titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

quinta-feira, 29 de março de 2012

Rob Papen Blade

Rob Papen colocou à disposição o synth qye estava anunciando na última NAMM Show. Se trata do Blade, um instrumento de síntese aditiva baseado nos novos desenvolvimentos da empresa.
Seu criador o define como um monstro, especialmente por conta do cérebro que o synth possui, batizado como Harmolator, que vem a ser um sistema de síntese aditiva que em vez de ser manipulado a partir da alteração de parciais aditivas, utiliza controles globais que capturam a essência dos synths aditivos, mas que oferecem uma forma mais intuitiva de controlar estes tipos de sons.

Waldorf e Rolf Wöhrmann preparam um synth para iPad

Waldorf iPad
Waldorf está preparando um synth wavetable para o iPad com a colaboração de Rolf Wöhrmann, desenvolvedor dos sintetizadores NLog da TempoRubato para iOS.
De acordo com nota veiculada na imprensa, "o reconhecimento getual e o rendimento gráfico do iPad são perfeitoa para levar a síntese wavetable a à um novo nível. Pela primeira vez poderemos submergir nas profundezas das wavetables e tornar visível o seu conteúdo com tecnologia 3D avançada".

quarta-feira, 28 de março de 2012

Diretores do Ecad serão indiciados por formação de quadrilha, cartel e apropriação indébita


Por Izabelle Torres, da ISTOÉ:
No fim de abril, a CPI do Senado que investiga a atuação do Escritório Central de Direitos Autorais (Ecad) concluirá seus trabalhos, com acusações pesadas contra o órgão privado responsável por arrecadar recursos que deveriam ser repassados aos artistas. Em quase 100 páginas, o esboço do relatório obtido por ISTOÉ aponta irregularidades graves na conduta do Ecad e pedirá o indiciamento de pelo menos quatro dos seus diretores por formação de quadrilha, cartel e apropriação indébita.

Jupiter-80 com sistema operacional atualizado - vídeo


A Roland atualizou o sistema operacional do synth Jupiter-80, adicionando novos filtros de tipo analógico e estruturas MFX, uma app para iPad e maior integração com o SONAR.

As novidades do Cubase 6.5 - vídeo

Luca Iacomino explica as novidades do Cubase 6.5, que incorpora os instrumentos VST Retrologue e Padshop, novos efeitos, suporte ReWire a 64-bit, conectividade SoundCloud e integração FLAC, entre outras coisas.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Oberheim Two Voices Pro

Tom Oberheim está anunciando o Two Voices Pro, uma recreação moderna do clássico Oberheim Two Voices que veio à luz em 1975.
De acordo com o que lemos no site da Tom Oberheim, o Two Voices Pro é muito similar à versão clássica, mas traz consigo algumas novas funcionalidades muito interessantes. A seguir enumeramos algumas delas:
  • Mini- Sequenciador melhorado. Se mantém a programação de sequências mediante o uso de knobs, mas agora podem ser memorizados até 99 sequências na memória flash do instrumento.
  • Podemos reproduzir duas sequências de forma simultânea ou reproduzir uma sequência e interpretar com o teclado ao mesmo tempo.
  • As sequências memorizadas podem ser editadas posteriormente.
  • As sequências podem ser encadeadas e podem ser automatizadas diversas variações para as sequências.
  • Sincronismo via MIDI Clock.
  • Teclado sensível à velocity e pressão.
  • Saída para fones de ouvido.
  • LFO para Vibrato independente.
Mais informação | Tom Oberheim

Demo da nova versão 6.5 do Cubase disponível (Atualizado)


A Steinberg está anunciando a disponibilidade da versão demo do Cubase 6.5.
O Cubase 6.5 e o Cubase Artist 6.5 foram lançados no final de fevereiro passado, agora, apenas três semanas depois, já está disponível o demo desta nova versão 6.5 do Cubase que  como vem sendo de hábito por parte do fabricante alemão, tem validade de 30 dias a partir do momento de sua ativação
Informamos também que no mesmo link desta notícia aparece uma opção para baixar a versão demo do Cubase Elements 6.5, ainda que nos pareça um erro já que na realidade se trata da versão 6 do Cubase Elements. 
A seguir listamos as principais novidades que esta última versão do Cubase traz:

sexta-feira, 23 de março de 2012

Rupert Neve Designs Summing Mixer 5059 Satellite

Rupert Neve Designs 5059 Satellite
5059 Satellite é um novo summing mixer de 16 canais em duas unidades de rack. Segundo o fabricante, "o segredo da sua sonoridade são os transformadores custom e as topologias da autêntica Classe-A".
Cada canal oferece controles para nível, pan, inserções e envios. Além disso, dispõe de controle de nível e textura (com modos Silk e Silk+) para duas mixagens separadas, e saídas estéreo duais. 
Mais informação | Web de Rupert Neve Designs

LD Systems MAUI 11

LD Systems MAUI 11
MAUI 11 é um sistema All-In-One Array de 350 watts, o mais estreito e compacto da série MAUI.
É um sistema PA ativo 2.1 de coluna. Segundo o fabricante, é tao compacto que pode ser transportado no banco de trás do carro. Eis suas dimensões:
  • Medidas e peso do subwoofer: 256 x 650 x 370 mm, 17 kg.
  • Medidas e peso da coluna: 94 x 1300 x 95 mm, 5.4 kg.
  • Medidas do sistema completo: 1950 mm.
Os controles de ajuste do sistema estão no Tower Subwoofer de 2 x 6,5" em V. O amplificador integrado de classe D oferece potência de 200 W RMS (subwoofer) ou 140 W RMS (colunas de registros altos/médios), com o som controlado por LD LECC DSP com funções profissionais de limiter, EQ, compressor e crossover.
Mais informaçã | LD Systems MAUI 11

ViSi Remote permite controlar mesas Soundcraft pelo iPad

Soundcraft ViSi Remote permite não somente ajustar níveis de canal e mutes; também se pode controlar níveis de envio auxiliar, envios de matriz, e configurações de EQ gráfico nos buses de saída.
Esta app utiliza a arquitetura HARMAN HiQnet para conectar uma rede de mesas digitais a um router wireless, que por sua vez se comunica com o iPad. Inclusive podem ser usados vários iPads na mesma rede ou com a mesma mesa, de forma que os artistas possam controlar sua mixagem individual.

Yamaha apresenta o Vocaloid Keyboard, sintetizador de "voz humana" controlado em tempo real

Na Musikmesse de 2000 chegou o Vocaloid. Até agora este sintetizador desenvolvido pela Yamaha era capaz de "cantar", bastando para isso alguns ajustes de parâmetros no computador. Agora chega o Vocaloid Keyboard, que faz o mesmo processo, só que em tempo real.
No lado esquerdo do dispositivo encontram-se várias teclas que indicam consoantes e vogais para formar palavras em japonês. O teclado de piano se encarrega das notas. Além disso existem três potenciômetros que dão forma às características da voz a ser gerada. Como está comentado no vídeo, o novo instrumento não foi pensado para substituir o conceito do Vocaloid para computador, mas sim para ser uma expansão deste, oferecendo a dois usuários a possibilidade de realizar processos em tempo real, e com um instrumento imediato, onde são gerados os sons de uma forma mais direta, neste caso através de teclas.

Alesis iO Mix, mixer e interfaz de cuatro canales para iPad

iO Mix
Alesis está anunciando um novo integrante na sua família de docks para iPad. Já tínhamos modelo para interface, modelo para guitarras, outro para baterias, mas faltava um muito interessante: mixer, que chega em um formato pequeno, de 4 canais.
Estamos falando do iO Mix, um novo dock para iPad que possui funções de mixer, incluindo um sistema de 4 canais, com possibilidade de gravar multicanal no iPad ou através de uma mixagem estéreo da unidade. Dispõe de 4 entradas XLR, cada uma com opções de trim, controle de ganho, pan e equalizador (graves e agudos). Possui alimentação phantom de 48V e entrada direta para guitarras. As saídas são balanceadas, em estéreo 1/4" e além disso oferece uma saída de monitoração, com controle de nível individual.

Reaper foi atualizado. Agora tem suporte OSC

O pessoal da Cockos continua trabalhando no Reaper. Acabam de lançar uma nova versão, a 4.20, adicionando novas características na DAW e com isso expandindo-a ainda mais.
A principal novidade é o suporte de controle por meio de OSC, permitindo o sincronismo com hardware e software que utilizar o protocolo Open Sound Control. Também foi incluída a possibilidade de usar outras línguas diferentes do inglês. Agora também se pode enviar mais de 16 canais MIDI por ReWire, e foram feitas mais algumas melhorias de todo o tipo, principalmente na correção de erros e na implementação de pequenas melhorias de rendimento.
O Reaper 4.20 está disponível para download no site da Cockos.

ISA Two, novo preamp dual da Focusrite

Focusrite ISA Two
ISA Two é um novo modelo da Focusrite que traz consigo dois preamps de microfone ISA e transformadores de entrada Lundahl em cada canal.
Oferece dois canais independentes, com entradas de linha/instrumento no painel frontal, eliminando a necessidade de uma caixa de injeção direta. O circuito está baseado nas clássicas mesas Forte e Studio da própria Focusrite.
Mais informação | Focusrite ISA Two

quinta-feira, 22 de março de 2012

Korg amplia a sérieMicroKey

A Korg apresenta as versões de 25 e 61 teclas de sua sério de teclados MicroKey que até agora só possuía disponível o modelo de 37 teclas.
Características:
  • Teclados MIDI compactos e rápidos alimentados por USB
  • Mini-teclas sensíveis à velocity
  • Seletor de oitava e transporte de nota
  • Joystick e botões adicionais no modelo de 25 teclas
  • Rodas de tonalidade e modulação nos modelos de 37 e 61 teclas
  • Plug and play, não requerem drivers nem instalação
  • Compatível com iPad (modelo 25 teclas, requer o Camera Connection Kit)
  • HUB USB integrado com duas portas USB nos modelos de 37 e 61 teclas
  • Korg Kontrol Editor incluído
  • O modelo de 61 possui uma licença da "Korg Legacy Collection Special Bundle"
Mais informação | Korg

Steinberg Nuendo Live

Steinberg está lançando o Nuendo Live, um novo programa avançado de gravação voltado para gravações ao vivo.
De acordo com a Steinberg, o Nuendo Live combina uma excelente operacionalidade, um ambiente incrivelmente estável e uma qualidade sonora de primeiro nível e permite realizar gravações ao vivo de forma simples e com resultados profissionais.

Avid inclui Pro Tools Express com Mbox e Mbox Mini

Pro Tools Express
A Avid avisou que suas interfaces Mbox e Mbox Mini virão agora com o Pro Tools Express incluído, sem nenhum custo adicional. Esta versão reduzida do Pro Tools permite até 16 trilhas de áudio estéreo.
Características do Pro Tools Express
  • 16 trilhas de áudio estéreo a 96 kHz (Mbox) ou 48 kHz (Mbox Mini)
  • Instrumentos virtuais AIR
  • Mesma edição MIDI e capacidade de notação Sibelius que o Pro Tools
  • Compensação de delay automático e vários plugins incluídos
  • Possibilidade de alterar o andamento, timing e tonalidade, e criar harmonias em tempo real com o Elastic Time e o Elastic Pitch, respectivamente
  • Compatibilidade de projetos com qualquer sistema Pro Tools

Novas mesas Yamaha CL


Yamaha CL
A Yamaha está apresentando a sua nova série CL de mesas de mixagem digital. Esta série está composta de três modelos: CL1, CL3 e CL5, abrangendo desde 48 a 72 entradas mono mais oito estéreo. Todas possuem 16 DCAs e 24 buses de saída (e oito de matriz).

quarta-feira, 21 de março de 2012

Roland Wireless Connect, comunicação entre instrumentos Roland e iPhone

Adaptador wireless Roland

Roland Wireless Connect é um sistema que permite a comunicação entre diversos instrumentos musicais eletrônicos e um iPhone. Consiste num adaptador USB e duas apps para iOS. 
A app Air Recorder permite enviar áudio a partir de um synth Roland ou V-Accordion diretamente para o iPhone. As canções podem ser tocada desde o iPhone e serem enviadas para o instrumento, onde os usuários podem fazer jams e gravar o resultado de novo no Air Recorder.

Novo Roland Jupiter-50 e segunda versão do sistema do Jupiter-80

A Roland continua aumentando a geração de synths Jupiter, que tanto alvoroço fez desde a chegada do Jupiter-80, e que recebe agora uma importante atualização. Além de anunciar o novo Jupiter-50 (que aparece na imagem), que toma características do 80 e dos Juno, para conseguir um synth de performance mais compacto.

Livid Instruments OhmRGB Slim

OhmRGB Slim é uma versão mais compacta do clássico OhmRGB da Livid Instruments que prescinde de alguns detalhes estéticos e certas funcionalidades com um preço um pouco mais baixo.
Segundo Travis Redding, responsável pelo design dos hardwares da Livid Instruments, na emrpesa todos estavam muito contentes com a combinação de materiais e madeiras que foram selecionadas para o OhmRGB original, mas desde que embarcaram no CNTLR:R, se deram conta das vantagens que aporta um design mais compacto e delgado neste tipo de controlador para alguns usuários.

Propellerhead anuncia nova app para iOS e Reason 6.5 com extensões de rack


Eis os novos lançamentos da Propellerhead: extensões de rack para Reason desenvolvidas por outros fabricantes (um tipo de plugin) e uma nova aplicação para iOS chamada Figure, baseada no motor do Reason.
Figure custa $1 e foi desenvolvido especialmente para a superfície multitouch do dispositivo, propiciando acesso rápido à tonalidade, ritmo, e patterns.

Dynaudio DBM50, monitores com design angular


Dynaudio DBM50
Dynaudio - que hoje mesmo anunciou a mudança de seu nome de Dynaudio Acoustics para Dynaudio Professional, com novo site - apresentará na Musikmesse um novo modelo de monitor ativo, o DBM50, com um peculiar design frontal em ângulo, buscando maior comodidade para mixagem.
Chega como um opção um controlador de volume, independente do computador ou DAW que se esteja utilizando.

Novation Automap 4.3 suporta mais sequenciadores

Automap
Novation está anunciando a última versão do Automap, o software associado aos seus controladores.

O Automap é fornecido gratuitamente com todos os controladores Novation e dá acesso instantâneo à seção de transporte, mixer e plugins de instrumentos e efeitos de virtualmente qualquer DAW, assim como plugins de outros fabricantes. O Automap também oferece resposta visual do que se está controlando através da janela de edição.

terça-feira, 20 de março de 2012

SPL Analog Elemental Series e MasterBay

A empresa Sound Performance Lab disse que na Musikmesse apresentará o Analog Elemental Series e o MasterBay S, um módulo preamplificador/processador configurável e um Patchbay, respectivamente. 
O Analog Elemental Series se apresenta como um rack de uma unidade que partindo de um único conceito permite criar até treze módulos diferentes combinando seis preamplificadores e processadores de sinal de SPL.

Xoxos recria o som da água em formato VST

Water VST
A peculiaridade da Xoxos é interminável. Este conhecido criador de instrumentos VST, especialmente famoso pela ampla variedade de métodos de síntese presentes em suas criações, acaba de lançar o Water, um VST que busca recriar a sonoridade de água a partir de um algoritmo de síntese paramétrica.
Mesmo que ainda não se tenha muita informação a seu respeito, na imagem podemos ver uma boa quantidade de parâmetros para controlar, além do que, melhor do que uma descrição é ouvir um exemplo de áudio...

Etch, novo filtro de modelagem analógica da FXpansion

A modulação funciona sob as regras TransMod, sistema proprietário da FXpansion implementado nos instrumentos Synth Squad e Tremor que permite opções de modulação ampliadas nos parâmetros, baseada neste caso em dois LFO, um seguidor de envelope, e envelopes de ativação/sample-and-hold. Além, de possuir opções de controle MIDI completo e entrada Side-chain secundária.
Funciona em Windows e Mac, a 32 e 64-bit, com suporte para formato VST, AU e RTAS.

Waves V9, 64-Bit, sem iLok

Waves V9
Como o previsto, a Waves lançou a nona versão de todos seus plugins, com o esperado suporta à 64-Bit e um novo sistema de autorização de licenças.
A Waves é uma das empresas que manteve o sistema iLok por mais tempo, portanto o abandono desta plataforma é um passo importante. Já vimos antes que outras empresas como a Brainworx abandonaram tal sistema, que pouco a pouco se verá substituído por novos métodos, mais práticos para os usuários e sem a necessidade de ter qaue carregar pra cima e pra baixo uma chave física para ativar os seus plugins virtuais.

Vestax V-MIDI, outra interface MIDI para iOS

Vestax V-MIDI é uma interface MIDI compacta que também possui saída de áudio estéreo compatível com iPad, iPhone e iPod Touch.
A Vestax ingressa na time de fabricantes de tecnologia musical que oferecem periféricos para a plataforma iOS com o V-MIDI, uma interface MIDI compacta e, muito fácil de utilizar e possui uma saída estéreo (amplificada) com um generoso controle de volume e que permite alimentar o iPad, iPhone ou iPod Touch e o dispositivo MIDI conectado de forma simultânea.

Clavia Nord Electro 4D

Tudo parece indicar que o novo membro da família Nord será o Electro 4D, de fato, a informação que se tem provém de uma nota oficial da Clavia. Com certeza será uma evolução de um de seus modelos existentes. 
Características:
  • Teclado waterfall de 61 teclas semi-contrapesadas
  • Mesma configuração de tiradores que el Nord C2D
  • Suporte para bibliotecas de sons da Nord
  • Várias melhorias sonoras
  • Melhorias na gestão de presets com 4 bancos de memória e 4 localizações diretas
  • Novo efeito de Delay com diversas opções de edição
  • USB-MIDI
  • Leve (7 Kg)

sexta-feira, 16 de março de 2012

Tone2 Saurus

A Tone2 está anunciando a chegada do Saurus, um novo sintetizador virtual de modelagem analógica que inclui emulação de componentes de vários tipos de synths.
De acordo com seus desenvolvedores se trata de um instrumento que busca reproduzir a característica da sonoridade analógica dos modelos originais através de uma tecnologia de modelagem proprietária da Tone2 que permite programar todos os pontos importantes do synth, modelando desde os filtros e osciladores, até o funcionamento do arpegiador integrado.

Pioneer Remix Station RMX-1000

A Pioneer anuncia o Remix Station RMX-1000, uma estação de efeitos completa para DJ's com software de edição e plug-ins VST/AU incluídos.
Essa estação de efeito distribui suas ferramentas e opções de remix entre quanto seções principais:
  • Scene FX: Dez efeitos controláveis a partir de um knob grande e mais dois knobs adicionais para gerar processos dinâmicos de delay, filtragem ou reverberação.
  • Isolate FX: Constituída de três knobs grandes que controlas as frequências graves, médias e agudas e que adicionalmente permitem aplicar diferentes efeitos em cada uma das bandas processadas de forma independente.
  • X-Pad FX: Uma seção de controle tátil que permite ao usuários gerar e adicionar novos sons à interpretação.
  • Release FX: Uma função que elimina o áudio original para que somente se escute a saída de áudio dos processos aplicados ou viceversa.

Lançado mais um plug-in gratuito: SoundToys Little Radiator

Ler no mesmo parágrafo "gratuito" e "SoundToys" por si só é motivo de alegria. A Sound Toys colocação à disposição hoje o Little Radiator, um plugin que emula o pré Altec 1566A.
Este pequeno plugin procura oferecer o "calor" que o preamp original oferece baseado em válvulas. Além disso, já ficamos sabendo que isso é apenas um aperitivo para o novo plugin chamado Radiator que será lançado em Abril e que emulará um 1567A.
O Little Radiator está disponível para download no site da SoundToys. Compatível com Windows e Mac como plugin VST, AU e RTAS.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Audacity 2.0

Audacity 2.0
O Audacity talvez seja um dos editores de áudio mais populares (se não for o mais), não somente porque é gratuito, mas também porque vem se mantendo em uma evolução, não tão rápida, mas que o torna a cada dia mais interessante e prático inclusive para quem utiliza outro programa.
Hoje o programa alcançou a sua segunda versão, trazendo uma grande quantidade de melhorias e novas funções entre as quais podemos destacar:

NI Traktor Kontrol F1 e Traktor Pro 2.5

A Native Instruments acaba de revelar todos os detalhes do tao esperado Traktor Kontrol F1 e o novo software Traktor Pro 2.5
O novo controlador é uma unidade compacta feita para controlar o novo sistema RemixDecks do software, oferecendo uma seção de mixagem com quatro potenciômetros e quatro faders de 45mm, uma seção global para controles dos sets de remix (opções de quantização, sincronismo, captura e controle dos layers de pads), e uma seção de remix onde se dispõe de 16 pads multicoloridos que servem para controlar loops e samples.

terça-feira, 13 de março de 2012

Eowave Magma, novo synth analógico de baixos

A Eowave está anunciando o Magma, um novo sintetizador criado especialmente para produzir linhas de baixo 100% analógicas.
De acordo com seus criadores, se trata de um synth inspirado nos synths dos anos 80. Misturando quatro formas de onda diferentes (quadrada, serra, sub e noise), oferece filtro passa-baixas de 24dB e possui um sequenciador por passos.
Especificações
  • VCO dedicado com mixer para quatro formas de onda
  • Modulação por envelopes e LFO com oito formas de onda
  • Filtro analógico com entrada externa e design inspirado em máquinas da Roland
  • Zona VCA dedicada
  • Dois envelopes ADSR, para amplitude e filtro
  • Sequenciador de 16 passos com indicadores LED e parâmetros endereçáveis
  • Possibilidade de manipular as oitavas do sequenciador através de MIDI
  • Entrada e saída de áudio dedicadas
  • Entrada MIDI e conexão USB
Veja o vídeo apresentando o protótipo do synth: