta função somente seja aproveitável a partir das últimas versões do Cubase e Nuendo.

A biblioteca

Se existe algo que destaca o HALion é a sua surpreeendente e expressiva biblioteca de sons: acústicos, eletrônicos, percussivos, chegando a mais de 1600 diferentes. Esta biblioteca, proveniente da Yamaha, foi herdada do Motif e possui todos os sons do HALion Sonic e mais uma nova seleção.
Mediabay
Tanto poder assim não seria fácil de operar caso não se incluísse um gerenciador de sons; neste caso, o Media Bay (nascido no Nuendo) foi incluído dentro do próprio programa para gerenciar a imensa biblioteca e tudo o mais que está agregado. Os sons da biblioteca estão perfeitamente etiquetados e classificados, o que facilita a busca e a sua seleção.

Operação

Depois de instalado e atualizado, o HALion indexa todo o material e fica pronto para funcionar. O programa é absolutamente estável e muito rápido no seu uso. Carregar um som é rapidíssimo e as opções de busca ajudam em muito a localizar o estamos procurando.
A biblioteca é impressionante. Os sons são tão bons quanto os de qualquer Motif. Somente pela variedade e qualidade de seus sons, se custo vale à pena. Devemos destacar os sons eletrônicos, que são realmente de primeira linha. Todos os sons do HALion One estão disponíveis e podem ser modificados em detalhe.
Caso se queira criar novos sons, o HALion possui as ferramentas clássicas de edição, de loops e etc. O funcionamento, no início é um pouco crítico, devido à quantidade e potência das opções. A interface, é muito configurável, mas também pode ser um pouco confusa. Mas, em pouco tempo de uso nos acostumamos. O completo sintetizador adicionado é realmente muito útil. Permite completar qualquer som, acústico ou sintetizado ou criar perfeitamente válidos por si só. Os efeitos (alguns herdados do Cubase/Nuendo) são de primeira linha, bem completos e configuráveis.

Conclusões
O bom se faz se esperar, e o HALion 4, depois de quase 6 anos de espera, é quase perfeito. Tanto como rompler ou como sampler. A biblioteca, por si só, já vale à pena e o sampler atende às expectativas tanto para uso simples como para o mais exigente desenvolvedor de sons.
O HALion é compatível com Mac e PC em todos os formatos mais populares (VST2/3.5 e AU) em 32 e 64 bits e como programa independente.
A favor
- Estabilidade, som e flexibilidade.
- Biblioteca variada e de grande qualidade.
- MegaTrig e FlexiPhrases evitam trabalhos com código e programação.
Contra
- Pode ser completo no início.
- MegaTrig e FlexiPhrases não chegam a todos os pontos do programa.
- Não importa formatos EMU antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.