titulo

MUSICAUDIO.NET - NOVIDADES

sábado, 30 de abril de 2011

Novas funções para Camel Audio Alchemy, agora em 64-Bit e RTAS


Tal e como se suspeitava a alguns dias atrás com o lançamento da versão 1.20 do Alchemy Player, a Camel Audio liberou uma importante atualização para o Alchemy, sintetizador popular e importante ferramenta para manipular samples.

iRig Recorder para iOS

9907.jpg


A IK Multimedia continua expandindo seu catálogo de aplicações para  iOS, desta vez com o iRig Recorder, um gravador que conta com diversas opções de processamento e edição.
A aplicação permite gravar de forma instantânea e editar rapidamente o áudio obtido (de forma não destrutiva) e oferecendo ferramentas para cortar e modificar samples, criar loops, etc. Também conta com oito processadores de efeitos diferentes, entre os quais ferramentas para modificar volume, pitch, tempo, eliminar ruído, realçar frequências, entre outras funções.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Airpiano - Controlando os sons pelo ar


Airpiano é um revolucionário controlador MIDI/OSC que funciona através de oito sensores infravermelhos que permitem criar 24 teclas e oito faders virtuais, controlados pelo ar.
O conceito é elegante e muito bem projetado. Construído numa base de madeira, integra um total de 40 LEDs criados para orientar o posicionamento do usuário no controlador. Possui entrada para pedal de expressão ou alteração de programas, além de um botão dedicado para alteração de presets.

Alchemy Player da Camel Audio atualizado, e agora grátis

A Camel Audio está anunciando que o Alchemy Player agora está disponível de forma gratuita na nova versão 1.2, que traz consigo importantes melhorias e correções.
O Alchemy Player é um instrumento capaz de carregar qualquer tipo de arquivo SFZ, além de vir com 150 presets incluídos, e 1200 variações no total. Além disso, qualquer uma das bibliotecas disponíveis para o Alchemy (e também presets do Cameleon), são compatíveis com o Alchemy Player, o que permite maior expansão dos sons.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

TouchOSC agora suporta MIDI


O mais popular programa de controle TouchOSC para iOS foi atualizado para a versão 1.7, agregando suporte MIDI, além de diversas melhorias e correções de bugs.
Até hoje, o TouchOSC somente podia se comunicar através do protocolo OSC. Agora oferece a possibilidade de ser conectado via MIDI, com ferramentas como MIDI Mobilizer, ou qualquer dispositivo compatível com CoreMIDI emn iOS. Além de terem sidos reescritos vários de seus algoritmos, sendo assim corrigido todo o tipo de erros menores e melhorando a fluidez do programa.

Pitchwheel 4.0


Pitchwheel, o conhecido plugin da QuikQuak orientado para controle de pitch (e agora afinação e timbre) foi atualizado para a quarta versão, com muitas melhorias e novidades.
Normalmente no Pitchwheel víamos somente um controle de pitch. Agora existe também um novo controle orientado a realizar ajustes no timbre. A combinação de ambos processos permite uma grande variedade de alterações tonais de qualquer tipo de fonte, seja vozes, instrumentos, etc.
O algoritmo principal foi renovado completamente, oferecendo maior efetividade e eliminação de artefatos. Quanto à compatibilidade, o Pitchwheel 4.0 possui suporte para Windows a 64-Bit.
O Pitchwheel 4 já está disponível na QuikQuak. Funciona em Windows e Mac e suporta VST/AU.

Sound Magic Imperial Grand 2


A Sound Magic está anunciando o lançamento da segunda versão do Imperial Grand, o piano virtual conhecido anteriormente como "grand3D".
O instrumento está baseado no motor NEO de propriedade da empresa. Esta tecnologia permite realizar uma modelagem avançada, combinado com integração de samples e um sistema de geração de harmônicos para oferecer ressonância das cordas modeladas em tempo real.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Lector, o novo vocoder virtual da Waldorf


A Waldorf está anunciando a chegada do Lector, um novo vocoder com extensas possibilidades de controle e um synth de 16 vozes integrado.
Na parte de vocoder como tal, o Lector oferece até 100 bandas de operação, LFO ajustável, equalizador de três bandas e todo tipo de efeitos que incluem chorus/flanger estéreo de 2 a 6 estados, delay estéreo com sincronização, reverb, compressor individual para cada sinal, overdrive de vários tipos, entre outros.
EO sintetizador possui o justo e necessário, contando com modos polifônico, monofônico e livre. É capaz de oferecer até 16 vozes e integra dois osciladores com diversas formas de onda, modulação PW, sample&hold, ruído, e reprodução multi-sample. Também dispõe de algoritmos FM, modulação em anel e controle de portamento/glissando. Possui um filtro multimodo, um LFO ajustável e dois envelopes AR.
Ainda não existem demos áudio nem informação sobre preço ou data de lançamento, mas sem dúvida é uma proposta interessante por parte da Waldorf, dentro de uma categoria onde não existem muitas opções.

DMG Audio - Compassion


Dave Gamble, o conhecido programador que já trabalhou para a Focusrite, Sonalksis e Neyrinck, está anunciando seu novo plugin Compassion, que será lançado pela sua empresa DMG Audio.
Até o momento o que se sabe a respeito deste novo processador de dinâmicas é a imagem que vemos acima, cedida pelo próprio Dave no blog de desenvolvimento da DMG Audio. O plugin em si parece ser muito bom somente pela imagem, além de ter excelente reputação e a confiança de muitos EQuality.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nomad Factory - Echoes


Nomad Factory lança Echoes, um novo plugin baseado em uma das especialidades da empresa: a modelagem de equipamentos analógicos. Desta são recriadas diversas unidades de delay vintage.
O plugin modela um total de cinco efeitos de delay analógico clássicos, incluindo PLX-1, baseado no Echoplex 1; Olican, baseado no Tel Ray Echo; EHX-DM baseado no conhecido pedal Deluxe Memory Man da Electro Harmonix; e ADM-2, o qual foi modelado a partir do pedal DM-2 da Boss.

SKnote Compresor GTS-39


SKnote lança novo compressor VST para Windows e Mac chamado GTS-39, modelado a partir de un compressor vintage valvulado.
O plugin conta com modo estéreo, dual mono e mono, além de oferecer um controle hold para controlar envelopes. Possui oversampling de 8x para uma saturação mais otimizada, possui um equalizador com sidechain com dois modos de operação diferentes. A interface também apresenta melhorias, no que diz respeito às versões anteriores, agora integrando gráficos em 3D de forma simplee e bem organizada.

FXpansion - BFD Dunnett Ti


BFD Dunnett Ti é a nova expansão da FXpansion criada especialmente para BFD2 e BFD Eco, incluindo gravações de uma bateria Dunnett de titânio.
O kit possui as peças básicas que se encontram normalmente neste tipo de bibliotecas de expansão de samples, incluindo dois bumbos, 5 tons, (gravado com diversos andamentos), além de dois pratos crash Zildjian, um ride Paiste e hi-hat combinado de ambas marcas.

KOMA, novo sintetizador analógico


Eowave está anunciando KOMA, um novo synth orientado para criar linhas de baixo, inspirado nos sons dos sintetizadores dos anos 80.
O KOMA pode mixar até quatro formas de onda diferentes com sonoridade clássica, porém melhorada a partir de elementos mais modernos, como a possibilidade de guardar presets ou permitir a criação de sequências a partir do instrumento.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Sequential para Mac


A Sinevibes apresenta o Sequential, uma nova ferramenta AudioUnit que faz uso de algoritmos especiais combinados em um sistema multiefeitos com sequenciador integrado.
No total são dez efeitos diferentes, que vão desde filtros de vários tipos, transformadores waveshaper, ferramentas de realce, resampling, moduladores, ruído variável, e mais. O sequenciador se apresenta em forma de uma matriz, com 32 passos e possibilidade de variar swing e andamento.
Ultimamente vêm acontecendo inovações interessantes nos multiefeitos, cada estão ficando cada vez mais criativos e com possibilidade de realizar combinações de muitas formas diferentes, como por exemplo a quantidade de efeitos e transformações que se pode conseguir com o Sequential, para o qual se incluem também vários presets com diversos efeitos e combinações.
O Sequential já está disponível na Sinevibes por $49. Funciona em Mac OS X 10.5 ou superior e é compatível com sistemas 32-Bit e 64-Bit.

Nova linha de microfones Shotguns da Shure


A Shure acaba de anunciar o lançamento de uma linha de microfones shotgun, com quatro modelos orientados à indústria de TV, cinema e meios de difusão em geral.
Na realidade três de dois modelos se baseiam na mesma base, mas oferecem diferentes cápsulas, se trata do VP89, módulo combinado com as cápsulas L (mais extenso), M (menos direcional, mais amplo) e S (curto, ideal para montar em câmeras). Todos oferecem uma tecnologia melhorada, possibilidade de funcionar de forma modular (são oferecidas cápsulas e, separado), otimizações para torná-los mais ligeiros, e mais.
O outro modelo é o VP82, um microfone shotgun curto que integra um pré dedicado e oferece abertura ampla, ideal para gravações de fontes sonoras próximas e montado câmeras.
Estes novos microfones estarão disponíveis logo. Seus preços ainda não foram anunciados.

VTAPE 2.0


A VirSyn acaba de lançar no mercado a segunda versão do VTAPE, sua suíte de plugins baseados em emulação de fita magnética que agora oferece novas funções nos efeitos, melhorias na interface, correção de bugs e suporte para sistemas Windows 64-Bit.
O plugin Delay agora oferece a opção de controlar entre quiálteras e notas pontuadas, e o Flanger conta agora com modulação dedicada através de um LFO. Todos os plugins da suíte VTAPE oferece agora suporta para VST3, e VST em Windows Vista e Windows 7 a 64-Bit, além de otimizações e correção em diversos sistemas.
A atualização se encontra disponível para download no site oficial, onde você também poderá encontrar uma demo totalmente funcional. Além de Windows e VST, o VTAPE funciona também em Mac e suporta AU e RTAS.

VocaLive e iRig Mic: Portabilidade ao Extremo


Por Fabio García 
traduzido e adaptado por Germano Lins
Para algumas pessoas é difícil aceitar o nível alcançado no desenvolvimento de produtos dedicados à indústria do entretenimento. Se um PortaStudio nos deslumbrava a alguns anos atrás, e logo depois as estações DAW nos cativaram por sua flexibilidade, a atualidade nos golpeia com projetos que tem como objetivo a portabilidade.
A IK Multimedia é um dos principais competidores no campo de programas e soluções em hardware para conexão com os dispositivos móveis da Apple (iPhone, iPod e iPad). Alguns poucos dias atrás, essa empresa lançou no mercado através da loja virtual iTunes, seu programa VocaLive, uma suíte de processamento em tempo real e gravação para vozes ou instrumentos acústicos, e seu microfone de mão de condensador iRig Mic. 
Ambos produtos se convertem numa solução muito atrativa, já que com uma facilidade de operação que causa espanto, permitem capturar interpretações vocais ou de instrumentos acústicos de forma imediata e com excelente qualidade.
IK Multimedia iRig Mic

terça-feira, 19 de abril de 2011

Novos microfones MKH 8060 e MKH 8070 da Sennheiser


A Sennheiser acaba de lançar o MKH 8060 e o MKH 8070, dois novos microfones boom  que agregam novas opções à reconhecida linha de produtos da empresa.
O MKH 8060 é um microfone de condensador pequeno, desenvolvido para trabalhar em condições climáticas difíceis. Possui transdutor de radiofrequência que produz alta sensibilidade, baixa distorção, e uma resposta à transitórios otimizada; funções que são encontradas em qualquer outro microfone da linha MKH. Sua polaridade é supercardioide/lobar

Korg lança iElectribe Gorillaz Edition para iPad


Korg trabalhou juntamente com  o pessoal da Gorillaz para lançar uma edição limitada do iElectribe que conta com uma interface gráfica especial, além de estar personalizada com sons da e banda.
A aplicação dispõe de um motor de síntese PCM com 128 samples, 8 partes e 16 tipos diferentes. Conta com um efeito master ajustável, além de oito tipos diferentes (delay, reverb, grain shifter, filtro, modulador, entre outros). Na seção do sequenciador encontra-se um sistema de sequenciamento por padrões (patterns) com 64 passos (steps) e andamento de 20 a 300BPM.

Tube-Tech Classic Channel y ME 1B


A empresa Softube está anunciando a chegada do Tube-Tech Classic Channel e do Tube-Tech ME 1B, dois novos plugins de modelagem analógicos desenvolvidos em conjunto com a empresa Tube-Tech.
O Tube-Tech Classic Channel é um módulo de canal que reúne três ferramentas diferentes: compressor Opto CL 1B, equalizador "Pultec" PE 1C e o equalizador de faixa média ME 1B, recém lançado junto com o processados de canal . Cada unidade foi criada graças à colaboração com desenvolvedores da Lydkraft/Tube-Rech para dessa forma conseguir uma sonoridade fiel ao modelo original. No pacote estão incluídos 4 plugins, o módulo de canal e cada ferramenta em componentes individuais.


sábado, 16 de abril de 2011

Delay EFU-1 Echo Freeze Unit


A empresa de software WOK acaba de lançar um novo plugin chamado EFU-1 Echo Freeze Unit, orientado à tarefa de criar um estilo de delay similar aos das unidades hardwares capazes de manter o sinal estendido de forma contínua.
Ao manter o dito sinal, o plugin permite gerar todo o tipo de efeitos, já que o sinal mantido é processado logo após por um sistema de modulação dedicado, além de poder controlar como o efeito deva ser "congelado". Além disso, o algoritmo do EFU-1 está otimizado para ser mais flexível que as unidades de hardware que realizam este tipo de efeitos, já que enquanto o sinal congelado se reproduz, a unidade de delay permanece utilizável, podendo assim configurar um divisor independente.
Um efeito simples, porém com funções que parecem estar muito bem implementadas, fazendo uso de um roteamento inteligente de sinal (controlado na seção Freeze) e oferecendo vários controles especiais que com certeza permitem criar efeitos interessantes nunca antes conseguidos desta forma em um delay desse tipo.
O EFU-1 Echo Freeze Unit é para Windows e no formato VST. Já está disponível no site da WOK.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

AmpliTube 3, agora personalizado

AmpliTube Custom Shop - A nova proposta da IK Multimedia que oferece uma forma interessante de adquirir e combinar efeitos, amplis e altofalantes para guitarra.
O sistema funciona pela Internet, acessando um local onde se pode comprar todo tipo de extensões para o AmpliTube 3 Free, uma versão gratuita do programa capaz de ser expandido ao do usuário. Entre os módulos disponíveis se encontram mais de 200 peças de hardware emuladas e autorizadas pelos respectivos fabricantes dos equipamentos reais, como Fender, Orange, Soldano, Ampeg, T-Rex, Gallen-Krueger, Jet City, Duncan, entre outras.
É importante dizer que o AmpliTube 3 Free não vem vazio e é totalmente funcional. Possui 24 módulos entre os quais 9 efeitos tipo stomp, 4 modelos de amplificadores, 5 altofalantes, 3 microfones, 2 efeitos de rack, e um afinador. Possui também um gravador de quatro canais, controle de presets dedicado, integração com hardware da IK Multimedia, etc.
O AmpliTube 3 Free é compatível tanto com Windows como com Mac e suporta VST, AU, e RTAS. Os módulos são adquiridos unicamente na AmpliTube Custom Shop, através de um sistema de créditos.

Turnado, o novo multiefeitos


A Sugar Bytes acaba de lançar o Turnado, um plugin novo fiel à especialidade do fabricante: os multiefeitos. Ele é um processador de efeitos baseado em um sistema de controle especial que permite combinar e sequenciar todo tipo de efeitos em tempo real.
O conceito se baseia na integração de vários módulos com todo tipo de efeitos, controlados mediante um único potenciômetro inteligente endereçado a cada efeito, os quais podem ser combinados em  até 8 diferentes em tempo real, tomados de uma seção dedicada com um total de 24 módulos de efeitos diferentes entre filtros, delaysreverbsphasersloopers, ferramentas granulares, distorsão, e mais.
Além dos controles já mencionados, o Turnado possui também um modo especial que permite "animar" todos os potenciômetros de controle e manipulá-los através de um único fader. O sistema permite realizar todo tipo de combinações, além de oferecer suporte para controle MIDI.
O Turnado estará disponível ainda este ano (2011) no site da Sugar Bytes. Será compatível tanto com Windows como coM Mac OS X em formato VST/AU.

Cubase Elements 6


A Steinberg acaba de lançar o Cubase Elements 6, uma versão reduzida do Cubase baseada nos novos desenvolvimentos e no motor de áudio que estão presentes na sexta versão do Cubase.
Cubase Elements 6 possui todo o tipo de ferramentas para a produção musical, incluindo o workstation virtual HALion Sonic SE, o Groove Agen ONE, a ferramenta de correção tonal para vozes PitchCorrect, e mais 33 efeitos VST integrados com o programa. Além disso é capaz de operar 64 trilhas MIDI e 48 trilhas de áudio com qualidade de até 24-Bit e 96kHz.
O Cubase Elements 6 estará disponível durante o mes de maio deste ano (2011) nos principais distribuidores da Steinberg.

Yamaha i-MX1, interface MIDI para iPad, iPhone e iPod Touch


Yamaha i-MX1, interfaz midi para ipad, iphone, ipod touch
Mesmo que não se tenha feito nenhum anúncio oficial, no stand da Yamaha na Musikmesse podía se ver exposta uma caixa da interface MIDI para iPad, iPhone e iPod Touch que não levará muito tempo para chegar no mercado.
Yamaha i-MX1 consiste de um adaptador para conector tipo Dock com entrada e saída MIDI DIN. Na caixa aparecem diversas imagens de dispositivos MIDI (teclados, bateria eletrônica e um Tenori-On), assim como um programa para iPhone com controles de volume de canal.
Este produto, de fato, não está sendo anunciado oficialmente na Musikmesse, mas... a caixa estava lá.
Yamaha i-MX1 iPad
Yamaha i-MX1 iPad

Iotine Core


Niioanalog lançou o Iotine Core, o que parece ser um processador de efeitos analógico muito poderoso, baseado numa estrutura de três seções que incluem efeitos de saturação, filtros, compressão, etc.; acompanhados de um sistema de modulação integrado.
Na primeira parte oferece duas seções de envelope, com controles de hold, attack, release e threshold além de várias opções de conexão. Depois encontramos dois filtros analógicos com vários controles avançados, saturação e modulação através do envelope principal.
Também existe uma seção completa de saturação, com possibilidade de escolher entre 14 circuitos diferentes. Igualmente, na parte final se encontra um elemento de modulação de amplitude que funciona como gate/compressor e uma seção Post onde é permitido configurar rotas, filtros globais, entre outras funções.

Nova mesa analógica ATB04M


A Toft Audio Designs está lançando a Toft ATB04M, uma nova mesa analógica compacta (4 canais), com módulos channel strip que possuem o mesmo equalizador presente nas famosas Trident Series 80.
Contam com quatro canais balanceados com saídas diretas em cada um, dos buses de mixagem com saídas independentes, monitoração direta de cada entrada, incluindo dois retornos de monitores em grupos. Além dos dois envios de auxiliares e dos retornos auxiliares estéreo, possui também medidores para cada canal baseados em 12 LEDs multicoloridos e a possibilidade de expandir suas capacidades de conexão agregando uma saída digital ADAT ou S/PDIF.

Audio Damage lança interface de controle para sintetizadores modulares via USB compatível com iPad

Audio Damage está perto de lançar sua nova linha de produtos adm, orientada à produção de produtos hardware. O catálogo se inicia com a nova placa adm02 - 2i0.
Ela é um módulo euro rack baseado em USB 1.1, sendo assim, compatível com iPad, além de computadores, obviamente. A placa possui duas entradas e duas saídas acopladas em DC. Pode ser usada para módulos de efeitos virtuais como envios para o sintetizador modular, e também pode ser utilizada com programas como o Silent Way ou o Volta, para controlar o sintetizador a partir do programa DAW.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Native Instruments lança a interface Komplete Audio 6


A Native Instruments está anunciando a Komplete Audio 6, uma nova interface de áudio/MIDI que oferece até seis canais com várias opções de gravação, monitoração, e mais coisas. Para saber mais assista o vídeo.


MB-7 Mixer, conceito de mixer multibanda da Blue Cat Audio


A Blue Cat Audio acaba de lançar um novo plugin chamado Blue Cat's MB-7 Mixer, um processador capas de dividir o sinal processado em várias bandas de frequência, e mixar cada uma como se fossem canais separados.
Os controles disponíveis em cada banda são manejados como os que se encontram numa mesa de mixagem, bypass, mute, solo, controle de nível, propagação estéreo, pan e endereçamento de grupos. Cada banda é endereçada livremente através de um gráfico dedicado que oferece curvas de resposta e níveis individuais. Também existe a possibilidade de realizar sidechain multibanda.
O MB-7 Mixer conta também com o restante das funções padrão dos plugins Blue Cat, como a implementação de código DSP nativo para melhor rendimento, possibilidade de alterar a interface gráfica, suporte completo para automação, controle MIDI, bypass, suporte para qualquer frequência de amostragem, entre outras coisas.
A Blue Cat está oferecendo o MB-7 Mixer em seu site oficial. Funciona tanto no Windows como no Mac e suporta formato VST, AU, RTAS, e DX.

Nova Superfície de Controle 4Mix da DJ-Tech


A empresa DJ-Tech anuncia lançamento do 4Mix, uma nova superfície de controle e uma interface de áudio para DJs, otimizada para mixagem de 4 trilhas.
Dispõe de dois pratos de controle de trilha, mixer dedicado para quatro canais (com controles de equalização, nível, pan e crossfader), e 24 pads para controle de transporte e funções dedicadas. É capaz de funcionar como interface de áudio em Mac ou Windows, através de conexão USB. Acompanha o programa Virtual DJ LE.